You are on page 1of 73

Sistema reprodutor masculino

O sistema reprodutor masculino composto por:


Testculos (gnodas masculinas) Vias : epiddimo, canal deferente, uretra. Glndulas anexas Estruturas de suporte: Pnis e escroto

Funes do sistema reprodutor masculino:


- formao de espermatozides - produo de hormnios sexuais - liberao de gametas no aparelho reprodutor feminino

Saco escrotal
Assim como o pnis, o saco escrotal est localizado externamente ao corpo, estando posteriormente ao mesmo e sustentado pelo pbis. uma continuao da parede abdominal, dividido por um septo em dois sacos ou bolsas. No saco escrotal esto guardados os testculos.

Testculos
Glndulas mistas Espermatozide Exo canais seminferos Testosterona Endo no sangue So revestidos por duas membranas: Tnica vaginal mais externa Tnica albugnea mais interna Os testculos possuem divises chamados de lbulos testiculares que podem chegar at 250 por testculo. Cada compartimento = tbulo seminfero

Testculos
A Tnica albugnea mais interna Esta membrana envia septos para o interior dos testculos, dividindo o seu interior em vrios compartimentos ou lbulos, onde se localizam os tbulos seminferos. No feto, estas duas glndulas permanecem dentro da cavidade abdominal; entretanto, pouco antes do nascimento, tendem a migrar e a alojar-se dentro da bolsa escrotal ou escroto. Esta bolsa representada por uma prega de pele e msculos que regulam a proximidade dos testculos, em relao ao corpo do homem. Quando a temperatura do ambiente baixa, a bolsa escrotal se contrai, aproximando os testculos do corpo; quando a temperatura elevada, a bolsa relaxa, afastando os testculos do corpo. Isso ocorre devido necessidade de os testculos, para funcionarem normalmente, permanecerem a uma temperatura com aproximadamente 1C inferior do corpo masculino.

Testculos

Testculos
A parede dos tubos seminferos epitlio germinativo. Possui dois tipos de clulas : clulas de SERTOLI (auxiliam na troca de nutrientes e metablitos dos espermatcitos, espermtides e espermatozides) e as espermatognias (clulas que daro origem aos espermatozides).

Vias espermticas
todo o trajeto percorrido pelos espermatozides desde sua formao armazenamento e ejaculao. Trajeto: Tbulos seminferos, epiddimo, canal deferente e uretra.

Tbulos seminferos
So estreitos tbulos. Cada tbulo pode chegar at 60 cm de comprimento. Produo dos gametas masculinos (espermatozides). Nos tbulos encontram-se tambm CLULAS de LEYDIG, responsveis pela produo do hormnio masculino a TESTOTERONA.

Epiddimo
Tubo enovelado que se localiza na parte posterior do testculo e se estende da extremidade posterior at quase 4 cm a partir da parte terminal superior. Podem chegar a 5m se estendidos No epiddimo os espermatozides so armazenados e passam pela fase de diferenciao (criao de flagelo). Encontramos tambm clulas de Sertoli, com funo de nutrio dos espermatozides .

Canal ou ducto deferente


Cada ducto deferente uma continuao do epiddimo. O ducto parte do epiddimo entra na cavidade abdominal atravs do canal inguinal, contorna a bexiga e se liga ao ducto da vescula seminal, formando o canal ejaculador, este por sua vez se liga a uretra.

Glndulas anexas
Vesculas seminais
glndulas membranosas que se localizam posteriormente bexiga, prxima sua base e ao lado da prstata. Produzem secreo amarelada frutose, citrato, prostaglandinas e vrias protenas Constitui 70% do Smem.

Prstata um corpsculo cnico do tamanho de uma castanha, que se localiza inferiormente bexiga. Produz secreo prosttica que nutritiva para os espermatozides. Possui trs zonas distintas: - Zona central: ocupa 25% do volume da glndula. - Zona Perifrica: ocupa 70% da glndula local principal de cncer prosttico. - Zona de transio- de importncia mdica local onde se origina a maioria das hiperplasias prostticas benignas.

Glndulas de Cowper

so duas e possuem o tamanho aproximado de um ervilha, localizadas inferiormente prstata de cada lado da uretra. Tm como funo produzir uma secreo mucosa lubrificante anterior a ejaculao, que tambm faz parte do smen.

Pnis
rgo masculino da cpula, uma estrutura flcida, quando no estimulada. ligado s paredes anterior e lateral do arco pubiano. composto de trs colunas longitudinais -duas de corpos cavernosos e um esponjoso - de tecido ertil (capaz de aumentar de tamanho quando repleto de sangue).

A estimulao sexual parassimptica dilata as artrias que suprem o pnis e uma grande quantidade de sangue sob presso entra nos espaos cavernosos do tecido ertil.

Gametognese
Espermatognese

Espermatognse

Conceito: Processo que abrange a formao, nas


gnodas masculinas (testculos), dos gametas masculinos

Espermatognse
Espermatozides so formados e lanados no espao dos tubos

Tubos Seminferos

Epiddimo

Testculo Clulas em diviso (mitose x meiose)

Espermatognse

Tubulos Seminferos

Clulas em Meiose

Espermatozides liberados no espao dos tubulos

Espermatcito secundrio

Espermatognias

Espermatozides

Espermatcito primrio Espermatides

Etapas

Perodo Germinativo

Perodo de Crescimento

Perodo de Maturao
Perodo Diferenciao

Espermiognese
o processo pelo qual as espermtides so convertidas em espermatozides. As principais organelas envolvidas neste processo so o ncleo, o aparelho de Golgi e os centrolos.

Espermatognse
Pequenos grnulos aparecem nas vesculas do aparelho de Golgi. Essas vesculas modificam-se para formar uma vescula acrossmica. O acrossomo resulta destas vesculas. A vescula aumenta e se estende para a periferia para formar o capuz ceflico. O ncleo se torna denso e comea a se alongar.

Neste momento os centrolos e o flagelo em desenvolvimento migram para a membrana nuclear e forma-se uma lmina caudal. Um anel pequeno se forma em volta do centrolo prximo a lmina caudal e as mitocndrias migram em direo oposta ao acrossomo e colocam-se de forma helicoidal em torno do centrolo e do anel. Essa estrutura a pea intermediria.

Sistema reprodutor feminino

Sistema reprodutor feminino composto por:


Ovrios Trompas tero Vagina Vulva

Ovrios
rgos pares, medindo aproximadamente 4 cm. Produz gametas e hormnios. Anatomicamente apresenta duas regies: uma externa (Crtex) e outra interna (Medula).
So as Gnadas femininas que correspondem a duas glndulas mistas Produo de vulos - exo Secreo de hormnios - endo estrgeno progesterona

Ovrios
Aos 3 meses de vida intra-uterina, as ovognias existentes nos ovrios, comeam a crescer e se diferenciar em ovcitos primrios, cessando suas mistoses em torno do quinto ms de vida pr-natal. Aos 7 meses todos os ovcitos primrios do feto encontram-se rodeados por um conjunto de clulas, formando um folculo primrio. Na puberdade cada ovcito primrio reinicia a sua primeira diviso meitica, originando 2 clulas: ovcito secundrio (maior e com mais citoplasma) e o primeiro corpsculo polar (menor e praticamente sem citoplasma).

Tubas uterinas ou tubas de Falpio


Funo de direcionar o vulo para o tero Apresenta trs partes distintas em cada uma das trompas: Intramural proximal ao tero stmica mediana Infundibular distal ao tero A parede da tuba uterina composta de trs camadas: Uma mucosa que contm dois tipos de clulas: secretoras e ciliadas Uma camada de msculo liso Uma serosa.

tero
O tero um rgo muscular piriforme (em forma de pra) de paredes espessas, suspenso na parte anterior da cavidade plvica acima da bexiga e em frente ao reto. Em estado normal mede 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura. Divide-se em: fundo, corpo e crvix ou colo uterino. Parede do tero: relativamente espessa e formada de trs camadas: - PERIMTRIO : mais externa tecido conjuntivo serosa - MIOMTRIO: msculo liso mdia - ENDOMTRIO: mais interna, a mucosa uterina.

Crvix Uterina:
Poro cilndrica, mais baixa do tero. Histologicamente difere do resto do tero. No sofrem mudanas durante o ciclo menstrual Contm glndulas mucosas cervicais: Na poca da ovulao: as secrees so mais fluidasfacilitam a penetrao do esperma no tero. Na fase luteal ou na gravidez: as secrees ficam viscosas dificultando a passagem do esperma e de microrganismos para o interior do tero. Teste de Papanicolaou: previne o cncer de colo de tero.

Vagina
A vagina um canal tubular de 10 a 15 cm de comprimento. A parede da vagina consiste em um revestimento membranoso interno e de uma camada muscular capaz de contrao e enorme dilatao.

Na vagina encontramos
Grandes e pequenos lbios Meato urinrio Glndulas de Bartholin Clitris Hmen

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Gametognese
Ovognese

Ovognese
Conceito: Processo que abrange a formao, nas gnodas femininas (ovrios), dos gametas femininos. Inicia-se ainda no perodo pr-natal e

termina depois do fim da maturao sexual( puberdade).


Tubas uterinas Ovidutos

Ovrio Ovrio
Ligamento dos ovrios

tero

Colo do tero

Vagina

Aparelho reprodutor feminino

Etapas
Cl. Germinativa Ovognias Ovognias
2 n Ovcito I
Meiose I

Mitose

2 n

2 nMitose
2 n

2 n

Perodo de multiplicao Ocorre no perodo embrionrio at o nascimento.(100mil folculos)

2 2 Crescimento sem diviso celular n n 2 n n


Meiose II

Perodo de Crescimento Crescem por acmulo de subst. de reserva. interrompido no parto( prfase I da meiose), reinicia na puberdade.

Ovcito II Metfas e II (OVUL AO)

Perodo de Maturao Ocorre na puberdade onde dos 5 a 12 ovcitos I so estimulados por ms, mas apenas um chega a sofrer diviso

vul

n
Glbulos polares

Ovognese

Ovognia

46

Ovcito primrio

2 x 46
1 glbulos polares

1 diviso meitica
Ovcito secundrio

23

2 diviso meitica
vulo

23

2 glbulos polares

Se degeneram

Ovognese
No momento em que formado o ovcito primrio a partir da ovognia, ele envolvido por uma camada de clulas foliculares, que tem forma achatada.

Ovcito primrio

Clulas foliculares

As clulas foliculares, so,as responsveis por eliminar o ovcito, que ocorre mais ou menos na metade do ciclo ovariano.

Ovognese
Na puberdade, a cada perodo reprodutivo, vrios ovcitos reiniciam a diviso meitica, porm apenas um vai ser eliminado a cada ms na ovulao
Ovcito primrio

Clulas foliculares

Ncleo do ovcito primrio (em prfase I)

Ovognese
O ovcito I transforma-se ovcito II
Ovcito

A proliferao dos folculos ocorre principalmente pelo FSH.(Hormnio Folculo Estimulante)

O folculo aumenta de tamanho e, devido ao crescimento desigual das clulas foliculares, assume uma forma oval.

Imagens

vulo

vulo rodeado de espermatozide

Espermatozide tentando penetrar

Zigoto

Diferenas
1. A espermatognese um processo contnuo, enquanto a ovognese est relacionada ao ciclo reprodutivo da mulher; 2. Na espermatognese, cada espermatognia produz 4 espermatozides. Na ovognese, cada ovognia d origem a apenas um ovcito e clulas inviveis denominadas corpsculos polares;

3. A produo de gametas masculinos um processo que se continua at a velhice, enquanto que a produo de gametas femininos cessa com a menopausa;

4. O espermatozide uma clula pequena e mvel, enquanto que o ovcito uma clula grande e sem mobilidade;

5. Quanto constituio cromossmica, existem dois tipo de espermatozides: 23,X ou 23,Y. A mulher s produz um tipo de gameta quanto constituio cromossmica: 23,X.

Ciclo menstrual

Ciclo ovariano e menstrual

CICLO MENSTRUAL
1 dia do ciclo 1 dia da menstruao. Ovulao ocorre sempre por volta do 14 dia antes da prxima menstruao dia da menstruao (n) 14 = dia da ovulao.
Perodo frtil geralmente entre 7 e 9 dias no ms 3 a 4 dias antes da ovulao + ovulao + 3 a 4 dias aps a ovulao viabilidade dos gametas.

CICLO MENSTRUAL
Ex.: Uma mulher com ciclo regular de 28 dias, menstruou no dia 22 de setembro. Qual a data provvel da prxima ovulao e do prximo perodo frtil? Considere o perodo frtil como sendo de 9 dias.
22 23 [01 02 24 03 25 04 26 05 27 06 28 07 29 08 30 09]

10 11

12

13

14

15

16

17

18

19

Hipotlamo

()

Hormnio Liberador da gonadotrofina () FSH Ovrios Inibina Hipfise anterior LH

()

Estrognios
Desenvolv. Do vulo Deposio de gordura das coxas e ndegas Desenvolv.das mamas

Ciclo ovriano

Estrognio
Incluem o estradiol, a estrona e o estriol O Estradiol o Principal em Mulheres no grvidas, sintetizado a partir do colesterol. Os estrognios diminuem o nvel de colesterol no sangue.

O estradiol diminui o uso de glicognio e aumenta o de lipdios para acarretar um aumento do desempenho.

Progesterona
Prepara o endomtrio para implantao do embrio.

As glndulas mamrias para secreo do leite.


Altos nveis de progesterona inibem a secreo do GnRH e LH.

HORMNIOS FEMININOS
HIPOTLAMO Fatores liberadores de gonadotrofinas PUBERDADE

ADENOHIPFISE Liberao de gonadotrofinas

FSH

LH

Estimula o desenvolvimento dos folculos ovarianos

Estimula a ovulao

VARIAES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

Hipfi se

ovrio

ovulao

Fase menstrual

VARIAES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

Hipfi se

ovrio

ovulao

Fase menstrual

Fase folicular

VARIAES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

Hipfi se

ovrio

ovulao

Fase menstrual

Fase folicular

VARIAES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

Hipfi se

ovrio

Ovulao

Fase menstrual

Fase folicular

VARIAES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

Hipfi se

ovrio

Ovulao

Fase menstrual

Fase lutenica

VARIAES HORMONAIS NO CICLO OVARIANO

Hipfi se

ovrio

T basal do corpo ovulao

Fase menstrual

Fase lutenica

Amenorria
Pode ser causada: Desequilbrio hormonal Obesidade

Perda excessiva de peso


Nvel de gordura corporal muito baixo Treinamento atltico rigoroso.

O estrognio provavelmente responsvel por parte da diferena entre o desempenho feminino e o masculino.

O estrognio aumenta a deposio de gordura, especialmente, seios, quadris e tecido subcutneo.

O estrognio na puberdade faz com que a mulher cresa mais rapidamente que o homem da mesma idade. A mulher atinge a estatura mxima com 15 a 17 anos, o homem continua crescendo at os 19 e 21 anos.

HORMNIOS DA GRAVIDEZ
1- Gonadotrofina corinica humana (HCG): hormnio glicoproteco, secretado pelas clulas do trofoblasto aps nidao mantm o corpo lteo manuteno das taxas de progesterona e estrognio manuteno da gravidez, inibio da menstruao e ausncia de nova ovulao.

HCG
Concede imunossupresso mulher no rejeio do embrio. Tem atividade tireotrfica. Estimula a produo de testosterona pelas clulas de Leydig do testculo fetal diferenciao sexual do feto do sexo masculino. Por volta da 15 semana de gestao, com a placenta j formada e madura produzindo estrgeno e progesterona, ocorre declnio acentuado na concentrao de HCG e involuo do corpo lteo.

You might also like