You are on page 1of 19

PLANEJAR PARA QU?

Introduo
Para comeo de conversa preciso diferenciar planejamento de plano. Planejamento o ato ou efeito de planejar, trabalho de preparao para qualquer empreendimento, segundo roteiro e mtodos determinados. Por sua vez plano projeto ou empreendimento com fim determinado, conjunto de mtodos e medidas para execuo de um empreendimento. As concepes acima apresentadas so dicionarizadas, mas o que ns vamos estudar vai alm. Podemos dizer ento que para ns planejar significa antecipar mentalmente um ao a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Planejar no , pois, apenas algo que se faz antes de agir, mas tambm agir em funo daquilo que se pensou. Trata-se, ao fim e ao cabo, de antever, projetar uma ao, mas no qualquer: uma ao a ser realizada ( realizar = tornar real); uma ao, portanto, que visa um fim ( age-se de tal forma para...), e por sua vez tanto o fim quanto a ao esto referidos a uma realidade a ser transformada.

O planejamento, enquanto construo-transformao de representaes, uma mediao terico-metodolgica para a ao, que, em funo de tal mediao passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir tona, fazer acontecer, concretizar, e para isso necessrio amarrar, condicionar, estabelecer as condies objetivas e subjetivas, prevendo o desenvolvimento da ao no tempo, no espao, as condies materiais e polticas, bem como a disposio interior para que acontea. fazer histria: uma tentativa de fazer elo consciente entre passado, presente e futuro. (VASCONCELLOS). Vale lembra que o planejamento na escola um processo voltado para a organizao de aes que permitam a consecuo de objetivos educacionais, o plano um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. a apresentao de forma organizada, de um conjunto de decises. (MASETTO) Como documento escrito, um plano compe-se das seguintes partes: identificao, objetivos gerais, objetivos especficos, contedos conceituais, procedimentais e atitudinais, estratgias e avaliao.

Tarefas
A nossa tarefa estar organizada em etapas rumo a construo de um plano de aula de ensino fundamental Tarefa I Elabore a identificao de seu plano

Tarefa II Escolha uma rea de conhecimento apresentada pelo PCN, extraindo dela um objetivo para 1 ou 2 ciclo. Transcreva-o.

Tarefa III Desmembre o objetivo geral em objetivos especficos.

Tarefa IV Eleja os contedos conceituais, procedimentais e atitudinais, adequados aos objetivos.

Tarefa V Idealize estratgias que contemplem a aprendizagem dos educandos no que diz respeito aos elementos anteriormente apresentados.

Tarefa VI

Indique os instrumentos de avaliao que sero utilizados nesta unidade.

Processo
As tarefas devero ser realizadas em duplas ou trios; Para realizao das tarefas necessria a leitura dos textos sugeridos; imperioso realizar as tarefas na seqncia apresentada, para que se chegue a concluso do plano de aula.

Para tarefa I
Veja um exemplo de identificao de um plano. Escola: Srie: Ano: Turno: Disciplina: Professor(a) responsvel:

N de Alunos:
Carga horria semanal:

Para tarefa II
Para uma melhor compreenso da tarefa, inicialmente leiam o seguinte texto: PCN Objetivos

Mos a obra
Pesquise no PCN Parmetros Curriculares Nacionais o objetivo a ser utilizado na realizao de seu plano;

Redija o objetivo geral de seu plano (transcrevendo-o do PCN).


Para conhecer
PCN - OBJETIVOS GERAIS DE CINCIAS

Para utilizar PCN - Objetivos de Cincias Naturais para o primeiro ciclo


PCN - Objetivos de Cincias Naturais para o segundo ciclo

Para tarefa III


Mos a obra Aps a pesquisa e escolha do objetivo do PCN redija os objetivos especficos de seu plano. Vale destacar que os objetivos especficos referem-se a aspectos mais simples, mais concretos, alcanveis em menor tempo, como, por exemplo, aqueles que surgem ao final de uma aula ou de uma unidade de trabalho e, em geral, explicitam desempenhos observveis; A redao deve ser feita utilizando verbo no infinitivo e subentendendo que o aluno dever ser capaz de. Exemplos:

1 registrar informaes por meio de esquemas.


2 reconhecer processos de transformao de materiais em objetos.

Para tarefa IV Para melhor entendimento da tarefa, leiam o seguinte texto: PCN Contedos Ateno: preciso compreender a distino entre contedos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Mos a obra Pesquise no PCN os contedos a serem utilizados na realizao de seu plano; Redija-os baseando-se nos apresentados no PCN.

PCN - Contedos de Cincias Naturais para o primeiro ciclo PCN - Contedos de Cincias Naturais para o segundo ciclo

Para tarefa V Para melhor entendimento da tarefa, faam uma pesquisa em revistas ligadas a educao, que apresentem prticas pedaggicas realizadas em escolas de ensino fundamental. Ateno: as estratgias devem ter especial articulao com os objetivos especficos, bem como com os contedos. Mos a obra Pesquise no PCN as orientaes didticas relacionadas a rea de cincias naturais;

Redija-as baseando-se nas apresentadas no PCN e em suas pesquisas.


PCN - Orientaes didticas

Para tarefa VI Leia o texto entitulado Avaliao extrado do PCN e faa uma pesquisa para conhecer mtodos / instrumentos de avaliao. Ateno: a avaliao deve considerar todos os elementos vistos at o momento, visando a identificao da real aprendizagem do aluno.

Mos a obra
Pesquise no PCN os critrios de avaliao de cincias naturais para o 1 e 2 ciclo;

Redija-a baseando-se nos critrios apresentados no PCN e em suas pesquisas.


PCN - Critrios de avaliao de Cincias Naturais para o primeiro ciclo PCN - Critrios de avaliao de Cincias Naturais para o segundo ciclo

Avaliao
O desempenho do grupo ser avaliado por meio da anlise dos seguintes aspectos: Redao correta; Clareza ;

Objetividade;
Aplicabilidade; Coerncia.

Concluso
Aps a realizao de todas as etapas deste processo, espero que o ato de planejar possa vir a ter um novo significado. E parafraseando Freire poderamos dizer que: Ensinar exige: Reflexo crtica sobre a prtica;

Respeito aos saberes dos educandos;


Respeito autonomia do ser do educando; Curiosidade, segurana, competncia profissional e generosidade.

Caso queira conhecer as outras exigncias citadas pelo autor, leia Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios prtica educativa.

Susanna Artonov

A vida verdadeira - Thiago de Mello


Pois aqui est a minha vida. Pronta para ser usada. Vida que no se guarda nem se esquiva, assustada. Vida sempre a servio da vida. Para servir ao que vale a pena e o preo do amor. Ainda que o gesto me doa, no encolho a mo: avano levando um ramo de sol. Mesmo enrolada de p, dentro da noite mais fria, a vida que vai comigo fogo: est sempre acesa.

Vem da terra dos barrancos o jeito doce e violento da minha vida: esse gosto da gua negra transparente. A vida vai no meu peito, mas quem vai me levando: tio ardente velando, girassol na escurido.

Carrego um grito que cresce Cada vez mais na garganta, cravando seu travo triste na verdade do meu canto.

Canto molhado e barrento de menino do Amazonas que viu a vida crescer nos centros da terra firme. Que sabe a vinda da chuva pelo estremecer dos verdes e sabe ler os recados que chegam na asa do vento. Mas sabe tambm o tempo da febre e o gosto da fome.

Nas guas da minha infncia perdi o medo entre os rebojos. Por isso avano cantando.

Estou no centro do rio, estou no meio da praa. Piso firme no meu cho, sei que estou no meu lugar, como a panela no fogo e a estrela na escurido. O que passou no conta?, indagaro as bocas desprovidas. No deixa de valer nunca. O que passou ensina com sua garra e seu mel. Por isso que agora vou assim no meu caminho. Publicamente andando.

No, no tenho caminho novo. O que tenho de novo o jeito de caminhar. Aprendi (o caminho me ensinou) a caminhar cantando como convm a mim e aos que vo comigo. Pois j no vou mais sozinho. Aqui tenho a minha vida: feita imagem do menino que continua varando os campos gerais e que reparte o seu canto como o seu av repartia o cacau e fazia da colheita uma ilha de bom socorro.

Feita imagem do menino mas semelhana do homem: com tudo que ele tem de primavera de valente esperana e rebeldia.

Vida, casa encantada, onde eu moro e mora em mim, te quero assim verdadeira cheirando a manga e jasmim. Que me sejas deslumbrada como ternura de moa rolando sobre o capim.

Vida, toalha limpa, vida posta na mesa, vida brasa vigilante vida pedra e espuma, alapo de amapolas, o sol dentro do mar, estrume e rosa do amor: a vida.
H que merec-la.

Manaus, 61; Punta del Este, 62; Recife, 63; Santiago do Chile, inverno de 1964.
(Extrado do livro "Faz escuro mas eu canto" )

Crditos

Web Quest elaborada para uso no Curso de Pedagogia, disciplina Didtica, da faculdade de Educao UNIMONTE Autora: Prof. Ms. Susanna Artonov

Colaborao tcnica: Jacicleide C. Silva


Local: Santos - SP Ano: 2006

Bibliografia: -BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: cincias naturais. Braslia: MEC/SEF, 1997;

- BRASIL, Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais: introduo aos parmetros curriculares nacionais. Braslia: MEC/SEF, 1997;
-FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997;

-MASETTO, Marcos T. Didtica: A Aula como centro. So Paulo: FTD, 1994;

You might also like