You are on page 1of 28

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Estatstica e Informtica

EDITOR DE TEXTO (Parte 1)

Prof: Ameliara Freire ameliara.ufrpe@gmail.com

Processador de Texto

um programa de computador destinado a editar e visualizar ficheiros (arquivos) de texto. Um processador de texto faz uso dos recursos computacionais a fim de realizar tarefas que seriam difceis ou mesmo impossveis de realizar com uma mquina de escrever.

Com um editores de texto somos capazes de:


Gerar ndices automticos; Fazer formatao condicional; Verificao ortogrfica; Edio de estilos;

Microsoft Word

um processador de texto da Microsoft. Faz parte do conjunto de aplicativos Microsoft Office.

Sobre Esta Aula

Mostraremos aqui como usar as funcionalidades da verso Word 2003 O Word 2007 tm as mesmas funcionalidades, porm elas so acessadas de maneira diferente

Para ach-las, use a opo de ajuda

Usando a Ajuda

Em qualquer das duas verses (2003 ou 2007), voc pode pressionar a tecla F1 para ter acesso direto Ajuda Quando aparecer a tela de Ajuda, escreva o que deseja e clique em Pesquisar Exemplo: procurando como inserir nmeros de pginas

O Microsoft Word um editores de texto, constituindo-se uma poderosa ferramenta de auxlio elaborao de documentos. Entre suas funcionalidade podemos citar o uso de:

Tabelas, grficos; Imagens, sons e vdeos; Texto em colunas; Elaborao de pginas web (verso 2003) etc.

TELA PRINCIPAL

Barra de Ttulo: fornece o nome do software e tambm do arquivo que est sendo editado.

Barra de Menus: fornece o menu de comandos do Word. Cada menu pode ser aberto com um clique do mouse sobre seu nome, ou atravs da juno da tecla <ALT>, juntamente com a letra destacada.

A partir do pacote Office 2000, foi acrescentada essa opo para diminuir o tamanho dos menus e das barras de ferramentas.

Rgua: usada para o controle de tabulaes, margens e entradas de pargrafos. Ela pode ser encontrada horizontal ou verticalmente. Barra de status: fornece informaes do documento como pgina corrente, quantidade de pginas, posio do cursor, etc. Barra de ferramentas principais: um conjunto de botes dispostos em linhas ou colunas que disponibilizam funes do programa de uma maneira rpida e prtica, apenas pelo pressionamento do mouse. Para ativar e desativar as Barras de Ferramentas o caminho a seguir : > Menu Exibir > Barra de Ferramentas

Barra de ferramentas padro: nela encontramos os comandos mais utilizados atravs de cones para agilizar o acesso as operaes mais comuns.

Barra de ferramentas de formatao: acesso rpido a todas as ferramentas relacionadas a formatao de textos.

Barra de ferramentas desenho: atravs dela podemos criar figuras de formas geomtricas, colocar textos especiais, inserir figuras, girar, inverter, etc.

Selecionando no word
A parte mais importante do Word quando selecionamos um caracter(letra, nmero, smbolo), uma palavra ou uma frase, pois a maneira que encontramos de mostrar ao programa o que queremos modificar, tal como tamanho, estilo, cor, etc
A seleo pode ser feita tanto com o mouse, quanto pelo teclado.

Gravando um texto: aps ter digitado um texto, preciso grav-lo, para no corrermos o risco de perd-lo. Para isso basta irmos no menu Arquivo, opo salvar ou clicar no boto apropriado.

Abrindo um texto: basta acessar-mos o menu Arquivo, opo Abrir ou clicar no boto apropriado.

Capitular: Uma letra capitulada, que tradicionalmente a primeira letra de um pargrafo, pode ser exibida na margem esquerda ou deslocada da base da linha na primeira linha no pargrafo. muito importante principalmente em incios de arquivos de jornais e revistas.

Caminho: Menu Formatar > Capitular

Quebra de pgina: Insere tipos de quebras de pginas, colunas e sees. indicado para grandes arquivos, onde deve-se dividir o texto em outras pginas, ou para separar o arquivo em captulos.

Caminho: Menu Inserir > Quebra

Nmero de pgina: inclui nmero nas pginas do documento.

Caminho: Menu Inserir > Nmero de pginas

Cabealho e rodap: Um cabealho pode ser constitudo de texto ou elementos grficos e normalmente aparece na parte superior de todas as pginas. Um rodap, em geral, aparece na parte inferior de todas as pginas. Por exemplo, o logotipo da empresa poderia aparecer em um cabealho localizado no topo da pgina e a data do relatrio, em um rodap na base da pgina.

Caminho: Menu Exibir > Cabealho e Rodap

Formatar pargrafo: Controla a aparncia dos pargrafos. Caminho: Menu> Formatar> Pargrafo.

Configurar pgina: Esta opo, altera as margens, a origem e o tamanho do papel, alm da orientao da pgina para todo o documento ou para as sees selecionadas.

Caminho: Menu Arquivo > Configurar Pgina

Marcadores: Para inserir Marcadores no seu texto, selecione os pargrafos desejados e em seguida clique no boto Marcadores, na barra de formatao.

Para escolher um marcador diferente, clique no menu Formatar> Marcadores e Numerao.

Imagens do arquivo: Voc pode tambm inserir imagens que estejam salvas no computador. Caminho: Menu Inserir> Imagem

Estilos de Texto

O word oferece vrias maneiras de formatar a fonte, geralmente acessadas pela barra de formatao Voc pode mudar

Tamanho Tipo da fonte Negrito, Itlico, Sublinhado, etc.

Porm, o Word j oferece formataes pr-definidas para ttulos, sub-ttulos, textos normais, etc.

Isso so os estilos!

Estilos de Texto

O estilo aparece na primeira opo da barra de formatao Alguns estilos teis


Normal para o texto normal, o estilo que voc mais vai usar Ttulo 1 para os ttulos de sees do seu documento Ttulo 2 para as subsees do documento Ttulo 3 para as sub-subsees

Exemplo Usando Estilos

ndices (Sumrio)

Alm de formatar o texto, os estilos permitem ao Word gerar um ndice automtico Pelo menu: Inserir -> Referncias -> ndice

Escolha a aba ndice Analtico e clique Ok

O Word vai criar um ndices mostrando as pginas dos textos marcados com os estilos Ttulo 1, Ttulo 2 e Ttulo 3

ndices (Exemplo)

A partir do exemplo anterior, seria criado o ndice abaixo

You might also like