You are on page 1of 15

Conceito

Receita Pblica a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuies e outras fontes de recursos, arrecadados para atender s despesas pblicas. Entende-se hoje o oramento como uma tcnica especializada de administrao do dinheiro pblico, onde se procura, atravs de um processo de elaborao, execuo e avaliao de programas, previamente formulados, a melhor aplicao dos recursos financeiros disponveis. A Contabilidade Pblica, por sua vez, registra os acontecimentos, mostra o que a administrao realizou, em termos financeiros; , sobretudo, retrospectiva, ao passo que o oramento prospectivo. A Contabilidade um instrumento essencial de controle financeiro e fornece ao oramento uma metodologia de trabalho, uma estrutura de contas e quantificao de dados produzidos pela gesto administrativa.

Classificao
Pode-se concluir que a Despesa Pblica classifica-se em dois grandes grupos a saber: Despesa Oramentria e Despesa Extraoramentria.

Despesa Oramentria
aquela cuja realizao depende da autorizao legislativa. No pode se realizar sem crdito oramentrio correspondente; em outras palavras, a integra o oramento, despesa discriminada e fixada no oramento pblico.

Despesa Extra-oramentria
aquela paga margem da lei oramentria e, portanto, independente de autorizao legislativa, pois se constitui em sadas do passivo financeiro, compensatrias de entradas no ativo financeiro, oriundas de receitas extra-oramentrias, correspondendo restituio ou entrega de valores recebidos, como caues, depsitos, consignaes e outros.

Classificao Econmica
Os artigos 12 e 13, bem como o Anexo 4, da Lei Federal n 4.320/64, apresentam a descriminao da despesa oramentria, onde se identificam duas categorias econmicas, que so as bases: Despesas Correntes e Despesas de Capital.

 Despesas Correntes: so os gastos de natureza operacional, realizados pela administrao pblica, para a manuteno e o funcionamento de seus rgos.  Despesas de Capital: so os gastos realizados pela administrao pblica, cujo propsito o de criar novos bens de capital ou mesmo de adquirir bens de capital j em uso, como o caso dos investimentos e inverses financeiras , respectivamente, e, que constituiro, em ltima anlise, incorporaes ao patrimnio pblico de forma efetiva ou atravs de mutao patrimonial.

Classificao Funcional-Programtica
Em vista da necessidade de estabelecer um esquema de classificao que fornea informaes mais amplas sobre as programaes de planejamento e oramento e, ao mesmo tempo, uniformizar a terminologia a nveis do governo da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, foi elaborada a discriminao da despesa oramentria por funes, consubstanciada como Classificao Funcional Programtica. A classificao funcional-programtica, a ser utilizada para identificar os gastos a serem efetuados pelo Poder Legislativo, apresentada na seguinte conformidade:

FUNO PROGRAMA SUBPROGRAMA

01 LEGISLATIVA 01 PROCESSO LEGISLATIVO 001 AO LEGISLATIVA

H, ainda, a destacar que os subprogramas so em cada rea de governo obrigatoriamente desdobrados em Projetos e Atividades, estabelecidos segundo as respectivas necessidades da programao. Entende-se por Projeto um instrumento de programao para alcanar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operaes limitadas no tempo, das quais resulta um produto final que concorre para a expanso ou o aperfeioamento da ao do governo.

O projeto identificado pelo nmero 1 e cada projeto deve, ainda, conter uma numerao prpria, que colocada logo em seguida do nmero 1 identificativo o projeto. Esta numerao prpria designa a nomenclatura de cada projeto existente. Atividade um instrumento de programao para alcanar os objetivos de um programa, envolvendo um conjunto de operaes, que se realizam de modo contnuo e permanente, necessrias manuteno da ao do governo, identificadas na classificao pelo dgito 2. Cada atividade deve, ainda, conter uma numerao prpria, colocada logo em seguida a esse dgito, destinada a designar a nomenclatura de cada atividade existente.

Licitao
As despesas com obras, servios, inclusive de publicidade e compras da Administrao Pblica, quando contratadas com terceiros, sero necessariamente precedidas de licitao.

Modalidades de Licitao
So modalidade de licitao: a) concorrncia; b) tomada de preos; c) convite; d) concurso; e) leilo.

Da Habilitao nas Licitaes


Para a habilitao nas licitaes ser exigida dos interessados, exclusivamente, documentao relativa a: - habilitao jurdica; - qualificao tcnica; - qualificao econmico-financeiro; - regularidade fiscal.

Dos Registros Cadastrais


Para os fins de licitao e contratos da Administrao Pblica, os rgos e entidades que realizem freqentemente licitaes, mantero registros cadastrais para efeito de habilitao, vlidos por um ano.

O registro cadastral dever ser divulgado e estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsvel a proceder, no mnimo anualmente, atravs da imprensa oficial e de jornal dirio. Ao requerer inscrio no cadastro, o interessado fornecer os elementos necessrios satisfao legal da habilitao.

Do Procedimento e Julgamento
O procedimento da licitao ser iniciado com a abertura do processo administrativo, devidamente autuado, protocolado e numerado, contendo a autorizao respectiva, a indicao sucinta de seu objeto e do recurso prprio para a despesa. O julgamento das propostas ser objetivo, devendo a Comisso de licitao ou o responsvel pelo convite realiz-lo em conformidade com os tipos de licitao, os critrios previamente estabelecidos no ato convocatrio e de acordo com os fatores nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferio pelos licitantes e pelos rgos de controle.

Garantia Contratual
A critrio da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatrio, poder ser exigida prestao de garantia nas contrataes de obras, servios e compras. Quando exigida, a garantia prestada, por opo do contratado por uma das seguintes modalidades: 1. cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica; 2. seguro-garantia; 3. fiana bancria.

Estgios
A despesa oramentria, desde a edio do Cdigo de Contabilidade Pblica, em 8 de novembro de 1922, determinou que toda a despesa do Estado deve passar por trs estgios: a) o empenho; b) a liquidao; e c) o pagamento.

Fixao
A Fixao, que em realidade a primeira etapa ou estgio desenvolvido pela despesa oramentria, cumprida por ocasio da edio da discriminao das tabelas explicativas baixadas atravs da Lei de Oramento. Seja dito de passagem que ela precedida por toda uma gama de procedimentos que vo desde a elaborao das propostas, a mensagem do Poder Executivo, o projeto de lei, a discusso pelo Poder Legislativo e a conseqente aprovao e promulgao, transformando-a em Lei Oramentria.

Empenho
Como segundo estgio da despesa oramentria, o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio.

Para cada empenho ser extrado um documento denominado nota de empenho que indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. Existem trs modalidade de empenho: 1. ordinrio ou normal; 2. por estimativa; 3. global.

Liquidao
A liquidao da despesa, como terceiro estgio da despesa, consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito.

Essa verificao tem por fim apurar: I. a origem e o objeto do que se deve pagar; II. a importncia exata a pagar; III. a quem se deve pagar a importncia para extinguir a obrigao. A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I. O contrato, ajuste ou acordo respectivo; II. a nota de empenho; III. Os comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio.

Pagamento
O pagamento, quarto e ltimo estgio a ser percorrido pela despesa oramentria, o ato onde o poder pblico faz a entrega do numerrio correspondente, recebendo a devida quitao.

You might also like