You are on page 1of 14

PPA Plano Plurianual

LDO Lei de Diretrizes Oramentrias

LOA Lei Oramentria Anual

DE ONDE VEM O DINHEIRO PBLICO?

O dinheiro pblico vem principalmente dos TRIBUTOS, que so cobrados pelos municpios, pelos estados ou pela Unio. Impostos municipais: Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, IMPOSTO SOBRE SERVIOS - ISS.

TAXA uma espcie de tributo. O cidado paga taxa quando o Poder Pblico presta-lhe diretamente um servio, como a EMISSO DE UMA CERTIDO, ou quando coloca servios sua disposio, como COLETA DE LIXO OU LIMPEZA URBANA.

COMO GASTO O DINHEIRO PBLICO?

Todo ano celebrado um contrato (Leis Municipais) entre o governo e a sociedade a respeito das aes a serem implementadas pelo Poder Pblico. Esse contrato chamado ORAMENTO PBLICO.

O que Oramento Pblico?

Oramento Pblico um instrumento de PLANEJAMENTO e execuo das Finanas Pblicas. uma lei atravs da qual o Poder legislativo AUTORIZA o Poder executivo a executar determinada despesa pblica, destinada a cobrir o custeio do Municipio. Essa lei de iniciativa exclusiva do Chefe do Executivo.

Constituio Federal 1988


Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I - o plano plurianual; II - as diretrizes oramentrias;

III - os oramentos anuais.

Plano Plurianual PPA Estabelece as diretrizes, os objetivos e as metas da Administrao Pblica a longo prazo do "plano de governo" elaborado no primeiro ano do mandato e que alcana o primeiro ano do governo subseqente. O PPA tem vigncia do segundo ano de um mandato presidencial at o final do primeiro ano do mandato seguinte.

A Lei de Diretrizes Oramentrias serve de orientao para a Lei do Oramento. Deve ser editada anualmente, conter a previso de arrecadao e, com base no Plano Plurianual, estabelecer as metas e as prioridades da Administrao Pblica para o ano seguinte.

ORAMENTO ANUAL COMPREENDE:

o oramento fiscal: previso das receitas e autorizao das despesas de todos os poderes (executivo e legislativo), includos os fundos, os rgos e as entidades da administrao direta assim como as entidades da administrao indireta que sejam institudas e mantidas pelo Poder Pblico;
o oramento da seguridade social: sade, assistncia e previdncia social;

PRAZOS DE APRESENTAO DAS LEIS - CONSTITUCIONAIS

Projeto da Lei de Diretrizes Oramentria at dia 15 de Abril.(votada at 30 de junho) Projeto da Lei Oramentria Anual data de previso na Lei Orgnica Municipal (ou data da Unio 31 de agosto).(votada at 15 de dezembro). Plano Plurianual enviado at 30 de agosto do 1 ano de mandato do prefeito eleito para analise e apreciao do Legislativo.

Cristile da Silva Ribeiro Advogada / Controle Interno

You might also like