You are on page 1of 12

A mensagem do ndio Seattle ao grande chefe branco de Washington

Em 1854, o grande chefe branco de Washington fez uma oferta de compra de uma grande extenso de terras ndias, prometendo criar uma "reserva" para o povo ndio. A resposta do chefe Seattle, aqui publicada na sua totalidade, tem sido descrita como a declarao mais bela e mais profunda que jamais foi feita sobre o ambiente.

Como se pode comprar ou vender o firmamento, ou ainda o calor da terra? Tal ideia -nos desconhecida. Se no somos donos da frescura do ar nem do fulgor das guas, como podero vocs compr-los? Cada parcela desta terra sagrada para o meu povo. Cada brilhante mata de pinheiros, cada gro de areia nas praias, cada gota de orvalho nos escuros bosques, cada outeiro e at o zumbido de cada insecto, sagrado para a memria e para o passado do meu povo. A seiva que circula nas veias das rvores leva consigo a memria dos Peles-Vermelhas. Os mortos do Homem Branco esquecem-se do seu pas de origem quando empreendem as suas viagens no meio das estrelas; ao contrrio, os nossos mortos nunca podem esquecer-se desta bondosa terra, pois ela a me dos Peles-Vermelhas.

Somos parte da terra e do mesmo modo ela parte de ns prprios. As flores perfumadas so nossas irms, o veado, o cavalo, a grande guia, so nossos irmos; as rochas escarpadas, os hmidos prados, todos pertencem mesma famlia. Por tudo isto, quando o Grande Chefe de Washington nos envia a mensagem de que quer comprar as nossas terras, est a pedir-nos demasiado. Tambm o Grande Chefe nos diz que nos reservar um lugar em que possamos viver confortavelmente uns com os outros. Ele se converter, ento, em nosso pai e ns em seus filhos. Por esta razo consideramos a sua oferta de comprar as nossas terras. Isto no fcil para ns.

A gua cristalina que corre nos rios e ribeiros no somente gua: representa tambm o sangue dos nossos antepassados. Se lhes vendermos a terra devem recordar-se que ela sagrada e, ao mesmo tempo, ensinar aos vossos filhos que ela sagrada e que cada reflexo nas claras guas dos lagos conta os acontecimentos e memrias das vidas das nossas gentes. O murmrio da gua a voz do pai do meu pai. Os rios so nossos irmos e saciam a nossa sede; so portadores das nossas canoas e alimentam os nossos filhos. Se lhes vendermos a terra, devem recordar-se e ensinar aos vossos filhos que os rios so irmos deles, e que, portanto, devem trat-los com a mesma doura com que se trata um irmo.

Sabemos que o Homem Branco no compreende o nosso modo de vida. Ele no sabe distinguir um pedao de terra de outro, porque ele um estranho que chega de noite e tira da terra o que necessita. A terra no sua irm mas sim sua inimiga e, uma vez conquistada, ele segue o seu caminho, deixando atrs de si a sepultura de seus pais, sem se importar com isso. Rouba a terra aos seus filhos: tambm no se importa. Tanto a sepultura de seus pais como o patrimnio dos seus filhos so esquecidos. Trata a sua me, a terra, e o seu irmo, o firmamento como objectos que se compram, se exploram e se vendem como ovelhas ou contas coloridas. O seu apetite devorar a terra deixando atrs de si s o deserto.

No sei mas a nossa maneira de viver diferente da vossa. S de ver as vossas cidades entristecem-se os olhos do Pele-Vermelha. Mas talvez seja porque o Pele-Vermelha um selvagem e no compreende nada. No existe um lugar tranquilo nas cidades dos Homens Brancos, no h stio onde escutar como desabrocham as folhas das rvores na Primavera ou como esvoaam os insectos.

O Homem Branco no parece estar consciente do ar que respira, como um moribundo que agoniza durante muitos dias insensvel ao cheiro. Mas se lhes vendermos as nossas terras, devem recordar-se que o ar , para ns, inestimvel, que o ar partilha o seu esprito com a vida que mantm. O vento, que deu aos nossos avs o primeiro sopro de vida, tambm recebe os seus ltimos suspiros. E, se lhes vendermos as nossas terras, devem conserv-las como coisa parte e sagrada, como um lugar onde at o Homem Branco possa saborear o vento perfumado pelas flores das pradarias. Por tudo isso, consideraremos a vossa oferta de comprar as nossas terras. Se decidirmos aceit-la, eu porei uma condio: o Homem Branco dever tratar os animais desta terra como irmos.

Sou um selvagem e no compreendo outro modo de vida. Tenho visto milhares de bisontes apodrecendo nas pradarias, mortos a tiro pelo Homem Branco, da janela de um comboio em andamento. Sou um selvagem e no compreendo como que uma mquina fumegante pode ser mais importante que o bisonte que ns matamos para sobreviver.

Que seria do homem sem os animais? Se todos fossem exterminados, o Homem tambm morreria de uma grande solido espiritual. Porque o que suceder aos animais tambm suceder ao Homem. Tudo est ligado. Devem ensinar aos vossos filhos que o solo que pisam so as cinzas dos nossos avs. Inculquem nos vossos filhos que a terra est enriquecida com as vidas dos nossos semelhantes, para que saibam respeit-la. Ensinem aos vossos aquilo que temos ensinado aos nossos, que a terra nossa me. Tudo quanto acontecer terra acontecer aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, cospem em si prprios. Isto sabemos: a terra no pertence ao Homem, pertence terra. Isto sabemos. Tudo est ligado, como o sangue que une uma famlia. Tudo est ligado. Tudo o que acontece terra acontecer aos filhos da terra. O Homem no teceu a rede da vida, ele s um dos seus fios. Aquilo que ele fizer rede da sua vida ele faz a si prprio.

Nem mesmo o Homem Branco, cujo Deus passeia e fala com ele de amigo para amigo, fica isento do destino comum. Por fim talvez sejamos irmos. Veremos isso. Sabemos uma coisa que talvez o Homem Branco descubra um dia: o nosso Deus o mesmo Deus. Vocs podem pensar nesta altura que Ele vos pertence, do mesmo modo como desejam que as nossas terras vos pertenam; porm, no assim. Ele o Deus dos homens e a Sua compaixo reparte-se por igual entre o Pele-Vermelha e o Homem Branco. Esta terra tem um valor inestimvel para Ele, e, se a estragamos, isso provocaria a ira do Criador. Tambm os Brancos acabaro um dia, talvez antes das demais tribos. Contaminem os vossos leitos e uma noite morrero afogados nos vossos prprios resduos.

Contudo, vocs caminharo para a vossa destruio rodeados de glria, inspirados pela fora do Deus que os trouxe a esta terra e que, por algum desgnio especial, lhes deu o domnio sobre ela e sobre os Peles-Vermelhas. Esse destino um mistrio para ns prprios, pois no percebemos porque se exterminam os bisontes, se domam os cavalos selvagens, se saturam os mais escondidos recantos dos bosques com a respirao de tantos homens e se mancha a paisagem das exuberantes colinas com os fios do telgrafo. Onde se encontra j o matagal? Destrudo. Onde est a guia? Desapareceu.

TERMINA A VIDA E COMEA A SOBREVIVNCIA

You might also like