You are on page 1of 24

Desenvolvimento da Criana

Maternal 2 e 3 Anos

CORPO

Energia
Come muito, dorme muito e cresce muito. Isto gera muita energia, que deve ser despendida.

Atividade
Est se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. A maior parte da aprendizagem nesta idade ser feita atravs de correr, saltar, atirar, olhar, etc.

Desenvolvimento fsico
Est desenvolvendo os msculos maiores (braos, pernas, etc.) e ainda no se estabeleceram os reflexos mais delicados; por isso os msculos mais finos no se desenvolveram bastante. Eis a razo por que s poder rabiscar e no sabe pintar dentro de um desenho, seguindo as linhas. Anda cada vez com maior segurana.

Cansao
Despende rapidamente sua energia e cansase, devido ao muito movimento. Faz tudo com todo o seu ser. Reage, tambm, mais depressa do que um adulto.

Sistema Nervoso
O sistema nervoso da criana desta idade reage a todas as impresses que recebe, com o resultado que aprende mais atravs das emoes do que pelos processos da mente.

MENTE

Concentrao curta mas intensa:


Pode concentrar-se numa s ideia por vez, e focaliza uma imagem apenas. No divide sua ateno. No pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua ateno governada por circunstncias. Pode prestar ateno na mesma coisa s dois ou trs minutos de cada vez.

Compreenso limitada:
Entende mais do que muitos adultos esperam, mas est na primeira fase do seu desenvolvimento mental. somente o ensino bem simples e repetido que ela vai gostar e assimilar.

Vocabulrio:
Conhece umas 700 palavras e est sempre aprendendo palavras novas. Comea a falar com palavras soltas, mas logo vai formando frases simples. Da vai para frente. Mas no pode expressar tudo que aprendeu. Presta ateno a uma estria curta e, depois de ouvi-la vrias vezes, lembra-se apenas de fatos. Se a estria alterada, notar; porm, no capaz de repeti-la.

Memria curta:
Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as estrias muitas vezes, at conhec-las bem.

Descobridor:
Est descobrindo um mundo grande; seus horizontes vo se expandindo dia a dia. Conhece primeiro o mundo onde vive mame, papai, os irmozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, tambm, a si mesmo.

EMOES

Reage ao clima emotivo:


sensvel s emoes da me ou de outros com quem convive; Aprende os medos dos outros.

Procura novas sensaes:


Aprende diariamente e procura experimentar coisas novas para ter sensaes novas tteis (procura pegar tudo), gustativas (coloca tudo na boca), visuais, etc.

Muito sensvel: Por ter passado grande


parte da sua vida no bero, sente-se tenso e inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criana chora, todas choram.

Assusta-se facilmente: As novas sensaes que procura podem acabar assustando-o. Ser separado da me assustador. Ser que ela volta? Sente-se seguro s com aquilo que lhe familiar. Teme a escurido, rudos fortes, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.

Confiante: Deposita toda a sua confiana nos que lhe so familiares. Acredita em tudo que lhe dito, mas aos poucos descobre quando enganado e vai perdendo esta confiana.

VONTADE
Descobre que pode tomar decises prprias, que um indivduo. Esta idade caracterizada pelo no, tanto da parte do adulto que lida com a criana, como da parte da criana. Nossa atitude deve ser vigiada para no provocar revoltas desnecessrias. Devemos criar oportunidades para ela tomar decises e fazer escolhas, para que v desenvolvendo a vontade e o valor prprio. importante a disciplina correta, sabendo quando a criana deve se submeter e porqu. Disciplina acertada nesta idade poupa inmeros problemas posteriores. nesta idade que o castigo corporal d mais efeito (aplicado com a mo simplesmente). Um castigo leve nesta idade tem maior efeito do que um castigo bem mais severo nas idades posteriores. (No recomendvel ao professor aplicar castigo fsico. Se mantivermos as crianas positivamente interessadas, no teremos necessidade de disciplina negativa).

RELAES SOCIAIS
Egosta: Ainda no sabe brincar bem com outras crianas, prefere brincar sozinha. Gosta, porm, de ter algum por perto, mesmo que no parea prestar ateno nela. ( s se afastar e ir prontamente sua procura.) Simptica: Procura carinho dos outros, necessita mesmo deste carinho, o que nos valeremos para ensinar-lhe a cooperar e compartilhar com os outros.

ESPRITO - Idade da Inocncia


Todos nascem com uma natureza pecaminosa, mas, mesmo assim, acreditamos que as crianas desta idade esto na idade da inocncia. No tendo chegado a uma compreenso da diferena entre o bem e o mal, no se acham sob a condenao. O sangue de Cristo responde pela sua natureza pecaminosa. Bem depressa elas vo deixar a idade da inocncia. A criana j nasceu com o impulso da procura de Deus. Fica muito interessada em tudo quanto falamos dEle se est dentro da sua compreenso. A caracterstica mais saliente desta idade a imitao. A criana imita os adultos. Por isso, a base para suas atitudes espirituais ser colocada durante esta idade atravs do exemplo com quem convive.

Orao: Ainda que no compreenda bem, reagir positivamente ao ensino da orao oraes curtas e simples, antes das refeies, sentada no colo da mame, antes de dormir, etc. (Obrigado, Senhor Jesus, porque Tu me amas, Muito obrigado pela comidinha, etc.) Bblia: Na hora da criana tomar banho, ou em outro momento de paz e alegria para ela, a me poder repetir versculos bblicos como O Filho de Deus me amou (Gl 2:20), "... todos pecaram (Rm 3:23). Cristo morreu pelos nossos pecados (1 Co 15:3), O Senhor o meu Pastor (Salmo 23:1), ou outros similares. No se deve fazer qualquer esforo para a criana repetir o versculo, mas a me repetir o versculo e a referncia. Em nossa classe para crianas desta idade, devemos selecionar alguns versculos curtos e bsicos, repetindo-os durante o ano inteiro. Estes ficaro na memria da criana para a vida toda. Decises para salvao: Devemos apresentar o plano da salvao atravs das histrias e versculos, fazendo-o bem simples e claro e repetindo-o vez aps vez. No devemos forar uma deciso ou ter pressa quanto sua deciso, mas deixemos a Porta aberta. Descobriremos com espanto quantas crianas pequenas demonstraro um verdadeiro desejo de possuir a salvao. Deus mostrar qual a hora certa para cada indivduo.

Decises para salvao: Devemos apresentar o plano da salvao atravs das histrias e versculos, fazendo-o bem simples e claro e repetindo-o vez aps vez. No devemos forar uma deciso ou ter pressa quanto sua deciso, mas deixemos a Porta aberta. Descobriremos com espanto quantas crianas pequenas demonstraro um verdadeiro desejo de possuir a salvao. Deus mostrar qual a hora certa para cada indivduo. RESUMO A criana nesta idade : Fisicamente - ativa.

Mentalmente - descobridora.
Emocionalmente - sensvel. Volitiva mente - moldvel. Socialmente - tmida. Espiritualmente - imitadora.

You might also like