You are on page 1of 37

A SIMPLICIDADE DO MAPA DE RISCOS

Curso de CIPA

Gesto 2006/2007

Mapa e Mapeamento de Riscos Ambientais


Alcenir Mozart Nunes
Tcnico de Segurana do Trabalho

Histrico
O MAPEAMENTO DE RISCO no Brasil, surgiu atravs da portaria n 05 de 20/08/92, modificada - pelas portarias n 25 de 29/12/94 e portaria 08 de 23/02/99, tornando obrigatria a elaborao de MAPAS DE RISCO pelas CIPAs desde ento.
NR 05 Item 5.16 Atribuies: a) Identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participao do maior nmero de trabalhadores

Histrico CIPA
1921 - primeira CIPA foi formada no Brasil (LIGHTRJ). 1945 - regulamentao da CIPA. 1964 participao cada vez maior do sindicato dos trabalhadores e instituto nacional de sade. 1985 - Fundacentro MG desenvolve curso de CIPA com introduo do mapa de riscos atravs de modelo operrio italiano de 1972.

Definies
Mapa de riscos:

Representao grfica do mapeamento de - riscos ambientais

Definies
Mapeamento de Riscos ambientais:
O MAPEAMENTO DE RISCO um

levantamento dos locais de trabalho apontando os riscos que so sentidos e observados pelos prprios trabalhadores de acordo com a sua sensibilidade.

Riscos Ambientais:
A norma considera como riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos , alm de riscos ergonmicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos sade dos trabalhadores.

Riscos Ambientais

Riscos fsicos:
Rudo, Vibraes, radiao ionizante (raio-x, alfa , gama) radiao no-ionizante (radiao do sol, radiao de - solda), temperaturas extremas (frio / calor), presses anormais e umidade.

Riscos Fsicos

RUDO
O rudo definido como um som indesejvel, produto das atividades dirias da comunidade. O som representa as - vibraes mecnicas da matria atravs do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.

Riscos Fsicos

VIBRAO
qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando no segue um padro determinado

Riscos Fsicos

RADIAO IONIZANTE
So emisses de energia em diversos nveis, desde a fixa do visvel, passando pelo ultra-violeta, raio-X, raio gama e partculas alfa e beta, capazes de contato com eltrons de um tomo, retirando-as, provocando a ionizao dos mesmos.

Saiba Mais !
Radiao Ionizante: partcula ou onda eletromagntica que ao interagir com a matria, ioniza direta - ou indiretamente seus tomos ou molculas

Saiba Mais !
A ionizao ocorre quando existe um desequilbrio eletrnico dentro do tomo. Esse - desequilbrio originado quando o n. de prtons (+) se torna diferente do nmero de eltrons (-), transformando tomos em ons. (danos fisiolgicos)

Riscos fsicos

Radiao No-Ionizante
Ao contrrio da anterior, no tem poder de ionizao. Apenas podem ativar todo - o conjunto de tomos que recebem esta carga de energia. So classificadas pelo comprimento de onda de nanmetros a quilmetros.

Saiba Mais! Radiao No-Ionizante


Conforme a sua freqncia podem ser apenas refletidas, absorvidas sem conseqncias, a medida que aumentam fazem contraes cardacas, debilitao do sistema nervoso - central e como efeitos agudos causam catarata ou at mesmo a morte. Fator determinante o tempo de exposio.

Riscos Fsicos

Temperaturas extremas

FRIO CALOR

Riscos fsicos

Presses Anormais
Hipobrica: quando o homem est sujeito a presses menores que a presso atmosfrica. Estas situaes ocorrem a elevadas altitudes. (coceira na pele, dores musculares, vmitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tmpano) - Hiperbrica: quando o homem fica sujeito a presses maiores que a atmosfrica. (mergulho e uso de ar comprimido).

Riscos fsicos

Umidade
Faixa de conforto a que corresponde temperatura de 22 a 26 C e umidade relativa do ar entre 45 e 50 %.

Riscos Ambientais

Riscos Qumicos
Riscos qumicos so: poeiras, fumos, nvoas, neblinas, gases, vapores , etc.

Riscos Qumicos
Aerosis:podem ser encontrados na forma de gases e vapores, ou na forma de partculas. As partculas quando dispersas na atmosfera possuem estabilidade de suspenso e - dividem-se em:
Poeiras Fumos Nvoas Neblinas

Poeiras
Aerosis slidos formados por desagregao mecnica de corpos slidos. As partculas geradas tem em geral dimetros maiores que um mcron
-

Poeiras minerais Poeiras de madeira Poeira em geral

Fumos
Aerosis slidos formados por condensao de vapores, geralmente metlicos. As partculas geradas tem em geral - dimetros maiores que um mcron
Fumos de solda

Nvoas
Aerosis constitudos por partculas lquidas, independente da natureza e do dimetro das partculas, formadas por desagregao mecnica de corpos lquidos.
Nvoa de tinta

Neblina

Aerosis lquidos, formados por condensao de vapores.

Vapores
So substncias que se
encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alterao no seu estado normal e temperatura ambiente.

Gases

No possuem formas e volumes prprios e tendem a se expandir indefinidamente. temperatura ordinria, mesmo sujeitos presso fortes, no podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado lquido. GLP, oxignio

Riscos ambientais

Riscos biolgicos
Microorganismos indesejveis: bactrias (antraz), fungos (parasitas), protozorios, bacilos (bacilo de Kock)

Riscos ambientais

Riscos ergonmicos
Local de trabalho inadequado (antiergonmico), levantamento e transporte de pesos sem meios auxiliares corretos, postura inadequada.

Riscos ambientais

Riscos de acidentes
Variados (falta de iluminao, probabilidade de incndio, exploso, piso escorregadio, armazenamento, arranjo fsico e ferramenta inadequados, mquina defeituosa, mordida de cobra, aranha, escorpio).

Mapeamento dos riscos ambientais

Por Que Fazer ?


Estes

riscos podem prejudicar o bom andamento da seo, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta.

Dificuldade ?
A maior dificuldade das empresas no mapeamento dos riscos ambientais, est na falta de capacidade, informao e subsdios tcnicos para identificar, avaliar e controlar os riscos existentes dentro de seus processo produtivos.
Os MAPAS DE RISCO, devem ser refeitos a cada gesto da CIPA.

Benefcios

Para a empresa:
Facilita a administrao da preveno de acidentes e de doenas do trabalho;
Ganho da qualidade e produtividade; Aumento de lucros diretamente;
Informa os riscos aos quais o trabalhador est expostos, cumprindo assim dispositivos legais.

Benefcios

Para os trabalhadores
Propicia o conhecimento dos riscos que podem estar sujeitos os colaboradores; Fornece dados importantes relativos a sua sade; Conscientiza quanto ao uso dos EPIs.

Informaes ?
Os MAPAS DE RISCO contm, ainda informaes como o nmero de trabalhadores expostos ao risco e especificao do agente.
(Ex.Local laboratrio: qumico - cido clordrico - 5 colaboradores).

Representao grfica do MAPA DE RISCOS


O mapa de riscos representado graficamente, atravs de crculos de cores (conforme tabela anexa) e tamanhos proporcionalmente diferentes (riscos pequeno mdio e grande), sobre o Lay-Out da empresa e deve ficar afixado em local visvel a todos os trabalhadores.

Representao grfica do MAPA DE RISCOS


O mapa de riscos representado graficamente, atravs de crculos de cores (conforme tabela anexa) e tamanhos proporcionalmente diferentes (riscos pequeno mdio e grande), sobre o Lay-Out da empresa e deve ficar afixado em local visvel a todos os trabalhadores.

CORES USADAS NO MAPA DE RISCOS


Nome e logotipo da empresa MAPA DE RISCOS CIPA Gesto 2006/2007 Nome do Setor.

LEGENDA:
CORES
INDICA RISCOS FSICOS

TAMANHO DOS CIRCULOS


INDICA RISCO PEQUENO

INDICA RISCOS QUMICOS INDICA RISCOS BIOLGICOS

INDICA RISCO MDIO

INDICA RISCOS ERGONMICOS

INDICA RISCO GRANDE


INDICA RISCOS DE ACIDENTES

Os nmeros dentro dos crculos indicam quantos funcionrios esto expostos ao risco.

Saiba Mais !
DE ACORDO COM A LEGISLAO EM VIGOR, - portaria n 26, de 06 de maio de 1998, A FALTA DO MAPA DE RISCO OCASIONA MULTAS PESADAS, POR EXEMPLO:
Uma empresa com 01 a 250 empregados pode pagar uma multa variando de 630 a 1.241 ufir. Uma empresa com 250 a 500 empregados pode pagar uma multa entre de 1.242 a 1.374 ufir. Uma empresa com 501 a 1.000 empregados pode pagar uma multa entre 1.375. A 1.646 ufir

You might also like