You are on page 1of 360

Curso Bsico de Atendimento Pr-Hospitalar e Resgate

Roberto Vaz Cap Bombeiro Militar Antonio Lins Vilar 3 Sargento Bombeiro Militar

INTRODUO
So inmeras e diversificadas as situaes que requerem atendimento de urgncia nos ambientes ocupacionais ou sociais, seja em virtude de acidentes, em decorrncia de contatos inadvertidos com substncias ou formas de energia capazes de produzir traumatismos e leses nas pessoas, seja ainda em virtude da sua prpria condio orgnica momentnea.

TRAUMA
a segunda causa de morte em geral no Brasil a primeira causa de morte de indivduos entre 11 a 40 anos de vida. Alm de matar, deixa grande nmero de pessoas incapacitadas, na maioria jovens. No Brasil ocorrem em 1 ano 130.000 mortes sendo que 38.000 acontecem no transito e 30% por atendimento ineficaz.
Fonte: Ministrio da Sade

PRIMEIROS SOCORROS
So atenes imediatas dada a uma pessoa, cujo o estado fsico coloca em perigo sua vida e tem por objetivo manter suas funes vitais e evitar o agravamento de suas condies, at que a vtima receba assistncia mdica. Atendimento imediato a uma pessoa sofreu trauma ou doena.

Atendimento Pr-Hospitalar
...assistncia prestada aos pacientes portadores de quadros agudos, de natureza clnica, traumtica ou ainda psiquitrica, que possa levar a sofrimento, seqelas ou mesmo morte... Portaria 2048/MS/5 nov 2002

Atendimento Pr-Hospitalar Fixo


O Atendimento Pr-Hospitalar Fixo aquela assistncia prestada, num primeiro nvel de ateno, aos pacientes portadores de quadros agudos, de natureza clnica, traumtica ou ainda psiquitrica, que possa levar a sofrimento, seqelas ou mesmo morte, provendo um atendimento e/ou transporte adequado a um servio de sade hierarquizado, regulado e integrante do Sistema Estadual de Urgncia e Emergncia.Este atendimento prestado por um conjunto de unidades bsicas de sade, unidades do Programa de Sade da Famlia (PSF), Programa de Agentes Comunitrios de Sade (PACS), ambulatrios especializados, servios de diagnstico e terapia, unidades no-hospitalares de atendimento s urgncias e emergncias... Portaria 2048/GM de 5 de novembro de 2002.

Atendimento Pr-Hospitalar Mvel


Considera-se como nvel pr-hospitalar mvel na rea de urgncia, o atendimento que procura chegar precocemente vtima, aps ter ocorrido um agravo sua sade (de natureza clnica, cirrgica, traumtica, inclusive as psiquitricas), que possa levar a sofrimento, seqelas ou mesmo morte, sendo necessrio, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um servio de sade devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema nico de Sade...
Portaria 2048/GM de 5 de novembro de 2002.

Sntese histrica do APH


Novo Testamento - Parbola do Bom samaritano Frana (1789) R. Francesa Dominique Larrey Guerra do Vietn (1959)

Brasil
1808 - Chegada da famlia portuguesa 1982 Corpo de Bombeiros do DF 1986 Corpo de Bombeiros RJ 1989 Corpo de Bombeiros SP/SAMU

Paraba
1994 GSU 2000 GAPH 2004 - SAMU

A Normatizao do APH no Brasil


A Poltica de Ateno s Urgncias avanando na construo do SUS, tendo como diretrizes a universalidade, a integralidade, a descentralizao, a participao social, ao lado da humanizao, a que todo cidado tem direito.

Portaria n. 356/SAS de 22 de setembro de 2000 e NOASSUS 01/2002, Institui o Complexo Regulador Portaria n.1863 de 29 de setembro de 2003, Institui o Plano Nacional de Ateno as Urgncias, a ser implantado em todas as unidades federadas, respeitadas as competncias das trs esferas de gesto Portaria n. 1864 de 29 de setembro de 2003, acrescenta o componente pr-hospitalar mvel por implantao dos Servios de Atendimento Mvel de Urgncia em municpios e regies de todo territrio brasileiros: SAMU192. Portaria n.2048/GM de 5 de novembro de 2002, Institui o Regulamento Tcnico para os Sistemas Estaduais de Urgncia e Emergncia.

Regulamento Tcnico - Sistemas Estaduais de Urgncia e Emergncia Portaria 2048/5/11/2002


Central de Regulao Mdica Profissionais Oriundo da Sade Profissionais No Oriundos da Sade Definio dos veculos de atendimento Pr-Hospitalar Mvel; Definio dos materiais e equipamentos destes veculos; Definio dos medicamentos utilizados; Definio da tripulao; Atendimento hospitalar de atendimento as Urgncias e Emergncias; Transferncia e transporte inter-hospitalar; Ncleos de Educao em Urgncias rgos Responsveis pela Segurana Corpo de Bombeiros, Polcias, Defesa Civil, entre outros.

TERMINOLOGIA EMPREGADA
SUPORTE AVANADO DE VIDA SUPORTE BSICO DE VIDA PRIMEIROS SOCORROS SOCORRISTA RESGATE X APH TRAUMA

Curso Bsico de Atendimento Pr-Hospitalar e Resgate

AVALIAO INICIAL

Avaliao Inicial
Divide-se em trs fases principais: Avaliao da cena do atendimento; Medidas de proteo a equipe; Exame/tratamento da vtima.

Avaliao da Cena
Tem o objetivo de preservar a segurana da equipe de socorro e auxiliar no diagnstico. Identificar situaes de risco no local da ocorrncia, como tambm, avaliar a cinemtica do trauma, ou seja, os mecanismos que provocaram o acidente.

A Segurana fundamental
Previne que um acidente provoque outros acidentes; A questo: Chances de sobrevida X Qualidade de vida A Equipe de socorro deve garantir que o local da ocorrncia est seguro e permanecer seguro durante todo o atendimento;

Segurana do Local
Identificando situaes Medidas de segurana de risco no local a serem adotadas Atropelamento Coliso de veculos Eletrocusso Produtos txicos Violncia Incndio ou exploso Entre outros... Sinalizao Evacuao Isolamento da rea Vias de acesso Necessidade de apoio logstico Tcnicas de resgate

Medidas de Proteo Individual


Adotar as medidas de precauo universal para o contato com vtimas (EPI apropriado)
Luvas, avental ou uniforme, mscara e culos.

Cinemtica do Trauma

Definio
Cinemtica do trauma o processo de avaliao da cena do acidente para determinar as leses resultantes das foras e movimentos envolvidos (OLIVEIRA, 2001)
Atravs dos estudos dos mecanismos que provocam o trauma possvel identificar mais de 90% das leses existentes numa vtima.

Princpios da Fsica
Lei da Conservao da Energia: a energia no pode ser criada nem destruda, mas sua forma pode ser modificada. Primeira Lei de Newton: um corpo em movimento ou em repouso permanece neste estado at que uma fora externa atue sobre ele.

Segunda Lei de Newton: fora igual massa (peso) do objeto multiplicada por sua acelerao. Energia Cintica: a energia do movimento. igual metade da massa multiplicada pela velocidade elevada ao quadrado. Troca de Energia: quando dois corpos se movimentando em velocidades diferentes interagem, as velocidades tendem a se igualarem. A rapidez com que um corpo perde velocidade para o outro depende da densidade (nmero de partculas por volume) e da rea de contato entre os corpos. Quanto maior a densidade do maior a troca de energia. Por exemplo, o osso mais denso que o fgado e este mais denso que o pulmo.

Evoluo da Cinemtica do Trauma


Pr-coliso Coliso Ps-coliso
Entende-se por coliso qualquer choque de um objeto contra o corpo humano ou do corpo humano contra um objeto.

Classificao dos tipos de Trauma


Trauma Penetrante aquele em que a pele se rompe e o objeto penetro nos tecidos corporais. Trauma Contuso aquele em que no a ruptura da pele, porm h desprendimento de grande quantidade de energia sobre a superfcie corporal

PENETRANTE

CONTUSO

O Efeito de Cavitao
o processo humanos aps a objeto parado, ou contra o corpo. A cavitao definitiva. de deslocamento dos tecidos coliso do corpo contra um de um objeto em movimento
pode ser temporria ou

Cavitao Temporria
No visualizada na avaliao da vtima. Surge no momento do impacto, mas a seguir os tecidos conservam sua elasticidade e retornam a sua condio inicial.

Cavitao Definitiva
a cavitao provocada por compresso, estiramento e ruptura dos tecidos tornando-se visvel aps o impacto.

CAVITAO TEMPORRIA

CAVITAO DEFINITIVA

Lees por desacelerao


As leses por desacelerao so causadas principalmente por acidentes automobilsticos e quedas de grandes alturas. medida que o corpo desacelera, os rgos continuam a se mover com a mesma velocidade que apresentavam, rompendo vasos e tecidos nos pontos de fixao.

Peso dos rgos Humanos Durante Impacto rgo Peso Normal (Kg) Peso Durante Impacto (Kg) 36 Km/h Bao Corao Crebro Fgado 0,25 0,35 1,5 1,8 2,5 3,5 15 18 72 Km/h 10 14 60 2 108 Km/h 22,5 31,5 31,5 162

Corpo

70

700

2800

6300

Acidentes Automobilsticos
Em colises de veculos, o dano depende da energia cintica, da utilizao de equipamentos de segurana tais como: cintos de segurana, banco com encosto, bolsas de ar (air bag). As leses corporais so mais freqentes em passageiros no contidos e ocorrem na cabea, trax, abdome e ossos longos.

Coliso de veculo
A absoro de energia cintica do movimento o componente bsico da produo de leso. Voc deve considerar as colises de veculo como ocorrendo em trs eventos distintos:

Ao examinar o carro colidido observamos as seguintes evidncias de trauma da vtima: Deformidade do veculo (indicao das foras envolvidas). Deformidade de estruturas interiores (indicao de onde a vtima colidiu). Padres de leso da vtima (indicao de quais partes do corpo podem ter colidido). As colises de veculos ocorrem em vrias formas e cada uma delas associada com certos padres de leso. As quatro formas comuns de acidentes com veculos automotores so: Coliso Frontal, Coliso Lateral, Coliso Traseira e Capotagem.

Coliso Frontal

Coliso Lateral

Coliso Traseira

Capotagem

Atropelamentos

Acidente de Moto

Quedas
Investigar: 1. Altura da queda. 2. rea do corpo que sofre o impacto. 3. Superfcie atingida.
Obs: A relao entre sobrevida e altura da queda no absoluta, existem casos de bito em quedas da prpria altura e de sobrevida em quedas de grandes alturas.

Ferimentos por Arma Branca


O agressor pode esfaquear sua vtima e ento mover a faca dentro do corpo. Uma simples entrada do ferimento pode ser pequena, mas os danos internos podem ser extensos. Isto no pode ser determinado no local, mas possibilidade deve sempre ser suspeitada, mesmo que aparentemente menores leses. O escopo potencial do movimento da lmina inserida uma rea de possvel dano.

Ferimentos por Arma de Fogo


Componentes analisados:
Orifcio de entrada Orifcio de sada Leso interna Fragmentao Cavitao

Exploses
Exploses podem lesar 70% das pessoas na vizinhana, enquanto que uma arma automtica usada contra o mesmo grupo pode lesar 30%.

Mecanismos de leso nas exploses: 1 deslocamento de ar criando onda de presso, 2 vtima sendo atingida por material lanado pela exploso, 3 corpo sendo lanado no solo ou em outro objeto.

Saber onde procurar leses to importante quanto saber o que fazer aps encontr-las

Exame da Vtima
Anlise Primria Consiste na avaliao de todas as condies que produzem risco iminente de vida. (45 segundos). Anlise Secundria Consiste em uma avaliao mais detalhada, a fim de descobrir leses ou problemas que, se no tratados, podero ameaar a vida (3 minutos).
As medidas de suporte de vida so iniciadas medida que se detectam alteraes.

Contato com a vtima


Se a vtima estiver consciente o socorrista deve:
1. Apresentar-se, dizendo o seu nome e informar-lhe que socorrista treinado; 2. Indagar se pode ajud-la (obtenha o consentimento) 3. Questionar sobre o ocorrido; 4. Questionar a sua queixa principal; 5. Informar que vai examin-la e a importncia de faz-lo.

Observaes
1. Toda vtima inconsciente deve ser tratada como portadora de leso raquimedular (traumatismo de coluna). 2. Nas vtimas de trauma (acidente), manter a coluna cervical estvel, em posio neutra manualmente. 3. O socorrista sozinho no deve mover a vtima da posio que se encontra antes de imobiliz-la, exceto quando:
A. Estiver num local de risco iminente de vida ; B. Sua posio estiver obstruindo suas vias areas; C. Sua posio impede a realizao da anlise primria;

ANLISE PRIMRIA
Verificar a responsividade da vtima

C - Verificar circulao e hemorragias. A - Estabilizar a coluna cervical manualmente


verificar permeabilidade das vias areas.

B - Verificar respirao. D - Realizar exame neurolgico sucinto. E - Expor a vtima e prevenir hipotermia.

(C)Verificar sinais de circulao e controlar grandes hemorragias


1. Em vtimas com idade superior a 1 ano, se deve palpar a artria cartida; 2. Em vtimas com idade inferior a 1 ano, se deve palpar a artria braquial; 3. Empregar os dedos indicador e mdio; 4. Posicionar as polpas digitais na Proeminncia Larngea (Pomo de Ado); 5. Deslizar lateralmente os dedos at o sulco entre a cartilagem e a musculatura do pescoo; 6. Aliviar a presso dos dedos at sentir o pulsar da artria;

Vtimas > 1 ano

Vtimas < 1 ano

Principais Pontos de Pulsao

(C)Verificao da Temperatura Relativa da Pele


Utilize o dorso da mo colocada na testa da vtima. Remova parcialmente a luva de procedimento expondo o dorso da mo para a verificao. Observe a face da vtima durante a verificao:
Temperatura e umidade da pele; Colorao da pele.

Colorao da pele
Observao Causa Provvel

Vermelha

Acidente vascular cerebral, hipertenso arterial, ataque cardaco, coma diabtico


Choque, IAM, hemorragia, colapso circulatrio, choque insulnico

Plida, Cinzenta

Azulada, Ciantica

Deficincia respiratria, arritmias, falta de oxigenao, doenas pulmonares, certos envenenamentos

Temperatura e umidade da Pele


Observao Causa Provvel Choque, hemorragia, perda de calor do corpo, intermao Exposio ao frio Choque, ataque cardaco

Fria, mida Fria, Seca Fria, com sudorese excessiva Quente, Seca Quente, mida

Febre alta, insolao Infeces

Conteno das hemorragias externas


1. Compresso direta sobre a leso

2. Torniquete

Reposio Volmica (acesso venoso)


Recomendado para hemorragias de grande vulto, Utilizar cateter de Grosso Calibre (n.14 ou 16) Utilizar soluo Fisiolgica de cloreto de sdio 9%e em seguida Cristalide Ringer com Lactato, de preferncia aquecido; No deve retardar a chegada ao hospital; Se possvel realizar durante o transporte.

(A) Abertura de vias areas e controle da coluna cervical


1. Apoiar a cabea da vtima para evitar movimentao (posio neutra) at a colocao do colar cervical e protetor lateral de cabea. 2. Checar a responsividade da vtima; 3. Fazer abertura das vias areas, por uma das formas: Manobra de elevao da mandbula; Manobra de trao do queixo; Manobra de extenso da cabea. 4. Aspirar ou drenar lquidos e semi-lquidos das vias areas 5. Retirar objetos e corpos estranhos. 6. Oxigenar. 7. SAV INTUBAO, CRICOTIREOIDOSTOMIA, ETC.

MANOBRAS MANUAIS DE ABERTURA DE VIAS AREAS

Manobra de elevao da mandbula

Manobra de trao do queixo

Manobra de extenso da cabea


Obs: - Este procedimento aplica-se apenas s vtimas que no possuam indcios de trauma de coluna.

(B) Verificar a ventilao e a respirao


Empregar a tcnica de Ver, Ouvir e Sentir; Expor o trax da vtima; Ausculta Pulmonar; Assistncia Ventilatria s/n;

Mtodo ver, ouvir e sentir

(D) Realizar exame neurolgico sucinto


Serve para indicar se h ou no comprometimento neurolgico e fornecer parmetros para o socorrista definir o Transporte Imediato. AVDI: Alerta; Verbal conversa; Doloroso resposta ao estmulo; Inconscincia.

Escala de Coma de Glasgow


Abertura Ocular Espontnea Estmulo verbal Estmulo doloroso Sem abertura Melhor resposta verbal
4 3 2 1

______

Orientado Confuso Palavras desapropriadas Sons/gemidos Nenhuma


Melhor resposta motora Obedece comandos verbais Localiza e tenta retirara o estmulo Reage a dor Flexo anormal a dor Extenso anormal a dor Nenhuma

5 4 3 2 1

______

6 5 4 3 2 1

______

(E) Exposio da Vtima com controle de hipotermia


a retirada das vestes e adornos da vtima Informar antecipadamente vtima e/ou responsvel sobre o procedimento que ser efetuado. Executar a exposio do corpo da vtima somente quando indispensvel para identificar sinais de leses ou de emergncias clnicas. Evitar tempo demasiado de exposio, prevenindo a hipotermia (baixa de temperatura). Garantir privacidade da vtima, evitando expor desnecessariamente as partes ntimas de seu corpo. Evitar danos desnecessrios ao remover vestes e/ou calados;

Definio sobre remoo rpida


O chegar no local da ocorrncia, adotar os procedimentos iniciais de socorro, segurana e avaliao da vtima. Identificar uma das situaes abaixo: Obstruo de vias respiratrias; Parada cardiorrespiratria; Evidncia de estado de choque no compensado; Trauma de crnio; Dificuldade respiratria provocada por trauma no trax ou face; A vtima impede a acesso a outra vitima mas grave; Existe risco para a vitima e socorristas.

ANLISE SECUNDRIA
Divide-se em duas etapas:
Anlise secundria objetiva:
Sinais vitais Exame da cabea aos ps Escala de coma de Glasgow e Escala de Trauma

Anlise secundria subjetiva:


Anamnese dirigida AMPLA

Sinais Vitais
Os sinais vitais so: Freqncia Respiratria (FR), Freqncia Cardaca (FC), Presso Arterial (PA) e Temperatura (T).

Freqncia Respiratria (FR)


a) A respirao normal fcil, sem dor e sem esforo; b) Observar a expanso do trax da vtima; c) Palpar o pulso radial para evitar que a vtima perceba que o socorrista est checando a respirao; d) Observar os movimentos torcicos e contar durante 30 (trinta) segundos, multiplicando-se por 2 (dois), obtendo a freqncia de movimentos respiratrios por minuto (m.r.m.)

Mdia normal de respirao


Idade acima de 8 anos 12 a 20 mrm

Idade entre 1 e 8 anos

20 a 30 mrm

Lactentes e Recm Nascidos

30 a 60 mrm

Freqncia Cardaca (FC)


a) Pulso a onda de presso gerada pelo batimento cardaco e propagada ao longo das artrias. b) Em vtimas com idade superior a 1 ano, palpar o pulso radial e contar os batimentos cardacos durante 30 (trinta) segundos, multiplicando-se por 2 (dois), obtendo a freqncia cardaca por minuto. c) Em vtimas com idade inferior a 1 ano, palpar o pulso braquial e contar os batimentos cardacos durante 30 (trinta) segundos, multiplicando-se por 2 (dois), obtendo a freqncia cardaca por minuto.

Mdia normal de pulso


Acima dos 60 anos (idoso)
Acima dos 8 anos (adulto) Entre 1 e 8 anos (criana) Abaixo de 1 ano

60 a 80 bpm
60 a 100 bpm 80 a 120 bpm 100 a 140 bpm

Presso Arterial (PA)


a presso exercida pelo sangue circulante contra as paredes internas das artrias. constituda por duas mensuraes: PA mxima (sistlica) e PA mnima (diastlica).

Valores normais de Presso Arterial para um adulto

90 a 140 mmHg (Sstole) 60 a 90 mmHg (Distole)

Tcnica para Verificao da PA


Expor o brao da vtima; Fixar o manguito cerca de 4 cm acima do cotovelo da vtima; Posicionar o estetoscpio sobre a artria braquial do mesmo brao da vtima; Fechar a vlvula e insuflar ar pela pra at o manmetro marcar 200 mmHg; Abrir a vlvula lentamente; O som do primeiro batimento indicar a presso arterial sistlica; Continuar permitindo a sada do ar; O cessar do som dos batimentos indicar a presso arterial diastlica; Remover todo o ar soltando o manguito.

Exame da cabea aos ps


Proceder ao exame da cabea aos ps observando:

1. Cabea:
Ferimentos ou deformidade; Crepitao ssea; Sangramento pela boca, nariz e/ou ouvido; Dentes quebrados e/ou prteses; Dimetro igualdade e reatividade das pupilas.

Classificao do dimetro, igualdade e fotorreao das pupilas


CLASSIFICAO ISOCORIA SITUAO Normais INDICAO Normais

ANISOCORIA
MIDRIASE

Desiguais
Dilatadas

TCE ou AVC
bito, Obstruo de VA, Estado de Choque. Intoxicao

MIOSE

Contradas

Anisocoria

Midriase

Miose

Fotorreao das pupilas o reflexo de contrao pupilar ao estmulo luminoso, por exemplo, ao foco de uma lanterna.

Midriase no reagente associada a um baixo Escore de Glasgow indica leso potencialmente letal.

2. Pescoo:
Ferimentos ou deformidades Estase jugular Desvio de traquia Resistncia ou dor ao movimento Crepitao ssea Enfisema subcutneo Ferimentos ou deformidades Respirao difcil Alterao da expansibilidade Crepitao ssea Enfisema subcutneo

3. Trax e costas:

4. Abdome:
- Ferimentos ou deformidades - Dor a palpao - instabilidade

5. Pelve e ndegas:
Ferimentos ou deformidades Dor a palpao instabilidade Crepitao ssea

6. Membros inferiores:
- Ferimentos ou deformidades - Pulso distal - Resposta neurolgica (sensibilidade, motricidade e fora muscular) - Perfuso capilar - Temperatura

7. Membros superiores :
- Ferimentos ou deformidades - Pulso distal - Resposta neurolgica (sensibilidade, motricidade e fora muscular) - Perfuso capilar - Temperatura

Verificao da Perfuso Capilar


Pressione a polpa digital e observe o retorno sanguneo:
Retorna-se em at 2 segundos ---------------normal Retorna-se aps 2 segundos ----------------Choque Se no retorna --------------------- Choque ou PCR

Indcios de hemorragia interna e externa devem ser checados na constatao de irregularidade na perfuso capilar.

Classificao do paciente em relao escala de coma de Glasgow

Trauma / Coma Leve Moderado


Grave

Escore > 12 12-9


8-3

Escala de Trauma Revisada


Freqncia ventilatria
10-29 > 29 6-9 1-5 0 Presso arterial Sistlica >89 mmHg 76 88 mmHg 50 75 mmHg 1-49 mmHg 0 mmHg Escala de Glasgow
4 3 2 1 0 4 3 2 1 0
______

______

Quanto mais alto o valor melhores as condies da vtima, quanto menor for escore mais grave o quadro da vtima.

13-15 9-12 6-8 4-5 3

4 3 2 1 0

______

Regra mnemnica AMPLA


A alergia M medicao P patologias prvias L local da ocorrncia A alimentao (ltima refeio)

Monitorar e reavaliar
Sinais Vitais ECG e ET Oximetria de pulso e capnografia Monitorizao Cardaca

O destino do traumatizado est nas mos de quem faz o primeiro curativo Nicolas Sean

Curso de Atendimento Pr Hospitalar


E

Resgate

HEMORRAGIA E CHOQUE: MTODOS DE CONTENO

CHOQUE
Em 1852 Samuel Gross definiu choque como um desarranjo grosseiro da maquinaria da vida. Falncia no sistema cardiovascular no seu trabalho de levar quantidades suficientes de oxignio para os tecidos. Estado de hipoperfuso celular generalizada no qual a liberao de oxignio no nvel celular e inadequada. As conseqncias inadequadas da oferta de oxignio para os tecidos um metabolismo anaerbico, produzindo menos energia do que a necessidade celular.

Objetivo do Pr-Hospitalar
Vias areas permeveis, ventilao com volume, freqncia e profundidade, adequados, concentrao de oxignio no ar inspirado seja adequada. Controle de hemorragia externa e reconhecimento da interna, restaurao do volume circulante e transporte adequado para hospital de referncia.

CHOQUE:Causas e tipos
O choque ocorre por falncia de um ou mais componentes do sistema cardiovascular:

1. Choque cardiognico - Corao (bomba) 2. Choque hemorrgico/hipovolmico - Volume sanguneo (lquido corporal) hemorragias/desidratao; 3. Choque distributivo ou vasognico neurognico, medular, anafiltico e sptico (Vasos)
Obs. No APH at que se prove o contrrio todo choque e Hemorrgico.

Anatomia e Fisiologia

Corao Consiste em duas cmaras que recebem o liquido (os trios) e duas cmaras que bombeiam (os ventrculos). Sangue Componente lquido do sistema circulatrio, corresponde a 60% do peso do nosso organismo, est presente em dois componentes intracelular (45%) e extracelular (15%). Vasos Sanguneos Contm o sangue e levam-no para as vrias reas e clulas do organismo. Sistema Nervoso Autnomo simptico dirige e controla a funo cardiovascular.

CHOQUE: Fisiopatologia
Princpios de Fick:
1. Ligao do oxignio s hemcias nos pulmes; 2. Chegada das hemcias s clulas; 3. Passagem do oxignio das hemcias para as clulas.

CHOQUE HIPOVOLMICO
Perda de sangue ou de gua de forma aguda. a causa mais comum de choque no atendimento prhospitalar.

Tolerncia dos rgos Isquemia


Corao, crebro, pulmes 4-6 minutos. Rins, fgado, trato gastrointestinal 45-90 minutos. Msculos, osso, pele - 4-6 horas

CHOQUE Fisiopatologia
O2 diminudo Metabolismo anaerbico aumento de CO2 e acido (acidose metablica) detectado pelo crebro o que leva ao aumento da FR e confuso mental. rgos nobres Crebro, Corao e Pulmo; Fgado e Rins; demais queda na PA, barorreceptores SNC SNAS noradrenalina vasoconstrio perifrica.(pele, fria, plida e mida)
Aumento do Dbito Cardaco liberao de Adrenalina.

SINAIS E SINTOMAS
Respirao rpida e superficial;
Confuso e Agitao mental; Pulso rpido e filiforme (fraco); Pele fria, plida e mida; face plida e posteriormente ciantica; Sede intensa; Queda da presso arterial.

CHOQUE HIPOVOLMICO
Tabela 1 Classificao do Choque Hemorrgico
Classe I
Qtde de sangue perdido (% do volume total) Freqncia cardaca (bpm) <750 ml (15%) Pouco aumentada Normal Normal

Classe II
750 1500 ml (15 30%) >100

Classe III
1500 2000ml (30 40%) >120

Classe IV
>2000 ml (>40%) >140

Freqncia Ventilatria (vpm) Presso Arterial Sistlica (mmHg)

20-30 Normal

30-40 Diminuda

>35 Muito diminuda

Dbito Urinrio (ml/hora)

Normal

20-30

5-15

Mnimo

Fonte: PHTLS, 2004

CHOQUE HIPOVOLMICO
Tabela 2
Pulso

Avaliao do choque Hipovolmico


Compensado Aumentado, taquicardia No Compensado Taquicardia acentuada que pode evoluir para uma bradicardia

Pele
Presso Arterial Nvel de Conscincia

Plida, fria e mida


Normal Inalterado

Plida, fria e crea


Baixa Alterado, indo da desorientao ao coma
Fonte: PHTLS, 2004

MTODOS DE CONTENO DA HEMORRAGIA E TRATAMENTO DO CHOQUE


Condutas no atendimento pr-hospitalar

HEMORRAGIAS
Perda aguda de sangue circulante resultante de uma injria vascular e/ou tecidual. considerada interna quando ocorre dentro do corpo no sendo possvel visualiz-la e externa quando o sangue sai para o exterior do corpo atravs de uma soluo de continuidade tecidual.

TIPOS DE HEMORRAGIAS QUANTO AO VASO LESADO


Arterial: Hemorragia que faz jorrar sangue pulstil e de cor vermelho vivo rutilante Venosa: Hemorragia onde o sangue sai lento e contnuo, com cor vermelho escuro. Capilar: O sangue sai lentamente dos vasos menores, na cor similar ao sangue venoso.

HEMORRAGIA
MECANISMOS FISIOLGICOS CONTENO DA HEMORRAGIA: DE 1. Vasoconstrico 2. Ativao da coagulao com formao de um trombo plaquetrio e posterior deposio de fibrina nesse trombo para proporcionar estabilidade 3. Remoo fisiolgica do trombo pelo sistema fibrinoltico.

IDENTIFICANDO A HEMORRAGIA
1. Observar e constatar se h presena de sangue nas roupas; As roupas escuras e grossas dificultam a avaliao da perda de sangue; 2. Observar e constatar se h presena de sangue no local onde est a vtima; 3. Observar e constatar sada de sangue pelo ferimento; 4. Observar e constatar sinais e sintomas de choque.

HEMORRAGIAS INTERNAS
De difcil diagnstico, exigem que o socorrista tenha um bom nvel de treinamento para pesquisar a histria do acidente relacionado o mecanismo do trauma com a possibilidade de leses ocultas e para realizar um exame secundrio detalhado.

HEMORRAGIAS INTERNAS
Suspeitar de hemorragia interna quando:
Na presena de hematomas, escoriaes, abrases ou outros sinais sugestivos de impacto sobre regies do corpo como trax e abdome; Houver sada de sangue por orifcios naturais do corpo; Estiverem presentes sinais e sintomas de choque hipovolmico.

CONDUTA PR-HOSPITALAR AO TRAUMATIZADO: HEMORRAGIA E CHOQUE


Dimensionamento da Cena Proteo Individual (Precaues Padro) Exame Primrio Exame Secundrio Monitorao e Reavaliao

A - Controle de Vias areas e estabilizao da Coluna cervical


- Estabilizao manual da coluna cervical - Desobstruo manual de vias areas (manobras manuais) - Aspirao de cavidade oral - SAV (Intubao traqueal, cricotireoidostomia,...) - Emprego do Colar cervical e do Imobilizador lateral de cabea

B - Respirao (Ventilao)
Verificar a ventilao (ver, ouvir e sentir) Inspecionar, palpar e auscultar o trax Suplementar Oxignio em altas concentraes vias mascara facial com reservatrio, mantendo a SPO2 > 95%

C Circulao e controle de hemorragias


Verificar pulso Procurar e conter hemorragia externa de vulto Inspecionar cor, umidade e temperatura da pele Verificar a perfuso capilar perifrica

CONTENO DAS HEMORRAGIAS EXTERNAS


1. Compresso direta sobre a leso

5. Torniquete

Reposio de Volume
Dois acessos venosos por cateter de grosso calibre (n.14 ou 16) Os adultos em classe II,III e IV devem receber um bolo inicial de 1 a 3 litros de soluo cristalide, de preferncia Ringer Lactato aquecida ( 39C). Crianas 20ml/Kg de peso de soluo Controvrsias quanto a administrao de volumes no tratamento pr-hospitalar

Aplicao da cala pneumtica antichoque (PASG)


Suspeita de fratura de pelve e PA sistlica < 90 mm Hg Hipotenso profunda e PA sistlica < 40 ou 50 mm Hg Suspeita de hemorragia intraperitoneal com hipotenso Suspeita de hemorragia retroperitoneal com hipotenso

Contra indicao
Ferimento penetrante no trax Eviscerao de rgos abdominais Objetos encravados no abdome Gravidez Parada Cardiorrespiratria traumtica

D Avaliao neurolgica sucinta Mtodo AVDI


A Alerta V Verbal (responde a estmulos verbais) D Dor (responde a estmulos dolorosos) I Inconsciente (no responde a estmulos)

Escala de Coma de Glasgow


Abertura Ocular Espontnea Estmulo verbal Estmulo doloroso Sem abertura Melhor resposta verbal
4 3 2 1

______

Orientado Confuso Palavras desapropriadas Sons/gemidos Nenhuma


Melhor resposta motora Obedece comandos verbais Localiza e tenta retirara o estmulo Reage a dor Flexo anormal a dor Extenso anormal a dor Nenhuma

5 4 3 2 1

______

6 5 4 3 2 1

______

E Exposio com controle da hipotermia


Retirar vestimentas

Cobrir a vtima com cobertor ou manta trmica de alumnio prevenindo a hipotermia

Avaliao Secundria
Observar leses msculo-esquelticas significativas (fmur, pelve e arcos costais)

Imobilizar e Transportar
Posio decbito dorsal horizontal

Monitorao e Reavaliao (SSVV,


Escala de Glasgow, Escala de Trauma e AMPLA, Oximetria e capnografia)

PERODO DE OURO DO APH


O perodo de ouro representa um intervalo de tempo no qual o choque embora esteja piorando, quase sempre reversvel se o paciente receber tratamento adequado. Para isso fundamental:
Chegar rpido no local, 5 min a 8 min No ultrapassar 10 min aps a chegada no local No ultrapassar 60 min do momento do acidente para chegar no hospital de referncia

A sabedoria no nos dada. preciso descobri-la por ns mesmos, depois de uma viagem que ningum nos pode poupar ou fazer por ns." Marcel Proust

CURSO BSICO DE ATENDIMENTO PR-HOSPITALAR E RESGATE

Emergncias Traumticas

TRAUMA
a segunda causa de morte em geral no Brasil a primeira causa de morte de indivduos entre 11 a 40 anos de vida Alm de matar, deixa grande nmero de pessoas incapacitadas, na maioria jovens No Brasil, em 1999 ocorreram em 1 ano: 120.000 mortes e 360.000
Fonte: Ministrio da Sade

MORTALIDADE NO TRAUMA
50% das vtimas de trauma morrem nos primeiros minutos por leses cardacas, cerebrais ou raquimedulares
30% das mortes nas primeiras horas so por trauma respiratrio ou hemorragia 20% dos bitos acontecem semanas depois do trauma, por infeces, iatrogenias etc.

EMERGNCIAS TRAUMTICAS
As principais emergncias traumticas encontradas no atendimento pr-hospitalar so:
Traumatismo Cranioenceflico Traumatismo Raquimedular Traumatismo de Trax Traumatismo de Abdomem Traumatismo de Extremidades

Trauma Cranioenceflico (TCE)


So leses de estruturas internas e externas da cabea; Causa mais importante de bito no ambiente pr-hospitalar; Responsvel por 50% das mortes; 60% das mortes nos acidentes automotivos; As quedas, os acidentes de trnsito e as agresses (homicdios) so as mais comuns;

Tipos de Trauma de Crnio


Leses de Couro Cabeludo (Escalpe) Fraturas de Crnio Leses Cerebrais

Leses de Couro Cabeludo


A localizao e tipo de leso nos do a noo da fora e direo de energia transmitida ao crebro. Podem causar hemorragia significativa devido a sua intensa vascularizao.

Fraturas de Crnio
Podem ser:
Base de Crnio Calota Crniana Linear sem afundamento Afundamento, cominutiva ou composta

Leses Cerebrais
Direta Indireta Primria Secundria

Leses Cerebrais

TCE CONDUTA NO SBV


Identificar mecanismo de leso; Realizar avaliao primria: A = Vias areas c/ estabil. da cervical; B = Ventilao adequada c/ O2 suplementar; C = Verificar pulsos, conter hemorragias; D = AVDI +Pupilas; E = Exposio atentando para hipotermia.

TCE CONDUTA NO SBV


Manter elevao da prancha a 30; Instalar oxmetro de pulso; Realizar avaliao secundria com nfase na ECG (Escala de Coma de Glasgow); Identificar nvel de aumento de PIC;

TRAUMA RAQUIMEDULAR (TRM)


Definio Qualquer trauma direto ou indireto sobre a coluna vertebral, podendo ou no ocorrer leses irreversveis (Arajo et al, 2001)

TRM
Causas Acidentes automobilsticos (50-70%), c/ taxa de tetraplegia de 50%; Atos de violncia (15-25%); Esportes (15%), c/ taxa de tetraplegia de 90%; Quedas (10%) Outros (5%) Fonte: Andr et al, 2002

TRM
Fisiopatologia da leso medular Leso direta Leso Indireta
Fonte: PHTLS, 1998

TRM Classificao das leses medulares


a) b) c) Completas Incompletas: Sndrome Central Sndrome Anterior Sindrome de Brown Squard ou hemisseco da medula espinhal
Fonte: PHTLS, 1998

LESES MEDULARES
Normalmente, leso entre C1 e C2 produzem parada cardiorrespiratria. Leses entre C3 e T2 podem provocar tetraplegia . Leses entre T3 e L3 podem produzir paraplegia. Leses abaixo de L3 e que atinjam a regio sacral ou coccgea, podem levar disfuno vesical e fecal; impotncia sexual.

TRM Quadro clnico


Dor local, ao movimento, nas costas, a palpao; Paralisia e/ou paresias; Parestesias; Priaprismo; Dificuldade respiratria; Distenso abdominal; Reteno urinria;
Andr et al, 2002.

TRM COMPLICAES
Insuficincia respiratria; Choque neurognico; Choque medular ou espinhal
Fonte: TLSN, 2000

INDICAES DE IMOBILIZAO DA COLUNA CERVICAL


Mecanismo de leso sugestivo; Vtimas inconscientes s/ testemunhas; Trauma leve (porm c/ dor no pescoo etc.) Dficit sensitivo e/ou motor; Choque neurognico; Trauma de coluna penetrante; Qualquer trauma fechado acima da clavcula.

TRM CONDUTA NO SBV


Identificar mecanismo de leso Realizar A,B,C,D,E Realizar avaliao neurolgica secundria Verificar SSVV Manter paciente com alinhamento anatmico; Realizar movimentao em bloco; Imobilizar a vtima em prancha longa com estabilizadores laterais + acolchoamento nos espaos vazios.

ATENO

ATENO

ATENO

Imobilizao da Cervical

Rolamento 90 graus

Rolamento 90 graus

Rolamento 180 graus

Imobilizao

Rolamento em crianas

Elevao da prancha

Atendimento com vtima em p

Atendimento com vtima em p

Remoo com KED

Remoo com KED

Remoo Rpida

Remoo rpida

Remoo rpida

Retirada de capacete

Retirada de capacete

TRAUMA TORCICO
Responsvel por 25% das mortes diretas; Cerca de 60% dos politraumatizados que evoluem para o bito apresenta leses torcicas;

CLASSIFICAO
Aberto: penetrante e no penetrante; Fechado: choque do trax com objetos contusos;

LESES ESPECFICAS
Fraturas de arcos costais; Fratura de esterno; Fratura ou luxao de clavcula; Fratura de escpula; Contuso pulmonar; Contuso cardaca; Tamponamento cardaco Ruptura artica

Hemotrax; Trax instvel; Pneumotrax - Simples, Aberto e hipertensivo.

Fraturas de arcos costais:


Cerca de 30% das vitimas com fraturas de costelas morrem com leses associadas. Cerca de 5% tem ruptura de aorta.

- Avaliao: Sinais e sintomas: Dor a movimentao palpao e eventualmente crepitao ssea. - Tratamento: Imobilizao quando possvel para alivio da dor.

- Trax instvel:
Ocorre quando duas ou mais costelas adjacentes so fraturadas em pelo menos dois lugares. Chamado de respirao paradoxal.

- Contuso Pulmonar: uma rea do pulmo que foi traumatizada a ponto de ocorrer sangramento intersticial e alveolar.

Hemotrax

Tamponamento Cardaco

Ruptura de Aorta

Conduta/Tratamento
Avaliao da cena Segurana da equipe + EPI Exame Primrio Exame Secundrio com nfase na inspeo, palpao e ausculta bilateral do trax. Tratar o Choque Monitorao e Reavaliao

Procedimentos Especficos
Pneumotrax aberto curativo de trs pontos; Pneumotrax hiper tensivo descompresso com cateter; Hemotrax Drenagem torcica com dreno tubular.

TRAUMA ABDOMINAL
CAUSAS PRINCIPAIS: - Acelerao/desacelerao; - Ferimentos penetrantes; - Compresso de cinto de segurana (mau posicionado) etc; - Esmagamentos

TIPOS DE RGOS ATINGIDOS


Ocos: Estmago, vescula biliar, intestinos; Slidos: Fgado, bao, pncreas e rins; Vasos sangneos: aorta e veia cava

CLASSIFICAO
FECHADOS; ABERTOS OU PENETRANTES

O QUE AVALIAR?
Cinemtica do trauma; Exame primrio Exame secundrio com nfase no fsico do abdmen; Dor abdominal Inspeo Palpao Hipotenso arterial e taquicardia no explicada por outras leses;

Conduta
Prioridade a manuteno das vias areas, ventilao pulmonar e manuteno circulatria. O pulso e PA devem ser constantemente monitorizados, devido ao risco de hemorragia interna; Tratar o choque; O tratamento das leses abdominais cirrgico por isso lembrem-se d hora de ouro.

Empalamento
No remover objetos empalados; Expor a leso; Estabilizar com curativo; No tentar quebrar ou mobilizar o objeto exceto se for essencial para o transporte.

Eviscerao
No tentar reintroduzir no abdmen rgos eviscerados; Cobrir as vsceras com compressas estreis umedecidas em soluo salina; Envolver o curativo com bandagem para manter o paciente aquecido;

Trauma na Gestao
A gestao apresenta modificaes fisiolgicas e anatmicas, que podem interferir na avaliao da paciente acidentada, necessitando os socorristas desse conhecimento para que realizem avaliao e diagnstico corretos. Os socorristas devem lembrar que esto diante de duas vtimas, devendo dispensaro melhor tratamento me.

Alteraes Anatmica
At a 12 semana de gestao (3 ms), o tero encontra-se confinado na bacia, estrutura ssea que protege o feto nesse perodo. A partir da 13 semana, o tero comea a ficar palpvel no abdmen e, por volta de 20 (vinte) semanas (5Q ms), est ao nvel da cicatriz umbilical. medida que a gestao vai chegando ao final, o tero vai ocupando praticamente todo o abdmen, chegando ao nvel dos arcos costais a pela 36 semana (9 ms). O tero crescido fica mais evidente no abdmen e, conseqentemente, ele e o feto, mais expostos a traumas diretos e possveis leses.

Alteraes Hemodinmicas
Dbito cardaco a partir da 10 semana de gestao, h aumento do dbito cardaco (quantidade de sangue bombeada pelo corao) de 1,0 a 1 ,5 litro por minuto. Batimentos cardacos durante o 3 trimestre, h aumento de 15 a 20 batimentos por minuto. Presso arterial no 2 trimestre da gestao, h diminuio de 5 a 15 mmHg, voltando aos nveis normais no final da gravidez. Volume Sanguneo - O volume de sangue aumenta de 40 a 50% do normal no ltimo trimestre de gestao. Em funo desse aumento, a gestante manifesta sinais de choque mais tardiamente, podendo, porm, o feto estar recebendo pouco sangue ("choque fetal").

Aparelho Gastrointestinal No final da gestao, a mulher apresenta um retardo de esvaziamento gstrico, considerada sempre com "estmago cheio". As vsceras abdominais no 3 trimestre da gestao ficam deslocadas e comprimidas, estando "parcialmente" protegidas pelo tero, que toma praticamente toda a cavidade abdominal. Aparelho Respiratrio Freqncia e dinmica respiratrias no se alteram.

Diagnstico e Conduta
Como no final da gestao o peso que o tero exerce sobre a veia cava inferior promove reduo de 30 a 40% do dbito cardaco, a grvida dever ser transportada em decbito lateral esquerdo sempre que possvel, a menos que tenha alguma contraindicao.

Avaliao e Tratamento
Sempre oferecer oxignio suplementar com mscara a 12 litros/min. Cuidar com choque fetal, elevando os membros inferiores maternos, se necessrio. A reposio de volume (soro e sangue) deve ser precoce. ABCD o tratamento indicado.

TRAUMA DE EXTREMIDADE

Tipos de leso
Fraturas Contuses Luxaes Entorses Distenses Amputaes Esmagamentos

AVALIAO DA VTIMA
O exame e o tratamento da vtima devem priorizar as condies que causem risco de vida: obstruo de VA, respirao ineficaz, instabilidade de coluna cervical e choque, entre outros Leses de Extremidade devem ser tratadas durante o Exame secundrio no causam risco de vida

FRATURAS
Leso ssea de origem traumtica produzido por trauma direto ou indireto de alta ou baixa energia. Leses evidentes no politraumatizado Causas Diversas

Tipos de Tecido sseo


Observando se macroscopicamente a superfcie de um osso serrado, verifica-se que ele formado por partes sem cavidades visveis (Osso compacto) e por partes com muitas cavidades intercomunicantes (Osso trabecular). Osso compacto Osso trabecular

F. Exposta ou aberta

F. Fechada

Quanto ao Trao da Fratura: Completas e Incompletas Quanto a exposio do foco da Fratura: Fechadas e Abertas ou expostas

Tipos de Fraturas

EXAME PRIMRIO
PACIENTE ESTVEL Exame secundrio Imobilizao de extremidade PACIENTE INSTVEL Suporte bsico de vida Estabilizao em prancha longa e transporte imediato

Exame Clnico
Histria: Cinemtica do trauma, relato do paciente, queixa de dor severa, incapacidade funcional do membro Inspeo: Deformidade, encurtamento, visualizao do osso exposto, perda da funo, palidez ou cianose unilateral distal a leso, sangramento.

Palpao: Crepitao, presena de dor ao toque, palpar o pulso distal a fratura, testar o enchimento capilar e a temperatura distal a leso.

Conduta
Movimentar o mnimo possvel No remover a vtima antes de imobilizar a rea afetada No tentar recolocar o osso para o local correto

Tcnica de Imobilizao
Retirar vestimentas cortando a roupa Remover anis e braceletes Controlar sangramentos e cobrir ferimentos com bandagens Extremidades so colocadas em posio anatmicas e alinhadas Imobilizar a fratura com talas Imobilizar as articulaes acima e abaixo do ponto da fratura Verificar o pulso, perfuso, e temperatura antes e depois da imobilizao do membro

Complicao das Fraturas


Leso vascular Leso nervosa Infeco osteomielite Sndrome compartimental

Contuso
Contuses leso de partes moles: edema, hematoma, equimose Conduta: elevao do membro compressas frias e bolsas de gelo.

Entorse
Entorse Leses aos ligamentos caracterizada por dor, dificuldade de movimentao, edema. Conduta: compressas frias e bolsas de gelo.

Distenso
Distenso estiramento dos msculos. Conduta: elevao do membro compressas frias e bolsas de gelo.

Luxao
Leso em que a extremidade de um osso que compe a articulao deslocada do seu lugar. Perda da congruncia articular e da funo de articulao.

Curso Bsico de Atendimento PrHospitalar para Enfermagem

Emergncias Clnicas

Emergncias Clnicas
Estado crtico provocado por uma ampla variedade de doenas cuja causa no inclui violncia sobre a vtima. Podem ser originadas por germes patognicos (microorganismos), alteraes nas funes de rgos ou sistemas corporais, ou ainda por agentes estranhos ao organismo, tais como veneno e medicamentos. Em sua grande maioria, os problemas no so conseqncia de um trauma (causas externas).

Emergncias Cardiovasculares
Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) Angina do Peito Insuficincia Cardaca Congestiva (ICC) Acidente Vascular Cerebral (AVC) Crise Hipertensiva

O corao um rgo muscular que e nutrido atravs das artrias coronrias. Estas transportam o oxignio necessrio para que o msculo cardaco funcione como bomba. A arteriosclerose uma doena progressiva, que promove o acmulo de gordura na parede interna das artrias, diminuindo seu calibre. Quando as artrias coronarianas se estreitam, a chegada de oxignio no msculo insuficiente e a vtima apresenta dor e uma sensao de opresso no trax. Esta dor chamada angina de peito.

Quando as artrias coronarianas se obstruem, o oxignio no chega ao msculo. Uma parte do msculo deixa de nutrir-se e morre. Isto chamado de infarto do miocrdio. O Infarto do Miocrdio a conseqncia de uma ocluso coronariana. O corao mantm sua condio de bomba, mesmo assim h morte de parte do msculo. Se uma grande extenso do msculo perdida, o corao torna-se incapaz de bombear sangue suficiente, produzindo conseqentemente choque e morte.

Anatomia do Corao

Infarto Agudo do Miocrdio


Leso de um tecido do msculo cardaco pela privao sbita de circulao sangnea. Pode levar a morte do tecido (necrose).

Angina de Peito
Dor no peito que se apresenta quando o corao no recebe uma quantidade suficiente de oxignio. E agravada ou produzida pelo exerccio e aliviada pelo repouso ou medicamentos.

Sinais e Sintomas
1. Dor em opresso no trax, de forte intensidade, que pode se estender para o ombro, brao esquerdo, pescoo, mandbula, regio epigstrica (estmago) e dorso que no melhora com o repouso; 2. Sudorese; 3. Nuseas e vmitos; 4. Ansiedade, agitao; 5. Palidez cutnea; 6. Pulso arrtmico; 7. Antecedente de doena cardaca e/ou uso de medicamentos para o corao.

Tratamento Pr-Hospitalar Bsico


1. Valorizar os sintomas da vtima. 2. Manter as vias areas permeveis. 3. Ministrar oxignio. 4. Afrouxar as vestes. 5. Manter a vtima em repouso absoluto na posio mais confortvel vtima. 6. Manter a vtima tranqila. 7. Informar ao chefe da Brigada ou Supervisor sobre a necessidade transporte imediato. 8. Transportar e monitorar presso arterial, freqncia cardaca e respiratria, nvel de conscincia durante o transporte.

Insuficincia Cardaca Congestiva


(Edema agudo do pulmo) Circulao insuficiente por falha no bombeamento do corao. Quando o corao no bombeia efetivamente, o sangue procedente dos pulmes pode acumular-se na circulao pulmonar, isto produz sada de lquidos para fora dos vasos sangneos. Este lquido ocupa os alvolos, dificultando a troca de ar.

Sinais e Sintomas
1. Pulso rpido: a freqncia e superior a 120 bpm por minuto. Este quadro caracteriza-se como uma emergncia clinica; 2. Respirao: forcada, freqentemente rpida e superficial. A respirao pode tornar-se ruidosa. A freqncia respiratria pode ser superior a 30 M.R.M; 3. Edemas podem ocorrer especialmente nos MMII; 4. Veias do pescoo podem torna-se visveis e pulsteis; 5. A regio abdominal pode tornar-se volumosa; 6. Pele, lbios e unhas podem apresentar cianose; 7. A vtima pode ficar ansiosa ou confusa.

Tratamento Pr-Hospitalar
1. Manter a via area permevel; 2. Manter a vtima em posio semi sentada, de modo a permitir uma respirao mais confortvel; 3. Administrar oxignio, por mscara; 4. Dar suporte emocional; 5. Transportar para o hospital com monitoramento constante

Acidente Vascular Cerebral (AVC)


Dano do tecido cerebral produzido por falha na irrigao sangnea. Trombose Cerebral: Trombo: Cogulo sangneo formado no interior do corao ou dos vasos sangneos. Embolo: Fragmento de substancia estranha corrente sangnea, como um cogulo sangneo, ar, gorduras corpos estranho ( agulha, bala ) , que e transportado pela corrente sangnea at se alojar em um vaso sangneo e obstrui-lo. Hemorragia Cerebral - quando uma artria rompe-se deixando uma rea do crebro sem nutrio. O sangue que sai do vaso aumenta a presso intracraniana pressionando o crebro e interferindo em suas funes.

Sinais e Sintomas
1. Dor de cabea (cefalia); 2. Desmaio; 3. Alteraes do nvel de conscincia; 4. Formigamento ou paralisia, usualmente das extremidades e/ou da face; 5. Dificuldade para falar e respirar; 6. Alterao visual; 7. Convulso; 8. Pupilas desiguais (anisocoria); 9. Perda do controle urinrio ou intestinal.

Tratamento Pr-Hospitalar
1. Manter via area permevel e estar preparado para ventilar ou realizar manobras de RCP, se necessrio; 2. Administrar oxignio; 3. Manter a vtima em repouso; 4. Dar suporte emocional; 5. Colocar a vtima na posio de recuperao; 6. No permitir que a vtima superaquea ou esfrie; 7. No dar nada por via oral; 8. Monitoramento constante; 9. Prevenir o choque; Transportar a vtima para o hospital.

Crise Hipertensiva
definida como elevao da presso arterial acima dos valores normais (120X80 mmHg), durante um perodo sustentado,

Sinais e Sintomas
1. Cefalia; 2. Nuseas; 3. Ansiedade; 4. Hemorragia nasal; 5. PA diastlica acima de 90 mmhg; 6. Formigamento na face e extremidades.

Tratamento Pr-Hospitalar
1. Manter a via area permevel; 2. Colocar a vtima em posio sentada ou semisentada; 3. Manter a vtima em repouso; 4. Tranqilizar a vtima; 5. Tratar a hemorragia; 6. Orientar para que tome a medicao habitual; 7. Transportar a vtima para o hospital.

Emergncias Respiratrias
So aquelas que se referem s anomalias do sistema respiratrio cuja manifestao principal a dispnia. Dispnia: Dificuldade para respirar. Caracteriza-se por respiraes superficiais, rpidas e curtas, sensao de angstia e falta de ar, podendo causar cianose (colorao azulada na pele e mucosas) provocada pela falta de oxigenao adequada dos tecidos. As emergncias respiratrias tm sinais e sintomas comuns a todas elas, por esse motivo so denominadas de Sndrome de Deficincia Respiratria.

Causas mais freqentes de emergncias respiratrias


Asma Brnquica Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (Bronquite e Enfisema) Hiper-reatividade do sistema respiratrio Manifestaes respiratrias agudas do choque anafiltico Hiperventilao

Sinais e Sintomas
1. Verificar antecedentes pessoais: problemas respiratrios, cardacos etc...; 2. Verificar queixa atual; 3. Presena de dispnia; 4. Expirao prolongada; 5. Uso de msculos respiratrios acessrios; 6. Respirao ruidosa; 7. Dor torcica ao realizar os movimentos respiratrios; 8. Alterao da conscincia, variando desde agitao a sonolncia; 9. Presena de cianose; 10. Presena de sangue ao tossir; Alterao da freqncia respiratria, menor que 12 M.R.M e maior que 30 M.R.M.

Tratamento Pr-Hospitalar
1. Remover a vtima da rea contaminada, se a causa for inalao de gases; 2. Manter a via area permevel; 3. Assegurar-se que o problema no uma Obstruo de VAS; 4. Administrar oxignio suplementar; 5. Tranqilizar a vtima e manter-la em repouso; 6. Manter a vtima em posio semi sentada ou sentada; 7. Manter a temperatura corporal, evitar aquecimento; Transportar para um hospital com monitoramento constante.

Crises Convulsivas
Convulso: contraes violentas, incoordenadas e involuntrias de parte ou da totalidade dos msculos, provocadas por diversas doenas neurolgicas e no neurolgicas ou por traumatismo crnio-enceflicos.
Causas das convulses: 1. Epilepsia; 2. Febre alta em crianas menores de 6 anos (convulses febris); 3. Traumatismo craniano; 4. Doenas infecciosas, inflamatrias ou tumores cerebrais; 5. Acidente Vascular Cerebral; 6. Intoxicaes.

Epilepsia
Doena neurolgica convulsiva crnica. Manifesta-se por perda sbita da conscincia, geralmente acompanhada de convulses tnicoclnica.
composta por quatro fases distintas: Aura: Sensao premonitria ou de advertncia experimentada no incio de uma crise. Fase tnica: Extenso da musculatura corporal (rigidez, dentes cerrados); Fase clnica: Espasmos sucessivos (contrao muscular), salivao, perda ou no do controle esfncteriano anal ou urinrio. Fase ps-convulsiva: a vtima pode apresentar sonolncia, confuso mental, cefalia e perda da memria momentnea.

Sinais e Sintomas
1. Perda da conscincia. A vtima poder cair e machucar-se; 2. Rigidez do corpo, especialmente do pescoo e extremidades. Outras vezes, desenvolve um quadro de leves tremores ou sacudidas de diversas amplitudes denominadas convulses tnicos-clnicas; 3. Pode ocorrer cianose ou at parada respiratria. Em algumas ocasies, h perda do controle dos esfncteres urinrio e anal; 4. Depois das convulses a vtima recupera o seu estado de conscincia lentamente. Pode ficar confuso por um certo tempo e ter amnsia do episdio.

Tratamento Pr-Hospitalar na crise


1. Proteger a vtima de qualquer perigo, afastando objetos perigosos de sua proximidade. 2. Posicionar imediatamente a vtima em decbito lateral, evitando que aspire secrees, permitindo a queda da base da lngua e a liberao das VAS; 3. Ministrar oxignio atravs da mscara facial. 4. Proteger a cabea da vtima; 5. Afrouxar suas vestes.

Tratamento Pr-Hospitalar ps-crise


1. Assegurar que as vias areas estejam permeveis, inclusive retirando prteses. 2. Ministrar oxignio por mscara . 3. Verificar os sinais vitais. 4. Tratar os eventuais ferimentos. 5. Prevenir hipotermia. 6. Manter a vtima na posio de recuperao nos casos clnicos (figura) e em DDH imobilizada na prancha longa nos casos de trauma. Transportar a vtima, mantendo-a sob observao constante dos sinais vitais e nvel de conscincia.

Posio de recuperao

Convulso Febril
Pode ocorrer em algumas crianas menores de 6 anos, desencadeadas durante hipertermias (T>37,8C). rara entre 2 a 6 meses e no ocorre abaixo dos 2 meses. importante lembrar que poder repetir-se (antecedentes). Sempre requer ateno mdica.
Tratamento pr - hospitalar: 1. Baixar a temperatura com aplicao de compressas frias nos locais onde passam as principais artrias, tais como: pescoo, virilha, axilas e sob os joelhos; 2. Encaminhar para o hospital.

Observaes
Na presena de trauma associado, tratar como tal. Se a crise durar mais que 5 minutos solicitar transporte imediato Se a crise persistir e houver diminuio da freqncia respiratria (menor que oito m.r.m. no adulto e menor que 12 m.r.m. nas crianas) ou parada respiratria, iniciar ventilao artificial com ressuscitador manual. No realizar manobras intempestivas durante a crise como forar a abertura da boca ou tentar introduzir objetos na boca (ex. cnula orofarngea). Um episdio convulsivo epilptico pode repetir-se muitas vezes e no contagiosa.

OBSTRUO DE VIAS AREAS


Situao em que o conduto de permeia a passagem do ar do meio ambiente para o organismo encontra-se totalmente ou parcialmente obstrudo impedindo a chegada de ar aos pulmes

OBSTRUO DE VIAS AREAS


Causas de obstruo:
Queda da lngua Corpos estranhos Edema de epiglote Dano aos tecidos Tipos: Parcial Total

Vias areas superiores

Sinais e sintomas
Agitao Respirao ruidosa Tosse Palidez Cianose de extremidade Perda de conscincia Queda abrupta

Sinal internacional do engasgo

Manobra de desobstruo de vias respiratrias causada pela lngua

Obs: Manobra de extenso do pescoo exceto em vtimas com suspeita de trauma de coluna

Manobra de desobstruo de vias areas causada por corpo estranho em vitimas inconscientes

Manobra de Heimlich

Manobra de desobstruo de vias areas causada por corpo estranho em vitimas conscientes

Manobra de Heimlich

Manobra de Heimlich em crianas e bebs

Ateno
Caso o socorrista no obtenha xito na desobstruo, transportar a vtima ao hospital rapidamente, sem interromper a manobra de desobstruo das vias areas. No local, tentar uma nica vez a seqncia completa; se for necessrio realizar a segunda tentativa, faz-la a caminho do servio de emergncia hospitalar, evitando retardar o atendimento. Em vtimas obesas e gestantes no ltimo trimestre de gravidez, as compresses da manobra de Heimlich deve ser realizada no esterno, dois dedos acima do apndice xifide (mesmo local que se realiza a compresso torcica na RCP)

ASPIRAO
Mtodo utilizado para drenar lquidos e semilquidos da cavidade oral, com a finalidade de evitar broncoaspirao e conseqentemente asfixia e hipxia.

Equipamentos Aspiradores de Secreo

Fixo

Portteis

Aspirao
Vtimas de trauma
1. Liberar vias areas com a manobra mais adequada. 2. Utilizar o aspirador de secrees. 3. Medir o catter de suco na distncia entre o lbulo da orelha e a comissura labial. 4. Introduzir o catter pelo canto da boca, sem aspirar at o mximo da distancia medida. 5. Retirar o catter aspirando em movimentos circulares; 5.1. Em vtimas conscientes, no gastar mais que 15 segundos para cada suco; 5.2. Em vtimas inconscientes, no gastar mais que 5 segundos para cada suco. 5.3. Na impossibilidade do aspirador, utilizar os dedos indicador e mdio enrolados em uma compressa para absorver e retirar o contedo e/ou lateralizar a vtima em monobloco estabilizada em prancha longa fixada com tirantes e imobilizadores de cabea.

Decbito lateral em prancha rgida (tcnica coadjuvante para drenagem de secrees em vtimas de trauma

Casos clnicos sem suspeita de leso cervical


1. Liberar vias areas com a manobra mais adequada 2. Utilizar o aspirador de secrees com a cabea da vtima virada para o lado; 2.1. na impossibilidade do aspirador, utilizar os dedos indicador e mdio enrolados em uma compressa para absorver e retirar o contedo. 3. Observar que: 3.1. numa vtima consciente, cuidado com o reflexo do vmito ou mordida em seus dedos. 3.2. na ocorrncia de vmitos, transportar a vtima na posio de recuperao.

POSIO DE RECUPERAO

Paciente Intubado
1. Requer procedimento estril 2. Pr-oxigenar o paciente com 100% de O2 3. Introduzir o cateter sem aspirar. Aspirar continuamente por 15 a 30 segundos 4. Oxigenar novamente o paciente e realizar pelo menos 5 ventilaes controladas

Equipamentos Aspiradores de Secreo

Fixo

Portteis

Tcnica de aspirao orafarngea

Tcnica de aspirao nasofarngea

Obs: no deve ser realizada em vtimas com suspeita de Trauma de Base de Crnio

OXIGENOTERAPIA
Utilizao do oxignio para fins teraputico. Indicado especialmente quando a vtima apresenta hipxia (Diminuio da quantidade de oxignio nas clulas).

Equipamentos para oxigenoterapia


Podem ser fixos, quando canalizados em redes de abastecimento (hospitais) e em ambulncias, portteis quando em recipientes para o transporte.

Acessrios para oxigenoterapia

Calculo para dosagem


INDICAO NO FLUXMETRO 1 l/min 2 l/min 3 l/min 4 l/min 5 l/min Acrscimo de sobre 2021%no ambiente 4% 8% 12% 16% 20%

Tabela comparativa de concentrao de oxignio


SEM OXIGNIO SUPLEMENTAR Boca a boca Boca a mscara Ressuscitador manual CONCENTRAO DE OXIGNIO 16% 16% 21%

Tabela comparativa de concentrao de oxignio


COM OXIGNIO SUPLEMENTAR Cateter nasal DOSAGEM 3 l/min CONCENTR AO 32%

Mscara facial
Ressuscitador manual

10 l/min
10 l/min

60%
60%

Taxas recomendadas para administrao de oxignio


TRATAMENTO (para emergncias clnicas ou traumticas) IDADE 0 a 28 dias MODO Mscara facial simples FLUXO 10 l/min

28 dias a 8 anos
Acima de 8 anos Acima de 8 anos

Mscara facial simples


Mscara facial simples Cateter

10 l/min
10 l/min 3 l/min

Regras para escolha do modo de administrao


1.
2.

3. 4.

5.

Administrao para vtimas de 0 a 8 anos: uso da mscara facial simples como nica opo no APH; Para vtimas que necessitam de alta concentrao de oxignio (traumatismos em cavidades, fraturas complicadas, envenenamentos, queimaduras extensas): uso da mscara facial simples; Para vtimas que requerem ou toleram baixa concentrao de oxignio (DPOC): uso do cateter tipo culos. Para vtimas que no toleram a mscara (exceto peditrico): catter tipo culos; Para vtimas em depresso ou parada cardaca e/ou respiratria: ressuscitador manual acoplado ao oxignio.

OBSERVAES No utilizar catter para administrao de oxignio em crianas e bebs devido ao risco de leso direta (efeito laser), ressecamento de mucosas e infiltrao de oxignio no estmago com risco de regurgitao; 2. Estando a criana consciente, solicite ao familiar ou acompanhante que segure a mscara cerca de 5 cm da face da vtima at sua adaptao ao equipamento. A administrao direta e/ou forada pode provocar choro ou agitao na vtima peditrica; 3. Para a administrao em RN utilize 10 l/min, atravs de mscara facial mantendo um afastamento de cerca de 5 cm da face do RN. Evite dirigir o fluxo em direo aos olhos do RN; 1.

4. No tratamento de vtimas intoxicadas, por CLORO, administre somente oxignio SECO, desde que no ultrapasse 30 MINUTOS de administrao; 5. Nos casos de vtimas com Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (enfisema pulmonar, bronquite crnica), no ultrapasse o fluxo de oxignio de 3 l/min ( 32%), previstos na administrao por catter. Concentraes maiores podem ocasionar desequilbrio (inverso) do estmulo respiratrio da vtima.

Parada Cardaca Parada Respiratria Reanimao Cardio Pulmonar

Anatomia e fisiologia Cardiovascular


O corao (VE) Artrias Capilares Veias Corao (VD)

Anatomia e Fisiologia Respiratria


Vias areas superiores Vias areas inferiores

Definio
Parada Cardaca
a interrupo da circulao sangnea e conseqentemente da oxigenao tecidual
Causas: Choque eltrico, Infarto Miocrdio, Estado de Choque, etc. Agudo do

Parada Respiratria
Ocorre quando a respirao est totalmente ausente ou claramente inadequada para manter oxigenao e ventilao suficientes
Causas: afogamento, obstruo de vias areas por corpo estranho, intoxicao, queda da lngua, etc.

PARADA RESPIRATRIA
ASSISTNCIA VENTILATRIA
empregada nos casos em que a vtima apresenta parada respiratria ou badipnia, relacionado com depresso respiratria, porm com a presena de pulso. Adulto = 1 a cada 5 seg Criana (1 a 8 anos) = 1 a cada 4 seg Beb (< 1 ano) = 1 a cada 3 seg

Corrente de Sobrevivncia

Trabalhos cientficos reconhecem que o primeiro atendimento dado pelo leigo que testemunha uma parada cardiorrespiratria tem papel fundamental, e portanto, treinar a populao em uma seqncia de manobras bsicas de ressuscitao, como massagem cardaca, respirao boca-a-boca e desfibrilao precoce, alm da ativao do sistema de emergncia que trar a equipe de suporte avanado de vida, aumentar enormemente as probabilidades de sobrevivncia a uma parada cardaca (>30%). (American Heart Association AHA)

A American Heart Association (AHA) tem utilizado a terminologia "Cadeia de Sobrevivncia" para descrever uma seqncia que aumentam as chances de sobrevida para vtimas de PCR. Consiste em:
1. Acesso precoce (193 ou 192); 2. Reanimao Cardio pulmonar precoce; 3. Desfibrilao precoce; 4. Suporte Avanado de Vida precoce.

PCR Clnica X PCR Traumtica


Clnica
Causas: Infarto Agudo do Miocrdio, Obstruo respiratria, Intoxicao, Insuficincia respiratria, entre outros.

Traumtica:
Causas: Choque eltrico, trauma de trax, Choque no compensado (hemorragias), entre outros.

Tipos de morte
Morte Clnica Morte Ceflica ou Biolgica Morte Obvia

Parada Cardiorrespiratria
a falncia do sistema cardiovascular e respiratrio com a parada do funcionamento do Corao e da Respirao.

PARADA CARDIORRESPIRATRIA (PCR)


Sinais de PCR: Ausncia de respirao; Ausncia de circulao; Pupilas dilatadas (midriase); Cianose (arroxeamento) de extremidades e mucosas; Pele fria, plida e mida. Conduta: Reanimao Cardio-Pulmonar (RCP) Ventilao artificial e Massagem Cardaca

Avaliao Inicial Anlise Primria


Checar a responsividade da vtima (nvel de conscincia)
A - Verificar Vias areas com controle da coluna cervical B - Verificar a ventilao (respirao) se ausente iniciar duas ventilaes artificiais C Verificar sinais de circulao, se ausente iniciar RCP (massagem cardaca e ventilao artificial)

Posicionar a vtima em decbito dorsal em superfcie plana e rgida

Ventilao artificial
Boca-a-boca

Pinar as narinas ventilar durante 3 segundo, o suficiente para expandir o trax, soltar as boca e narinas e checar a expirao

Boca-a-boca-narinas

Selar a boca nas boca e nariz da vtima ventilar durante 3 segundos, o suficiente para expandir o trax, soltar as boca e narinas e checar a expirao

Boca-narinas

Selar a boca no nariz da vtima e vedar a boca ventilar durante 3 segundos, o suficiente para expandir o trax, soltar as boca e narinas e checar a expirao

Boca-a-mscara

Com ressuscitador manual

Reanimao Cardio Pulmonar

Ventilao artificial e massagem cardaca

RCP Adulto
ADULTO ACIMA DE 8ANOS 30/2

Tcnica de compresso torcica

Observaes:
Posicionar as duas mos sobrepostas e braos esticados, dedos entrelaados e afastados do trax, no centro do peito entre os mamilos; Comprimir 30 vezes, cerca de 4 a 5cm, numa freqncia de 100 compresses por minuto; Executar 30 compresses x 2 ventilaes durante cinco ciclos, depois reavaliar a cada 2 minutos.
Fonte: A.HA 2005

RCP Criana e Beb


CRIANA ENTRE 1 E 8 ANOS 30/2 BEB - ENTRE 28 DIAS A 1 ANO 30/2 RN ABAIXO DE 28 DIAS 3X1

Observaes
Criana:
Empregar apenas uma mo; Comprimir 30 vezes, cerca de 2,5 a 3,5cm, numa freqncia de 100 compresses por minuto: Ventilar moderadamente ou com equipamento especfico.

Beb:Acima de 28 dias
Empregar apenas dois dedos; Comprimir 30 vezes, cerca de 1,5 a 2,5cm, numa freqncia de 120 compresses por minuto; Ventilar apenas com o ar das bochechas ou com equipamento especfico.

1 ou 2 socorrista

RESUMO
Profundidade das compresses Freqncia das compresses

compr

ventil

Tempo (minuto

Idade acima de 8 anos Idade entre 1 a8 anos Idade entre 28 dias e 1 ano

30

4,0 a 5,0 cm

100 por min

30

2,5 a 3,5 cm

100 por min

30

1,5 a 2,5 cm

100 por min

Abaixo de 28 dias

1,5 a 2,5 cm

mais de 120 por min

A RCP DEVE CONTINUAR AT QUE: A. Ocorra o retorno da respirao e circulao; B. Ocorra o retorno espontneo da circulao (retorno do pulso), situao em que dever ser mantida a ventilao de resgate; C. A vtima seja entregue sob os cuidados da equipe de Suporte Avanado de Vida (USA) ou mdica no hospital. D. Mdico devidamente qualificado determine o bito da vtima no local (Polcia Militar + Delegado + IML).

NO SE DEVE FAZER RCP NOS CASOS DE SINAIS EVIDENTES DE MORTE

Decapitao Rigidez cadavrica Carbonizao Esmagamento de cabea e trax Hemicorporectomia Estado de putrefao Presena de manchas Hipostticas

Curso Bsico de Atendimento Pr-Hospitalar e Resgate Queimaduras

Introduo
As queimaduras em geral, constituem uma patologia muito freqente em vrios setores da Sade Pblica, atingindo pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Nesse tema to amplo ser dada nfase aos primeiros socorros. Sempre definido que o paciente com queimaduras precisa ser tratado por uma equipe multiprofissional tanto na fase aguda como principalmente no perodo de recuperao e reabilitao.

Conceito
As queimaduras so leses traumticas resultantes de um efeito trmico (quente ou frio), qumico, eltrico ou radioativo sobre os tecidos, principalmente a pele, mas com repercusses sobre todo o organismo. As queimaduras so divididas pela extenso e profundidade da leso, mas tambm divididas em acidentais e as queimaduras causais, que as prprias pessoas causam a si mesmo, como tentativa de suicdio.

Anatomia e fisiologia da Pele


Funes sensoriais Impermeabilizao Proteo Regulao da temperatura corporal

Classificao
As queimaduras so classificadas:
de acordo com o agente causal; podem ser causadas pela ao de agentes fsicos (frio ou calor), qumicos (produtos corrosivos), radiao (raios solares e fontes nucleares) e eletricidade ( alta ou baixa tenso). de acordo com a profundidade de destruio dos tecidos; de acordo com a extenso da superfcie corporal queimada.

Classificao pela profundidade de destruio dos tecidos


PRIMEIRO GRAU - Leso superficial de espessura parcial
SEGUNDO GRAU - Leso profunda de espessura parcial TERCEIRO GRAU - Leso de espessura completa sem a profundidade total

QUARTO GRAU - Leso de espessura completa com profundidade total ( msculos, ossos, ou rgos internos subjacentes )
Ref. PHTLS/2007

1 GRAU

2 GRAU

3 GRAU

Classificao de acordo com a extenso da superfcie queimada


Regra dos nove: Regra da palma da mo ( a palma da mo da vtima corresponde a 1% da superfcie corporal queimada)

Clculo de superfcie corporal queimada pela regra dos nove


Adulto Cabea 9% Trax 9% Abdome 9% Membros superiores 9% Membros inferiores 18% Perneo 1%

Observao: para queimaduras de 2 e 3 grau

Clculo de superfcie corporal queimada pela regra dos nove


Criana menor que 3 anos Cabea 18% Trax 9% Abdome 9% Membros superiores 9% Membros inferiores 13,5% Perneo 1%
Observao: para queimaduras de 2 e 3 grau

Classificao das Queimaduras segundo a gravidade e a extenso


LEVE 2 Grau com menos de 15% de SCQ em adultos ou 10% em crianas. Queimaduras de 3 Grau com menos de 2% de SCQ 2 Grau entre 15-25% de SCQ em adultos, 10-20% em crianas ou 3 Grau entre 2-10%
2 Grau acima de 25% de SCQ em adultos e 20% em crianas. As de 3 Grau acima de 10%

MODERADA

GRAVE

Casos Graves e especiais de queimaduras com relao a localizao


Mos e ps Face Podem produzir incapacidade permanente aps a cicatrizao Associao com queimaduras de vias areas, inalao de fumaa e intoxicao por monoxido de carbono. Desfigurao infeco

Perneo

Circunferncias Pescoo: obstruo de vias areas Trax: restrio da ventilao Extremidades: obstruo circulatria Olhos Leso de crnea e cegueira

Conduta Geral
Garanta segurana para si e para vtima Afaste a vtima da origem da queimadura Realize exame primrio e secundrio para avaliao e tratamento Trate traumas associados Providencie cuidados especficos para as leses isoladas (queimaduras)

Vtimas em chamas
Envolva a vitima com um lenol, tapete ou casaco, para apagar as chamas deixando-lhe o rosto descoberto para evitar a aspirao de fumaa; Oriente a vitima para rolar no cho, pois se esta for mantida em p, isto poder fora-l a respirar fumaa, e o fato de correr poder ativar as chamas; Evite o uso de extintor de incndio na vitima, pois pode provocar asfixia No jogue areia, cinzas ou outras substancias, pois so fatores desencadeantes de infeo

Queimaduras por produtos qumicos


Retire toda a roupa da regio queimada, pois deve estar impregnada da substancia que a queimou; Lave completamente a parte atingida, usando grande quantidade de gua corrente; Aplique uma gaze ou atadura esterilizada sobre a regio afetada; No use produtos para tentar neutralizar o efeito da substancia que causou o acidente.

Queimaduras por eletricidade


Interrompa imediatamente a corrente eltrica que causou o acidente; Adotar medidas de precauo padro (EPI) Os problemas mais graves produzidos por uma descarga eltrica so: parada respiratria ou crdiorrespiratria, dano ao sistema nervoso central (TRM), leses em rgos internos e traumas associados. Anlise Primria (ABCDE); Cubra as reas afetadas com gaze esterilizada e conduza a vitima ao hospital. Toda vtima de choque eltrico DEVE SER CONSIDERADA GRAVE

Conduta para queimaduras por radiao


Faa a descontaminao, tirando as roupas da vitima e lavando-lhe o corpo em gua abundante, para eliminar as partculas de radiao; Trate as queimaduras que geralmente se apresentam com 1 e 2 e conduza a vitima ao hospital.

Avaliao e Tratamento

Exame primrio e secundrio

A - Controle de Vias areas e estabilizao da Coluna cervical


- Estabilizao manual da coluna cervical - Desobstruo manual de vias areas (manobras manuais) - Aspirao de cavidade oral
Observao: atentar para sinais de queimadura de vias areas (queimaduras de face, rouquido, estridor, escarro carbonceo)

B - Respirao (Ventilao)
Verificar a ventilao (ver, ouvir e sentir) Inspecionar, palpar e auscultar o trax Suplementar Oxignio em altas concentraes vias mascara facial com reservatrio, mantendo a SPO2 > 95%

C Circulao e controle de hemorragias


Verificar pulso Procurar e conter hemorragia externa de vulto Inspecionar cor, umidade e temperatura da pele Verificar a perfuso capilar perifrica

Reposio de Volume
Acesso venosos por cateter de grosso calibre (n.14 ou 16) Formula de Parkland 4mL X % SCQ X peso (kg) 50% nas primeiras 8 horas 25% nas 8 horas seguintes 25% completando 24 horas

D Avaliao neurolgica sucinta Mtodo AVDI


A Alerta V Verbal (responde a estmulos verbais) D Dor (responde a estmulos dolorosos) I Inconsciente (no responde a estmulos)

E Exposio com controle da hipotermia


Retirar vestimentas ao redor da

queimadura com cuidado para no remover pedaos que estiverem aderidos a pele Cobrir a vtima com lenol estril ou manta trmica de alumnio

Avaliao Secundria
Exame da cabea aos ps minucioso

Imobilizar e Transportar
Posio decbito dorsal horizontal

Monitorar e Reavaliar (SSVV, Escala


de Glasgow, Escala de Trauma e AMPLA e Oximetria)

Cuidado com queimadura


Resfriar a leso com gua na temperatura ambiente ( alivio da dor) No utilizar manteiga, dentifrcios, pomadas e leos sobre a leso. No romper as bolhas. Retirar anis braceletes e outros adornos, devido a interrupo da circulao por edema. Cobrir todas as queimaduras com gaze seca e estril ou curativo para queimados Envolver a vitima em lenis limpos para reduzir a perda de calor e a contaminao bacteriana.

OBRIGADO !!!

You might also like