You are on page 1of 18

AULA TERICA CEFC 2012 COMBATE A INCNDIOS

FOGO

CLASSIFICAO DOS COMBUSTVEIS Quanto ao estado fsico???

COMBURENTE

CALOR TRANSMISSO DE CALOR

PONTOS CRTICOS

PONTOS CRTICOS
COMBUSTVEL ter................................. lcool............................. Gasolina.......................... leo Lubrificante............ leo de Linhaa.............. leo Diesel..................... Ponto de Fulgor OC - 40 13 - 42 168 222 55 Ponto de Ignio OC 160 371 257 417 343 300

REAO QUMICA EM CADEIA

PADRONIZAO DE UNIDADES DE PRESSO


lb/pol ou psi, adotada h dcadas, conflita c/ raciocnio mtrico;

PADRONIZAO DE UNIDADES DE PRESSO

http://www.refrigeracao.net/ Topicos/Pressao_3.htm

Fonte http://www.refrigeracao.net/Topicos/Pressao_3.htm

FASES DE INCNDIO
1 Fase: Inicial

FASES DE INCNDIO
2 Fase: Queima Livre Durante esta fase, tambm chamada de crescimento, o ar, rico em oxignio, arrastado para dentro do ambiente pelo efeito da conveco. Isto fora a entrada de ar fresco pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente.

FASES DE INCNDIO
3 Fase: Inflamao Generalizada (Flashover)

FASES DE INCNDIO
4 Fase: Incndio Desenvolvido Nessa fase as temperaturas do ambiente podero atingir valores acima de 1.1000C. Todos os materiais combustveis do ambiente estaro em combusto. O incndio ir se propagar por meio das aberturas internas, fachadas e coberturas da edificao.

FASES DE INCNDIO
5 Fase: Extino do Incndio Nessa fase o incndio ir diminuir de intensidade e de severidade na proporo que vai se exaurindo os materiais combustveis. Esta fase tambm tratada na literatura de incndio como decaimento do incndio ou declnio das chamas.

FLASHOVER X BACKDRAFT
O efeito disparador ou a causa de um flashover o calor.

A causa principal do backdraft est ligada a uma abertura e a repentina oferta de ar.

FLASHOVER X BACKDRAFT
Um backdraft um fenmeno explosivo (com a liberao de ondas de choque que podem romper e lanar estruturas); O flashover apenas o desenvolvimento acelerado do fogo, ou seja, um fenmeno que resulta numa transio repentina e sustentada de um fogo crescente para um incndio totalmente desenvolvido.

FLASHOVER X BACKDRAFT
As ignies explosivas tipo backdraft ocorrem nos estgios do incndio onde existe muito calor e ventilao limitada, seguida de nova ventilao. J os flashovers ocorrem nos estgios onde surge um calor crescente com ventilao permanente.

You might also like