You are on page 1of 37

Universidade Federal do Par Instituto de Tecnologia - ITEC Faculdade de Engenharia de Tucuru FET Engenharia Civil

Execuo de estruturas de concreto pr-moldado


Tecnologia da Construo Civil 1
Profa MSc. Fernanda Gouveia

Elementos pr-moldados

Quanto ao local de produo, as estruturas podem ter seus elementos classificados em:

moldados no local (in loco) Os elementos so produzidos j no seu lugar definitivo no conjunto da estrutura.

pr-moldados Os elementos so fabricados fora do seu local de instalao e depois montados

Elementos pr-moldados
SEGUNDO A DEFINIO DA NBR-9062/85: Elemento pr-moldado
-elemento executado fora do local de utilizao definitiva na estrutura - produzido em condies menos rigorosas de controle de qualidade - Inspecionados pelo construtor

Elemento pr-fabricado

- elemento pr-moldado produzido em escala industrial - obedecendo a manuais e especificaes tcnicas, por pessoal treinado e qualificado - sob condies rigorosas de controle de qualidade - Os elementos so identificados individualmente ou por lote.

so moldados numa usina e transportados at o canteiro ou a usina j pode funcionar no prprio canteiro

Exemplos pr-fabricados
moldagem

montagem

Elementos pr fabricados (usina no canteiro)

Exemplos pr-fabricados

Encaixe da viga no pilar

Exemplos pr-fabricados
Vigas e pilares pr-fabricados

Laje alveolar (pre-fabricada)

Exemplos pr-moldados

Moldagem e montagem no local - escada

Verga

Exemplos pr-fabricados

Viaduto da avenida Joo Durval Carneiro, BA

Exemplos pr-fabricados

Vantagens do pr-moldado

Elevada Produtividade (velocidade execuo) Reduo dos servios da obra

Reduo dos Prazos de entrega


Menor Custo com Mo-de-obra Menores Custos de Materiais

REDUO DOS CUSTOS TOTAIS DA OBRA

AVALIAR!

Desvantagens do pr-moldado
Transporte, iamento e montagem

Desvantagens do pr-moldado
Ligao dos componentes

soldadas

chumbadas

encaixadas

Implicaes no PROJETO
Elementos pr-moldados

PROJETO mais DETALHADO COMPATIBILIZAO entre os projetos Outras situaes de clculo (LIGAES entre os elementos)

Lajes pr-moldadas

Sistemas construtivo muito utilizado atualmente, porm necessrio conhecer as suas caractersticas, vantagens e as limitaes em relao ao tamanho de vos e sobrecargas. A execuo rpida e fcil O fabricante deve fornecer o projeto completo da laje, incluindo as instrues de montagem, a espessura da capa de concreto e os demais cuidados

A alternativa tcnica de laje mais adequada para cada deve ser definida pelo engenheiro civil especialista em clculo estrutural, que desenvolve o projeto de estruturas.

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada comum (vigota T)
So constitudas por: Vigotas pr-moldadas em concreto tipo T invertido (concreto armado ou protendido) Tavelas elementos de preenchimento conhecidos tambm como lajotas. Podem ser de cermica ou EPS (isopor)

lajota vigota lajotas

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada (viga T comum)

Ferro

O conjunto unido com uma camada de concreto (capa) lanada sobre as peas.

bastante utilizada porm limitada a obras com vos pequenos (at 5m entre os apoios) Ferros sobrecarga mxima positivo 500 kg/m e edificaes de de at 3 pavimentos.

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada comum (vigota T)

Laje pr-moldada com lajota de EPS.

Laje pr-moldada com lajota cermica

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada comum (viga T)
Lajota cermica De menor custo em relao s outras (para lajes pouco espessas e pequenos vos) Fcil execuo Maior cuidado no transporte, na montagem e na concretagem, devido a quebras Lajota de isopor Mais leve No tem problema de quebras Fcil execuo Custo um pouco maior do que a de cermica.

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada treliada

composta pela vigota treliada Pode ter como elemento de enchimento cermica ou EPS Possui alturas variadas

Lajota de EPS

Lajota cermica

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada treliada

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada treliada

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada treliada

Veio para suprir as limitaes existentes nas lajes pr-moldadas comuns, vencendo vos e sobrecargas elevadas (vos at 12 metros) Menor peso prprio (principalmente de EPS), com conseqente alvio das cargas em vigas, pilares e fundaes. Reduo do custo final da estrutura, entre economia de ao, concreto, forma, mo de obra; Reduo do escoramento devido diminuio do peso prprio. Eliminao do uso de forma (madeira)

Lajes pr-moldadas
OBSERVAES DE EXECUO
Escoramentos:

Etapa muito importante para a execuo da laje pr-moldada. Nunca deixar vos muito espaados, sem linha de escora (ver recomendao de fabricantes). A laje deve ficar levemente curvada para cima, formando uma contraflecha no centro do vo, recomendada pelos fabricantes. As escoras devem ser colocadas no sentido inverso ao de apoio das vigotas, antes da colocao das tavelas. Devem estar apoiadas sobre base firme para evitar que elas afundem na hora da concretagem e fixadas com calos e cunhas.

No mximo 3 cm e no mnimo 2 cm

Lajes pr-moldadas
OBSERVAES DE EXECUO
Escoramentos:

Lajes pr-moldadas
OBSERVAES DE EXECUO Armaduras de distribuio Deve ser utilizada em toda a laje. A armadura deve ser distribuda no sentido transversal s vigas, com bitola 4,2 mm a cada 50 cm, e no mesmo sentido das vigas a cada 1 m. (isto s um
exemplo. Cada obra tem suas prprias medidas)

Essa armadura importante, pois distribui a carga sobre a laje e evita fissuras na capa do concreto

Lajes pr-moldadas
OBSERVAES DE EXECUO
Apoio e forma lateral
Apoio da vigota em vigas

Prega-se uma tbua de testeira nas extremidades da laje, que vai funcionar como forma da capa de concreto da laje

Lajes pr-moldadas
OBSERVAES DE EXECUO

Forma lateral

Lajes pr-moldadas
OBSERVAES DE EXECUO
Cura da Laje: Para a cura, molhar continuamente a superfcie do concreto logo aps o endurecimento do mesmo, durante pelo menos os primeiros 7 dias.

Antes de lanar o concreto, molhar muito bem todas as lajotas e vigotas para evitar que as peas absorvam a gua existente no concreto. Espalhar bem o concreto preenchendo todos os espaos vazios, principalmente nos encontros entre as vigas e lajotas garantindo a solidez do conjunto, utilizando sempre vibradores.

Lajes pr-moldadas
Laje pr-moldada treliada

Pode ser unidirecional, montada em apenas uma direo (dois apoios) ou bidirecional, montada em duas direes (quatro apoios) resistindo, nesse caso cargas laterais existentes.
Vantagens da BIDIRECIONAL

UNIDIRECIONAL

-Menor custo na estrutura por distribuir melhor os esforos nos apoios


-Cargas concentradas mais flexveis (ex.: alvenarias podendo suas posies serem alteradas posteriormente) -Maior rigidez no painel de laje

BIDIRECIONAL

Lajes pr-moldadas
Pr-fabricada de isopor

vantagens: leveza; rapidez na montagem; facilidade de instalao de canos e condutes; preo;


desvantagens: no possvel fazer furos na parte inferior; preciso passar uma cola especial na face aparente do isopor para que o acabamento (chapisco ou gesso) possa aderir ao material vantagens: o sistema mais barato para lajes finas que cubram pequenos vos; desvantagens: frgeis, as lajotas podem quebras no transporte, na colocao e na concretagem. vantagens: d resistncia pea e facilita seu transporte; sua colocao dispensa encaixes e acabamentos na parte inferior; uso menor de madeira para escoramento; desvantagens: custa, em mdia, 30% a mais que os demais sistemas pr-fabricados vantagens: menos suscetvel a fissuras e trincas (depois de seco, o concreto torna-se um monobloco que dilata e contrai de maneira uniforme); desvantagens: gasto maior de madeira para a base e escoramento; a mais pesada e, em geral, cara.

Pr-fabricada de lajotas cermicas


Pr-fabricada de painis treliados

Macia ou moldada na obra

Essa comparao deve ser entendida como referencial, uma vez que, a princpio, qualquer uma das lajes pode ser utilizada em casas, cabendo ao arquiteto e ao calculista determinar a melhor soluo para cada caso.

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar

constituda de painis de concreto protendido que possuem alvolos longitudinais, responsveis pela reduo do peso da pea. Estes painis so produzidos em concreto de elevada resistncia (fck 45MPa) na largura de 124,5cm e nas alturas de 9, 12, 16, 20, 25 e at 50cm.

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar
As juntas entre os painis so preenchidas como o objetivo de: Garantir um funcionamento solidrio das diversas placas que constituem a laje, de modo a estabelecer uma colaborao entre elas e uma redistribuio de cargas das mais carregadas para as menos Fornecer o acabamento e a estanqueidade necessria.

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar

FACILIDADE NO TRANSPORTE

-Lajes

tradicionais, exigem o recebimento, transporte e estocagem de diversos componentes da laje (vigotas, materiais de enchimento, armaduras e escoras) -Laje Alveolar, somente os painis e eventualmente o ao para a malha de distribuio, devero ser recebidos e descarregados com auxlio de guindaste ou grua, simplificando o recebimento, estoque e manuseio do produto.

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar

SIMPLICIDADE N AMONTAGEM

- O processo de montagem muito simples e repetitivo. O rendimento de uma equipe de montagem de trs operrios pode chegar a 50m2/h - Concluda a montagem dos painis alveolares, possvel o inicio imediato do preenchimento das juntas ou execuo de capa de concreto, sem necessidade de qualquer escoramento dos painis.

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar

REDUO DE SERVIO NA OBRA - Os servios de carpintaria, armao e revestimento, alm do recebimento, estoque, transporte e manuseio de todos os materiais envolvidos nestas etapas, so eliminados quase que totalmente. ELIMINAO DE CIMBRAMENTO - Por ser auto-portante, no utiliza escoramentos em sua montagem.

Lajes pr-moldadas
Laje alveolar

POSSIBILIDADE DE ATINGIR MAIORES VOS - Capaz de alcanar grandes vos, mesmo com cargas de utilizao elevadas. - Se comparada a outros sistemas de lajes, apresenta maior leveza e menores deformaes. - A figura abaixo ilustra o desempenho das Lajes Alveolares quando comparada a outros sistemas.

You might also like