You are on page 1of 22

Jhony Luiz de Almeida Joo Guilherme Correa Harger Gabriel Schade Cardoso Francisco Biela Laerte de Oliveira Junior

Introduo
Android um sistema operacional open-source criado para dispositivos mveis. baseado em uma verso modificada do kernel do Linux e est sob a licena General Public License (GPL). Teve seu desenvolvimento iniciado pela Android Inc. em 2005, sendo que no mesmo ano a Google adquiriu a empresa, entrando no mercado de dispositivos mveis. A primeira verso do Android foi lanada em setembro de 2008 nos Estados Unidos para o aparelho T-Mobile G1 da HTC.

Linha do tempo das verses

30/04/09

15/09/09

26/10/09

20/05/10

06/12/10

01/2011

Android 4.0 Ice Cream Sandwich

19/10/11

ltimas novidades
Ice Cream Sandwich a primeira verso Android que executa tanto em tablets como em smartphones. Conta com vrios recursos inditos ou aprimorados, destacando-se: Reconhecimento facial Reconhecimento de comandos de voz ditados Gerenciamento de contatos sociais aprimorado com o People Transferncia rpida de dados entre aparelhos com o Android Beam

Arquitetura

Arquitetura
Applications: camada formada pelas aplicaes que so executadas sobre a plataforma Android. Application Framework: camada de APIs projetadas para simplificar e uniformizar a utilizao dos componentes da plataforma para as aplicaes. Usada pelos desenvolvedores. Libraries: a plataforma Android possui um conjunto de bibliotecas escritas em C/C++ com diversas finalidades e usadas por diversos componentes. Por exemplo, bibliotecas para reproduo e gravao de udio e vdeo, motor grfico e renderizao.

Arquitetura
Android Runtime: camada responsvel pela execuo dos aplicativos Java. Cada aplicao Android roda em seu prprio processo, com sua prpria instncia da mquina virtual Dalvik. O Dalvik VM executa os arquivos .DEX, formato que otimizado para o consumo mnimo de memria. O Dalvik VM invoca o kernel do Linux para funcionalidades de baixo nvel, como gerenciamento de threads e de memria. Linux Kernel: camada de baixo nvel baseada no Linux verso 2.6 para o sistema central de servios, como segurana, gerenciamento de memria, gerenciamento de processos, rede de pilha e drivers. O kernel tambm atua como uma camada de abstrao entre o hardware e o software.

Dalvik VM
A mquina virtual (VM) Dalvik uma mquina virtual open-source sob licena Apache License 2.0.

otimizado para as necessidades de pouca memria e processamento, e projetado para permitir vrias instncias VM para executar uma vez.
No uma mquina virtual Java, pois o bytecode em que opera no o do Java. O SDK Android compila as classes Java no formato de arquivo .dex (Dalvik Executable). Tambm no segue as especificaes Java SE ou ME. Possui arquitetura baseada em registros, o que torna mais rpido e eficiente a execuo de cdigos do aplicativo, diferente da JVM que uma arquitetura baseada em pilha. O desempenho geral da mquina virtual baseada em registros , em mdia, 32,3% mais rpido.

Ferramentas de desenvolvimento
SDK disponvel para qualquer plataforma que possua uma mquina virtual Java SE 6 ou superior instalada. As linguagens utilizadas para criao das aplicaes so Java e XML. Possibilita testar aplicaes em um dispositivo Android virtual (AVD) ou em um dispositivo real conectado em uma porta USB. No possui IDE prpria, mas existem plugins para Eclipse e NetBeans que fazem a integrao com o SDK. SL4A Scripting Layer for Android: biblioteca que permite a

criao e execuo de scripts escritos em vrias linguagens diretamente em dispositivos Android. Dentre as linguagens atualmente suportadas esto: PHP, Python, Perl, Ruby e JavaScript

Dispositivo virtual (AVD)

Estrutura de aplicao
1. 2. 3. 4. Aplicaes construdas com quatro tipos de blocos: Activity Intent receiver Service Content Provider

Views descrevem quais so os componentes visuais da interface e como esto dispostos, sendo escritas em arquivos XML.

Os componentes necessrios para a aplicao, bem como suas capacidades e requisitos, devem ser listados em um arquivo chamado AndroidManifest.xml.

Estrutura de aplicao
Activity: corresponde a uma tela comum de aplicao, responsvel por exibir interface grfica (Views) e responder a eventos. Geralmente uma aplicao possui vrias telas, cada uma implementando uma Activity. Quando uma nova tela abre, a anterior pra e colocada na pilha de histrico. O usurio pode navegar pelas telas do histrico. Service: cdigo que roda em background, ou seja, sem interface grfica. Um exemplo um media player que mantm a msica tocando enquanto o usurio navega por outras aplicaes. Content Provider: aplicaes podem guardar dados em arquivos, banco de dados SQLite, ou outro mecanismo disponvel. Um provedor de contedo uma classe que implementa o conjunto de mtodos padro que permitem outras aplicaes guardar e obter o tipo de informao que tratada por aquele provedor de contedo.

Estrutura de aplicao
Intent: descreve o que uma aplicao quer fazer, especificando a ao e as informaes sobre as quais vai agir. A navegao de tela a tela obtida pela resoluo de intenes. Atividades podem reutilizar funcionalidades de outros componentes simplesmente realizando uma requisio na forma de uma inteno (Intent). IntentFilter: uma descrio de quais intenes uma atividade (ou Intent Receiver) capaz de tratar. O Android utiliza estes filtros para encontrar a aplicao mais adequada para tratar uma Intent lanada. Intent receiver: componente que executa algum cdigo na aplicao em reao a um evento externo que chega na forma de uma Intent. Uma aplicao no precisa estar rodando para que um IntentReceiver seja chamado pelo sistema.

Ciclo de vida de uma Activity

Android e Sistemas distribudos


Por uma soma de fatores, como a mobilidade, sua arquitetura interessante e o fato de ser open-source, o Android se transformou numa plataforma altamente visada pelos desenvolvedores e presente em aparelhos de grandes fabricantes como Samsumg, Motorola, Sony e LG. Plataformas mveis so por natureza focadas na distribuio, alm de serem grandes consumidoras de dados e geralmente possurem diversos dispositivos comunicativos a seu dispor (Bluetooth, 3G, Wireless, ...). Entre uma gama de aplicaes existentes foram selecionados cinco exemplos gratuitos que ilustram bem o potencial que o Android proporciona aos desenvolvedores no quesito comunicao entre mquinas/dispositivos.

PAW Server
PAW Server um servidor HTTP completo, open-source e de bom desempenho. Permite a adio facilitada de plugins, e apesar de ainda estar em fase de desenvolvimento, j possui alguns bem interessantes, inclusive um interpretador PHP. Tambm permite a criao, importao e edio de filtros. Outro destaque do aplicativo a pgina administrativa que j vem includa, que permite acessar o aparelho remotamente e executar tarefas como envio de mensagens ou execuo de arquivos de udio e vdeo. Tudo isso por meio do acesso da pgina s APIs do Android.

Gmote
Gmote um aplicativo constitudo de um cliente, instalado no dispositivo mvel, e um servidor, instalado em um computador. Basicamente, a idia do aplicativo transformar o Android em um controle remoto do servidor, mas tambm permite executar por streaming arquivos multimdia do servidor no celular. Entre as caractersticas mais interessantes do aplicativo, est a possibilidade de determinar gestos para abrir realizar aes no servidor, utilizando os sensores de movimento do aparelho. O aplicativo servidor roda tanto nos sistemas Windows como Linux.

SwiFTP
SwiFTP um sevidor FTP que permite conectar-se ao aparelho celular por um cliente FTP qualquer e realizar upload ou download de arquivos livremente. Ideal para quando se quer passar arquivos do celular para o computador de uma forma fcil e rpida, sem necessidade de conexes fsicas.

TeamViewer App
TeamViewer App d ao usurio o acesso a computadores remotos em qualquer lugar. Com ele, possvel dar suporte espontneo a clientes e colegas, administrar computadores no supervisionados ou acessar sua rea de trabalho no escritrio, tendo sempre disposio todos os documentos e aplicativos instalados na mquina controlada.

Dropbox
O Dropbox para Android permite ao usurio acessar, acrescentar, modificar e excluir arquivos de seu repositrio online no servio Dropbox, onde e quando quiser.

WE ARE MANY

Referncias
Referncias

You might also like