You are on page 1of 31

Cncer de Estomago

FACULDADE JANGADA Disciplina: Fisiologia Humana II Professor: Manzerine Pedro da Cunha Acadmica: Eveline Monteiro Espinola

Introduo
Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado e rpido de clulas que invadem os tecidos e rgos do corpo;

Diferente do tumor benigno que uma massa de clulas que cresce vagarosamente e semelhante ao tecido original.

No cncer de estmago, esse crescimento desordenado de clulas geralmente tem incio na camada mucosa, e com o tempo ele vai invadindo mais a parede do estmago e pode at mesmo atingir rgos prximos, como o fgado, pncreas, esfago ou intestino.

Epidemiologia
Existe uma grande variao geogrfica na incidncia de cncer de estmago no mundo. Isto sugere que os fatores ambientais influenciam a patognese do cncer;
Foi a malignidade observada com maior frequncia no mundo at a metade da dcada de 1980; Atualmente o 4 cncer mais frequente do mundo, depois de pulmo, mama, e clon e reto.

Na China e no Japo a malignidade mais comum; a segunda causa de bitos por cncer no mundo, com aproximadamente um milho de bitos por ano, sendo o primeiro o de pulmo; No Brasil, em 2010, estimou-se que o 3 cncer mais incidentes em homens e 5 em mulheres; Antes dos 50 anos de idade o cancer do estmago raro.

Patologia
tambm denominado cncer gstrico; classificado de acordo com o tipo de clula que originou o tumor;

So predominantemente malignos e aproximadamente 90% a 95% dos casos so adenocarcinomas. Com menor frequncia so observados linfomas e leiomiossarcomas.

Patologia
Podem ser divididos em 2 tipos: intestinal e difuso; Intestinal encontra-se no estomago distal, com ulceraes. normalmente precedido por leses pr malignas.

Difuso gera um espessamento disseminado do estmago. Afeta com mais frequncia pacientes jovens. O prognstico geralmente pior.

As caractersticas chaves histolgicas compreendem o grau de diferenciao, invaso atravs da parede gstrica, comprometimento de linfonodos e clulas em anel de sinete dentro do prprio tumor;

Os tumores podero surgir como pequenas ulceraes da mucosa, um plipo ou uma massa.

Estgios
Estgio inicial limitado s camadas mucosa
e submucosa.

Estgio avanado invaso alm da


submucosa.

Etiologia
Dieta deve-se diminuir a ingesto de alimentos defumados, salgados, com corantes e com qualquer meio qumico de conservao; Nitritos e nitratos - a ao mutagnica ocorre atravs da transformao de nitratos em nitritos, e destes em nitrosaminas (potentes carcingenos). Nitratos so encontrados em:

Gastrite atrfica crnica, anemia permiciosa, lcera gstrica crnica e plipos gstricos - so vistos em associao com o cncer gstrico;

Pacientes submetidos a uma gastrectomia subtotal por distrbios benignos - apresentam risco relativo de desenvolver cncer gstrico entre 15 a 20 anos depois da cirurgia.

Mecanismos genticos tambm so importantes na formao do cncer gstrico. Exemplo: inativao do gene p53 que funciona no reparo do DNA e apoptose.

A infeco pelo Helicobacter pylori leva a um processo inflamatrio que induz danos celulares, que podem estar relacionados a condies prneoplsicas;
A infeco crnica leva a uma gastrite atrfica crnica com a diminuio de acidez do estomago, favorecendo o crescimento bacteriano que podem converter nitratos em nitritos.

Etiologia- outros
Situao scio econmica este cncer predomina grupos de renda baixa; Radiao - foi observado que sobreviventes de bomba atmica tinham uma predisposio a tumores. ; Baixa acidez gstrica; Sangue tipo A e o tabaco.

Manifestaes Clnicas
No h sintomas especficos para o cncer de estomago; No incio assintomtico; Perda de peso e apetite, fadiga, sensao de estmago cheio, vmitos, nuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar uma doena benigna (lcera, gastrite, etc.) ou um tumor no estmago.

Manifestaes Clnicas
Em estgios avanados, pode-se sentir uma massa palpvel na parte superior do abdmen, aumento no tamanho do fgado e presena de ngua na rea inferior esquerda do pescoo; Ndulos ao redor do umbigo indicam tambm estgio avanado da doena;

Manifestaes Clnicas
Sangramentos gstricos so incomuns, entretanto em cerca de 10 a 15% dos casos de cncer de estmago ocorre vmito com sangue; Pode tambm surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor forte.

Diagnstico
Histrico mdico e exame fsico o mdico ir perguntar sobre fatores de risco e sintomas; Um exame fsico fornece informao sobre a sade em geral, possveis sinais de cncer de estmago e outros problemas de sade. O mdico ir apalpar o abdmen para verificar se h alguma massa epigstrica.

Endoscopia digestiva alta Tambm conhecido como EGD o principal exame para se encontrar cncer de estmago; permite o mdico observar o esfago, estmago e a primeira parte do intestino delgado; Observado alguma rea anormal, pode-se retirar uma amostra do tecido para exames histolgicos.

Em alguns pacientes podese observar ulceraes gstricas atravs de um estudo radiolgico contrastado;

Ultrassonografia endoscpica- com este exame pode-se avaliar a extenso do tumor, penetrao na parede e o comprometimento de linfonodos locais. O mtodo tambm de grande importncia para avaliar a ressecabilidade.

Tomografia computadorizada a tomografia mostra a localizao do cncer e os rgos ao redor do estmago.

Tratamento
Resseco cirrgica remoo de parte ou todo o estmago, alm dos ndulos linfticos prximos, a principal alternativa teraputica;

Quimioterapia o cncer gstrico um dos poucos tumores gastrointestinais que responde relativamente a quimioterapia.

Radioterapia - ineficaz se utilizada isoladamente. Geralmente empregada apenas com inteno paliativa em quadros de sangramento ou dor.;

disseco submucsica do tumor tcnica elaborada no Japo para tratamento da fase inicial de cncer gstrico. Foi implantada no Brasil em 2011 e evita a remoo do rgo ou de parte dele.

Se no for possvel uma cura o tratamento deve ser focado no alvio de sintomas como dificuldades de se alimentar, dor ou sangramento;

Terapia gentica e imunoterapia esto atualmente em investigao.

Prognstico
Aproximadamente um tero dos paciente submetidos a uma resseco curativa est vivo e bem aps 5 anos;

Os fatores prognsticos compreendem a localizao anatmica do tumor, o estado dos linfonodos, profundidade de penetrao das clulas tumorais.

Preveno
Para prevenir o cncer gstrico deve-se seguir uma dieta balanceada composta por vegetais crus, frutas ctricas e alimentos ricos em fibras e carnes e peixes frescos;

A vitamina C (cido ascorbico) e o betacaroteno ( vitamina A), evitam que os nitritos se transformem em nitrosaminas ;

Pessoas com incidncia de cancr de estmago na famlia deve-se submeter a exames de EGD peridicamente.

Referncias Bibliogrficas
Inca 2012. Disponvel em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/dee87800420c10e7a65ca6ce655ae979/encarte_especial.pdf?MOD=AJPERES >. Acesso em: 20 fev. 2012.

ANTUNES, Danbia; SILVA, Iris; CRUZ, Wanise. Quimiopreveno do Cncer Gstrico. Disponvel em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/dee87800420c10e7a65ca6ce655ae979/encarte_especial.pdf?MOD=AJPERES >. Acesso em: 20 fev. 2012.

LADEIRA, Marcelo; SALVADORII, Daisy; SALVADORIII, Daisy. Biopatologia do Helicobacter pylori. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-24442003000400011>. Acesso em: 20 fev. 2012. PINHEIRO, Pedro. H. pylori: Preveno e tratamento. Disponvel em: <http://www.mdsaude.com/2009/01/como-e-quandotratar-o-hpylori.html>. Acesso em: 20 fev. 2012.

VASSALO, A.; E., Barrios. Cancer de Estomago. Disponvel em: <http://servidor.urucan.org.uy/uilayer/ve/factores_riesgo/factores_riesgo_3.pdf>. Acesso em: 18 fev. 2012. http://www.cancer.gov/cancertopics/types/stomach

CECIL, R.L. Tratado de Medicina Interna. 19 edio. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1997.

You might also like