You are on page 1of 24

IFPA- Instituto Federal do Par Portugus instrumental

Andr Silva Ediglebison de Sousa Danilo Vieira Edson Silva Jhenifer Santos Marcelo Sarmento Noeline Lemos Pedro Henrique Paulo Thedix

Para quem conhece a Internet h menos de cinco anos, sua histria poder parecer surpreendente. Em nenhum momento dos seus primeiros anos concebeu-se o que vem acontecendo hoje. Os motivos do seu surgimento tambm estavam bem longe da vocao comercial que a Rede assumiu ao longo dos ltimos anos.

No final da dcada de cinqenta, no auge da

Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos concebeu a ARPA Advanced Research Projects Agency. Sua funo era liderar as pesquisas de cincia e tecnologia aplicveis s foras armadas. Um dos objetivos foi o de se ter a possibilidade de desenvolver projetos em conjunto, sem o inconveniente da distncia fsica, nem o risco de se perder dados e informaes de uma base destruda em caso de combate

Em outubro de 1969 foi enviada a primeira mensagem remotamente, inaugurando na prtica suas atividades. Durante os anos

seguintes, a ARPANET foi sendo ampliada com novos pontos em todo os Estados Unidos, passando a incluir tambm universidades. Em 1971, surgiu o modelo experimental do e-mail (o seu primeiro software veio em 1972), ampliando a utilidade da Rede. J em 1973, foram criadas as primeiras conexes internacionais, interligando computadores na Inglaterra e na Noruega.

O que EMAIL?
A troca de mensagens por EMAIL est se tornando a

ferramenta mais confortvel para o envio e recebimento de mensagens nos dias de hoje. O Correio tradicional est se tornando um meio trabalhoso, cansativo e caro. Contribuem para isso diversos fatores como: 1 - Facilidade de redao e envio. Basta sentar no computador, redigir e enviar. Ao contrrio dos Correios que temos que pagar por cada envio, alm de ter que ir at uma agncia para "postar" a carta. 2 - Custo baixo e, em alguns casos, custo zero.

Para que serve o nosso email?


Para receber sugestes de postagens (eventos, prmios,

concursos literrios ou outros assuntos relacionados a Artes & Literatura). Crticas , sugestes , convites e etc... Imagens para serem postados em sites de relacionamento.

Como escrever Emails


Vejamos o seguinte exemplo: Assunto: (em branco) Data: Ter, 24 Mai 2011 16:10:54

De: fulano@...
Para: beltrano@... Me manda todo material que fale sobre atendimento. Estou fazendo um trabalho academico sobre liderao de empresas no mercado e queria contar com vc, me manda livros que tratam sobre o tema. Pode enviar agora. Desde j agradeo e peo disculpas que tenho pressa.

Pontos importantes: Assunto - No campo assunto no h assunto, est em branco, logo pode no ser respondido com a prioridade que se deseja ou nem ser aberto, podendo ser considerando um spam pelo receptor. Saudao - No existe. Mensagem - Confusa. Ser que se est pedindo, mandando,exigindo algo de algum ou simplesmente necessria uma colaborao para realizar o trabalho? Sem contar os erros. Despedida - No existe.

Vejamos como ficaria melhor: Assunto: Trabalho acadmico - Preciso de sua ajuda Data: Ter, 24 Mai 2011 16:10:54 De: fulano@... Para: beltrano@...

Prezado Beltrano, Bom dia! Estou fazendo um trabalho acadmico sobre empresas lderes no mercado em qualidade no atendimento. Gostaria de contar com sua ajuda. Preciso de indicao de livros, apostilas ou link para sites. Caso tenha algum material disponvel, poderia me enviar? O trabalho para a prxima semana. Desde j agradeo.
Atenciosamente, Fulano (outros dados de assinatura)

Considere: E-mails empresariais melhor que sejam

polidos e mais formais, eles podem ser considerados documentos, certo? Mas nada impede que algum seja mais carinhoso ou bem humorado com quem se tenha afinidades, porm dentro de estritos limites, seguindo os preceitos empresariais de pouca intimidade no ambiente profissional.
Momentos mais ntimos, apelidos carinhosos, no so

para horrio de trabalho. E importante evitar a nova linguagem que voga na internet, de abreviaturas e smbolos.

Escreva e-mails curtos. Depois de vrgula ou ponto d espao, e use letra maiscula depois dos pontos, ex.: Ento, mande-me o documento. Use este e-mail. Limite o e-mail a apenas um assunto. Escreva e-mails claros. Deve-se ir direto ao assunto, evitando complicaes ao escrever Informe exatamente o que voc quer. Escreva o assunto depois de terminar o e-mail. O(s) destinatrio(s) a ltima coisa que voc deve escrever. No se esquea de ser sempre gentil

Seis dicas para escrever um bom email:

1. Escreva e-mails curtos.


2. Limite o e-mail a apenas um assunto. 3. Escreva e-mails claros. 4. Informe exatamente o que voc quer. 5. Escreva o assunto depois de terminar o e-mail. 6. O(s) destinatrio(s) a ltima coisa que voc

deve escrever.

Internets Internets

no= n sim= s de= d que= q tambm= tb cad= kd

tc= teclar porque= pq aqui= aki acho= axo qualquer= qq mais ou mas= +

Alm dessa "conteno", houve tambm um desmoronamento da pontuao e da acentuao, nos enviando fontica das palavras e no mais etimologia.

Nessa nova linguagem, tambm podemos

constatar o derramamento de termos da informtica, uma conteno de caracteres digitados e um descaso com as normas gramaticais da Lngua Portuguesa. Quando surgiu, a linguagem peculiar dos jovens na internet, j comeou a influncia da escrita do adolescente internauta em sala de aula e a preocupao dos educadores.

The End...

You might also like