You are on page 1of 54

CURATIVOS

Enf. Ir. Liliane Pereira Enf. Marina Sanchez

CONCEITO
um meio que consiste na limpeza e aplicao de uma cobertura estril em uma ferida.

OBJETIVOS
Tratar e prevenir infeces; eliminar os fatores desfavorveis que retardam a cicatrizao e prolongam a convalescncia, aumentando os custos do tratamento. Diminuir infeces cruzadas, atravs de tcnicas e procedimentos corretos.

FINALIDADES

reduzir a infeco das leses contaminadas; evitar a contaminao das feridas limpas; facilitar a cicatrizao; remover as secrees; promover a hemostasia; proteger a ferida; aliviar a dor; manter medicamentos no local; manter um ambiente umedecido; remover corpos estranhos;

Cont.
Reaproximar bordas separadas; Preencher espao morto e evitar a formao de sero-hematomas; Fazer desbridamento mecnico e remover tecido necrtico; Reduzir o edema; Fornecer isolamento trmico; Limitar a movimentao dos tecidos em torno da ferida; Dar conforto psicolgico.

TIPOS DE CURATIVOS
SEMI-OCLUSIVO

Este tipo de curativo absorvente e comumente utilizado em feridas cirrgicas. Ele tem vrias vantagens:

permite a exposio da ferida ao ar; absorve exsudato da ferida; isola o exsudato da pele saudvel adjacente.

Cont.
OCLUSIVO Este tipo de curativo no permite a passagem de ar ou fluidos, sendo uma barreira contra bactrias. Tem como vantagens:

vedar a ferida, a fim de impedir pneumotrax; impede a perda de fluidos; promove o isolamento trmico e de terminaes nervosas; Impede a formao de crostas.

Oclusivo

Cont.
COMPRESSIVO utilizado para reduzir o fluxo sangneo, ou promover estase, e ajudar na aproximao das extremidades do ferimento.

Compressivo

Cont.
SUTURA COM FITA ADESIVA
Aps limpeza da ferida, as bordas do tecido seccionado so unidas e fixa-se a fita adesiva. Este tipo de curativo apropriado para cortes superficiais e de pequena extenso.

Aproximao das bordas da ferida

Cont.
CURATIVOS ABERTOS So realizados em ferimentos descobertos e que no tem necessidade de serem ocludos. Algumas feridas cirrgicas (aps 24 horas), cortes pequenos ou escoriaes, queimaduras etc. so exemplos deste tipo de curativo.

CLASSIFICAO QUANTO AO TIPO DE CICATRIZAO


Feridas de cicatrizao de primeira inteno: no h perda de tecidos, as bordas da pele ficam justapostas. Este o objetivo das feridas fechadas cirurgicamente com requisitos de assepsia e sutura das bordas. Feridas de cicatrizao por segunda inteno: houve perda de tecidos e as bordas da pele ficam distantes. A cicatrizao mais lenta do que primeira inteno. Feridas de cicatrizao por terceira inteno: corrigida cirurgicamente aps a formao de tecido de granulao, a fim de que apresente melhores resultados funcionais e estticos.

CONCEITO DE CICATRIZAO
Cicatrizao conjunto de processos complexos, interdependentes, cuja finalidade restaurar os tecidos lesados.

FASE INFLAMATRIA
Reao local no especfica a danos teciduais ou invases por microrganismos. Seu incio imediato e a durao 3 a 5 dias. o processo que ocorre no organismo como defesa leso tecidual que envolve reaes neurolgicas, vasculares e celulares que destroem ou barram o agente lesivo e substituem as clulas mortas ou danificadas, por clulas sadias. Tem a funo de ativar o sistema de coagulao, promover o debridamento da ferida e a defesa contra microrganismos.

So sinais de inflamao: rubor, calor, edema e dor. Quanto maior a rea da ferida, maior ser a durao desta fase.

FASE DE REVASCULARIZAO (GRANULAO OU PROLIFERAO)


So geradas novas clulas e forma-se o tecido de granulao (uma espcie de tecido temporrio para o preenchimento da ferida). Fibrosblastos penetram na ferida em grandes quantidades, inicia-se a sntese do colgeno e os capilares movem-se para o centro da ferida. E quando estas transformaes ocorrem, reduz-se a quantidade de exsudato tornando o tecido vermelho com um bom fluxo sanguneo.

FASE DE REPARAO - EPITELIZAO


Fase de cobertura da ferida pelas clulas epiteliais. A diferena entre os tecidos torna-se cada vez mais evidente. As bordas da ferida deslocam-se para o centro e a ferida fica gradualmente coberta de tecido epitelial. medida que a ferida se contrai o tecido vai se formando, o processo de cicatrizao fica concludo.

MATURAO
Leva um ano nas feridas fechadas e mais nas feridas abertas. Nessa fase diminui a vascularizao, o colgeno se reorganiza, o tecido de cicatrizao se remodela e fica igual ao normal. A cicatriz assume a forma de uma linha fina e branca. Aumenta a fora de distenso local.

FATORES QUE RETARDAM O PROCESSO DE CICATRIZAO

Gerais: idade, nutrio mobilidade, estado mental, incontinncia, sade e higiene; Uso de substncias imprprias para limpeza da ferida- algumas solues so irritantes e citotxicas; Uso de substncias imprprias para anti-sepsiaalgumas substncias so lesivas aos fibroblastos; Compresso exagerada na ocluso ou na limpeza mecnica da leso: pode promover necrose dos tecidos;

Cont. Constituio/ peso em relao altura: na obesidade temos o aumento da espessura do tecido subcutneo (adiposo), o qual pobremente vascularizado;

Estado de nutrio (alimentao e hidratao) para reconstruo tecidual necessrio aporte de nutrientes, especialmente as protenas; Diabete: alm da diminuio da resposta imunolgica, os novos capilares podem ser lesados devido a hiperglicemia; Uso de drogas: esterides, imunossupressores, citotxicos;

Cont. Tabagismo : a nicotina altera o funcionamento do sistema imunolgico, as substncias liberadas pelo cigarro so citotxicas, alm disso, causam vaso-constrio, favorecem aterosclerose e hipxia tecidual, haja vista a diminuio da capacidade de perfuso alveolar; Infeco : a presena de microrganismos prolonga a fase inflamatria e a leso tecidual.

ANTES DE INICIAR O CURATIVO, DEVE-SE REALIZAR:

Avaliao do estado do paciente, principalmente os fatores que interferem na cicatrizao, fatores causais e risco de infeco; Avaliao do curativo a ser realizado, considerando-o em funo do tipo de ferida; Orientao do paciente sobre o procedimento;

TCNICAS

Preparar o material no posto de enfermagem; Lavar as mos; Preparar o local para manuseio dos materiais; Local de descarte; Preparar o campo estril e material utilizado; Calar as luvas estreis e com a mo dominante retirar as primeiras camadas; Logo aps com a mo no-dominante (estril) retira-se a camada mais prxima da ferida;

Cont.

Trocar de luva; Lavar a ferida, sem friccionar comeando da rea limpa e fechada, seguindo-se de ferida aberta no infectada, drenos e por ltimo as colostomias e fstulas em geral; Em presena de tecido de granulao nunca friccione, apenas use jatos de soro fisiolgico; Mantenha sempre o leito da ferida mido e as bordas levemente secas; Nos casos que h presena de dreno e ferida operatria, inicia-se sempre pela ferida- operatria.

APS A REALIZAO DO CURATIVO


Recomposio do paciente;

Recomposio do ambiente; Destinao dos materiais (colocar em sacos no carrinho de curativos encaminhando C.M.E. o mais rpido possvel, ou de acordo com as rotinas do Setor); Lavar as mos; Evoluo/ Anotao: Registro do procedimento incluindo avaliao da ferida; Aps cada curativo devem ser anotadas no pronturio do paciente.

SOLUES E MEDICAMENTOS UTILIZADOS


SORO FISIOLGICO Mantm mida a ferida; utilizado para lavagem em jato, remoo nomecnica de resduos; Aquecido evita a vaso-constrio e produz conforto. importante na formao do tecido de granulao.

SULFADIAZINA DE PRATA o produto mais usado em queimaduras. Tem caractersticas bactericidas imediatas e bacteriostticas residuais e provoca precipitao protica da membrana bacteriana. Para manter sua ao deve ser trocado a cada 12 h. Se mantida aberta, sua troca dever ser feita a cada 8 h.

RIFOCINA SPRAY um antibitico de elevado poder bactericida. Tratamento tpico das infeces de superfcie, causadas por microorganismos sensveis rifamicina, ferimentos e feridas infectadas, queimaduras, furnculos, piodermites, dermatoses infectadas, lceras varicosas, ps-flebticas, aterosclerticas e diabticas,dermatites eczematides, curativos de feridas ps-cirrgicas infectadas.

Ferimentos Infectados

CLOREXEDINA ALCOLICA

Indicada na antissepsia de pele e mucosas e na insero de cateteres vasculares para preveno de colonizao.
No deve ser usada em feridas abertas de qual quer etiologia.

Antissepsia de pele

POLIVINILPIRROLIDONA-IODO (PVP-I):

PVP-I aquoso um composto orgnico de iodo, atualmente no indicado para tratamento de feridas, considerando que no reduz a incidncia de infeco nas feridas, no age na presena de materiais orgnicos e eleva o nvel srico de iodo.

PVP-I degermante s deve ser usado em pele ntegra, com a finalidade de remover sujidade e reduzir a flora transitria e residente, devendo ser retirado aps o uso. Tem indicao tambm na degermao da pele, mos, rea cirrgica e procedimentos invasivos.

Pele ntegra

COLAGENASE
uma pomada enzimtica utilizada no debridamento qumico. Decompe as fibras de colgeno natural que constituem o fundo da leso, por meio das quais os detritos permanecem aderidos aos tecidos- digere as fibras de colgeno natural, as quais esto envolvidas na reteno de tecidos necrosados. Alm do carter enzimtico,atua no tecido de granulao, acelerando o crescimento e enchimento do vazio da leso, bem como sua epitelizao. Est indicada exclusivamente nas feridas com tecido necrtico. No deve ser utilizada em ferida vascular.

Tecido Necrosado na regio sacra

CARVO ATIVADO COM PRATA

Indicado para leses infectadas, com mdia e alta exsudao, com ou sem odor. Usado no curativo primrio, exigindo sempre a cobertura com um secundrio. Deve ser trocado sempre que estiver saturado, podendo permanecer por at 7 dias.

TIRSCH
um antiinflamatrio e antisptico tpico utilizado em feridas fechadas com presena de rubor, preferencialmente de tipo vascular. Usase em forma de compressa. No indicado para feridas abertas ou com tecido de granulao.

ACAR

Usado em feridas infectadas. Por ser um produto de fcil acesso e baixo custo, amplamente difundido. Apresenta inmeros inconvenientes como: necessidade de trocas freqentes a cada 2 ou 4 horas, dor intensa pela acidificao do meio.

ALLEVYN TRACHEOSTOMY
Curativo hidrocelular composto por trs camadas diferenciadas de poliuretano, sendo uma camada de contato no aderente, outra camada macia e altamente absorvente e uma terceira camada externa de filme resistente gua e bactrias. Possui uma abertura especial que permite seu fcil manuseio quando usado ao redor da cnula de traqueostomia ou de drenos. O curativo pode permanecer por at 7 dias e no deve ser reutilizado.

ACTICOAT
Indicado como uma barreira antimicrobiana sobre feridas com perda parcial e total de tecido, como as lceras por presso, lceras venosas, lceras diabticas, queimaduras, reas doadoras e receptoras de enxerto e outras feridas infectadas. Uma das camadas composta por prata promove uma barreira reduzindo o risco de colonizao e prevenindo infeco,por isso contra- indicada quando o paciente for submetido a exames que tenham reao com prata.

SOLOSITE GEL
Hidrata a ferida e agiliza o desbridamento autoltico do tecido necrtico. Indicado em feridas de qualquer etiologia, que se faa necessrio a troca diria. Reduz a dor atravs da hidratao das terminaes nervosas expostas.

OPSITE FLEXIFIX
Impermevel gua e bactrias, permevel ao oxignio e aos vapores midos, flexvel e confortvel, em rolo. Indicado na preveno de feridas (calcneo, cotovelo, joelho e regio sacra), proteo da pele, fixao de tubos, fixao de curativo primrio e sob as bolsas de ostomia. Contra Indicado sobre feridas e sobre locais de insero de cateteres.

IV3000
um filme transparente, adesivo, usado somente para cateteres intravenosos. Reduz o risco de infeco por prevenir acmulo de umidade. Mantm a pele seca, o que melhora a aderncia e reduz o nmero de trocas do curativo. Impermevel gua e bactrias, permite que o paciente tome banho com o curativo no local. Por ser hipoalergnico diminui a irritao, que resulta em conforto para o paciente. transparente e permite a inspeo no local da puno para sinais de infeco ou flebite sem a necessidade de retirar o curativo. Usar somente em pele seca.

CONSIDERAES FINAIS
As feridas prejudicam o equilbrio psicoemocional do paciente, causam intranqilidade devido ao odor, depresso , estigma social. A Qualidade de vida se altera devido a mudanas em sua mobilidade e atividade. e consequentemente dificuldade de trabalhar e se conseguir trabalho por incapacidade ou rejeio. Por isso, ao realizar um curativo este deve ser feito dentro das tcnicas corretas, considerando que a dor vai alm da ferida fsica, esta se insere no psicolgico.

Embora o tempo cure todas as FERIDAS, a rotina diria que fornece os curativos.
True Story Magazine

You might also like