You are on page 1of 52

SISTEMA NERVOSO

Professora: Paty Pereira

SISTEMA NERVOSO
O SN juntamente com sistema endcrino, responsvel pela maioria das funes de controle do organismo; coordenando e regulando as funes corporais. Controla as atividades rpidas do organismo: contrao muscular, fenmeno viscerais, ritmo de acelerao de algumas glndulas endcrinas. Consegue receber milhares bits informaes dos diferentes rgos sensoriais e a seguir integra todas elas para determinar a resposta a ser executada pelo organismo.

SISTEMA NERVOSO
O SN o sistema que sente, pensa e que controla em nosso organismo.

SISTEMA NERVOSO
A atividade do sistema nervoso baseia-se em uma das clulas mais especializadas do organismo, o neurnio.

SISTEMA NERVOSO
Curiosidade.... Segundo cientistas, no crebro existem entre 12 000 a 14 000 milhes de clulas nervosas. Em todo sistema nervoso calcula-se que existam mais de 100 000 milhes de neurnios. Se os colocssemos todos em fila, estas clulas perfaziam um comprimento semelhante distncia entre a Terra e a Lua.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO...( linhas telefricas ) Unidade estrutural e funcional do SN. Tm uma forma muito diferente de todas as outras clulas do teu corpo, porque so especializadas em receber e transportar as mensagens nervosas. Possui duas propriedades essenciais: irritabilidade (excitabilidade) e condutibilidade.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... Uma clula muito estimulvel; ela capaz de perceber as mnimas variaes que ocorrem em torno dela, reagindo com uma alterao eltrica que percorre sua membrana. Essa alterao eltrica o impulso nervoso.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... ESTRUTURAS: Corpo celular - que contm o ncleo e o citoplasma; contm toda a informao bioqumica necessria sntese de enzimas e de outras molculas indispensveis vida do neurnio, considerado centro metablico do neurnio. Junto com os dendritos, local de recepo de estmulos, atravs de contatos sinpticos.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... ESTRUTURAS: Dendritos- geralmente so curtos e ramificam-se profusamente, a maneira de galhos de rvore, em ngulos agudos, originando dendritos de menor dimetro. So os processos ou projees que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurnios ou para os axnios. Portanto, os dendritos so especializados em receber estmulos.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... ESTRUTURAS: Axnios- a grande maioria dos neurnios possui um axnio, prolongamento longo e fino que se origina do corpo celular ou de um dendrito principal. O axnio apresenta comprimento muito varivel, podendo ser de alguns milmetros como mais de um metro. A poro terminal do axnio sofre vrias ramificaes para formar de centenas a milhares de terminais axnicos, no interior dos quais so armazenados os neurotransmissores qumicos. Portanto, o axnio especializado em gerar e conduzir o potencial de ao.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... ESTRUTURAS: Terminais axnicos e sinapses- A regio de passagem do impulso nervoso de um neurnio para a clula adjacente chama-se sinapse. A sinapse tem a capacidade de transmitir alguns sinais e de refugar outros, o que a torna elemento de extrema valia para o SN, na seleo de qual conduta a ser seguida. s vezes os axnios tm muitas ramificaes em suas regies terminais e cada ramificao forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares. Estas ramificaes so chamadas coletivamente de arborizao terminal.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO...

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... IMPULSO NERVOSO: O impulso nervoso o caminho percorrido pelo estmulo ao longo das clulas nervosas (neurnios). um impulso eltrico que se origina das alteraes nas cargas eltricas das superfcies interna e externa da membrana celular (potencial de ao).

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... IMPULSO NERVOSO: A membrana plasmtica do neurnio transporta alguns ons ativamente, do lquido extracelular para o interior da fibra, e outros, do interior, de volta ao lquido extracelular.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... IMPULSO NERVOSO: O estmulo provoca, assim, uma onda de despolarizaes e repolarizaes que se propagam ao longo da membrana plsmtica do neurnio. Essa onda de propagao o impulso nervoso, que se propaga em um nico sentido de fibra nervosa.

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... IMPULSO NERVOSO:

SISTEMA NERVOSO
O NEURNIO... ESTRUTURAS: Alm dos neurnios, o sistema nervoso apresenta-se constitudo pelas glia ou clulas gliais, cuja funo dar sustentao aos neurnios e auxiliar no seu funcionamento. As clulas da glia constituem cerca de metade do volume do nosso encfalo. H diversos tipos de clulas gliais. Os astrcitos, por exemplo, dispem-se ao longo dos capilares sangneos do encfalo, controlando a passagem de substncias do sangue para as clulas do sistema nervoso. Os oligodendrcitos e as clulas de Schwann enrolam-se sobre os axnios de certos neurnios, formando envoltrios isolantes.

SISTEMA NERVOSO
Sustentao do neurnio.

Tecido Glial

FUNES BSICAS DO SISTEMA NERVOSO


1) Funo sensorial 2) Funo integrativa 3) Funo motora

DIVISO DO SISTEMA NERVOSO


SISTEMA NERVOSO CENTRAL

SISTEMA NERVOSO PERFIFRICO

DIVISO DO SISTEMA NERVOSO

DIVISO DO SISTEMA NERVOSO


Sistema nervoso central:

- Encfalo - Medula

SNC
- Substncia cinzenta: externa, formada por corpo de clulas nervosas - Substncia branca:interna, formada por processos ou fibras de clulas nervosas (axnios).

SNC
Encfalo

- 35 bilhes de neurnios - 1.4 kg - + 40 reas distintas, cada


Uma controla uma atividade especfica

SNC
Encfalo: Estruturas

1) Telencfalo (crebro) 2) Diencfalo (Tlamo / hipotalamo) 3) Tronco enceflico ( Mesencfalo/ponte e


bulbo)

4) Cerebelo

SNC
Encfalo (crtex)

SNC
Encfalo: Telencfalo LOBO OCCIPITAl: Ligado a vrios aspectos da viso. LOBO FRONTAL: Ligado ao raciocnio, ao planejamento, a partes da fala e do movimento (crtex motor), a emoes e a solucionamento de problemas. LOBO TEMPORAL: Ligado percepo e reconhecimento dos estmulos auditivos (audio) e memria (hipocampos). LOBO PARIETAL: Ligado percepo dos estmulos relacionados ao tato, presso, temperatura e dor.

SNC
Diencfalo: tlamo e hipotlamo Tlamo: estao retransmissora de impulsos nervosos para o crtex cerebral, tambm est relacionado com alteraes no comportamento emocional. Hipotlamo: responsvel pela homeostase corporal.

SNC
Tronco enceflico: Bulbo: Batimento cardaco, respirao, presso do sangue, reflexos de salivao, tosse, espirro e o ato de engolir. Ponte: respirao, transmite impulsos para o cerebelo. Mesencfalo: viso, movimento dos olhos, movimento do corpo.

SNC
Cerebelo: Relaciona-se com os ajustes dos movimentos, equilbrio, postura e tnus muscular.

SNC
Medula espinhal:

SNC
Medula espinhal:

- A medula espinhal elabora respostas


simples para certos estmulos.

- Veculo condutor de impulso nervosos - 31 pares de nervos raquidianos

Questionrio
1) 2) 3) 4) 5)
Como dividido o SN? Defina impulso nervoso: Quais so as 3 principais funes do SN? O que serve de proteo para o SNC? Qual estrutura do SNC est diretamente relacionada com o equilbrio postural?

6) Para que serve o lquido cefalorraquidiano? 7) Qual a funo da medula para o SNC?

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


O sistema nervoso perifrico formado por nervos encarregados de fazer as ligaes entre o SNC e o corpo.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS: a reunio de vrias fibras nervosas que podem ser formadas de axnios ou dentritos. * Rede nervosa

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS: A) Sensoriais: periferia para o corpo (nervos aferentes ou sensitivos) B) Motores: transmitem impulso do SNC para os mculos ou glndulas (nervos motores ou eferentes) C) Mistos: formado por axonios de nervos sensoriais e motores.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS:

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS:

Quando partem do encfalo, os nervos so chamados de cranianos, quando partem da medula espinhal denominam-se raquidianos.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS CRANIANOS:

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS CRANIANOS: I- Olfatrio sensitivo percepo do olfato II- ptico sensitivo percepo visual III- culomotor- motora controle da movimentao do globo ocular, da pupila e do cristalino. IV- Troclear- motora- controle dos movimentos do globo ocular V- Trigmeo- mista- controle dos movimentos da mstigao, percepo sensoriais da face, seios da face e dentes. VI- Abducente- motora Controle da movimentao do globo ocular

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS CRANIANOS: VII Facial- mista controle dos msculos da face mmica facial, e percepo gustativa VIII- Vestbulo-coclear sensitiva percepo postural originria do labirinto, percepo auditiva IX- Glossofarngeo- mista percepo gustativa, percepes sensoriais da faringe, laringe e palato. X- Vago mista percepes sensoriais da orelha, faringe, trax, vsceras. Inervao das vsceras torcicas e abdominais. XI- Acessrio motora- controle da faringe, laringe, palato, dos mm. Esternocleidomastodeo e trapzio. XII- Hipoglosso- motora controle dos msculos da faringe, laringe e da lngua.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS RAQUIDIANOS :

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


NERVOS RAQUIDIANOS : Os 31 pares de nervos raquidianos que saem da medula relacionamse com os msculos esquelticos.

Oito pares de nervos cervicais Doze pares de nervos dorsais Cinco pares de nervos lombares Seis pares de nervos sacrais

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


Com base na estrutura e funo o sistema nervoso perifrico pode subdividir-se em:

1) SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


SOMTICO

2) SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


AUTNOMO ( VIDA VEGETATIVA)

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


SNP VOLUNTRIO OU SOMTICO Tem por funo reagir a estmulos provenientes do ambiente externo. O sistema nervoso somtico (SNS) e o crebro trabalham em conjunto de forma a assegurar o comportamento. O SNS transmite informao proveniente dos rgos dos sentidos ao SNC e transporta mensagens destes para os msculos que permitem mover o esqueleto, estando implicado nos movimentos corporais.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


SNP AUTNOMO OU VISCERAL Funciona independentemente de nossa vontade e tem por funo regular o ambiente interno do corpo, controlando a atividade do sistema digestrio, cardiovascular, excretor, e endcrino.

A) Parassimptico B) Simptico

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


SNP AUTNOMO OU VISCERAL PARASSIMPTICO: Estimula principalmente as atividades relaxantes, como as redues do ritmo cardaco e da presso arterial.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


SNP AUTNOMO OU VISCERAL SIMPTICO Estimula aes que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situaes de estresse. Acelera batimentos cardacos, aumenta presso arterial, aumento concentrao de acar no sangue.

SISTEMA NERVOSO PERIFRICO


SNP Simptico e Parassimptico

Questionrio
1) Do que constitudo o sistema nervoso perifrico? 2) Diferencie nervos sensoriais e nervos motores: 3) Quantos nervos cranianos costituem o SNP? Cite um
exemplo e sua funo:

4) Qual a diferena entre nervos cranianos e raquidianos? 5) Descreva a diferena do SN somtico para o SN
Autnomo:

6) Cite uma atividade do SN Autnomo parassimptico e uma


do SN Autnomo simptico:

Roteiro Aula Prtica


SISTEMA MUSCULAR

1) Conhecer um msculo: verificar tendo, aponeurose e


fscia muscular.

2) Reconhecer e diferenciar : epimsio, endomsio,


permisio e fibra muscular.

Roteiro Aula Prtica


SISTEMA NERVOSO

1) Encfalo, hemisfrio cerebrais, membranas pia-mter,


aracnide, duramter

2) Cerebelo 3) Tlamo, hipotlamo. 4) Tronco enceflico: mesencfalo, ponte, bulbo 5) Medula

You might also like