You are on page 1of 47

Ideologia e utopia

Karl mannheim Master subtitle style Click to edit Captulo I Por Marta Dantas

3/27/12

Conceito sociolgico de pensamneto


A finalidade destes estudos investigar como o pensamento aparece e funciona na vida pblica e poltica como instrumento de ao coletiva. (pg. 29)

3/27/12

Conceito sociolgico de pensamneto


A Sociologia do Conhecimento, formulada por Karl Mannheim, esbarrou em uma problemtica epistemolgica levantada pelo Positivismo Lgico, com a introduo dos conceitos contexto da descoberta e contexto da justificao.

3/27/12

Sociologia do Conhecimento
Principal Tese:

Existem modos de pensamento que no podem ser compreendidos adequadamente enquanto se mantiverem obscuras suas origens sociais. (pg. 30)

3/27/12

Sociologia do Conhecimento

O indivduo fala a linguagem de seu grupo; pensa do modo que seu grupo pensa. (pg. 30)

3/27/12

Sociologia do Conhecimento

Busca compreender o pensamento no contexto concreto de uma situao histrico-social, de onde s muito gradativamente emerge o pensamento individualmente diferenciado. (pg. 31)

3/27/12

Agenciador

Indivduo que alavanca o pensamento fora dos padres herdados.

3/27/12

exame do objeto

O exame do objeto no um fato isolado; ocorre num contexto permeado por valores e impulsos volitivos do inconsciente coletivo. (pg. 33)

3/27/12

Sociologia do Conhecimento

A singularidade da Sociologia do Conhecimento deriva do fato de que toma por objeto todo o conhecimento tornando-se um conhecimento do conhecimento, um conhecimento reflexivo [...]. Deste modo, a reflexividade a operao que permite por em descoberto o sujeito do conhecimento, tematizando-o como parte, como parte ativa, do ato de conhecer.

3/27/12

Processo

O processo pelo qual se tornam conscientes as motivaes coletivas inconscientes no pode operar em todas as pocas, mas apenas em situao bastante especfica. (pg. 34)

3/27/12

Tempo

O tempo nas adaptaes de maneiras de pensar a novos problemas seja to lento que se estende por vrias geraes. (pg. 34)

3/27/12

ESTRATIFICAO SOCIAL

A sociedade humana est dividida em camadas ou estratos denominados de classes sociais. As classes sociais constituem culturas secundrias. Podem ser abertas ou fechadas. As classes sociais abertas so aquelas que permitem a mobilidade vertical. As classes sociais fechadas, s em casos excepcionalssimos, facultam esta mobilidade. Quando este tipo de classe hereditrio e denominado de casta.
3/27/12

Mobilidade

A mobilidade horizontal considera todas as mudanas de localizao que no incluam qualquer alterao social algumas formas de mobilidade profissional e de mobilidade geogrfica. A mobilidade vertical considera todas as mudanas de condio social que sejam consideradas uma subida - mobilidade ascendente - ou uma descida mobilidade descendente - na escala social.
3/27/12

Sociedade e pensamento

Em uma sociedade bastante estabilizada, a mera infiltrao dos modos de pensamento dos estratos mais baixos nos estratos superiores no teria maior importncia, uma vez que a simples percepo pelo grupo dominante de possveis variaes no pensamento no abalaria intelectualmente. (pg. 36)

3/27/12

Grupos de intelligentsia

So grupos sociais, em cada sociedade, cuja a tarefa especfica consiste em dotar aquela sociedade de uma interpretao do mundo. (pg. 38)

3/27/12

Tempos modernos x Idade mdia

Monoplio da interpretao eclesistica do mundo. A ruptura do monoplio intelectual da igreja acarretou a rpida efervescncia de uma riqueza intelectual sem precedente. Intelligentsia Livre (pg. 39)

3/27/12

Intelectual

O intelectual no mais, como antigamente, um membro de uma casta ou grupo, cuja maneira escolstica de pensar aparece como pensamento em si. (pg. 40) Colapso do monoplio intelectual mantido pelo clero rpida efervescncia de uma riqueza intelectual sem precedente. (pg. 40)

3/27/12

epistemologia

A epistemologia foi o primeiro produto filosfico relevante da derrocada da viso de mundo unitria com a qual se inaugurou a era moderna. (pg. 41) A epistemologia buscou uma anlise do sujeito conhecedor. (pg. 41) Toda a especulao epistemolgica est orientada dentro da polaridade de sujeito e objeto. (pg. 41)
3/27/12

o "cogito ergo sum

Experimento intelectual de Descartes: pois em dvida todas as teorias tradicionais, para atingir finalmente a certeza do prprio pensamento e da prpria existncia no mais questionvel. (pg. 42)

3/27/12

Mtodo emprico

Tornou-se evidente que se podia dizer muito mais sobre a maneira pela qual a estrutura do sujeito influencia sua viso do mundo quando se fazia uso da psicologia animal, psicologia infantil, psicologia da linguagem, psicologia dos povos primitivos e da psicologia da histria intelectual do que quando se utilizava uma anlise puramente especulativa das realizaes de um sujeito transcendente.
3/27/12

Experincia inter na do homem


Enquadramento Situao externa com um grau verificvel de probabilidade, requerer mecanicamente uma reao interna. Uma coisa testar uma linha fecunda de investigao e outra encar-la como o nico caminho para o tratamento cientfico de um objeto. (pg. 45)

3/27/12

Fetichismo cientfico

Pode ser realmente necessrio, com vista precisa observao da sequncia formal de experincias, rejeitar os contedos concretos de experincia e valores. (pg. 46)

3/27/12

No existe essncia

Quem ou que sou, ou o que significa ser um ser humano, da mesma forma no pode surgir desta teoria a interpretao do si mesmo e do mundo requerida mesmo pela mais simples ao baseada em qualquer deciso avaliativa. (pg. 47)

3/27/12

No existe essncia

Toda deciso real (tal como uma avaliao de outras pessoas ou de como se deve organizar a sociedade) implica um juzo relativo ao bem e ao mal, concernente ao sentido da vida e da mente. (pg. 47)

3/27/12

Objetivo significativo

Sentido Causa Funo Teoria da Gestalt (pg. 48)

3/27/12

vida

Histrias de vida interior, no podem ser percebidas fora de um contexto significativo. (pg. 49) Pertencemos a um grupo porque vemos o mundo e certas coisas no mundo do mesmo modo que o grupo os v. (pg. 49)

3/27/12

vida

Cada conceito representa uma espcie de tabu contra outras possveis fontes de significado simplificando e unificando, em benefcio da ao, a multiplicidade da vida. (pg. 50)

3/27/12

Significados contraditrios

O que era rei para um, era tirano para outro. (pg. 50)

3/27/12

Psicologia

A Psicologia existe noutro mundo, registrando suas observaes de cidados que vivem em alguma outra sociedade que no a nossa. (pg. 51)

3/27/12

juzos morais

Os ltimos sero os primeiros Estratos oprimidos significao do ressentimento na formao de juzos morais. (pg. 52)

3/27/12

background

O significado da histria e da vida est contido em seu vir-a-ser e em seu fluxo. Abordagem individualizada e no em grupo. Limitao do mtodo. (pg. 54)

3/27/12

background

Uma vez percebido o fato de que a maior parte do pensamento erigida sobre uma base de aes coletivas, somos levados a reconhecer a fora do inconsciente coletivo. (pg. 58)

3/27/12

Certeza subjetiva da salvao

Acreditava-se que cada pessoa deveria, de acordo com a sua prpria conscincia subjetiva, decidir se sua conduta era agradvel a Deus e se levava salvao. (pg. 61) Entretanto, sem uma situao social de vida impelindo e tendendo para a individualizao, um modo de vida despido de mitos coletivos se torna dificilmente suportvel. (pg. 62)

3/27/12

Weltanschauung

Weltanschauung como um conjunto de ideias que um indivduo tem a respeito do mundo, sendo estas ideias produto da cultura em que se est inserido. (pg. 62)

3/27/12

Mundo poltico

Ruptura da viso de mundo religiosa veio somar-se o fracionamento das vises polticas. (pg. 63) Quanto mais os intelectuais se tornam os funcionrios de partido, tanto mais perdem a virtude de receptividade e de elasticidade que trouxeram consigo de sua flexvel situao anterior. (pg. 64)

3/27/12

Mundo poltico

O outro perigo que surge desta aliana entre a cincia e a poltica o de que uma crise que afete o pensamento poltico venha tambm a se tornar uma crise do pensamento cientfico. (pg. 65)

3/27/12

desmascaramento

Foi basicamente nas lutas polticas que os homens pela primeira vez tomaram conscincia das motivaes coletivas inconscientes que sempre guiaram a direo do pensamento. (pg. 66)

3/27/12

ideologia

Em certas situaes, o inconsciente coletivo de certos grupos obscurece a condio real da sociedade, tanto para si como para os demais, estabilizando-a. (pg. 66)

3/27/12

utopia

Certos grupos oprimidos esto intelectualmente to firmemente interessados na destruio e na transformao de uma dada condio da sociedade que, mesmo involuntariamente, somente veem na situao os elementos que tendem a neg-la. (pg. 67) Hoje em dia, o desmascaramento e desnudamento recprocos das fontes inconscientes j atinge todos os grupos. (pg. 68)
3/27/12

utopia

Desapario de um mundo intelectual unitrio com normas e valores fixos. Como possvel que o homem continue a pensar e viver em uma poca em que os problemas da ideologia e da utopia vem sendo radicalmente levantados e meditados em todas as suas implicaes? Afastamento das questes da verdade em si. (pgs. 68 e 69)
3/27/12

interdependncia

A interdependncia recproca dos elementos que constituem um acontecimento muito mais intimamente compreensvel do que a de elementos externos estritamente formalizados. (pg. 71)

3/27/12

diagnstico

Cada diagnstico da cincia social se acha estreitamente ligado s avaliaes e orientaes inconscientes do observador, e que a autoclarificao crtica das Cincias Sociais est intimamente vinculada autoclarificao crtica de nossa orientao no mundo cotidiano. (pg. 72)

3/27/12

Significao dinmica da tenso e ressentimento social

Classe inferior ascenso social ressentimento. (pg. 72)

3/27/12

nova concepo de objetividade

O relativismo e o ceticismo acarretam o autocontrole e a autocrtica, levando a uma nova concepo de objetividade. (pg. 73)

3/27/12

auto-esclarecimento

O auto-esclarecimento possibilita a extenso de nosso conhecimento do mundo que nos rodeia, obtm no s autoconhecimento individual, mas igualmente o critrio de auto-esclarecimento do grupo. (pg. 74)

3/27/12

Conhecimento

Mecanicista X Situacionalmente (pg. 75)

3/27/12

Conhecimento

Habilite a distinguir e isolar diferentes estilos de pensar e relacion-los aos grupos de onde surgem. (pg. 76)

3/27/12

You might also like