You are on page 1of 15

Religiao e Meio Ambiente

Estudiosos da frica propuseram um modelo terico conhecido como complexo fortuna-infortnio que nos ajuda a destacar um tipo de religiosidade preocupada com a sustentabilidade da vida neste mundo. A religio, como sistema cultural de crenas e valores, influencia os modos de percepo e interao que as comunidades humanas possuem com a natureza Em religies como o Candombl percebida a construo mstica que os adeptos elaboram a partir (e sobre) da natureza.

Sobre a origem do candombl preciso entender que no foi uma cultura africana que atravessou o Atlntico, mas vrias. Essa prtica religiosa existe at hoje desde o tempo colonial, principalmente na Bahia.
Partindo da relao das diversas culturas africanas entre si e com as culturas indgenas e portuguesas. Assim, vamos buscar a origem do candombl em meio a essa pluralidade de fragmentos culturais.

Importncia da natureza para o Candombl.


De acordo com as crenas do candombl, a natureza representa uma manifestao viva das suas divindades, os Orixs. Os Orixs so associados a elementos da natureza, fenmenos meteorolgicos como a chuva e o arco-ris, certas plantas e animais. Cada orix possui um domnio, ou reino, especfico. Temos como exemplo: Iemanj, Orix de culto bastante difundido no Brasil, onde recebe o ttulo de Rainha do Mar Oxssi, orix responsvel pelas atividades de caa, dominando as matas virgens, sendo considerado o protetor dos animais silvestres Certos animais so protegidos por serem considerados sagrados, simbolizando os seus deuses, proteo esta explicada atravs de mitos, histrias, lendas. outras espcies so utilizadas em prticas associadas a religio.

Orixs e associaes com as mais diversas espcies

NAN

Ucides cordatus (Caranguejo-u)

Chaunus jimi (Sapo cururu)

Nan, a deusa dos mistrios, uma divindade de origem simultnea criao do mundo, no ponto de contacto entre as aguas e as terras formou-se a lama dos pntanos, local onde se encontram os maiores fundamentos de Nana.

OXUMAR

O deus do destino disse a Nan que ela teria outro filho, belssimo, to bonito quanto o arco-ris, mas que jamais ficaria junto dela. Ele viveria no alto, percorreria o mundo sem parar. Nasceu Oxumar. Ele mora no cu e vem Terra visitar-nos atravs do arco-ris. Ele uma grande cobra que envolve a Terra e o cu e assegura a unidade e a renovao do universo.

OXSSI

Mazama americana (Veado do mato)

Columbina sp. (Rolinha)

Oxssi o deus caador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orix da fartura e da riqueza.

LOGUN ED

Cavalo marinho

o orix da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxssi, deus da guerra e da gua. Logun Ed um orix de contradies; nele os opostos se alternam, o deus da surpresa e do inesperado.

OXUM

Rs

Anas sp. (Pato) Generosa e digna, Oxum a rainha de todos os rios e cachoeiras. a dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino.

Preservao de ambientes
Determinados espaos que aos olhos dos no-adeptos podem parecer normais, para os fiis do candombl os mesmos muitas vezes possuem acesso proibido, sendo permitida a entrada de somente algumas poucas pessoas que possuem uma determinada funo sacerdotal.

A exemplo do Babalossaim seria o responsvel em coletar todos os tipos de plantas que iro ser utilizadas nas atividades litrgicas, uma vez que estas fazem parte do domnio de Osse, estando este tipo de sacerdcio ligado exclusivamente a este orix.

Outro caso de usufruto de um recurso natural por religies afro-brasileiras a Festa de Yemanj, realizada na capital do estado da Paraba, Joo Pessoa. Agregando enormes quantidades de fiis e simpatizantes, os participantes realizam uma caminhada em direo praia, onde realizam suas oferendas de flores, perfumes e sabonetes. Estudos que analisem possveis impactos que estas prticas causam biodiversidade devem ser realizados, uma vez que as prticas culturais e religiosas da populao tambm devem ser asseguradas. Se por um acaso ficasse constatado que estas prticas religiosas acarretam em danos, solues para corrigi-los deveriam ser propostas, existindo acordo entre os rgos ambientais e as populaes interessadas em usufruir deste recurso natural, neste caso, os adeptos dos candombls.

Para o candombl o culto a natureza o culto aos prprios deuses.

Segundo Beniste (2006), a mitologia. De acordo com este autor, sempre h um mito, um exemplo capaz de justificar qualquer coisa e qualquer prtica, que no deve ser interpretado como curiosidade cientfica, mas sim como o reviver de uma mentalidade primordial. Logo, os mitos no candombl apresentam extrema importncia. transformando-a de simples elemento natural, objeto de explorao do ser humano a um elemento sagrado deste culto e para os adeptos do mesmo. O espao, desta forma, (re)criado a partir das experincias do sagrado. O imaginrio (que muitas vezes negligenciado) Preenche lacunas de um objetivismo racional da sociedade em que o candombl est inserido

O que leva a crer que exista a necessidade de se considerar a dimenso religiosa na elaborao de medidas de preservao ambiental e manejo da biodiversidade.

Exemplos de conscientizao ao mesmo tempo ambiental e religiosa

Destruir a natureza seria destruir a nossa religio, os prprios orixs (Me C. de Oxum, Caruaru, PE). Nosso orix a natureza, ento se ela morrer, morre tambm nossos orixs. Como que vamos cultuar um orix que a Natureza, destruindo a Natureza? (Pai F. de LogunEd, Caruaru, PE). Eu tenho um orix natureza pura e viva. a gua, a cachoeira, o rio , a terra, as plantas, o ar que a gente respira, o Sol que a gente precisa dele. assim que eu vejo o orix, assim que eu acredito (Pai M. de Xang, Caruaru, PE).

Omi kosi, w kosi, rs kosi

Sem gua, sem folha, no h orix

You might also like