You are on page 1of 30

QUEIMADURA S

Prof: Alvaro Ragadali Filho

No Brasil a incidncia est se tornando um problema de sade pblica 90% dos Cnceres de pele causado pelo sol. dolorosas provocam prematuro chegar ao solares na infncia o envelhecimento da pele, podendo aparecimento do

Queimaduras

Queimaduras por fogo


Acidentes

envolvendo queimaduras deixam milhares de pessoas com sequelas permanentes, cujo tratamento , na maioria das vezes, dolorido e demorado.

Queimaduras

Queimadura uma leso produzida no tecido de revestimento do organismo por agentes trmicos (calor, frio, eletricidade), produtos qumicos, biolgicos etc... A profundidade da queimadura depende do elemento calorfico provocado e do tempo de exposio da vtima. Podemos dividir a queimadura em graus, de acordo com a profundidade;

Profundidade Primeiro grau


Causa

queimadura solar Primeiro grau Atinge somente a epiderme. Sintomas formigamento, hiperestesia (supersensibilidade), dor que suavizada pelo resfriamento. Aparncia da leso ruborizada, seca, edema mnimo ou ausente, possveis bolhas. Curso da recuperao recuperao completa dentro de uma semana, nenhuma cicatrizao, descamao.

Profundidade Primeiro grau

Profundidade SEGUNDO grau


Seguindo

grau atinge a epiderme e a

derme. Sintomas dor, hiperestesia, sensvel ao ar frio. Aparncia base avermelhada, bolhas, superfcie exsudativa, edema. Curso da recuperao em 2 a 4 semanas. Alguma cicatrizao e contraturas com despigmentao.

Profundidade 2 grau

Profundidade 3 grau
Causa

chama, exposio prolongada, lquidos quentes, corrente eltrica, substncia qumicas. Terceiro grau atinge todo o tecido de revestimento, alcanando o tecido gorduroso, ou muscular, podendo chegar at o sseo. Sintomas sem dor, choque, hematria, possivelmente hemlise, possveis leses de entrada e sada (queimadura eltrica).

Profundidade 3 grau

Quarto Grau ou terceiro grau Profunda

A determinao da profundidade leva em considerao os seguintes fatores:


Histria

de como aconteceu a leso; Agente causal, como chama, lquido escaldante; Temperatura do agente etiolgico; Durao do contato com o agente; Espessura da pele.

Estimando a extenso da queimadura:


O

quadro de Lund e Browder: leva em contas as diferenas proporcionais de idade e tamanho. Utilize-o para estimar o percentual da rea da superfcie do corpo do paciente que foi queimado. Este percentual funciona como um fator chave na determinao das necessidades hdricas durante a ressuscitao inicial.

Estimando a extenso da queimadura: (regra dos nove)


Cabea e Pescoo 9% Parte superior anterior do tronco (trax) 9% Parte superior posterior do tronco (trax) 9% Parte inferior anterior do tronco (abdomem) 9% Parte inferior posterior do tronco (abdomem) 9% Braos inteiros 9% cada um Parte anterior das pernas 9% cada uma Parte posterior das pernas 9% cada uma Genitlia 1%

Tratamento

indispensvel, em todo grande queimado, a passagem da sonda vesical de demora e cateterizao central. volmica: todo queimado grave deve receber fluidos por via parenteral, para compensar a perda ocorrida atravs das leses.

Reposio

Medicao sistmica: as queimaduras de 3 grau comprometem as terminaes sensitivas, de modo que no so todos os pacientes que necessitam de analgsico. na fase inicial, pode haver leo paraltico, produzindo dilatao gstrica, nuseas e vmitos, frequentemente obrigando aspirao gstrica atravs de sonda, o que pode impedir a

Alimentao:

indispensvel, na medida do possvel, a limpeza meticulosa e o debridamento ativo e precoce de todo o tecido desvitalizado.

Fisioterapia:

a fisioterapia uma necessidade absoluta do tratamento dos pacientes queimados. O objetivo evitar a formao de deformidades funcionais, obter o funcionamento mximo de regies limitadas e manter o bom funcionamento de reas cirrgicas corrigidas.

Controvrsias
Vesculas

devem ser rompidas? Vesculas, tambm denominadas bolhas, geralmente so rompidas aps 72 horas da queimadura, pois, aps esse perodo, o exsudato poder servir como meio de cultura bacteriana. A pele traumatizada poder ser mantida sobre a ferida, servindo como curativo biolgico (Deciso do mdico).

Curativo

aberto ou oclusivo? Geralmente em queimaduras localizadas na face e regio genital o curativo aberto e, nas demais reas, oclusivo. Pomadas e suas associaes: Est comprovado que algumas pomadas em contato com secrees perdem a sua eficcia. Tudo depender do grau de destruio

Assistncia da equipe de enfermagem ao paciente queimado Garantir a abordagem das vias areas e controle da coluna cervical e avaliar sinais e sintomas que sugerem obstruo de vias areas, geralmente relacionados ao edema e efeitos da inalao de fumaa e esto relacionados a seguir;
Queimaduras de pelos nasais Queimaduras de clios e sobrancelhas Tosse e rouquido sugere edema de laringe Aumento da freqncia e profundidade

Assistncia da equipe de enfermagem ao paciente queimado Providencias oxigenoterapia 12 a 15l/min por mascara (Enfermeiro).
Avaliar

cefalia, tontura, alterao do nvel de conscincia e nuseas so sinais clnicos sugestivos de inalao por monxido de carbono 250vezes mais afinidade com a hemoglobina que o oxignio (carboxiemoglobina)

Assistncia da equipe de enfermagem ao paciente queimado No levantamento da historia pesquisar mecanismo do trauma, hora do acidente, agente causador da queimadura,doenas pr existentes, uso de drogas e alergias.
Retirar

roupas que no estejas aderidas jias e adereos

Retirar

Abordagem hemodinmica
a

. Obter no mnimo duas veias de grosso calibre 14 16 b . Colher amostra de sangue para tipagem, Hb, Ht, Hemograma, dosagem de eletrlitos c . Reposio volmica d. SNG e . SVD f . Monitorizaro cardaca + oxmetro de pulso.

Assistncia da equipe de enfermagem ao paciente queimado


Auxiliar Estar

o mdico na manobra intubao ou de cricotireoideostomia. preparado para auxiliar em manobras de PCR.

Tratamento da ferida
No

proceda aos cuidados nas feridas antes de iniciar a reposio hdrica e o paciente esteja hemodinamicamente estvel. Conforme ordenado, de a medicao analgsica de 15 a 30 minutos antes de iniciar o tratamento das feridas. Manuseie os ferimentos delicadamente para evitar que estes se convertam de queimaduras de espessura parcial em leso de espessura plena.

FIM

Perguntas

1- O que as queimaduras solares podem causar? 2- Quais graus das queimaduras e diferencie-as? 3- Descreva a regra dos 9 ? 4- O curativo das queimaduras deve sem oclusivo ou abertos? 5- Qual a assistncia de enfermagem em um paciente queimado? 6- Descreva a abordagem hemodinmica?

7-

Como deve ser feito o tratamento das

You might also like