You are on page 1of 35

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

BINGO AMBIENTAL

18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

No se refere apenas s reas de preservao e lugares paradisacos, mas sim a tudo que nos cerca: gua, ar, solo, flora, fauna, homem etc.

Importante fator que estimula a explorao dos recursos naturais e eleva a quantidade de resduos

A partir dela, surge uma diversidade de substancias e materiais que no existiam na natureza, pois ela trouxe tcnicas produtivas intensivas em material e energia para atender mercados de grandes dimenses, de modo que a escala de explorao de recursos e descargas de resduos cresceu vultuosamente. Estamos nos referindo a:

So as diretrizes e as atividades administrativas e operacionais, tais como planejamento, direo, controle, alocao de recursos e outras realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas aes humanas, quer evitando que eles surjam. Isso papel da:

Os materiais orgnicos que se decompem naturalmente pela ao dos microrganismos que se alimentam deles. So os materiais...

Em 1972, as Naes Unidas prepararam uma conferncia internacional para debater os problemas do meio ambiente. Onde isso aconteceu?

Em que tipo de gua a maior concentrao de sais a de cloreto de sdio (sal comum) e, em menor quantidade, a de magnsio e de iodo.

A gua que constitui as fontes e os rios e contm sais retirados das rochas, dos leitos e das margens dos rios

gua imprpria para o uso domstico onde os sais dissolvidos impedem a formao da espuma do sabo e endurecem as verduras.

A gua absolutamente pura, sem minerais dissolvidos que no encontrada na natureza

Lanamento de resduos de esgotos domsticos, efluentes industriais, defensivos agrcolas, sabes, detergentes e outros elementos txicos diretamente nos mares e nos rios caracterizam a:

Quanto maior for a quantidade de matria orgnica lanada na gua, maior ser o nmero de microrganismos que a se desenvolvero. Esses microrganismos respiram, consumindo o oxignio dissolvido na gua. A gua pobre em oxignio dissolvido causa a morte, por asfixia, de peixes e outros animais aquticos. Esse processo caracteriza a:

Resduos lquidos, originados dos processos industriais

Resduos lquidos recolhidos dos esgotos e fossas spticas.

Terrenos comuns, onde o lixo depositado diariamente a cu aberto, o que provoca contaminao da gua, do solo e do ar, local onde h a proliferao de animais transmissores de inmeras doenas, como ratos, baratas, moscas e mosquitos.

A decomposio do lixo produz um lquido negro, altamente poluente chamado

Neste local o lixo disposto em camadas, cobertas com terra ou argila e compactadas por tratores de esteiras eles so escolhidos com critrio, geralmente terrenos no produtivos e que no esto localizados em reas de preservao ambiental.

O lixo espalhado em esteiras mveis, para que os materiais reciclveis possam ser separados, como vidros, papis, metais, plsticos etc., e vendidos s indstrias de reciclagem. Estamos falando de:

O lixo proveniente de hospitais, clnicas veterinrias, materiais txicos etc. Deve ser passado pelo processo da:

Fabricado, basicamente, a partir de uma pasta de celulose, obtida pelo cozimento da mistura de cavacos de madeira e gua.

feito de matrias-primas naturais, como areia, barrilha, feldspato, alumina etc. A extrao desse matrial agride a natureza e o meio ambiente. No degradvel, mas 100% reciclvel.

Utilizados pelo homem desde a Idade do Ferro, na confeco de armas e ferramentas.

elaborado a partir de derivados do petrleo. Pode ser reciclado na prpria indstria que o fabrica. As peas defeituosas ou as aparas so trituradas, derretidas e novamente colocadas na linha de produo.

No jogar fora produtos usados, mas sim empreg-los de outras maneiras ou encaminh-los para fbricas de reciclagem.

Reprocessar a matria-prima dos produtos usados, para a fabricao de novos produtos.

Voc pode fazer em sua casa, condomnio, escola, clube, parque etc. Parte basicamente do propsito de separar o lixo de acordo com o material.

Elemento essencial para a vida dos seres vivos, desde seres microscpicos at plantas e animais

Absorvem o gs carbnico e devolvem o oxignio para a atmosfera com isso garante o equilbrio natural entre as quantidades de oxignio e de gs carbnico na atmosfera. Esse o entendimento bsico de qual processo realizado pelos produtores.

Um dos mais perigosos poluentes para a respirao do homem e dos animais. Forma-se no processo de combusto, em que h pouco oxignio para a queima completa dos combustveis, como, por exemplo, quando o motor de um carro est desregulado. Provoca desde sonolncia e diminuio dos reflexos at doenas respiratrias. Em alta concentrao, o monxido de carbono pode causar a morte por asfixia. Como um gs invisvel e sem cheiro, apresenta grande perigo por no ser facilmente percebido.

So compostos de oxignio e enxofre, produzidos na queima de combustveis de petrleo, de carvo mineral, e nos processos industriais. Esses xidos so nocivos s vias respiratrias, podendo provocar a morte das plantas. xidos de enxofre so um dos responsveis pela chuva cida.

A queima de petrleo e seus derivados e a queimada das matas provocam uma grande concentrao de gs carbnico. Esse gs age na atmosfera de modo semelhante ao vidro: deixa passar a radiao solar e retm o calor, aumentando, gradativamente, a temperatura da Terra. O texto refere-se:

O oznio forma uma camada que tem a importante funo de proteger a Terra dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta do Sol. Acontece que ele est sendo bombardeado pelos gases conhecidos como clorofluorcarbonos (CFCs), produzidos artificialmente pelo homem, muito utilizados na fabricao de sprays, usados em tintas, inseticidas e desodorantes, nos refrigeradores e aparelhos de ar condicionado e na fabricao de espumas de material plstico, como as usadas para colches e travesseiros. Os CFCs so mais leves que o ar e, liberados para a atmosfera, sobem at suas camadas mais altas e reagem com as molculas de oznio. O que esse processo provoca?

sabido que o ar quente mais leve do que o ar frio, e tende a subir, enquanto o ar frio tende a descer. Porm, condies climticas desfavorveis podem inverter esse movimento do ar. No inverno, principalmente, o ar no se aquece e no sobe, impedindo o movimento das correntes de ar verticais que ajudam a dissipar as fumaas e os gases poluentes. Assim, os gases poluentes ficam presos nas camadas baixas da atmosfera, causando muito desconforto para a populao, como irritao dos olhos, problemas respiratrios e intoxicao. O fenmeno descrito refere-se a que?

Provocada pelos xidos de nitrognio e de enxofre, provenientes de processos industriais e da combusto de motores, lanados na atmosfera. A acidez da atmosfera provoca problemas de sade, queima as plantas e deixa os lagos mais cidos, provocando a morte das plantas e dos animais aquticos.

You might also like