You are on page 1of 12

GERAO DE 45

A LITERATURA BRASILEIRA Na prosa: *Literatura intimista; *sondagem psicolgica; *Nova dimenso do regionalismo ; -recriao dos costumes e da fala sertaneja. * Pesquisa da linguagem poetas instrumentalistas.


A LITERATURA BRASILEIRA Na poesia: * O rigor formal; * Negando a liberdade formal, as ironias, as stiras e outras brincadeiras modernistas; * Equilibrada e sria; *Os modelos Parnasianos e Simbolistas.


JOO CABRAL DE MELO NETO

Sempre evitei falar de mim, falar-me. Quis falar de falarcoisas. Mas na seleo dessas coisas no haver um falar de mim? (Morte e Vida Severina - Auto de Natal Pernambucano)

JOO CABRAL DE MELO NETO


Caractersticas:


-

S pertenceria Gerao de 45 se levado em conta o critrio cronolgico; pois esteticamente afasta-se da afastaproposta do grupo. (Tendncia objetividade); (Influncia surrealista); Tendncia substantivao; Economia da linguagem; Palavras em um processo crescente de depurao; Concepo arquitetnica - geometrizao do poema; Poema objeto;

JOO CABRAL DE MELO NETO




Legado da gerao de 45:


Afasta a poesia cada vez mais do subjetivismo e da introspeco; EliminandoEliminando-se emoes superficiais; (Ruptura total com o sentimentalismo); Questiona o prprio ato de escrever e a funo da poesia; Amadurece a preocupao poltica e principalmente a denncia social do Nordeste e sua gente: os severinos retirantes, as tradies e o folclore regional, a herana medieval, a estrutura agraria canavieira, injusta e desigual... Representa o retirante nordestino; A confiana no homem e em sua capacidade de resolver problemas.

JOO GUIMARES ROSA

O correr da vida embrulha tudo. A vida assim: esquenta e esfria, aperta e da afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente coragem.

JOO GUIMARES ROSA


Caractersticas: * Obra inovadora e original; * Sagarana, marco divisor na literatura moderna Sagarana, do Brasil- uma obra que se pode chamar de renovadora da linguagem Brasil
literria;

* experimentalismo esttico- narrativas de cunho regionalista e estticouma linguagem inovadora e transfigurada.

*Grande serto: Veredas- razes msticas; Veredas* Sua linguagem extremamente requintada; * carter universal.

JOO GUIMARES ROSA



-

Legado na gerao de 45:


Transformar completamente o panorama da nossa literatura. O leitor ouvinte direto do personagem. Renova a tradio regionalista. toca em problemas que inquietam todos os homens: o significado da existncia, as dimenses da realidade. Recupera as matrizes arcaicas da lngua portuguesa e fundindo-as fundindocom a fala sertaneja; criar um linguajar mtico; Grande Serto: Veredas e as novelas de Corpo de Baile incluem e revitalizam recursos da expresso potica

CLARICE LISPECTOR

Que ningum se engane, s se consegue a simplicidade atravs de muito trabalho.

CLARICE LISPECTOR


Caractersticas:
Sondagem; Tcnica impressionista ; Ruptura com a seqncia linear; Predomnio do tempo psicolgico; Caractersticas fsicas das personagens diluem-se; diluemAs aes passam a ter importncia secundria; Introduo da tcnica do fluxo da conscincia; Presena da epifania ( revelao ); Suas principais personagens so mulheres; Fuso de prosa e poesia; Uso de metalinguagem.

CLARICE LISPECTOR

-

Legado na gerao de 45:


cruza vrios eixos e planos narrativos sem ordem ou lgica aparente; narrativos sem ordem ou lgica aparente atingir valores essenciais humanos e universais tais como a falsidade das relaes humanas, o jogo das aparncias, o esvaziamento do mundo familiar, as carncias afetivas e as inseguranas delas decorrentes, a alienao, a condio da mulher, a coexistncia dos contrastes, das ambigidades, das contradies do ser, num processo meio barroco ;

You might also like