You are on page 1of 78

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL

A BOA LEGISLAO BROTA E SE DESENVOLVE DO SEIO DA SOCIEDADE

CONSTITUIO FEDERAL/88
O caput do artigo 225, pertencente ao ttulo III, Captulo VI - Do Meio Ambiente, dispe que:
Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as futuras geraes.

LEGISLAO AMBIENTAL BRASILEIRA


Hierarquia entre as leis:

Constituio Leis Decretos Portarias/Resolues


NA AUSNCIA DE LEI AMBIENTAL ESPECFICA, NORMAS TCNICAS PODEM SUPRIR A LACUNA.

NORMAS JURDICAS

LEI: Preceito que deriva do poder legislativo

DECRETO: Determinao escrita emanada do chefe do estado, governo ou de outra autoridade superior. Ordenao com fora de lei e no feita no parlamento
RESOLUO: Ato ou efeito de resolver. Deliberao, deciso PORTARIA: Diploma ou julgamento oficial assinado por um ministro, em nome do chefe de estado.
5

LEI DO MEIO AMBIENTE


Lei no 6938, de 31 de agosto de 1981:
Estabelece a POLTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA; Constitui o SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE SISNAMA;

Decreto no 88.351, de 01 de junho de 1983. Revogado pelo Decreto n 99.274/90.


Regulamenta a Lei no 6938/81.

PENALIDADES - Lei 9605/98


Multa simples ou diria Pena de recluso (trs meses a 5 anos) Pena restritiva de direitos: Prestao de servios comunidade Interdio temporria de direitos Suspenso parcial ou total de atividades Prestao pecuniria Recolhimento domiciliar

CONDIES ATENUANTES
Baixo grau de instruo ou escolaridade Arrependimento do infrator, manifestado pela reparao ou limitao do dano Comunicao prvia do perigo iminente de degradao ambiental Colaborao com os agentes da vigilncia e do controle ambiental

CONDIES AGRAVANTES
Reincidncia nos crimes ambientais Ter o agente cometido a infrao: para obter vantagem coagindo outrem para execuo da infrao afetando ou expondo a perigo, de maneira grave, a sade pblica ou o meio ambiente em domingos ou feriados; noite; atingindo UC ou reas urbanas...

CRIMES CONTRA O MEIO AMBIENTE (infraes)


Contribuir para a degradao dos corpos dgua (queda na classificao oficial) Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais Provocar incndios em matas ou florestas Pichar edificao ou monumento urbano Dificultar a fiscalizao do Poder Pblico...

A LEGISLAO AMBIENTAL pode ser vista por temas:


gua - Cdigo das guas/1934, Res. CONAMA 357/05, 396/08, Lei de Rec. Hdricos/1997
Rudo - Resolues CONAMA 001/90, 002/90, 001/93, 002/93, 020/94 e 017/95 Crimes Ambientais - Lei de Crimes Amb./ 98 Atividade Nuclear - Competncia exclusiva da Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN)

A LEGISLAO AMBIENTAL pode ser vista por temas:


Agrotxicos -Lei dos Agrotxicos/1989 e Res. CONAMA 013/84 e 005/85
Fauna - Cdigo de Caa e de Pesca, ambos de 1967 e Portarias do IBAMA Minerao - Cdigo de Minerao/1967 e Res. CONAMA 008/88, 009/90, 010/90 e 023/94

A LEGISLAO AMBIENTAL pode ser vista por temas:


Solo - Estatuto da Terra/1964, Plano Diretor do Municpio (solo urbano) Ar - Res. CONAMA 018/86 (PROCONVE), 005/89 e 003/90 (PRONAR)

Flora - Cdigo Florestal/1965 e Portarias do IBAMA

SISNAM A
CONSELHO DE GOVERNO rgo Superior CONAMA rgo Consultivo e Deliberativo MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE rgo Central

SUDEMA COPAM SMMA

IBAMA rgo Executor


ENTIDADES ESTADUAIS rgos Seccionais

Cada rgo tem sua funo, como parte da estrutura geral!

ENTIDADES MUNICIPAIS rgos Locais


14

Composio CONAMA (106)


Governo

Federal: 37 membros Governos Estaduais: 27 Governos Municipais: 8 Rep. Sociedade Civil: 21 Rep. Setor Empresarial: 8 Membro honorrio: 1 Convidados: 3 (sem direito a voto) Presidente (Ministro) e Sec. Executivo

INSTRUMENTOS DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE


Ao Civil / Pblica Audincia Pblica Licenciamento Ambiental EIA/RIMA

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL

Aprofundando um pouco...

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL


LEGISLAO NACIONAL Didaticamente podemos dividir o estudo do Direito em duas grandes reas: o pblico e o privado.
No

primeiro tratamos de uma gama de direitos comuns aos cidados enquanto o outro trata dos direitos particulares do cidado. No direito privado a propriedade o principal instituto. No direito pblico o principal o bem estar comum.

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL


O Direito Ambiental - Cracteriza-se por pertencer a uma pluralidade de sujeitos no identificveis, mas que pode ser exercido a qualquer tempo.

Acima de qualquer interesse est o da sociedade. o denominado Direito Difuso.

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL


O Direito existe pelo homem e para o homem. Desta forma, todo o disciplinamento intentado pelo legislador no mbito de resguardar recursos naturais, vivos ou no, deve ser feito, atravs da lente da equidade social.

ASPECTOS DO DIREITO AMBIENTAL


Meio ambiente propriamente dito, isto , dos recursos naturais existentes (ar, gua, flora, fauna, etc). O ambiente criado pelo homem, isto , o ambiente eminentemente humano tais como praas, ruas, edifcios, obras, etc.
O ambiente do trabalho, onde aspectos relacionados como iluminao, ventilao, rudos, temperatura, dentre outros so importantes.

DIREITO AMBIENTAL CONCEITUAO

Conjunto de princpios, institutos e normas sistematizadas para disciplinar o comportamento humano, objetivando proteger o meio ambiente.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Princpios norteadores da aplicao da legislao ambiental :
a) Princpio da Preveno ou Precauo: Este o maior e mais importante ordenamento jurdico ambiental, considerando que a preveno o grande objetivo de todas as normas ambientais, uma vez que, desequilibrado o meio ambiente a reparao na maior parte das vezes uma tarefa difcil e dispendiosa.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
Os instrumentos da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Licenciamento, EIA, zoneamento) esto fundados no Princpio da Precao. b) Princpio da Cooperao: Significa dizer que todos, o Estado e a Sociedade, atravs de seus organismos, devem colaborar para a implementao da legislao ambiental, pois no s papel do governo ou das autoridades, mas de cada um e de todos ns.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
c)Princpio da Publicidade e da Participao Popular: Importa afirmar que no se admite segredos em questes ambientais, pois afetam a vida de todos. Tudo deve ser feito, principalmente pelo Poder Pblico, com a maior transparncia possvel, e de modo a permitir a participao na discusso dos projetos e problemas dos cidados de um modo geral.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
d) Princpio do Poluidor-pagador: Apesar de um princpio lgico, pois quem estraga deve consertar, infelizmente ainda no bem aceito na prtica, ficando para o Estado esta obrigao de recuperar e para a sociedade o prejuzo, e para o mal empreendedor somente o lucro.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS
e) Princpio In dbio pro natura: uma regra fundamental da legislao ambiental, que leva para a preponderncia do interesse maior da sociedade em detrimento do interesse individual e menor do empreendedor ou de um dado projeto.

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL

A Constituio de um pas a sua Lei Maior. O Direito Ambiental que integra o Sistema Jurdico Nacional se apia na Carta Magna. O Legislador Constituinte de 1988 dedicou especial ateno ao tema, reservando um captulo da constituio, para tratar do meio ambiente.

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL


O Captulo VI do Ttulo VIII, no art. 225, cuja transcrio obrigatria diz: Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes.

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL

O sentido da qualidade de vida amplo e abrange todos os aspectos da vida humana, tais como transporte coletivo, segurana pblica, comunicaes, hospitalais, lazer, habitao, enfim, tudo o que possa conduzir a um nvel de bem estar do cidado.

MEIO AMBIENTE NA CONSTITUIO FEDERAL


A responsabilidade pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado no est restrita ao Poder Pblico constitudo (seja Federal, Estadual ou Municipal). O termo preservar para geraes futuras est associado ao desenvolvimento sustentvel.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


1 / 1

(preservar e restaurar processos ecolgicos) Trata do manejo ecolgico, que est regulado no Decreto n 1.282/94. Procedimento para conservar os recursos naturais, conservar a estrutura da floresta e suas funes, manuteno da diversidade biolgica e desenvolvimento scio ecolgico.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


1 / 2(preservar patrimnio gentico)

1) a preservao realizada por qualquer uma das trs maneiras possveis: in situ, preservando-se o ecossistema no qual se encontra seu meio natural; ex situ, preservandose parte do organismo, como sementes, smen, outros, e; ex situ preservando-se o organismo inteiro em ambientes artificiais em zoolgicos, jardim botnico, aqurio, outros.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


1 / 2(preservar patrimniogentico)

2) permitida a manipulao de material gentico, desde que desta manipulao resulte um aprimoramento na qualidade de vida. A lei que trata deste assunto a de n 8.974/95.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA l / 3(Unidades de Conservao) No inciso terceiro encontramos referncia s unidades de conservao tais como: APA, ARIE, AIET, reserva, parques, dentre outras. Cada uma destas unidades tem um regime prprio com limitaes de uso, zoneamento, objetivo e caractersticas prprias.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA 1 / 4(Elaborar EIA/RIMA)


A necessidade de elaborao do EIA/RIMA. A lei que disciplina este inciso a de n 6.803/80, modificada pela Lei n 6.938/81 e Resoluo 001/86 do CONAMA que lhe fixou suas diretrizes gerais.
O Estudo realizado por equipe multidisciplinar e apresentado em audincia pblica para aprovao popular via RIMA.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA l / 5(Poluio do Meio Fsico) O inciso quinto abrange tanto a poluio do ar (pelas suas mais diversas formas), quanto a da gua (rios e mar principalmente) e do solo (atravs dos agrotxicos e biocidas por exemplo). Existe farta legislao para controlar emisses, bem como multas, penas, etc.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA l / 6(Educao Ambiental) A educao ambiental est prevista no inciso sexto, deve ter como principais caractersticas interdisciplinaridade, tratamento sistmico, mudana filosfica de comportamento (atitude), pesquisa e a discusso do desenvolvimento sustentvel em termos econmicos..

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA l / 7(Proteo a Fauna e Flora) A proteo fauna e flora, do inciso stimo, realizada atravs de legislao tais como: Cdigo de Pesca, da Caa e Florestal. Alm de muitos dispositivos dispersos nos Cdigos Civil e Penal, alm da Lei das Contravenes Penais e em Resolues e Portarias Administrativas com cunho federal. Em 1998 foi sancionada a Lei n 9.605 que trata dos Crimes Ambientais.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA 2(Recursos Minerais)

O Cdigo de Minas regulamenta o disposto no pargrafo segundo que versa sobre os recursos

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA 3 ( Responsabilidade Objetiva )


As pessoas fsicas e jurdicas tm responsabilidades civil, penal e administrativa nas aes lesivas ao meio ambiente. Refere-se responsabilidade objetiva, isto , no necessria a prova de dolo ou culpa. Basta que se prove o dano. A responsabilidade pode ser cumulativa, isto , o causador do dano pode receber sanes penal, civil e administrativa.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA


4 (Florestas)

O pargrafo quarto trata da Floresta Amaznica Brasileira, da Mata Atlntica, da Serra do Mar, do Pantanal Mato-grossense e da Zona Costeira.

PARGRAFOS E INCISOS DO ART. 225 DA CARTA MAGNA 5(Terra Devolutas) Trata da indisponibilidade das terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados para a proteo dos ecossistemas. 6(Usinas Nucleares) Localizao definida em lei federal para a sua instalao.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE ( PNMA)


O mais importante diploma legal brasileiro na rea ambiental sem dvida a Lei n 6.938/81 com regulamentao no Decreto n 99.274/90. Essa lei materializa a traduo jurdica da Poltica Nacional do Meio Ambiente.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE (PNMA)


Esta Lei traz como objetivo principal preservao, melhoria e recuperao da qualidade ambiental, e d como parmetros o desenvolvimento scio econmico, a segurana nacional e a dignidade da vida humana. Os princpios adotados so o equilbrio ecolgico, racionalizao de uso dos recursos, a proteo dos ecossistemas, zoneamento, incentivos, educao, etc.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE (PNMA)


A responsabilidade civil objetiva no campo do dano ambiental estabelecida por essa Lei, que prev as sanes administrativas aplicveis pelos rgos de controle e fiscalizao ambiental locais

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE ( PNMA )


A organizao do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) foi traada nesta Lei com os rgos superiores (Conselho de Governo); rgos consultivo e deliberativo (CONAMA); rgo central (Ministrio do Meio Ambiente); rgo executor (IBAMA); rgos setoriais (federais); rgos seccionais (estaduais) e locais (municipais).

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA )

Os instrumentos de proteo ambiental tambm tm sua origem nesta Lei.

Os principais so o Licenciamento Ambiental, o Zoneamento e o Estudo de Avaliao de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA ) Outros instrumentos so o estabelecimento de padres de qualidade ambiental por Cmara Tcnica do CONAMA e fiscalizada pelo IBAMA, o estabelecimento de unidades de conservao (APA, parques, etc), o cadastro tcnico de atividades de defesa e potencialmente poluidores e as sanes tais como multa, perda ou restrio de incentivos ou benefcios, a suspenso de atividades, entre outras.

RGO E COMPETNCIAS LEGAIS


A Constituio Federal de 1988 alterou a competncias ambientais, descentralizando a competncia para legislar sobre o meio ambiente, que antes era concentrada na Unio. Conforme consta no Art. 22 da Constituio, a competncia privativa da Unio fica restrita s matrias que tratam das guas, energia, navegao fluvial, lacustre e martima, area e aeroespacial, trnsito e transporte, recursos minerais e metalurgia, populaes indgenas e atividades nucleares.

POLTICA NACIONAL DE MEIO AMIENTE ( PNMA )

O municpio tambm um ente da Federao e pode legislar em matrias ambientais de interesse local, podendo ser mais restritiva, e suplementando a legislao federal e estadual. O Art. 30 da Constituio trata da competncia municipal para legislar as matrias ambientais de interesse local.

Competncia e Atribuio dos rgos Ambientais no Pas


ENTE DA FEDERAO RGO ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL RGO DO PODER JUDICIRIO, DE POLCIA CIVIL, MILITAR E AMBIENTAL MINITRIO PBLICO

UNIO

Ministrio do Meio Ambiente (MMA); SISNAMA; CONAMA; IBAMA.

Justia Federal; Polcia Federal.

Ministrio Pblico Federal (Procuradores). Matrias: ndios, guas federais e subterrneas, energia nuclear, praias, parques nacionais e fauna.

Competncia e Atribuio dos rgos Ambientais no Pas


UNIO Ministrio do Meio Justia Federal; Ambiente (MMA); Polcia Federal. SISNAMA; CONAMA; IBAMA. Ministrio Pblico Federal (Procuradores). Matrias: ndios, guas federais e subterrneas, energia nuclear, praias, parques nacionais e fauna. Ministrio Pblico dos Estados (Promotores de Justia). Matrias: Todas que no so interesses da Unio.

ESTADO

Conselho Estadual de Meio Ambiente; Secretarias de M.A.; rgos Ambientais (CETESB, FEMA).

Justia Estadual; Polcia Judiciria; Polcia Militar; Polcia Florestal.

MUNICP IOS

Conselho Municipal de Guarda Municipal. Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


So trs esferas independentes de responsabilidade ou responsabilizao ambiental : Administrativa, Civil e Penal.

Via de regra, a primeira sano que o infrator da legislao ambiental recebe a administrativa, aplicada pelos agentes dos rgos ambientais no exerccio do poder de polcia, variando desde uma simples multa at a suspenso parcial ou total da atividade lesiva ou demolio da obra.

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


O Decreto N 3.179 de 21/09/1999 especificou e sistematizou a infrao administrativa ambiental classificando-as pelo bem ambiental atingido, alm de unificar o referencial de valor das multas em Real, que pode ir de R$ 50,00 (cinqenta reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqenta milhes de reais).

Os valores arrecadados pelos rgos ambientais da Unio em pagamento s multas por infrao ambiental so revertidos ao Fundo Nacional de Meio Ambiente.

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


A segunda sano que o infrator da legislao ambiental recebe a de responsabilidade civil. Neste campo a Lei N 6938/81 representou uma grande novidade, at hoje de suma importncia para a eficcia da aplicao da legislao ambiental: a responsabilidade objetiva ou, em outras palavras, a dispensa da culpa para caracterizar a obrigao de indenizar. Outra lei que se aplicam nesta esfera a Lei da Ao Civil Pblica, Lei N 7347/85, e o seu art. 8o que trata do Inqurito Civil Pblico..

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Finalmente, a responsabilizao penal e administrativa das pessoas fsica e jurdica que agridem o meio ambiente pode ser atribuda pela nova Lei de Crimes Ambientais, Lei N 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. A Lei nova, alm de definir crimes ambientais, apresenta alternativas pena privativa de liberdade e prev a no aplicao da pena, desde que o infrator recupere o dano, ou de outra forma, pague seu dbito para com a sociedade.

ESFERAS DE RESPONSABILIDADE AMBIENTAL


Quanto responsabilidade penal da pessoa jurdica, a Lei de Crimes Ambientais no exclui a responsabilidade penal das pessoas fsicas associadas que sejam autoras, co-autoras ou participem do mesmo fato. O art. 7 da nova Lei permite ainda substituir penas de priso at 04 (quatro) anos por penas alternativas, como prestao de servios comunidade. Observa-se que os produtos e instrumentos apreendidos com o infrator podem ser doados, destrudos ou vendidos.

LEIS E NORMAS AMBIENTAIS


REGRAS RELATIVAS BIODIVERSIDADE

Em relao a biossegurana e s regras para manipulao gentica segura, surge em 1995, para disciplinar o dispositivo constitucional a Lei n 8.974/95, regulada pelo Decreto n 1.752/95. Todas as regras e tcnicas de engenharia gentica para instituies no tocante manipulao gentica e liberao no ambiente de organismos geneticamente modificados esto aqui apresentadas.

LEIS DE PATENTES
Uma lei polmica foi a de n 9.279/96 que trata da propriedade intelectual, ou lei de patentes. Ela se aplica tanto para produtos quanto para processos ou modelos de utilidade. Probe o patenteamento de animais ou vegetais, autorizando apenas aos microorganismos transgnicos se cumpridos os requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicao industrial.

LEI DE PATENTES
Internacionalmente os EUA, Japo, Mxico, Austrlia, Canad, Coria do Sul, Panam, Chile, Tailndia e Indonsia concedem direitos de propriedade intelectual por patenteamento para plantas, animais e microorganismos transgnicos e seqncias especficas de DNA. Na esteia da lei de patentes veio a Lei n 9.456/97, a lei de cultivares (plantas advindas de melhoramento gentico) e propriedade industrial.

CRIMES AMBIENTAIS
Finalmente, a Lei n 9.605/98 - a lei de crimes ambientais ressaltou alguns aspectos importantes: a) o crime ocorre por ao ou omisso; b) a responsabilidade pessoal (fsica) e tambm jurdica; c) sanes alternativas; d) o funcionrio pblico responde na medida do dano (coresponsabilidade por omisso).
Alm de reafirmar outras: a) sanes; b) agravantes e atenuantes; c) os crimes em espcie; d) o clculo das multas.

AO CIVIL PBLICA

Um grande avano, sem dvida, foi o advento da chamada Lei de Ao Civil Pblica Lei N 7.347 de 1985.
Atribui legitimidade ao Ministrio Pblico e as Entidades Civis (ONG's) para ajuizar aes contra os infratores da legislao ambiental e de outros direitos e interesses chamados difusos e coletivos.

AO CIVIL PBLICA

Antes da Lei 7347/85 se uma empresa estivesse, por exemplo, poluindo o ar, somente os vizinhos confrontantes poderiam pensar em promover uma ao.
Hoje a sociedade tem o poder de ao, atravs do Ministrio Pblico ou de alguma associao criada para o fim de proteger o meio ambiente.

PERCIA AMBIENTAL

Na rea ambiental as informaes e documentos no bastam para elucidar a lide, muitas vezes a averiguao da existncia do fato danoso e dos efeitos prejudiciais depende de prova eminentemente tcnica que somente pode ser produzida por profissionais especializados na rea, neste momento que se faz necessrio a percia ambiental.

PERITO E ASSISTENTE TCNICO


A Percia Ambiental tornou-se. assim, uma rea tcnica especfica de atuao profissional. O objetivo da percia esclarecer tecnicamente a existncia ou no de ameaa ou dano ambiental. Ela realizada por profissional especializado na rea.

ATRIBUIO PROFISSIONAL E LEGISLAO


As percias ambientais envolvendo reas da engenharia devem ser conduzidas por profissionais de nvel superior, com registro profissional em rgo competente e conforme regem as atribuies profissionais segundo as leis federais, resolues do CONFEA e normas tcnicas mostradas abaixo:

Lei Federal n 5194 de 21/12/1966 - Exerccio da


profisso de Engenheiro; Resoluo n 205 de 30/10/1973 - Cdigo de tica profissional;

ATRIBUIO PROFISSIONAL E LEGISLAO


Resoluo n 218 de 27/06/1973 - Atribuies profissionais; Resoluo n 345 de 27/07/1990 - Exerccio de atividades de Avaliaes; Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT); Constituio, Leis Ambientais Federais, Estaduais e Municipais, Cdigo e Defesa do Consumidor; CONAMA; Cdigo Florestal, entre outros.

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL


A percia ambiental busca avaliar os impactos ambientais causados no meio ambiente decorrentes de um acidente, devendo ser realizados Estudo de Avaliao de Impactos Ambientais (EIA): Elementos e etapas de EIA e tipologia dos impactos tambm discutida. Tcnicas usuais de avaliao Mtodos analticos empregados para se determinar o nvel de contaminao e a mudana da qualidade ambiental.

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL


Conforme consta no art. 255 da Constituio Federal de 05/10/1988, o Estudo de Avaliao de Impactos Ambientais (EIA) exigido na forma da Lei para instalao de obra ou atividade potencialmente perigosas de causar dano ao meio ambiente. A sua publicidade tambm exigida na forma da Lei. Uma percia ambiental, geralmente, avalia um dano ambiental ocorrido em uma obra ou atividade j em operao, assim o EIA-RIMA tambm uma ferramenta til para avaliar o dano ocorrido e desenvolver o laudo pericial.

IMPACTO AMBIENTAL
Defini-se Impacto Ambiental como sendo uma perturbao no ecossistema proveniente de uma ao ou omisso humana (efeito ambiental), qualificada de positiva ou negativa por um certo grupo social, no contexto de sua realidade espacial e temporal. O efeito ambiental inclui a noo de julgamento, valor positivo (benfico) ou negativo (prejudicial). Portanto, o conceito de Impacto Ambiental relativo porque o julgamento que lhe intrnseco varia no espao e no tempo.

RELATRIO DE DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)


o documento do processo de avaliao de impacto ambiental e deve esclarecer em linguagem corrente (popular), todos os elementos da proposta em estudo, de modo, que estas informaes possam ser utilizadas na tomada de deciso e divulgados para o pblico em geral (em especial para a comunidade afetada). O RIMA consubstancia as concluses do EIA devendo apresentar a discusso dos impactos positivos e negativos considerados relevantes no estudo.

AUDINCIA PBLICA

A Audincia Pblica tem por finalidade a divulgao, discusso do projeto e de seus impactos, as suas alternativas locacionais e tecnolgicas, alm de colher opinies, sugestes e crticas para subsidiar a deciso do licenciamento ambiental, constituindo-se ato formal e consultivo.

AUDINCIA PBLICA
A audincia dever ser realizada em local acessvel todos os interessados em todos os municpios afetados e todos podero fazer uso da palavra, pela ordem de inscrio. Dever ser gravada por meios sonoros e visuais e servir de base para a elaborao do relatrio da reunio. Ao final de cada audincia pblica ser lavrada uma ata sucinta.

TOMADA DE DECISO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


Cumpridas as etapas de elaborao e anlise do EIA/RIMA diferentes decises podem ser adotadas pelos rgos governamentais, dentre as quais podemos citar: a)O EIA/RIMA so aprovados e a obra licenciada, pois no causa impacto ambiental significativo, ou por outro lado, as medidas mitigadoras e/ou compensatrias so adequadas;

TOMADA DE DECISO NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO


b)O EIA/RIMA so aprovados, pois atendem s exigncias constantes na legislao em vigor, mas a obra no licenciada, pois causa impacto ambiental significativo negativo regio; c)O EIA/RIMA devem ser refeito, pois no atende s exigncias da legislao em vigor; d)O EIA/RIMA devem ser completados e submetidos a nova anlise e; e)O EIA/RIMA no foram definitivamente aprovados.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Uma vez realizado e aprovado o EIA de um empreendimento possvel a obteno do licenciamento ambiental do projeto. No caso da percia ambiental, o licenciamento ambiental do empreendimento sob anlise deve ser solicitado e verificar a sua validade, as condicionantes do licenciamento e os termos aditivos, caso existam.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Em diversas ocasies o empreendimento sobre modificaes estruturais e de processo durante a sua vida til, no entanto, o licenciamento destas modificaes, geralmente, no solicitado conforme rege a legislao ambiental. Basicamente, existem trs tipos de licenas: Licena Prvia, Licena de Instalao e a Licena de Operao.

You might also like