You are on page 1of 25

DOENAS SEXUALMENTE TRANSMISSVEIS

O que DST? DST significa Doena Sexualmente Transmissvel,So doenas infecciosas que podem ser transmitidas (passadas) atravs do contato sexual. DSTs podem ser causadas por: -Bactrias - Vrus - Fungos -Protozorios Patognicos Podem ser transmitidas por: - Contato Sexual - Por Agulhas ou Seringas Contaminadas - Transfuso de Sangue - Crianas Nascidas de Mes Contaminadas

Voc no pega DSTs: - pelo assento quente do nibus; - pelo ar; - por tosse ou espirro; - por picadas de insetos; - por suor ou lgrima; - por alimentos; - em cadeiras, bancos pblicos de praas, parques e hospitais; - em apertos de mo e abraos; - usando copos, pratos e talheres.

Tipos de Doenas Sexualmente Transmissveis - Aids (Sida) - Candidase - Cancro Mole - Clamdia - Condiloma - Gardnerella (Vaginose Bacteriana) - Gonorria - Herpes Genital - Sfilis - Tricomonase

AIDS (SIDA)

Conceito: Sndrome da Deficincia imunolgica adquirida uma condio que resulta na supresso do sistema imune relacionada infeco pelo vrus HIV (Human Immunodeficiency Virus. Transmisso: Contato sexual desprotegido com pessoa soropositiva; contato direto com sangue contaminado (que inclui compartilhamento de agulhas para injeo de drogas; transfuses de sangue e/ou hemoderivados; acidentes com materiais biolgicos, ocupacionais ou no, que gerem contato direto destes com mucosas, com pele lesionada ou ferida e com tecidos profundos do corpo, permitindo o acesso corrente sangnea); da me portadora do HIV para o filho, durante a gestao, o parto ou pelo aleitamento.

CANDIDASE

Conceito: a infeco causada pela Cndida albicans. um fungo que habita normalmente no nosso organismo, tendo a funo de saprfita (alimenta-se de restos celulares) no aparelho genital. Como qualquer outra micose, gosta de ambientes quentes e midos. Sintomas: Ardncia ao contato com secreo vaginal ou prpria urina, bem como a pele torna-se avermelhada, brilhante e frivel (descama com facilidade ao toque) com um prurido (coceira) intensa. Na mulher, o sintoma mais importante o prurido vaginal ou dos lbios da vulva, seguido ou no por secreo vaginal (corrimento) branco.

 Transmisso: Ocorre transmisso pelo

contato com secrees provenientes da boca, pele, vagina e dejetos de doentes ou portadores. A transmisso da me para o recm-nascido (transmisso vertical) pode ocorrer durante o parto. A infeco pode ser primria na mulher. Tratamento: Medicamentos locais e/ou sistmicos. Preveno: Higienizao adequada. Evitar vestimentas muito justas. Tratar doena predisponente. Camisinha.

CANCRO MOLE

Conceito: Ulcerao (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular que compromete principalmente a genitlia externa mas pode comprometer tambm o nus e mais raramente os lbios, a boca, lngua e garganta. Sintomas: No incio, surgem uma ou mais feridas pequenas com pus. Aps algum tempo, forma-se uma ferida mida e bastante dolorosa, que se espalha e aumenta de tamanho e profundidade. A seguir, surgem outras feridas em volta das primeiras. Aps duas semanas do incio da doena, pode aparecer um caroo doloroso e avermelhado (ngua) na virilha, que chega a prender os movimentos da perna, impedindo a pessoa de andar. Nos homens, as feridas, em geral, localizam-se na ponta do pnis. Na mulher, ficam, principalmente, na parte externa do rgo sexual e no nus e mais raramente na vagina (ressalte-se que a ferida pode no ser visvel, mas provoca dor na relao sexual e ao evacuar).

Transmisso: Pela prtica de sexo (vaginal, anal ou oral) desprotegido com pessoa contaminada. Tratamento O cancro mole tratado com medicamentos base de antibiticos, sabonetes e loes. Alm do tratamento, deve-se realizar intensa higiene local. Deve ser indicada a abstinncia sexual at a concluso do tratamento. Preveno Como o contgio feito pela prtica sexual, a melhor forma de prevenir-se contra o cancro mole fazer uso do preservativo em todas as relaes sexuais. Cuidar bem da sade e da higiene tambm so formas de preveno.

CERVICITE MUCOPURULENTA
Conceito: Cervicite, ou endocervicite a inflamao da mucosa endocervial (camada que reveste o canal do colo do tero), provocada por vrios tipos bactrias. Sintomas: Alguns sintomas genitais leves, como corrimento vaginal, dispareunia ou disria, podem ocorrer na presena de cervicite mucopurulenta. O colo uterino fica habitualmente edemaciado, sangrando facilmente ao toque da esptula; s vezes, pode ser verificada a presena de mucopus no orifcio externo do colo. Na maioria das vezes assintomtica, ou seja, no apresenta sintomas Transmisso: Atravs de contato sexual com o parceiro/a contaminado/a. Tratamento: Atravs de Medicamentos. Preveno: Utilizar sempre a camisinha.

CLAMDIA Conceito: A clamdia uma doena sexualmente transmissvel comum causada pela bactria chlamydia trachomati, a qual pode danificar os rgos reprodutores da mulher. Sintomas: Clamdia conhecida como uma doena "silenciosa" porque em torno de 3/4 das mulheres e metade dos homens infectados no apresentam sintomas. Mulheres que apresentam sintomas podem ter secrees vaginais anormais e sensao de queimao ao urinar, tm dores no abdmen inferior e na parte de baixo das costas, nusea, febre, dor durante o sexo e sangramento entre os ciclos menstruais. Homens com sintomas podem ter secrees no pnis ou sensao de queimao ao urinar. Homens tambm podem ter queimao e coceira ao redor da abertura do pnis. Dor e inchao nos testculos so incomuns.

Transmisso: A clamdia pode ser transmitida durante o sexo vaginal, anal ou oral. Clamdia tambm pode ser passada da me infectada ao beb durante o parto natural. Tratamento: Clamdia pode ser facilmente tratada e curada com antibiticos. Preveno: A forma mais segura de evitar doenas sexualmente transmissveis abster de contato sexual ou ter uma relao mutuamente monogmica com um parceiro que tenha sido testado e sabe-se no estar infectado. Preservativos masculinos de ltex, quando usados corretamente e consistentemente, podem reduzir o risco da transmisso de clamdia.

CONDILOMA ACUMINADO Conceito: Infeco causada por um grupo de vrus (HPV Human Papilloma Viruses) que determinam leses papilares (elevaes da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes com o aspecto de couve-flor (verrugas). Os locais mais comuns do aparecimento destas leses so a glande, o prepcio e o meato uretral no homem e a vulva, o perneo, a vagina e o colo do tero na mulher. Sintomas: A mulher apresenta verrugas na regio genital, nus ou boca. Essas verrugas podem se desenvolver causando cncer de tero. O homem pode apresentar verrugas no pnis, principalmente na glande, mas tambm no saco escrotal. O uso de camisinha NO previne das feridas localizadas no saco e virilha.

Transmisso: Contacto sexual ntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que no ocorra penetrao vaginal ou anal o virus pode ser transmitido. O recm-nascido pode ser infectado pela me doente, durante o parto. Pode ocorrer tambm, embora mais raramente, contaminao por outras vias (fmites) que no a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecolgico, uso comum de roupas ntimas, toalhas etc. Tratamento: Preveno: Camisinha usada adequadamente, do incio ao fim da relao, pode proporcionar alguma proteo. Exame ginecolgico anual para rastreio de doenas pr-invasivas do colo do tero. Avaliao do(a) parceiro(a). Abstinncia sexual durante o tratamento.

GARDNERELLA VAGINALIS
Conceito: A gardnerella vaginalis uma bactria que faz parte da flora vaginal normal, quando, por um desequilbrio dessa flora, ocorre um predomnio dessa bactria. Sintomas: Provoca corrimento esbranquiado, homogneo e no aderente forte com um odor desagradvel principalmente durante a menstruao e nas relaes sexuais. Transmisso: Esta infeco na mulher pode ser primria, ou seja as bactrias j se encontravam nela. A transmisso ao homem por via sexual

Tratamento: So empregados cremes vaginais, antibiticos orais e duchas vaginais anti-spticas. Geralmente os parceiros so tratados quando h recidiva da infeco . Preveno: Pelo uso de preservativo. Evitar duchas vaginais, exceto sob recomendao mdica. Limitar nmero de parceiros sexuais. Controles ginecolgicos peridicos.

GONORRIA

Conceito: Gonorria ou Blenorragia uma DST que causada por uma bactria de nome Neisseria gonorrhaea a qual penetra na uretra do homem durante o ato sexual quando a vagina estiver contaminada por ela ou depositada na vagina quando o ejaculado a contiver. A bactria tambm pode crescer na boca, garganta, olhos e nus. Sintomas: Caracteriza pela presena de abundante secreo (corrimento) purulenta pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente precedido por prurido (coceira) na uretra e disria (ardncia miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas so mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

Transmisso: A gonorria transmitida pelo contato com o pnis, vagina, boca ou nus. No necessrio haver ejaculao para a gonorria ser transmitida. Gonorria tambm pode ser transmitida da me para o beb durante o parto. Tratamento: Antibiticos Preveno: Camisinha. Higiene ps-coito.

HERPES GENITAL

Conceito: Infeco recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vrus que determinam leses genitais vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem eroso (ferida) seguida de cicatrizao espontnea do tecido afetado. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como stress emocional, exposio ao sol, febre, baixa da imunidade etc. Sintomas: Manifesta-se atravs de pequenas bolhas localizadas principalmente na parte externa da vagina e na ponta do pnis. Essas bolhas podem arder e causam coceira intensa. Ao se coar, a pessoa pode romper a bolha, causando uma ferida, incluindo febre e gripe.

Transmisso: Freqentemente pela relao sexual. Da me doente para o recm-nascido na hora do parto. Tratamento: No existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doena. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestaes da doena ou aumentar o intervalo entre as crises. Preveno: No est provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doena. Higienizao genital antes e aps o relacionamento sexual recomendvel. Escolha do(a) parceiro(a).

SFILIS (CANCRO DURO)

Conceito: A Sfilis a Doena Sexualmente Transmissvel causada pela bactria Treponema pallidum que tem 3 estgios de desenvolvimento. No primeiro provoca feridas nos genitais, na segunda fase, apresenta manchas nos ps e mos e na terceira, pode evoluir provocando cegueira, paralisia, doenas cardacas, neurolgicas e at a morte.

Sintomas: O estgio primrio da sfilis geralmente marcado pelo aparecimento de uma nica ferida (chamada de cancro), mas tambm pode haver feridas mltiplas. O estgio secundrio caracterizado por erupes na pele e leses na membrana mucosa. Esse estgio tipicamente comea com erupes em uma ou mais reas do corpo. As erupes geralmente no causam coceira e podem aparecer enquanto o cancro est sarando ou vrias semanas depois. Alm das erupes, os sintomas do estgio secundrio da sfilis podem incluir febre, dor na garganta, dor de cabea, perda de peso, dores musculares e fadigaO sintomas do estgio avanado da sfilis incluem dificuldade de coordenar os movimentos musculares, paralisia, cegueira gradual e demncia. Os danos podem ser srios o suficiente para causar a morte.

Transmisso: Relao sexual (contato com rgos sexuais ou a secreo vaginal ou smen na relao vaginal, oral ou anal); pela me para o beb durante a gravidez e pela transfuso de sangue no-testado. Tratamento: Sfilis facilmente curvel nos primeiros estgios. Uma nica injeo intramuscular de penicilina curar a pessoa infectada com sfilis h menos de um ano. Doses adicionais so necessrias para tratar pessoas que tm sfilis h mais de um ano. Para pessoas alrgicas penicilina h outros antibiticos disponveis. O tratamento matar a bactria da sfilis e prevenir danos futuros, porm no reparar os danos j causados. Preveno: Usando camisinha masculina ou feminina nas relaes sexuais, fazendo o exame de sfilis no pr-natal para evitar a contaminao do beb e recebendo transfuso de sangue sempre testado.

TRICOMONASE (URETRITE/ VAGINITE)

Conceito: Infeco causada pelo protozorio Trichomonas vaginalis, que pode se hospedar no colo do tero, na vagina e/ou na uretra. Sintomas: Muitas mulheres infectadas pelo Trichomonas vaginalis podem no sentir nenhuma alterao ou reao. Quando os sintomas surgem, esses so, principalmente, corrimento amareloesverdeado, com mau cheiro, dor durante o ato sexual, ardor, dificuldade para urinar e coceira nos rgos sexuais. Na mulher, a doena pode tambm se localizar em partes internas do corpo, como o colo do tero. A maioria dos homens no apresenta sintomas. Quando isso ocorre, consiste em uma irritao na ponta do pnis.

Transmisso: O contgio se d atravs de secrees, durante contato sexual desprotegido com parceiro contaminado. Tratamento: Quimioterpicos. O tratamento pode ser oral e local (na mulher). Preveno: Uso de preservativo em todas as relaes sexuais, vaginais, orais ou anais.

You might also like