You are on page 1of 19

Apresentao do captulo 4 do livro A FACE OCULTA DA ESCOLA Educao e trabalho no Capitalismo

Autor: Mariano Fernndez Enguita


Alunas: Patrcia Aparecida de Souza Oliveira Patrcia

ROMA ARCAICA
Aprendizagem familiar filhos homens acompanhavam os pais, enquanto as filhas permaneciam ao lado da me. Funo da escola doutrinamento religioso Conhecimentos para o trabalho eram adquiridos no prprio ambiente de trabalho

IDADE MDIA
Aprendizagem tambm familiar, porm, a permanncia na famlia original era substituda pela educao ou aprendizagem no seio de outra famlia. Aprendizes crianas de 7 a 9 anos saiam de suas casas por um perodo de cerca de 7 anos para aprender tarefas domsticas, boas maneiras e as relaes sociais.

Funo da escola: apenas alfabetizao Este intercmbio familiar tinha foco especial no Artesanato. Relao distante entre mestre e aprendiz; Obrigaes do mestre: Ensinar tcnicas do ofcio; Aliment-lo, vesti-lo; Formao moral e religiosa; s vezes envi-lo a uma escola.

MAS, POR QUE APRENDER

EM OUTRA FAMLIA???????

Resumindo, o IDEAL EDUCATIVO na Idade Mdia era: - Para a nobreza: aprender a montar cavalos e usar armas; - Para os artesos: aprendizagem literria, porm de forma secundria; - Para os camponeses: doutrinamento religioso.

Mas, e os pobres rfos e mendigos???

INTERNAMENTO NA INFNCIA MARGINAL


Eram vistas como desperdcio de mo de obra e causa para graves problemas da sociedade; Soluo: criao de Workhouses (Casas de trabalho) com a finalidade de prepar-las para um trabalho til;

SCULO XVIII Revoluo Industrial


As crianas que permaneciam em orfanatos eram alvo das grandes empresas como mo de obra barata.

O bem da sociedade exige que os conhecimentos do povo no se estendam alm de suas ocupaes .

SCULO XVIII Revoluo Industrial


Formam-se futuros trabalhadores disciplinados, submetidos a muitas horas de trabalho e alguma instruo (assim, quando adultos, o trabalho ser agradvel e divertido).

SCULO XIX
Projetos de lei que pretendiam assegurar um mnimo de instruo literria foram sistematicamente rejeitados. Crianas eram arrancadas das escolas em dias teis, atravs do movimento Sunday Schools, escolas dominicais com a nica funo de ensinar moral religiosa.

SCULO XIX
Reformadores
Viam na educao do povo a melhor forma de amans-los

Tradicionalistas
No precisamos de homens que pensem, mas de bois que trabalhem . (Bravo Murillo)

Como resolver este conflito: educ-los, mas no demasiadamente. O bastante para aprendessem a respeitar a ordem social, mas no tanto que pudessem question-la.

SCULO XIX
Soluo: transfere-se para a ordem religiosa a responsabilidade na educao infantil. Somos da opinio que mais adequado para o bem-estar de nosso povo esforar-se em fazer deles cristos ilustrados que sbios no conhecimento mundano; no queremos estadistas em nossas fbricas, mas indivduos de ordem.

DO DOUTRINAMENTO A DISCIPLINA
A proliferao da industria iria exigir um novo tipo de trabalhador. A f, a piedade, a humildade, a resignao ou as promessas de que o reino dos cus passaria a ser dos pobres e que os ltimos seriam os primeiros podiam ser suficientes para obter a submisso passiva do trabalhador. O instrumento idneo era a escola. O objetivo era gerar nos jovens os hbitos, comportamentos, disposies e os traos de carter mais adequados para a indstria - ordenado e respeitoso.

A ORDEM REINA NAS SALAS DE AULA


Converteu as escolas em algo muito parecido aos quartis. Nas escolas metodistas inglesas de princpios do sculo XIX, a primeira coisa que aprendiam os alunos era a pontualidade. O Superintendente far soar de novo a campainha, e ento a um movimento de sua mo, toda a escola levantar-se- a um s tempo de seus assentos; a um segundo movimento os escolares se voltam; a um

terceiro, se deslocam lenta e silenciosamente ao lugar designado para repetir suas lies, e ento ele pronuncia a palavra Comeai . O ensino ou instruo ficava em um obscuro segundo plano, atrs da obsesso pela ordem, pontualidade, compostura etc.

DA AUTO-INSTRUO ESCOLARIZAO
Antes da identificao da classe operria com a escola como instrumento de melhoria social, houve um amplo movimento de auto-instruo. O arteso ativo estava ligado ao conhecimento tcnico e cientfico de seu tempo na prtica diria de seu ofcio. A aprendizagem inclua geralmente matemtica (lgebra, geometria e trigonometria), procedncia dos materiais comuns ao ofcio, cincias fsicas e desenho industrial.

Com o processo de industrializao nos Estados Unidos, a escola se tornou o principal mecanismo da americanizao dos imigrantes. A escola exercia o papel de socializar as geraes jovens para o trabalho assalariado. Os Negros emigravam em massa para o Norte industrializado e eram vistos como mo de obra excepcionalmente barata. Se j no se podia utilizar o chicote, devia-se recorrer escola.

A partir dessa perspectiva fundou-se uma rede de escolas para negros. O negro deveria ser preparado para o trabalho industrial menos qualificado, mal pago e duro.
Instituto Agrcola e Normal de Hampton ( partir do final do sc. XIX)
Formar professores para atuar em escolas primrias para negros O programa de formao era composto de ensino acadmico (destrezas literrias bsicas), trabalho manual e disciplina (j que era essa a formao que deviam transmitir depois aos seus alunos) Os brancos selecionavam para o instituto aqueles negros mais dispostos a propagar sua mensagem e converterem-se em lderes educacionais dceis aceitados perante seu povo de cor.

SCULO XX A OBSESSO PELA EFICINCIA


Baseado na idia Taylorista para a indstria (controle absoluto de produtos e processos pelo empresrio, padronizao e rotinizao das tarefas), na obsesso pela gesto do dinheiro e dos recursos humanos, essas ideias so introduzidas nas escolas, e estas deveriam reconhecer a liderana do mundo empresarial e o dever de servir comunidade. Ellwood P. Cubberley esforou-se por introduzir nas escolas a figura correspondente ao especialista em organizao do trabalho que o taylorismo havia trazido consigo, o especialista em eficincia. Este deveria estudar todas as fases do processo educacional, as necessidades da sociedade e da indstria.

You might also like