You are on page 1of 14

Psicologia Organizacional e do Trabalho

O papel do gestor de pessoas

O contexto do trabalho
(...) a vida de cada um afetada por caractersticas, eventos e processos que acontecem, caracterizam e transformam o mundo do trabalho e as organizaes humanas voltadas para produzir bens e servios socialmente demandadas (Zanelli, 2004)

O contexto do trabalho
O trabalho uma prtica transformadora da realidade que viabiliza a sobrevivncia e a realizao do ser humano. Por meio do ato e do produto de seu trabalho o ser humano percebe sua vida como um projeto, materializa e expressa sua dependncia e poder sobre a natureza, produzindo recursos materiais, culturais e institucionais que constituem seu ambiente, e desenvolve seu padro de qualidade de vida.

O contexto do trabalho
Do ponto de vista emprico, o trabalho consiste na aplicao de conhecimentos e habilidades ao desenho de processos de produo dentro de uma sintaxe constituda pro condies econmicas, tecnolgicas, sociais, culturais e polticas. Essa aplicao de recursos pessoais balizada por valores, relaes de poder, significados e conhecimentos que constituem a base de sua institucionalizao. (...) o trabalho no apenas uma transformao da matria, mas tambm da vida psquica, econmica, social, cultural e poltica.

O contexto do trabalho
A institucionalizao do trabalho produz impacto no ser humano, sendo frequentemente uma fonte de srios problemas para as pessoas e para a sociedade. Um dos mais significativos desafios do trabalhador o enfrentamento rotineiro das descontinuidades que o obrigam a um contnuo ajustamento, para o qual lhe falta sensibilidade e apoio institucional.

O papel do gestor de pessoas


Agregar pessoas (recrutamento e seleo de pessoas); Aplicar pessoas (desenho organizacional e desenho de cargos, anlise e descrio de cargos, orientao das pessoas e avaliao de desempenho); Recompensar pessoas (recompensas, remunerao e benefcios e servios sociais); Desenvolver pessoas (treinamento e desenvolvimento das pessoas, programas de mudanas e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicao); Manter pessoas (higiene, segurana, qualidade de vida e manuteno de relaes sindicais); Monitorar pessoas (banco de dados e sistemas de informaes gerenciais).

O papel do psiclogo organizacional e do trabalho


Atua individualmente ou em equipe multiprofissional, onde quer que se dem as relaes de trabalho nas organizaes sociais formais ou informais, visando a aplicao do conhecimento da Psicologia para a compreenso, interveno e desenvolvimento das relaes e dos processos intra e interpessoais, intra e intergrupais e suas articulaes com as dimenses poltica, econmica, social e cultural.

Entender o fenmeno psicolgico nas organizaes envolve diferentes nveis de interveno...


Tcnico o profissional se responsabiliza por intervir em processos a partir de instrumentos e procedimentos conhecidos e ou disponveis. Estratgico inclui a possibilidade de o profissional participar da formulao de estratgias que incorporam aquela atividade especfica. O terceiro nvel, indica a possibilidade de interveno no plano da formulao de polticas globais para a organizao que se desdobram em aes estratgicas e tcnicas congruentes.

Psicologia organizacional e do trabalho: uma viso geral da rea de conhecimento e do campo de interveno
Inclui larga abrangncia, uma vez que busca compreender o comportamento das pessoas que trabalham, tanto em seus determinantes e suas consequncias, como nas possibilidades da construo produtiva das aes de trabalho, com preservao mxima da natureza, da qualidade de vida e do bem-estar humano.

Psicologia Organizacional e do Trabalho Tarefa central ou Misso


Explorar, analisar e compreender como interagem as mltiplas dimenses que caracterizam a vida das pessoas, dos grupos e das organizaes, em um mundo crescentemente complexo e em transformao. Tem a finalidade de construir estratgias e procedimentos que possam promover, preservar e restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.

Comportamento

Trabalho

Organizao

Comportamento - Fazer Humano no ambiente de trabalho


Psicologia do Trabalho Mercado de trabalho Anlise de trabalho (cargos) Desemprego Desempenho/fatores Sade/estresse no trabalho Gesto de Pessoas Recrutamento, seleo Educao e treinamento Avaliao de desempenho Planos de Carreira Desenvolvimento gerencial

Trabalho

Organizaes Psicologia Organizacional

Atitudes, percepes e emoes Motivao, satisfao Liderana, processos decisrios Gesto, poder e conflito Cultura Organizacional Processos de Mudanas

mbitos de anlise Individual

Grupal
Organizacional Ambiental

Principais contribuies da Psicologia e de disciplinas paralelas nos estudos das organizaes


reas ou subreas Psicologia geral Psicologia social Principais contribuies Aprendizagem, motivao, personalidade, percepo, emoes, tomada de deciso individual, mensurao de atitudes, estresse. Mudana comportamental, mudana de atitude, liderana, comunicao, processos grupais, tomada de deciso em grupo, cognio social. Dinmica de grupo, equipes de trabalho, comunicao, comportamento intergrupal. Poder, poltica, conflito. Dinmica do mundo do trabalho. Emprego e desemprego. Processo de trabalho. Organizao do trabalho. Qualificao e desqualificao da fora de trabalho. Teoria das organizaes, tecnologia organizacional, mudana organizacional, cultura organizacional. Ambiente organizacional. Estratgias organizacionais. Dinmica produtiva. Impactos de novas tecnologias. Produtividade. Emprego e desemprego. Polticas macroeconmicas. Qualificao para o trabalho. Aprendizagem em contexto de trabalho. Tecnologias instrucionais.

Sociologia

Administrao

Economia Educao

Referncias
ZANELLI, J. C. (org). Psicologia, Organizaes e trabalho no Brasil. 1. ed.. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

You might also like