You are on page 1of 14

yGamagrafia

A gamagrafia, um exame baseado na utilizao de elementos radioativos, extremamente til para o estudo do esqueleto. Este exame consiste na injeo, via circulao sangunea, de um istopo radioativo, incuo para o organismo, que possui uma afinidade especial pelo osso, como por exemplo o tecncio-99m unido a um composto constitudo por fsforo, um mineral captado preferencialmente pelo osso.

Aps a sua administrao, o radioistopo vai-se distribuindo pelo corpo, chegando ao osso altamente vascularizado. Dado que as radiaes gama emitidas pelo istopo podem ser registadas atravs de um aparelho especial, estes dados so utilizados por um computador para elaborar imagens do sector do esqueleto estudado.

Desta forma, possvel comprovar se os ossos se encontram em perfeitas condies ou constatar, por exemplo, se em alguns existe um aumento da atividade metablica provocado por uma infeco, um problema que pode ser detectado, desta forma, antes da manifestao de leses visveis num exame radiolgico convencional.

Porta Motorizada EPI

yProcedimento
Para se efetuar o exame, em primeiro lugar, tem que se administrar o radioistopo selecionado atravs de uma injeo intravenosa. y A substncia radioativa normalmente leva entre duas e trs horas a distribuir-se pelo organismo e a fixarse nos ossos.
y

Ento, o paciente deve deitar-se numa marquesa para que o aparelho detector, uma espcie de contador Geiger denominado "gamacmara", que se desloca a uma determinada distncia do corpo, depois de registar as radiaes gama emitidas pelo istopo, produza raios X ou, ento, graas informao processada pelo computador, seja possvel visualizar as imagens dos ossos estudados. O procedimento no leva mais de meia hora e no provoca qualquer incmodo ao paciente

y y y

y y

Nos ossos, a radiografia acusa fraturas, tumores, distrbios de crescimento e postura. Nos pulmes, pode flagrar da pneumonia ao cncer. Casos de ferimento com armas de fogo, ela capaz de localizar onde foi parar o projtil dentro do corpo. Para os dentistas, um recurso fundamental para apontar as cries. Na densitometria ssea, os raios-X detectam a falta de mineral nos ossos e podem acusar a osteoporose, comum em mulheres aps a menopausa.

Na radiografia constatada, possvel diferenciar tecidos com caractersticas bem similares, tais como os msculos e os vasos sangneos, atravs do uso de substncias de elevado nmero atmico (Iodo ou o Brio). y Ainda, o raio-X possibilitou o surgimento de exames como a tomografia axial computadorizada (TAC) que, com ajuda do computador, capaz de fornecer imagens em vrios planos, de forma rpida e precisa, utilizando quantidades mnimas de radiao.
y

Efeitos da Radiao aos seres humanos


y

As clulas quando expostas radiao sofrem ao de fenmenos fsicos, qumicos e biolgicos. A radiao causa ionizao dos tomos, que afeta molculas, que podero afetar clulas, que podem afetar tecidos, que podero afetar rgos, que podem afetar a todo o corpo.

Efeitos da Exposio Baixas Doses de Radiao


H trs categorias gerais para os efeitos resultantes exposio baixas doses de radiao. y Efeitos Genticos --sofrido pelos descendentes da pessoa exposta y Efeitos Somticos --primariamente sofrido pelo indivduo exposto. Sendo o cncer o resultado primrio, diz-se muitas vezes Efeito Carcinognico. y Efeitos In-Utero --Alguns erradamente consideram estes como uma conseqncia gentica da exposio radiao, porque o efeito observado aps o nascimento, embora tenha ocorrido na fase embrionria/fetal. No entanto, trata-se de um caso especial de efeito somtico, porque o feto exposto radiao.
y

You might also like