You are on page 1of 38

ARTROLOGIA

Dr.Edvar Oliveira

SISTEMA ARTICULAR (ARTROLOGIA)


Articulao ou juntura a conexo entre duas ou maispeasesquelticas(ossosoucartilagens).
CLASSIFICAO: fibrosas

-cartilaginosa e

sinoviais - O critrio para esta diviso o da natureza do elemento que se interpe s peas que se articulam.

Articulaes fibrosas
As articulaes nas quais o elemento que se interpe s peas que se articulam o tecido conjuntivo fibroso so ditas fibrosas (ou sinartroses).

O grau de mobilidade delas, sempre pequeno, depende do comprimento das fibras interpostas.

Existem trs tipos de articulaes fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose.

As suturas:So encontradas somente entre os ossos do crnio.Sendo a unio suficientemente ntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crnio.
A maneira pela qual as bordas dos ossos articulados entram em contato varivel: suturas planas (unio linear retilnea ou aproximadamente retilnea) Ex:internasal suturas escamosas (unio em bisel) Ex:parieto temporal suturas serreadas (unio em linhadenteada).Ex:parietoparietal

sindesmoses os ossos esto unidos por uma faixa de tecido fibroso, relativamente longa, formando ou um ligamento intersseo ou uma membrana interssea,. sindesmose tbio-fibular e a membrana interssea radio-ulnar. Gonfose a articulao especfica entre os dentes e seus receptculos, os alvolos dentrios.

Articulaes cartilaginosas
Nas articulaes cartilaginosas o tecido que se interpe a cartilagem Mobilidade reduzida
Tipos: Sincondroses: Hialina Ex: esfeno-occiptal Snfises - Cartilagem Fibrosa Ex Sinfise pubica Corpos das vrtebras(fibrocartilagem)

Articulaes sinoviais
Para que haja o grau desejvel de movimento, em muitas articulaes, o elemento que se interpe s peas que se articulam um lquido denominado sinvia, ou lquido sinovial.

Componentes da articulacao sinovial: Cartilagem articular hialina ,reveste superficie articular Cpsula articular :manguito conjuntivo camada fibrosa( ext ) membrana sinovial( int ) Cavidade articular :liquido sinovial Membrana sinovial :interna da capsula , produz LS

Elementos acessrios nas cartilagens sinoviais:

formaes fibrocartilagneas, interpostas s superfcies articulares:


DISCOS E MENISCOS

FUNO :
serviriam a melhor adaptao das superfcies que se articulam (tornando-as congruentes) ou seriam estruturas destinados a receber violentas presses, agindo como amortecedores.

OMBRO Sistema Articular Articulaes Sinoviais (Diartroses )


O ombro formado por trs articulaes:

Esternoclavicular: Essa articulao formada pela unio da extremidade esternal na clavcula e o manbrio do esterno Acromioclavicular: uma articulao plana entre a extremidade acromial da clavcula e a borda medial do acrmio Glenoumeral:

Esta uma articulao esferide multiaxial com trs graus de liberdade. As faces articulares so a cabea hemisfrica do mero (convexa) e a cavidade glenide da escpula (cncava). A articulao gleno-umeral formada pelas seguintes estruturas: Cpsula Articular - Envolve toda a cavidade glenide e a
cabea do mero.

Ligamento Craco-umeral - um amplo feixe que fortalece


a parte superior da cpsula.

Ligamentos Glenoumerais - so robustos espessamentos


da cpsula articular sobre a parte ventral da articulao. constitudo por trs ligamentos:

Ligamento Glenoumeral Superior Ligamento Glenoumeral Mdio Ligamento Glenoumeral Inferior Ligamento Transverso do mero - uma estreita lmina de fibras curtas e transversais que unem o tubrculo maior e o menor, mantendo o tendo longo do bceps braquial no sulco intertubercular. Lbio (Labrum) Glenoidal - uma orla fibrocartilagnea inserida ao redor da cavidade glenide. (luxao).

QUADRIL

uma articulao do tipo esfrica formada pela cabea do fmur e a cavidade do acetbulo.

Cpsula Articular - A cpsula articular forte e espessa e envolve toda a articulao coxo-femoral. mais espessa nas regies proximal e anterior da articulao, onde se requer maior resistncia. POsteriormente e distalmente delgada e frouxa.
Ligamento Iliofemoral - um feixe bastante resistente, situado anteriormente articulao. Est intimamente unido cpsula e serve para refor-la. Ligamento Pubofemoral - Insere-se na crista obturatria e no ramo superior da pube; distalmente, funde-se com a cpsula e com a face profunda do feixe vertical do ligamento iliofemoral. Ligamento Isquiofemoral - Consiste de um feixe triangular de fibras resistentes, que nasce no squio distal e posteriormente ao acetbulo e funde-se com as fibras circulares da cpsula. Ligamento da Cabea do Fmur --_ um feixe triangular, um tanto achatado, inserindo-se no pice da fvea da cabea do fmur e na incisura da cavidade do acetbulo. Tem pequena funo como ligamento e algumas

Orla Acetabular - uma orla fibrocartilagnea inserida na margem do acetbulo, tornando assim mais profunda essa cavidade. Ao mesmo tempo protege e nivela as desigualdades de sua superfcie, formando assim um crculo completo que circunda a cabea do fmur e auxilia na conteno desta em seu lugar. Ligamento Transverso do Acetbulo - uma parte da orla acetabular, diferindo dessa por no ter fibras cartilagneas entre suas fibras. Consiste em fortes fibras achatadas que cruzam a incisura acetabular.

COTOVELO

A articulao do cotovelo um gnglimo ou articulao em dobradia


Possui trs articulaes :mero-ulnar mero-radial - rdio-ulnar

Cpsula Articular -. Ligamento Colateral Ulnar - Ligamento Colateral Radial - um feixe fibroso triangular, menos evidente que o ligamento colateral ulnar. A articulao rdio-ulnar proximal uma juntura trocide ou em piv -

Vistas Lateral e Medial das Estruturas Articulares do Cotovelo

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. " (Cora Coralina - poeta goiana)

You might also like