You are on page 1of 32

Os pensamentos pedaggicos:

1.

Renascentista 2. Iluminista 3. Moderno

Pensamento pedaggico renascentista

Teoria Heliocntrica

Revalorizao da cultura Greco-romana.

Influncias:

Grandes navegaes; Inveno da bssula; Inveno da imprensa.

Educao

Formao do homem burgus

Elitista

Aristocrata

Individualista

Principais educadores
1. Vitrio da Feltre (1378-1446).

Educao individualizada

Auto-governo

Competio

Principais educadores
2. Erasmo Desidrio (1467-1536).

O verdadeiro caminho deve ser criado pelo homem.

Liberdade

inteligncia

Principais educadores
3. Jean Luis Vives (1492-1540).

Remunerao para os professores

Principais educadores
4. Francis Rebalais (1483-1553).

A importncia da natureza sobre os livros; Cuidado com o corpo.

Principais educadores
5. Michel de La Montagne (1533-1592).

As crianas devem aprender o que faro quando adultos.

Principais educadores
6. Martinho Lutero (1483-1546).

Revoluo protestante; Livre arbtrio; Rompimento com a Igreja.

IDADE MODERNA

Predomina o regime absolutista; O poder concentrado no clero e na nobreza; Teve fim com a Revoluo Francesa contra o obscurantismo da Igreja e a prepotncia dos governantes; Os pensadores so chamados de iluministas.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778).

Inaugurou uma nova era na histria da educao, constituindo um marco entre a velha e nova escola, suas obras so lidas at hoje.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU (1712-1778).

O sculo XVIII poltico-pedaggico por excelncia, pois neste momento as camadas populares reivindicam ostensivamente mais saber e educao pblica. Pela primeira vez o estado instituiu a obrigatoriedade escolar (Prssia 1717).

Na Alemanha cresce a interveno do Estado na educao; Foi durante os seis anos de Revoluo Francesa que se discutiu a formao do cidado atravs de escolas; A escola pblica filha da revoluo francesa. Mesmo assim, elitista.

O iluminismo procurou libertar o pensamento da represso, acentuou o movimento pela liberdade individual buscando refgio na natureza. evidente que essa liberdade s podia ser praticada por uns poucos, aqueles que, de fato,, livres do trabalho material, tinham sua sobrevivncia garantida por um regime econmico de explorao do trabalho.

Para Rosseau a educao no deveria apenas instruir, mas permitir que a natureza desabrochasse na criana; no deveria reprimir ou modelar. Assim, Rosseau o precursor da escola nova, que se inicia no sculo XIX e teve grande xito na primeira metade do sculo XX, sendo ainda hoje muito viva.

Fez parte das exigncias sociais da Revoluo francesa, o ensino universal para eliminar a desigualdade. Porm a educao proposta no era exatamente a mesma para todos, pois considerava a desigualdade natural entre os homens. Buscava atravs da educao: trabalhadores com formao de cidados partcipes de uma nova sociedade liberal e democrtica.

Embora a doutrina francesa tenha ascendido com ideias de liberdade, para a burguesia nascente a liberdade servia para outro fim: a acumulao de riqueza. Instaurou-se uma concepo dualista: a classe dirigente teria a instruo pra governar e a classe trabalhadora a educao para o trabalho, dando origem no sculo XIX ao pensamento pedaggico positivista.

http://www.youtube.com/watch?v=lOuLcNEItqk

CONTEXTO HISTRICO Nos sculos XVI e XVII houve a ascenso de uma classe poderosa, a burguesia, que se opunha ao modo de produo feudal.

A produo deixou de se apresentar como atos isolados para se constituir num esforo coletivo.

Acontece a luta das camadas populares pelo acesso escola. A classe trabalhadora podia e devia ter um papel na mudana social.

Surgiram vrias ordens religiosas catlicas que se dedicavam educao popular. Muitas dessas escolas ofereciam ensino gratuito na forma de internato.

Tratava-se de uma educao filantrpica e assistencialista.

Ideias literrias e cientficas renascentistas; A revoluo industrial precisa se apropriar dos conhecimentos cientficos para resolver os problemas de tecnologias.

REN DESCARTES(1596-1650) Escreveu o famoso Mtodo que mostrou: Discurso do

os passos para o estudo e a pesquisa; criticou o ensino humanista;

props a matemtica como modelo de cincia perfeita.

REN DESCARTES(1596-1650)
Princpios expressos na obra Discurso do Mtodo:
1. Jamais tomar uma deciso sem reconhec-la evidentemente como tal; Dividir todas as dificuldades quantas vezes forem necessrias para resolv-las; Organizar o pensamento comeando dos mais simples ao mais difcil; Fazer uma reviso geral para no omitir nada.

2.
3. 4.

Joo Amos Comnio (1592-1670) escreveu a Didtica Magna.


considerado o grande educador e pedagogo moderno e um dos maiores reformadores sociais de sua poca. Foi o primeiro a propor um sistema articulado de ensino, reconhecendo o igual direito de todos os homens ao saber. A educao deveria ser permanente, isto , acontecer durante toda a vida humana.

John Loke (1632-1704)


Tudo se aprende. No h ideias inatas. Perguntava-se de que serviria o latim para os homens que vo trabalhar nas fbricas? Talvez fosse melhor ensinar mecnica e clculo. Educao de gentleman X educao dos pobres.

Francis Bacon

saber poder, sobretudo poder sobre a natureza.

O pensamento pedaggico moderno caracterizava-se pelo realismo.

A pedagogia realista pregava a superioridade do domnio do mundo exterior sobre o domnio do mundo interior.

De humanista cientfica.

educao

tornou-se

O conhecimento s tinha valor quando preparava para a vida e para a ao.

No sculo XIX e incio do sculo XX:


Organizao das instituies sociais e de ensino-pesquisa; No Brasil a pesquisa e ensino apoiava-se no positivismo de Comte (verdade objetiva e mtodo experimental); Emancipao das classes populares e da mulher;

Educao centrada na valorizao da instruo e evoluo democrtica cientfica.

Referncias bibliogrficas: OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de. O pensamento pedaggico moderno: algumas reflexes sobre a educao, a cincia do homem laico e universal. UFRJ, 2008. http://www.webartigos.com/artigos/resenha-do-capitulo-vii-historia-das-ideiaspedagogicas-o-pensamento-pedagogico-iluminista/15889 consultado em 23/01/2012.

http://www.eps.ufsc.br/disciplinas/fialho/juliana/resumo/cap5.html 23/01/2012.

consultado

em

You might also like