You are on page 1of 19

Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

ESTAGIO III ESTGIO NO ENSINO MDIO LEOPOLDO SCHONARDIE FILHO PAULO ROGRIO BARBOSA NASCIMENTO Acadmico: Lizandro Munir Radin

INTRODUO
O estgio foi desenvolvido com alunos do Ensino Mdio na Escola Estadual de Ensino Mdio Santo Augusto, no turno matutino. Durante o estgio foram desenvolvidas atividades na modalidade do handebol usando sempre os requisitos pedaggicos para elaborao de todos os planos de aula. Usando sempre autores na suposta rea de trabalho para esclarecer aos alunos todos os conhecimentos necessrios para que eles possam praticar essa modalidade no mbito escolar.

MEMORIAL DESCRITIVO DA EDUCAO FSICA NO ENSINO MDIO


Meu contexto na Educao Fsica escolar no Ensino Mdio era com metodologias e contedos s na nfase de saber jogar, ou seja, no se justificava o porqu dos movimentos corporais e sim como deveramos executar os movimentos na hora do jogo. A disciplina no dava o suporte pedaggico necessrio para que entendssemos porque necessitaramos de conhecer cada movimento corporal para sim depois executar movimentos que julgamos hoje indispensveis para a construo de uma cultura corporal de movimento. A Educao Fsica na escola era vista como uma atividade fsica para os alunos e no uma forma de conhecimento, ou seja, no se cobrava resultados a no ser nos jogos escolares, onde os alunos da escola deveriam se sair bem em todas as modalidades, para que a escola fosse sempre valorizada no esporte.

Mas com o passar dos anos essa mentalidade foi mudando com a chegada de novos conceitos de educao fsica escolar visando mais a parte ldica e pedaggica nos contedos em todos os anos escolares. Houve assim uma conscientizao por parte de todos que as aulas de Educao Fsica nas escolas so de extrema importncia para que os alunos alcancem um timo desenvolvimento da cultura corporal de movimento tanto na parte esportiva como em outros setores de suas vidas sendo membros atuantes da sociedade.

2 REFERENCIAL TERICO
A Educao Fsica escolar brasileira passa por um processo de transformaes que nos coloca diante do abandono de um discurso legitimador centrado no exercitar se para e de outra nas dificuldades encontradas na construo e efetivao de um novo modo de legitimao no espao escolar. (GONZALES e PAULO) A consolidao da Educao Fsica escolar era sustentada no conhecimento mdico biolgico e orientada pela idia de que sua funo principal era a promoo da sade, articulada discursivamente como uma idia genrica de educao integral do homem no sentido do desenvolvimento todas as suas potencialidades. Estabelecendo uma relao de esporte institucionalizado, sendo praticamente hegemnico nas aulas de Educao Fsica escolar, a tal ponto no senso comum de confundir Educao Fsica escolar com pratica esportiva em varias instituies escolar no pas.

No transcurso dos anos 80 surge um movimento renovador da Educao Fsica brasileira que impulsionou grandes mudanas em diversas dimenses da rea. Nesse movimento entendeu-se que uma das aes necessrias para transformar a Educao Fsica seria elev-la a condio de disciplina escolar, tirando-a da categoria de mera atividade. Surgindo assim um vasto conjunto de questes que no faziam parte das preocupaes desta rea, como: Porque essa disciplina deve compor o currculo escolar? Quais seus objetivos? Quais seus contedos? Como so sistematizados os contedos? Como seu ensino?

Imprimindo assim uma mudana de tal magnitude que possvel comparar esse fenmeno a um ponto de inflexo na qual a trajetria da Educao Fsica faz uma quebra definitiva com sua tradio legitimadora. Ela passa a ser um componente curricular responsvel por um conhecimento especifico, inclusive conceitual subordinada a funes sociais de uma escola republicana, comprometida com a necessidade que as novas geraes tem de conhecimentos capazes de potencializ-los para enfrentar os desafios do mundo, o que significa que essa nova responsabilidade deve passar pela inveno de novas pratica pedaggicas.

Pensando a Educao Fsica como uma forma pedaggica onde ela deve responder, no por ser algo desvinculado do carter desta instituio, relativamente nova na histria da humanidade denominada escola e que tem uma contribuio especfica nessa tarefa mais ampla que denominamos de educao. Pr-requisito para isto tratar os contedos vinculados pelas diferentes disciplinas como construes histricas, para o conjunto dos contedos abordados pela Educao Fsica (jogo, ginstica, esportes, dana e lutas).

3 DIAGNSTICO DA ESCOLA
A Escola Estadual de Ensino Mdio Santo Augusto Ginsio, esta localizada na Rua Professor Romalino Torres, n 108, caixa postal 036, CEP 98590-00, fone: 3781 1412, no bairro Floresta em Santo Augusto. A Escola possui ampla rea toda cercada com grande ptio e bem arborizada, possuindo nela uma quadra de areia, uma quadra de cimento e um grande ginsio esportivo que se chama Ginsio Carlos SantaAna de Moraes, no fundos da Escola. Com relao ao ensino aprendizagem h necessidade de uma prtica voltada para a realidade, sempre buscando atender ao objetivo maior que o conhecimento cientifico, numa relao dialtica, desafiadora, acolhedora, coletiva e inclusiva.

A Escola possui uma diretora e vice-diretora, supervisoras, secretarias e zeladores que cuidam da limpeza. A diretora a professora Dorota Scheffer Lorenzoni e o vicediretor professor Ccero Joni Pes, a supervisora a professora Teresinha Maria Sagin. Sendo assim a Escola possui ao todo 47 professores nos trs turnos, manh, tarde e noite.

3.1 Plano Pedaggicos da Escola A Escola possui como misso no meio coletivo de construo de direitos e deveres, tica, valores, cidadania, responsabilidade, de exerccios, democracia, dialogo, justia e de igualdade, por respeito a diversidade cultural, de gnero e opo sexual, religiosa e poltica, fundamentada em valores humanistas e respeito as diferenas.

3.2 Diagnostico da professora de Educao Fsica


A professora regente da turma chama-se Elaine Glitz possuindo 21 anos de profisso na rea de Educao Fsica escolar, tendo um timo rendimento e comando em todos os requisitos com os alunos de suas turmas na escola. Possui uma grande amizade de todos os alunos da turma do segundo ano do ensino mdio, pois todos participam das aulas em seu comando. Segundo a professora h um grande empenho por parte da direo da escola em colocar a Educao Fsica sempre no segundo plano da Escola, isso deve ser mudado urgentemente segundo ela pois falta muitos recursos e materiais para se trabalhar a Educao Fsica na Escola.

4 PLANO DE UNIDADE
4.1 Dados de Identificao da Escola e da Turma A Escola que se desenvolve o estgio a Escola Estadual de Ensino Mdio Santo Augusto (Ginsio) com os alunos do 2 Ano Matutino Turma 2B com 24 alunos tendo inicio 7:25 horas at as 9:05 horas nos primeiros perodos das quartas-feiras. 4.2 Justificativa O esporte no mbito escolar de extrema importncia pois vem a desenvolver nos alunos todas as suas habilidades e capacidades motoras que julgamos essenciais para o bom desenvolvimento motos de qualquer individuo humano no meio escolar e social onde vive.

Tema: Esporte
Objetivos:

Sub-tema: Handebol

Conceitual: reconhecer a estrutura do jogo e as questes tticas e tcnicas nas situaes de jogo. Procedimental: avaliao de procedimentos que devem ser praticados na situao de jogo para que o mesmo acontea. Atitudinal: demonstrar para os alunos a verdadeira questo sociocultural que o handebol poder trazer de benefcios para sua formao escolar. Argumentaes crticas da modalidade no mbito escolar demonstrando sempre pontos positivos para seu crescimento no esporte geral. Metodologia: foi trabalhado mtodos com o uso de jogos situacionais com estrutura reduzida para sempre prevalecer o conhecimento por parte dos alunos em todas as fases do jogo de handebol.

4.3 Cronograma de ao:

Tema

Sub-tema

Contedo

Plano n 01

Esporte

Handebol

Pequenos jogos de handebol para ver qual o conhecimento da turma sobre a modalidade de handebol. Trabalhos tcnicos de passes do handebol.

Plano n 02

Esporte

Handebol

Plano n 03

Esporte

Handebol

Continuao dos trabalhos tcnicos com passes e arremessos ao gol.

Plano n 04

Esporte

Handebol

Arremessos ao gol e questes sobre a parte ttica na situao de jogo.

Plano n 05

Esporte

Handebol

Trabalho de posicionamento na quadra de jogo tanto no sistema ofensivo quanto defensivo. Contedo questes de regras e pequenos jogos na quadra com estrutura reduzida 2x2, 3x3, 4x4 na situao de jogo. Jogos com estrutura reduzida e trabalhos tcnicos de dribles na situao de jogo. Arremessos ao gol parado e correndo, dribles com o uso do corpo usando sempre o referencial do gol. Jogo formal para analise se ouve melhora ou no na parte tcnica ou ttica na situao de jogo. Trabalhos tcnicos de marcao individual e coletiva.

Plano n 06

Esporte

Handebol

Plano n 07

Esporte

Handebol

Plano n 08

Esporte

Handebol

Plano n 09

Esporte

Handebol

Plano n 10

Esporte

Handebol

Plano n 11

Esporte

Handebol

Trabalhos tticos ofensivos e defensivos e tambm mais a ttica individual de todos os jogados na situao de jogo. Analisar o jogo no todo e retomar se preciso algumas duvidas sobre as regras e questes tticas e tcnicas de todos os jogados no jogo.

Plano n 12

Esporte

Handebol

5.1 Relato de Experincia


A experincia com os alunos do Ensino Mdio da Escola Estadual de Ensino Mdio Santo Augusto foi muito produtiva em todos os aspectos, pois os alunos do segundo ano se interessavam em todos os trabalhos realizados nas aulas prticas durante todo o estagio. Minhas expectativas em relao aos alunos foram totalmente evolutivas no sentido que os alunos participavam em todos os momentos da aula que era desenvolvida no ginsio da escola. Foi muito gratificante, pois todos no final do estagio estavam dominando grande parte de todos os fundamentos tcnicos do handebol e tambm muitas questes relacionadas com a ttica tanto na parte individual como na coletiva. A professora regente agradeceu-me por ter escolhido seus alunos e manifestou que estar sempre de portas abertas para qualquer trabalho que eu desejo elaborar na escola com a Educao Fsica.

CONSIDERAES FINAIS
O Estgio realizado com os alunos do Ensino Mdio foi de muita produtividade profissional como professor da rea de Educao Fsica escolar. Todas as aulas foram muito agradveis e bem aceitas por todos da turma dos alunos do 2 ano no matutino, pois meus objetivos foram alcanados que eram de fornecer a eles mais conhecimentos sobre a modalidade do handebol, que acredito que todos assimilaram muito bem todos os aspectos tcnicos e tticos para jogar essa modalidade no ambiente escolar.

REFERENCIAL BIBLIOGRFICO
Apostila do Estagio Curricular Supervisionado III (professor Leopoldo Schonardie Filho e Paulo Rogrio Barbosa Nascimento). BETTI, Mauro. Ensino de 1 e 2 Grau. Educao Fsica para qu? Revista Brasileira de Cincia do Esporte. Vol 3. Maring/PR, 1992. CARVALHO, Jos S. F. Algumas reflexes sobre o papel da Escola de 2 Grau. Revista Paulista de Educao Fsica/SP, 1996. GONZLEZ, Fernando J. Projeto Curricular de Educao Fsica como um contedo escolar parte 1. Revista Espao da Escola. Iju/RS, 2004. KUNZ, Elenor. Educao Fsica Ensino e Mudana. Uniju. Iju, 1991. SCHONARDIE FILHO, Leopoldo. Educao Fsica na 1 Srie do Ensino Mdio: uma prtica por compromisso. Ed. Uniju, 2002. SCHONARDIE FILHO, Leopoldo; PEREZ, L. Galhardo. Educao Fsica no Ensino Mdio: uma prtica por compromisso. Livro do aluno: orientaes prticas. Iju, Ed. Uniju, 2000.

Obrigado pela Ateno!

You might also like