You are on page 1of 40

Mdulo de Metodologia Mtodo e Buscas

Prof: Regina Araujo

CONCEITO DE METODOLOGIA DA PESQUISA


Caminho do pensamento e a prtica exercida na abordagem da realidade. Metodologia inclui as concepes tericas de abordagem, conjunto de tcnicas para construo do conhecimento especfico. Pesquisa a atividade bsica da Cincia na sua indagao e construo da realidade. A pesquisa alimenta a atividade de ensino e atualiza frente realidade do mundo. Vincula pensamento e ao. Toda investigao se inicia com um problema com uma questo.

As pesquisas so classificadas de acordo com seus objetivos gerais. Existe trs grandes grupos: Pesquisas Exploratrias: Envolvem levantamento bibliogrfico, entrevistas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado. Pesquisas Descritivas: Pretende descrever com exatido os fatos e fenmenos de determinada realidade. Pesquisas Explicativas: Que mais aprofunda o conhecimento da realidade, pois explica a razo dos fatos.

Mtodos de Pesquisa
Pesquisa Quantitativa:

Mtodo que se apropria da anlise estatsticas para o tratamento dos dados.


Deve ser aplicado nas seguintes situaes: Quando exigido um estudo exploratrio; Quando necessrio um diagnstico inicial da situao; Nos estudos experimentais; Nos estudos de anlise ocupacional e anlise de desempenho e nas auditorias da qualidade do desempenho profissional e dos recursos institucionais

Mtodos de Pesquisa
Pesquisa Qualitativa:
Mtodo utilizado diante da impossibilidade de utilizar estudos estatsticos, frente a fenmenos voltados para percepo, a intuio e a subjetividade. Est direcionada para investigao dos significados das relaes humanas que envolve emoes e ou sentimentos aflorados diante das situaes vivenciadas no dia-a- dia. Trabalham com dados no quantificveis, coletam e analisam materiais pouco estruturados e narrativos

Mtodos de Pesquisa
Pesquisa Qualitativa:
Tipos de pesquisas que produz grandes quantidades de dados narrativos. O pesquisador qualitativo tem de evitar controlar a pesquisa, para que o estudo permanea no contexto naturalista.

Mtodos de Pesquisa
Pesquisa Quanti-qualitativa:
Mtodo que investigao humanas. associa anlise estatsticas dos significados das relaes

Privilegia a melhor compreenso do tema a ser estudado, facilitando a interpretao dos dados obtidos. Permite a complementao entre palavras e nmeros, as duas linguagens fundamentais da comunicao humana ( Polit e Hungler, 1995)

CONCIDERAES SOBRE TICA NA PESQUISA Os aspectos ticos devem ser considerados em todas as etapas da pesquisa ou seja, o planejamento execuo, at a divulgao. O Pesquisador tem que estar atento a natureza essencial da pesquisa, o conhecimento produzido no deve ser desonesto, falso, irreal, o processo cientfico intrinsecamente um processo tico. As normas em pesquisa surgiram para auxiliar na tomada de decises e evitar repeties erros passados.

CONCIDERAES SOBRE TICA NA PESQUISA Cabe ao pesquisador a responsabilidade de todos envolvidos no processo da pesquisa de uma forma direta ou indiretamente. O surgimento de documentos com vistas garantia dos direitos dos cidados em pesquisa veio aps a divulgao dos resultados cientficos com seres humanos em campos de concentrao durante a segunda grande guerra mundial.

LEGISLAO INTERNACIONAL: Cdigo de Nuremberg (1947) Primeiro documento internacional a regulamentar o uso de seres humanos em pesquisas mdicas. Estabeleceu a necessidade de consentimento voluntrio como responsabilidade do pesquisador e visava impedir abusos. 1948: Declarao dos Direitos do homem.

LEGISLAO INTERNACIONAL:
Declarao de Helsinque (1964)

Manteve a necessidade do consentimento e avanou no sentido de assegurar que a recusa participao no deveria interferir no relacionamento mdicopaciente.
Os interesses do indivduo devem se sobrepor aos interesses da cincia e da sociedade. As pesquisas deveriam submeter seu protocolo a uma comisso independente.

LEGISLAO INTERNACIONAL: Relatrio de Belmont (EUA, 1978) Comisso Nacional para proteo dos seres humanos sujeitos a investigao Biomdica e do Comportamento.

Identificao dos princpios ticos bsicos: Autonomia, Beneficincia e Justia

LEGISLAO BRASILEIRA Conselho Nacional de Sade (CNS) 1988. Elaborou documento resoluo n01/88 Projetos de pesquisa devem passar por uma Comisso de tica Mdica e que deveria ter um elemento no mdico nesta comisso paraanlise dos trabalhos. Em 1996 foi aprovada a resoluo 196 que contm diretizes e normas regulamentadora para as pesquisas em seres humanos

LEGISLAO BRASILEIRA Resoluo 196/96 destaca os direitos dos sujeitos e o risco da pesquisa que assegura confiabilidade, privacidade proteo da imagem, como tambm o retorno dos benefcios s comunidades, sempre que possvel. O termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) um elemento fundamental, de natureza tica e de controle social.

LEGISLAO BRASILEIRA O documento livre sem nenhuma limitao de vontade e esclarecido que no se restringe a informar, ser redigido em linguagem acessvel e elaborado pelo prprio pesquisador. A (CONEP) Comisso Nacional de tica em Pesquisa considera que o ato de elaborar, comunicar e assinar o TCLE se constitui um valioso instrumento do exerccio tico e do controle social.

PRINCPIOS TICOS QUE ORIENTAM A PESQUISA

Autonomia

princpio de autonomia obriga que os profissionais forneam o esclarecimento necessrio para que a pessoa seja capaz de tomar, voluntariamente, a deciso que desejar. liberdade refere-se necessidade de ser livre de influncias controladoras Consentimento Livre e Esclarecido dos indivduos a proteo dos vulnerveis e compreende o respeito a autonomia.

No Maleficncia

Refere-se obrigao de no se infringir,


intencionalmente, dano a algum.

Este princpio o de no maleficncia decompe

em quatro obrigaes gerais: no infringir dano, impedir que ocorram danos, eliminar danos e promover o bem.

Beneficincia

Refere-se

de outros.

a uma ao realizada em benefcio

Inclui

dois princpios: beneficncia positiva ( Apropriao de benefcios) e a utilidade ( Ponderao entre benefcios e as desvantagens. pesquisador deve interromper a pesquisa caso possa resultar em leso ou dano ao participante do estudo.

JUSTIA

Conceitos de justia levam em consideraes os termos equidade, merecimento e prerrogativa. Considera-se injusto um ato errado ou negar s pessoas um benefcio ao qual tm direito, assim, a relevncia social da pesquisa.

PUBLICAO DO TRABALHO CIENTFICO

RESPONSABILIDADE DO AUTOR

Realizar pesquisa criativa com contribuies efetiva para o avano do conhecimento.

Assegurar o bem estar e o tratamento humanitrio dos seres humanos. Animais de experimentao e a proteo/segurana dos pesquisadores.
Durante o processo de investigao, o autor no dever: Apresentar dados de outros como se fosse seu, Falsificar total ou parcialmente o relato da pesquisa, suprir ou alterar dados que estejam de acordo com o objetivo proposto.

A co-autoria deve ser dada apenas aqueles que contriburam intelectual e cientificamente na execuo do trabalho. Os autores devem participar na redao e editorao do manuscrito, receber cpia do manuscrito e concordar em compartilhar a responsabilidade pelos resultados. falta de tica submeter manuscrito contendo as mesmas pesquisas para mais de uma revista. Autor deve ter em mos permisso, por escrito, de citar informao no publicada obtida pessoalmente de outro pesquisador

ESTILO VANCOUVER

NORMAS PARA ELABORAO DE ARTIGOS CIENTFICOS: ESTILO VANCOUVER


EXEMPLOS QUE CARACTERIZAM ARTIGOS CIENTFICOS Editorial: matria de responsabilidade da Comisso Editorial da Revista, ou convidado.
Artigos Originais / Relatos de Pesquisa / Pesquisa / Artigo de Pesquisa: Investigao baseada ema dados, concluda, utilizando metodologia cientfica. Deve incluir: metodologia, resultados, discusso e concluso. Inclui-se ainda a referncia Bibliogrfica (limite15 laudas). Estudos Tericos: anlise de constructos tericos levando ao questionamentos de modelos existentes

Artigo de Reviso: Avaliao crtica, sistematizada, abrangente da literatura ou reflexo sobre um assunto de interesse para desenvolvimento da enfermagem devendo ter concluso. (Limite 10 laudas). Atualidade: Texto reflexivo ou informativo sobre assunto relevante e atual, com perspectivas de interesse para a Enfermagem e a sade. (limite 5 laudas). Relato de Experincia: descries de experincias acadmicas, assistenciais e de extenso estudo de caso contendo anlise de implicaes conceituais ou descrio de procedimentos com estratgia de interveno, para atuao do enfermeiro em diferentes reas. (limite 10 laudas).

Reflexo: Considerao terica sobre a prtica profissional. Matria de carter opinativo ou anlise de questes que possam contribuir para o aprofundamento da rea da sade e da enfermagem. (limites 05 laudas).

Ensaio: Interpretao original de tema que contribua para o aprofundamento do conhecimento. (limite 10 laudas). Resenha: reviso crticas de obras recm-publicadas ou equipamentos e materiais recm-lanados, orientando o leitor quanto s caractersticas, limitaes e emprego potencial. (limites 02 laudas).
Atualizaes: Trabalhos descritivos e interpretativos com fundamentao. (limite05 laudas).

Normas Estilo Vancouver

Na reviso de Literatura estas normas recomendam no especificar o nome dos autores, somente indicar seus nmeros ndice.
Adaptao deste estilo permite especificar os nomes dos autores, seguidos do seu nmero ndice subrescrito, observando as normas de publicao do peridico.

Normas Estilo Vancouver 1- citaes no corpo do trabalho As referncias devem estar numeradas consecutivamente na ordem que aparecem no texto. A identificao das referncias no texto deve ser feita por algarismos arbicos subrescritos. Os sobrenomes dos autores em citaes, so separados por vrgula ou e. Ex: Conforme Mauro, Clos e Vargens, os estudos relatam... Ou Os estudos relatam avaliaes sobre DST/AIDS.

Normas ABNT

Estrutura da Monografia

A estrutura da Monografia compreende elementos pr-textuais, textuais e ps-textual. Pr-textuais: capa (Obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de Rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (Obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional)

Pr-textuais: capa (Obrigatrio) Lombada (opcional) Folha de Rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (Obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira(obrigatrio) Listas de ilustraes(opcional) Lista de Tabelas (opcional)

Pr-textuais: Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos(opcional) Sumrio (obrigatrio)


Estrutura Textual: Introduo Desenvolvimento Concluso Estrutura Ps-Textuais: Referncias (obrigatrio) Glossrio(opcional) Apndice(s) (opcional) Anexo(s) (opcional) ; ndice (s) (opcional)

Capa (obrigatrio)
Deve possuir as seguintes informaes: Instituio; Nome do autor: responsvel intelectual do trabalho; Ttulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso,identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao;

Capa (obrigatrio)
Subttulo: se houver, de ser evidenciada a sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois pontos(:); Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; Ano de depsito (da entrega)

Folha de Rosto (obrigatrio)


Contm os mesmos dados da capa, acrecentando-se abaixo e direita do ttulo explicao de qualificao da natureza do trabalho e o nome do orientador.

Folha da Aprovao (obrigatrio)

Contm autor, ttulo por extenso e subttulo, se houver, local e data de aprovao, nome, assinatura e nome dos membros componentes da banca examinadora.

You might also like