You are on page 1of 49

O RENASCIMENTO CULTURAL E ARTSTICO

PROFESSOR JOS E.M. KNUST

ROTEIRO DE ESTUDO PARA ESTA AULA


1. 2. 3.

A Idia de Renascimento O Renascimento e a Idade Mdia As bases sociais do Renascimento


A. B.

4.

As caractersticas das Idias Renascentistas


A. B.

O Humanismo Outras caractersticas

5.

Sociedade e poder na Itlia Renascentista O mecenato

O Renascimento nas Artes e nas Cincias


A. B. C. D.

Artes Plsticas Literatura Msica Cincias

6.

Renascimento e a Cultura Popular

1. A IDIA DE RENASCIMENTO

Por volta do sculo XV, ganhou fora na Europa (especialmente na Itlia) a idia de que a cultura e as artes dos sculos anteriores tinham sido um retrocesso frente ao auge da cultura clssica (grecoromana). Eles achavam que era necessrio fazer renascer a cultura dos clssicos por isso esse perodo foi chamado de Renascimento.
Trecho de O Nascimento da Vnus, de Botticelli

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 1

A IDIA DE RENASCIMENTO NA POCA

Este Renascimento no puramente uma inveno dos historiadores modernos (...) j nos sculos XIV e XV os italianos estavam atentos s alteraes de sua sociedade, e muito especialmente s da sua cultura, inquietos em promover um regresso luz ou vida dos valores de uma idade remota. Acreditavam que algo estava, realmente, a renascer. Ao mesmo tempo, e como conseqncia da sua determinao em proclamar o seu prprio progresso, eles avaliaram cuidadosamente o passado em termos desfavorveis, antecipando esse outro conceito fundamental da historiografia moderna, que a Idade Mdia.
Nicholas Mann, O Renascimento, p.11

Questo 01

2. O RENASCIMENTO E A IDADE MDIA

A idia de que o Renascimento marcava uma ruptura com a Idade Mdia surgiu entre os renascentistas e foi aceita pela maioria dos Historiadores por muito tempo. Porm, hoje se sabe que esta imagem um exagero: a Idade Mdia tambm teve seus renascimentos culturais e o Renascimento foi muito Arquitetura gtica: influenciado por eles. um dos smbolos
do Renascimento do seculo XII

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 2

OS RENASCIMENTOS MEDIEVAIS
Foi um erudito do Renascimento, Flvio Biondo (13921463), o primeiro que usou o termo mdium aevum ou idade mdia para descrever o perodo entre a queda do Imprio Romano no sculo V e o ressurgimento das artes na sua poca. Para Biondo e muitos de seus contemporneos a Idade Mdia representou um milnio de decadncia durante o qual os sucessos da poca precedente tinham sido esquecidos ou descuidados. (...) agora j claro que a cultura clssica nunca chegou a desaparecer por completo da Europa durante a Idade Mdia e que houve vrias tentativas importantes para reviv-las nos sculos que precederam o Renascimento.

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 2

(...) Assim, o Renascimento no nasce para ocupar um vazio cultural absoluto. Tinha havido renascimentos prvios, que em vrios aspectos prepararam o caminho para os xitos dos sculos XV e XVI. Na realidade, com a descoberta recente de outros renascimentos nos sculos X e XIII, o renascimento italiano aparece cada vez mais como o brilhante culminar de uma srie de tendncias anteriores e no como uma ruptura com o passado e um incio totalmente novo.
Nicholas Mann, O Renascimento Questo 02

3. AS BASES SOCIAIS DO RENASCIMENTO

A) SOCIEDADE E PODER NA ITLIA RENASCENTISTA

As cidades italianas foram as que mais enriqueceram com a expanso comercial do final da Idade Mdia. Com isso, sua burguesia e seus governantes concentraram grandes riquezas. As transformaes sociais que decorreram deste enriquecimento favoreceram a difuso de novas idias.

A) SOCIEDADE E PODER NA ITLIA RENASCENTISTA

A Itlia estava dividida em inmeros principados, repblicas, reinos e ducados. As disputas de poder abria oportunidades para artistas e intelectuais. Estes poderosos locais, vivendo em um perodo de prosperidade econmica, acabaram possibilitando o sustento de artistas e pensadores.

B) O MECENATO

No contexto de disputa por status social e poltico, os poderosos buscavam formas de ostentar poder e prestgio social. Uma dessas formas era patrocinar o trabalho de artistas que viviam sob sua proteo produzindo suas obras. Essa prtica de sustentar o trabalho de artistas ficou conhecida como Mecenato. Cosmo de Mdici, importante Mecenas
na Itlia Renascentista

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 3

Um novo estilo de vida surgiu nas cidades italianas no final da Idade Mdia. Os mercadores prsperos desempenhavam um papel importante na vida poltica e cultural da cidade. Com a expanso do comrcio e das manufaturas, os valores feudais de status pelo nascimento, proezas militares e hierarquia fixa de senhores e vassalos cederam lugar ambio e a realizao pessoal fosse na corte, nos escritrios contbeis ou no estdio do artista. A arte funcionava como ponto de convergncia do orgulho cvico e do patriotismo. Os membros da elite urbana tornavam-se patronos das artes, oferecendo apoio financeiro a artistas e escritores promissores. Da mesma forma que brigavam nos campos de batalha, os governantes competiam entre si pela arte e pelos artistas, a fim de aumentar seu prestgio.
Adaptado de Marvin Perry, A Civilizao Ocidental, p.218

A SOCIEDADE DAS CIDADES ITALIANAS E O RENASCIMENTO

Questo 03

4. AS CARACTERSTICAS DAS IDIAS RENASCENTISTAS

A) O HUMANISMO
A viso Positiva sobre o Homem

A mentalidade medieval era baseada numa idia negativa sobre o Homem (que seria pecador por natureza). Pelo contrrio, o Renascimento se sustentava sobre uma viso positiva sobre o Homem (que seria capaz de realizar obras magnficas, j que imagem e semelhana de Deus).

Trecho da pintura do teto da Capela Sistina, feito por Michelangelo, mostra Deus fazendo o Homem sua imagem e semelhana

O HOMEM VITRUVIANO, DE LEONARDO DA VINCI

Questo 04

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 4

DIFERENAS ENTRE AS IDIAS MEDIEVAL E HUMANISTA SOBRE O HOMEM

Estava implcita no ideal humanista de educao uma transformao radical da idia crist de seres humanos. De acordo com a viso medieval (agostiniana), os homens e mulheres eram incapazes, devido a sua natureza pecaminosa, de alcanar a excelncia mediante seus prprios esforos. Estavam completamente subordinados vontade divina. Os humanistas, ao contrrio (...), defendiam que a excelncia era alcanada por meio do esforo pessoal, que tinha por objetivo no apenas a educao, mas a prpria vida.
Marvin Perry, A Civilizao Ocidental, p.222

Questo 05

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 1

A VALORIZAO DO HOMEM

Que obra de arte o homem: to nobre no raciocnio; to vrio na capacidade; em forma e movimento, to preciso e admirvel, na ao como um anjo; no entendimento como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais.
William Shakespeare, Hamlet

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 2

A VALORIZAO DO HOMEM
Eu te coloquei no centro do mundo, a fim de poderes inspecionar, da, de todos os lados, da maneira mais cmoda, tudo que existe. No te fizemos nem celeste, nem terreno, mortal ou imortal, de modo que assim, tu, por ti mesmo, qual modelador e escultor da prpria imagem, segundo tua preferncia e, por conseguinte, para tua glria, possas retratar a forma que gostarias de ostentar.
Giovanni Pico Della Mirandola. A dignidade do homem.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 3

A VALORIZAO DO HOMEM
Os deuses deram ao homem o intelecto e as mos e fizeram-no semelhante a eles, dando-lhe poder sobre os outros animais; este poder consiste no s em ser capaz de trabalhar de acordo com a ordem normal da natureza, mas para alm disso, fora das leis naturais. Desse modo, com esta liberdade, sem a qual no haveria aquela similitude pela qual viesse a manter-se deus da terra, ele forma ou pode formar pela atividade intelectual outras naturezas, outros modos de proceder, outras formas de organizao.
Giordano Bruno, Expulso da Besta Triunfante, 1584.

A) O HUMANISMO
Valorizao do Conhecimento

O Humanismo defendia que os homens deveriam investir em seu conhecimento e na sua sabedoria, para tornarem-se melhores pessoas. Entre os conhecimentos que os homens deveriam ter, segundo os humanistas, destacam-se aqueles ligados antiguidade clssica (histria e literatura antigas, etc.)

Detalhe retratando Plato e Aristteles em A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 4

A FORMAO DE UM HUMANISTA SEGUNDO UM HOMEM DO RENASCIMENTO


Consagrai-vos a dois gneros de estudo. Em primeiro lugar adquiri um conhecimento das letras, no vulgar, mas srio e aprofundado (...) Depois familiarizai-vos com a vida e as [boas] maneiras o que se chama os estudos humanos, pois que eles embelezam os homens. (...) Aconselho-vos a ler os autores que possam ajudar-vos no somente pelo assunto, mas tambm pelo esplendor do seu estilo e o seu talento literrio (...) por isso que no deve somente seguir as lies dos mestres, mas tambm instruir-se com os poetas, oradores e os historiadores, para adquirir um estilo elegante, eloqente (...).
Leonardo Bruni, Correspondncia.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 5

A NECESSIDADE DO ESTUDO PARA DESENVOLVER A HUMANIDADE DO HOMEM


No presente, o homem se faz pela posse da razo. Se as rvores e as bestas selvagens crescem, os homens, creiam-me, moldam-se. (...) E aquele que no permite que seu filho seja instrudo de forma conveniente no homem, nem seu filho se tornar um homem. A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade
Erasmo de Roterd, Elogio da Loucura. Questo 06

B) OUTRAS CARACTERSTICAS

O Humanismo nos permite entender outras caractersticas do pensamento renascentista:


Antropocentrismo:

o Homem deve ser o centro das atenes do pensamento humano, seja nas artes, seja na cincia.

B) OUTRAS CARACTERSTICAS

O Humanismo nos permite entender outras caractersticas do pensamento renascentista:

Valorizao da Investigao da Natureza e da Razo Humana: o Homem capaz de observar a natureza para entend-la atravs de sua razo.

Estudos de Leonardo Da Vinci sobre a Anatomia do Brao

B) OUTRAS CARACTERSTICAS

O Humanismo nos permite entender outras caractersticas do pensamento renascentista:


Hedonismo e Individualismo: o Homem deve buscar sua felicidade, e isso uma tarefa do indivduo, no da sociedade como um todo.

Bronzino, Alegoria com vnus e o cupido.

COMPARAO ENTRE OS PENSAMENTOS MEDIEVAL E RENASCENTISTA


Medieval Conceito Fundamental Viso sobre o Homem
Teocentrismo Deus o centro de tudo O Homem um pecador e s encontra algo bom na sua relao com Deus

Humanismo Renascentista
Antropocentrismo O Homem o centro das atenes O Homem a mais perfeita criao de Deus (sua imagem e semelhana), sendo capaz de coisas maravilhosas

Viso sobre o Tudo que acontece na conhecimento Natureza deve ser

A Natureza deve ser explicada por suas prprias explicado como designo regras, que podem ser de Deus (explicaes so descobertas atravs da buscadas na f) experincia e investigao

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 5

VALORIZAO DA EXPERINCIA E DA RAZO ENTRE OS RENASCENTISTAS


... os modernos so os primeiros a demonstrar que o conhecimento verdadeiro s pode nascer do trabalho interior realizado pela razo, graas a seu prprio esforo, sem aceitar dogmas religiosos, preconceitos sociais, censuras polticas e os dados imediatos fornecidos pelos sentidos.
Marilena Chau, Primeira filosofia. Brasiliense, 1985. p. 80.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 6

A IMPORTNCIA DA OBSERVAO SEGUNDO O ASTRNOMO RENASCENTISTA COPRNICO


Depois de longas investigaes, convenci-me por fim de que o Sol uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela (...) No duvido de que os matemticos sejam da minha opinio, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, no superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstraes que darei nesta obra. Se alguns homens ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura, a que toram o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemticas no devem ser julgadas seno por matemticos
Nicolau Coprnico, De Revolutionnibus orbium caelestium, 1543. Questo 07

5. O RENASCIMENTO NAS ARTES E NAS CINCIAS

A) ARTES PLSTICAS

As artes plsticas do renascimento foram marcadas pelo antropocentrismo, atravs da representao de figuras humanas de maneira realista. Desenvolveu-se a idia de que a arte deve imitar a natureza (e no apenas represent-la).
Davi, de Michelangelo (com detalhe em uma das mos)

A) ARTES PLSTICAS

Para tanto, diversas tcnicas de pintura e escultura foram desenvolvidas neste perodo, como a noo de tridimensionalidade e do uso das cores para criar efeitos de contraste e iluminao nas pinturas.
Gravura de Henricus Hondius explicando a tcnica da perspectiva

NASCIMENTO DA VENUS, DE BOTTICELLI

TETO DA CAPELA SISTINA, DE MICHELANGELO

A ESCOLA DE ATENAS, DE RAFAEL SANZIO

A MONALISA, DE LEONARDO DA VINCI

Questo 08

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 7

O PODER E A IMPORTNCIA DA PINTURA SEGUNDO LEONARDO DA VINCI

O pintor o amo e senhor de todas as coisas que podem passar pela imaginao do homem (...) Tudo o que est no universo em sua essncia, em presena ou na imaginao, ele o tem primeiro na mente e depois nas mos, e elas so to excelsas que, da mesma forma que as coisas, criam ao mesmo tempo uma harmonia proporcional com um s olhar.
Leonardo Da Vinci, Tratado sobre a Pintura.

Questo 09

B) LITERATURA

A literatura tambm passa por grandes transformaes, sob influncia do Humanismo e do Classicismo. Uma das principais inovaes da poca a intensificao do uso das lnguas vulgares (at ento o latim era a lngua dos intelectuais), que ajuda na construo da identidade dos novos reinos em formao.

Retrato de Michel de Cervantes

B) LITERATURA

A inveno da imprensa revolucionou tambm a forma de circulao das obras literrias. A imprensa aumentou o nmero de livros circulando e barateou o acesso s obras, estimulando a circulao de idias.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 8

OS LUSADAS, LUS DE CAMES


As armas e os bares assinalados, Que da ocidental praia Lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda alm da Taprobana, Em perigos e guerras esforados, Mais do que prometia a fora humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram; E tambm as memrias gloriosas Daqueles Reis, que foram dilatando A F, o Imprio, e as terras viciosas De frica e de sia andaram devastando; E aqueles, que por obras valerosas Se vo da lei da morte libertando; Cantando espalharei por toda parte, Se a tanto me ajudar o engenho e arte. Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandro e de Trajano A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram: Cesse tudo o que a Musa antgua canta, Que outro valor mais alto se alevanta.
Canto I, primeiras 3 estrofes

C) A MSICA

No Renascimento, a Msica passou de um elemento extremamente ligado ao mundo religioso para o mundo da Corte. Tratou-se de um perodo de experimentao de novas formas musicais, combinaes de vozes e instrumentos.
Concerto, de Lorenzo Costa

Vdeo 01: Sting e Edin Karamazov tocando a msica Come Again, do compositor renascentista John Dowland

D) AS CINCIAS

A valorizao da experincia e da observao da natureza levaram a um grande avano cientfico durante o Renascimento: o conhecimento passou a ser visto como resultado da investigao da natureza, e no do conhecimento da religio.

Aula de Anatomia, de Rembrandt

NICOLAU COPRNICO E SEU MODELO HELIOCNTRICO

GALILEU GALILEI E SUA INVENO PARA OBSERVAR OS ASTROS, A LUNETA

Questo 10

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 9

CENSURA DA IGREJA S IDIAS DE GALILEU


"Censura feita no Santo Ofcio da cidade, (...) 24 de fevereiro de 1616, na presena dos Padres telogos que a assinam:
1.

O sol est no centro do mundo e completamente imvel. Censura: Por unanimidade esta proposio declarada insensata e absurda em filosofia e formalmente hertica, em razo de ela se opor expressamente s sentenas da Santa Escritura a em vrios momentos, seja sobre o sentido literal das palavras, seja sobre a interpretao comum dos Santos Padres e dos doutores em teologia.

Textos escritos na poca (fontes primrias) Fonte 10

CENSURA DA IGREJA S IDIAS DE GALILEU


2.

A Terra no est no centro do Mundo, nem imvel, mas se reveste de um movimento total (de revoluo) e de um movimento diurno (sobre ela mesma). Censura : Por unanimidade esta proposio padece da mesma censura (que a precedente) em filosofia) , quanto ao aspecto teolgico, ela deve ser ao menos considerada errnea segundo a F."
Citado por Groupe de Recherche pour I'enseignement de I'Histoire et Ia Geographie. Histoire Hritages europens Paris, Hachete, 1981, p.77

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 6

IMPORTNCIA DE GALILEU PARA A CINCIA MODERNA SEGUNDO UM DOS MAIORES FSICOS DE NOSSO TEMPO

Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsvel pelo surgimento da cincia moderna. O famoso conflito com a Igreja catlica se demonstrou fundamental para sua filosofia; dele a argumentao pioneira de que o homem pode ter expectativas de compreenso do funcionamento do universo e que pode atingi-la atravs da observao do mundo real.
Stephen Hawking, Uma breve histria do tempo.

Questo 11

6. RENASCIMENTO E CULTURA POPULAR

O Renascimento foi um fenmeno cultural essencialmente ligado elite social da Europa. Obviamente, certos aspectos dessa cultura da elite acabavam influenciando a cultura das classes populares, assim como esta acabava influenciando a cultura da elite (fenmeno da circularidade cultural). Porm, a cultura popular na Europa do sculo XVI passava por fenmenos bastante diversos dos ideais renascentistas, como a acentuao dos rituais da religiosidade popular.

Anlise de Historiadores sobre esta poca Anlise 7

CULTURA POPULAR NOS SCULOS XV E XVI

Enquanto as elites redescobriam Aristteles ou discutiam Plato (...) a quase totalidade da populao europia continuava analfabeta. Praticamente alheia matematizao do tempo, tinha seu trabalho regido ainda pelos galos e pelos sinos (...), a vida continuava pautada por ritmos sazonais. A grande crise do sculo XIV trouxera consigo a fome, a peste, legies de marginalizados (...). Trouxera tambm um sentimento generalizado de medo, de pnico ante um fim iminente e muito prprio aos perodos de crise. Uma das tentativas de resposta ao medo e ao sentimento de instabilidade foi a exacerbao da religiosidade popular.
Laura de Mello e Souza, A feiticeira na Europa moderna, p.6-7

You might also like