You are on page 1of 32

BRASIL COLONIAL

A ECONOMIA AUCAREIRA

-> A BASE DA ECONOMIA COLONIAL era o engenho de acar. -> O SENHOR DE ENGENHO era um fazendeiro proprietrio da unidade de produo de acar. -> A MO-DE-OBRA africana escrava e tinha como objetivo principal a venda do acar para o mercado europeu. -> Destacou-se tambm a produo de tabaco e algodo. -> O trabalho agrcola se desenvolveu no SISTEMA DE PLANTATION, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um nico produto, utilizando mo-de-obra escrava e visando ao comrcio exterior. -> O Brasil se tornou o maior produtor de acar nos sculos XVI e XVII. As principais regies aucareiras eram a Bahia, Pernambuco, parte do Rio de Janeiro e So Vicente (So Paulo). -> O Pacto Colonial imposto por Portugal estabelecia que o Brasil (Colnia) s podia fazer comrcio com a Metrpole, no devendo concorrer com produtos produzidos l. -> Desta forma foi estabelecido um monoplio comercial. -> A colnia vendia metais, produtos tropicais e subtropicais a preos baixos, estabelecidos pela metrpole, e comprava dela produtos manufaturados e escravos a preos bem mais altos, garantindo assim o lucro de Portugal em qualquer das transaes.

ROTINAS DE TRABALHO DOS NEGROS

EXPLORAO DO NEGRO AFRICANO

MAS O QUE REPRESENTA EFETIVAMENTE A ESCRAVIDO....


A ESCRAVIDO
A escravido no foi s o domnio do forte sobre o fraco, do rico sobre o pobre, do poderoso sobre o indefeso. No foi s questo de supremacia de raa, de cor, de dinheiro. No foi s expresso de ganncia, de injustia, de calculismo, de desumanidade.
No foi s o mais torpe degrau da cegueira humana, da pequenez da alma, da misria interior. Foi tambm e, principalmente, evocando Zumbi, a certeza de que, dentre os valores mais caros, nada suplanta o do anseio da liberdade!

Autor: Luiz Carlos de Oliveira

MAS TAMBM HOUVE RESISTNCIA POR PARTE DOS NEGROS

A sociedade colonial

A sociedade no perodo do acar era marcada pela grande diferenciao social. No topo da sociedade, com poderes polticos e econmicos, estavam os senhores de engenho. Abaixo, aparecia uma camada mdia formada por pessoas livres (feitores, capatazes, padres, militares, comerciantes e artesos) e funcionrios pblicos. E na base da sociedade estavam os escravos, de origem africana, tratados como simples mercadorias e responsveis por quase todo trabalho desenvolvido na colnia.

PIRMIDE SOCIAL

Era uma sociedade patriarcal, pois o senhor de engenho exercia um grande poder social. As mulheres tinham poucos poderes e nenhuma participao poltica, deviam apenas cuidar do lar e dos filhos. A casa-grande era a residncia da famlia do senhor de engenho. Nela moravam, alm da famlia, alguns agregados. O conforto da casa-grande contrastava com a misria e pssimas condies de higiene das senzalas (habitaes dos escravos).

IMAGEM DE UMA FAMLIA COLONIAL

SENZALAS

INVASES FRANCESAS DO BRASIL Durante o Governo de Duarte Coelho os Franceses invadiram o Rio de Janeiro e fundaram um povoamento que recebeu o nome de Frana Antrtica . A permanncia dos franceses se deu at 1567 quando foram expulsos por Mem de S o ento terceiro Governador Geral .

INVASES HOLANDESAS DO BRASIL -> Entre os anos de 1630 e 1654, o Nordeste brasileiro foi alvo de ataques e fixao de holandeses. Interessados no comrcio de acar, os holandeses implantaram um governo no territrio. Sob o comando de Maurcio de Nassau, permaneceram l at serem expulsos em 1654. Nassau desenvolveu diversos trabalhos em Recife, modernizando a cidade.

EXPANSO TERRITORIAL: BANDEIRAS E BANDEIRANTES

-> Foram os bandeirantes os responsveis pela ampliao do territrio brasileiro alm do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetravam no territrio brasileiro, procurando ndios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regies de Minas Gerais, Gois e Mato Grosso. IMPORTANTE: Uma das questes fundamentais no processo de expanso do territrio brasileiro atentar para a diferenciao entre BANDEIRAS e ENTRADAS. As Entradas foram expedies militares oficiais que tinham a finalidade de expandir as terras braslicas, no que diz respeito as Bandeiras, essas foram expedies realizadas por particulares.

O SCULO DO OURO: SCULO XVIII -> Aps a descoberta das primeiras minas de ouro significou em uma nova fonte de lucros a coroa comeou a cobrar o quinto que nada mais era do que um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% (1/5) de todo ouro encontrado na colnia. Este imposto era cobrado nas casas de fundio. -> A descoberta de ouro e o incio da explorao das minas nas regies aurferas (Minas Gerais, Mato Grosso e Gois) provocaram uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regies. -> Cidades comearam a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regies. -> Para acompanhar o desenvolvimento da regio sudeste, a capital do pas foi transferida para o Rio de Janeiro.

RETORNAR PARA O SLIDE I

REVOLTAS COLONIAIS E CONFLITOS


A EXPLORAO DEMASIADA DA COROA PORTUGUESA DESENCADEOU UMA SERIE DE REVOLTAS , AS PRINCIPAIS DELAS FORAM: Guerra dos Emboabas: os bandeirantes paulistas queriam exclusividade na explorao do ouro nas minas que encontraram; Entraram em choque com os imigrantes portugueses que estavam explorando o ouro das minas. Guerra dos Mascates : que se registrou de 1710 a 1711 na ento Capitania de Pernambuco. Guerras Guaranticas: espanhis e portugueses (apoiados pelos ingleses) entram em conflito com os ndios guaranis catequizados pelos jesutas, de 1751 a 1758. Revolta de Felipe dos Santos: ocorrida em Vila Rica, representou a insatisfao dos donos de minas de ouro com a cobrana do quinto e das Casas de Fundio. O lder Felipe dos Santos Freire foi preso e condenado morte pela coroa portuguesa. Revolta de Beckman: Ocorreu em fevereiro de 1684, no estado do Maranho, liderado pelos irmos Manuel e Tomas Beckman, apenas reivindicando melhorias na administrao colonial, o governo portugus reprimiu violentamente o movimento. Inconfidncia Mineira (1789): liderada por Tiradentes, os inconfidentes mineiros queriam a independncia da regio de Minas Gerais mais o Rio de Janeiro de Portugal. O movimento foi descoberto pelo rei de Portugal e os lderes condenados. Conjurao Baiana (1798): Tambm conhecida como "Revolta dos Alfaiates". Revolta de carter emancipacionista ocorrida na ento (queriam a emancipao da)Capitania da Bahia. Foi punida duramente pela Coroa de Portugal.

QUESTES E ANLISES

1. medida que a empresa aucareira se expandia no Brasil, fez-se opo pela mo-de-obra escrava de origem africana, em substituio ao trabalho indgena. Esta opo pode ser explicada, porque: a) O uso de escravos africanos alimenta o trfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comrcio colonial. b) Os indgenas eram selvagens e lutavam contra a escravido, enquanto os negros eram dceis e submissos. c) Os indgenas eram frgeis fisicamente e adoeciam com facilidade, j os negros tinham uma constituio fsica forte, propcia ao trabalho braal. d) Os negros dominavam as tcnicas do cultivo da cana, enquanto os indgenas no conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho no era produtivo. e) Os africanos resistiram ao escravismo atravs dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os ndios desconheciam essa atividade.

As leis portuguesas do sculo XVI so dbias com relao aos indgenas, probem a escravizao do indgena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de guerra justa. Para os portugueses guerra justa significava: a) A utilizao da fora para que esses povos pudessem participar do reino dos cus. b) Aquela no qual o indgena tomava a iniciativa de agresso contra o branco. c) O aprisionamento devido necessidade vital de mo-de-obra. d) A ao missionria do jesuta para ensinar os valores da sociedade branca. e) O uso da violncia na formao dos aldeamentos, evitando a ao dos jesutas.

3. Os donatrios recebiam lotes em carter hereditrio, indivisveis e inalienveis no todo o em parte. Vale dizer que o Estado concedia apenas a posse da terra, reservando para si a propriedade dela. As capitanias eram: a) Pores territoriais na Colnia, cujo comrcio era monopolizado pelo donatrio, criando uma elite mercantil no Brasil. b) Regies doadas pelo rei a seus amigos, porm obrigados a produzir acar durante dez anos para garantirem a propriedade da terra. c) Territrios coloniais controlados pela Metrpole atravs de funcionrios especiais, os donatrios. d) Reflexo da incapacidade econmica da Coroa em promover diretamente a colonizao, transferindo esse nus iniciativa privada. e) Os elementos que permitiram a consolidao da aliana entre o rei e a burguesia, iniciada com a expanso martima.

4. A organizao do engenho exigia a utilizao de numerosos trabalhadores na produo aucareira, estimulando a escravido, j adotada por Portugal nas Ilhas Atlnticas, e que representava: a) a efetivao do sistema capitalista na periferia do sistema colonial, fundamental para a acumulao de riquezas. b) um grande retrocesso para Portugal, que desde o Renascimento Humanista havia abolido a escravido de seus territrios. c) uma contradio, pois nos pases europeus desenvolvia-se a mentalidade liberal, antiescravista. d) um choque com a Igreja Catlica, contrria qualquer forma de escravido, por considerar que todos so filhos de Deus. e) a retomada do escravismo antigo, tal como no Imprio Romano, em que o escravo era utilizado em atividades variadas.

5.Na poca da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietrios. Para os escravos esse ritmo de trabalho era massacrante e em geral sobreviviam cerca oito anos nesse regime. A partir do texto e de seus conhecimentos correto: a) Durante a fase colonial, houve fugas de escravos dos engenhos e a formao, no serto brasileiro, de mocambos que se transformaram em quilombos. b) Tal situao determinou a ao dos latifundirios, no sentido de organizar expedies para o aprimoramento de indgenas. c) O barateamento do preo de escravos, uma vez que a compra por parte dos latifundirios tendeu a aumentar. d) Essa situao somente ocorreu no perodo de ocupao holandesa, pois a necessidade de manter os lucros e os gastos militares sobrecarregava os escravos. e) Implementou-se no Brasil Colnia um sistema produtivo semelhante ao existente nas indstrias europias, onde o operrio superexplorado.

7. Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei D. Manoel, ressaltava que a salvao dos ndios era a mais imediata contribuio terra. Algumas dcadas depois, o ensino colonial desenvolvia-se fortemente influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores da fase colonial, correto afirmar que eles:
a) Conseguiram dissociar a evangelizao do processo colonizador luso-brasileiro. b) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos. c) Presos s idias etnocntricas europias, ignoraram as lnguas indgenas. d) Pretenderam espalhar a f, tomando novos sditos tementes a Deus e obedientes ao rei. e) Tinham por objetivo promover Igreja Catlica, mantendo intacta a cultura indgena.

8. No sculo XVII, contriburam para a penetrao do interior brasileiro: a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-acar e a cultura de algodo; b) o apresamento de indgenas e a procura de riquezas minerais; c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses; d) o fim do domnio espanhol e a restaurao da monarquia portuguesa; e) a Guerra dos Emboabas e a transferncia capital da colnia para o Rio de Janeiro.

9. Bandeiras eram:
a) expedies de portugueses que atraam as tribos indgenas para serem catequizadas pelos jesutas; b) expedies organizadas pela Coroa com Objetivo conquistar as reas litorneas e ribeirinhas do pas; c) expedies particulares que aprisionavam ndios e buscavam metais e pedras preciosas; d) movimentos catequistas liderados pelos jesutas e que pretendiam formar uma nao indgena crist; e) expedies financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.

10. Aps a restaurao Portuguesa, ocorrida em 1640:

a) as relaes entre Portugal e o Brasil tornaramse mais liberais; b) a autonomia administrativa do Brasil foi ampliada; c) o Pacto Colonial luso enrijeceu-se; d) os capites-donatrios forma substitudos pelos vice-reis; e) a justia colonial passou a ser exercida pelos homens novos".

11. A chamada Guerra dos Mascates, ocorrida em Pernambuco em 1710, deveu-se: a) ao surgimento de um sentimento nativista brasileiro, em oposio aos colonizadores portugueses. b) ao orgulho ferido dos habitantes da vila de Olinda, menosprezados pelos portugueses. c) ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia de Olinda pelo controle da mo-de-obra escrava. d) ao choque entre comerciantes portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relaes comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores. e) a uma disputa interna entre grupos de comerciantes, que eram chamados depreciativamente de mascates.

13.Durante o Perodo Colonial brasileiro, os forais eram documentos que estabeleciam direitos e deveres aos donatrios. Os principais deveres eram: a) Respeitar o monoplio real sobre o pau-brasil, as drogas e especiarias. Pagar o dzimo sobre a renda e o quinto sobre o ouro. b) Explorar o interior, desenvolver a economia canavieira e escravizar os indgenas. c) Cobrar impostos, exercer justia e pagar o quinto sobre os metais. d) Respeitar os direitos aduaneiros da metrpole, conceder sesmarias e fundar povoados. e) Aumentar a explorao do pau-brasil, desenvolver as atividades mineradoras e catequizar os indgenas.

14.Entre as primeiras medidas tomadas pela Coroa portuguesa para a ocupao do Brasil, aps 1530, no podemos incluir: a) o envio da expedio de Martim Afonso de Sousa. b) a deciso de desenvolver a produo de acar. c) a criao de sistemas de Capitanias Hereditrias. d) a expulso dos holandeses e) a tentativa de transferir para particulares o custo da defesa e da colonizao.

15. No Brasil colnia, a pecuria teve um papel decisivo na: a) ocupao das reas litorneas. b) expulso do assalariado do campo. c) formao e explorao dos minifndios. d) fixao do escravo na agrcola. e) expanso para o interior.

16. Ao estabelecer o Sistema de Capitanias Hereditrias,D. Joo III objetivava:


a) demonstrar que as sugestes feitas por Cristovo Jacques, alguns anos antes, eram extraordinrias; b) repetir em territrios brasileiros uma experincia bem sucedida nas ilhas do Oceano Atlntico e no litoral oriental da frica; c) povoar o litoral brasileiro em toda sua extenso concomitantemente, impedindo assim novas incurses estrangeiras; d) incentivar o cultivo da cana-de-acar por meio da doao de terras a estrangeiros, modernizando assim a produo; e) fortalecer o poder da nobreza portuguesa que se encontrava em declnio, oferecendo-lhe vastas reas de terras no Brasil.

You might also like