You are on page 1of 15

INFARTO AGUDO DO MIOCRDIO

IAM

DADOS ESTATSTICOS
A principal causa de mortalidade e morbidade no Brasil e no mundo conforme o Ministrio da Sade so as doenas cardiovasculares tendo uma estimativa, para 2020 valores entre 35 e 40 milhes de bitos. Dados da Organizao Mundial de Sade no ano de 2002 no mundo, do total de 16,7 milhes de bitos, 7,2 milhes ocorreram por doena arterial coronariana. No Brasil, em 2005, houve 196.474 internaes e 84.945 bitos registrados no Sistema de Informao de Mortalidade por doena arterial coronariana DAC.

O CORAO
O corao uma vscera muscular oca, que segundo Smeltzer e Bare (2005) est localizado no meio do trax (mediastino) e repousa sobre o diafragma, o bombeamento do sangue acontece pela contrao e relaxamento rtmicos de sua parede muscular: contrao do msculo (sstole), relaxamento do msculo (distole).

O IAM
Baseado em Santoro e Pimenta (2008), o Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) a necrose de uma amostra do msculo cardaco gerado pela reduo do fluxo de sangue nas artrias que nutrem o corao. Esse agravo requer internao hospitalar e assistncia imediata, uma vez que o paciente corre maior risco de morte na primeira hora aps o incio dos sintomas.

CAUSAS
Trata-se de uma doena onde h a deposio de placas de gordura por dentro das paredes das artrias coronrias (as artrias coronrias so vasos sanguneos que irrigam o corao). Quando estas placas de gordura causam obstruo do fluxo sanguneo das coronrias para o corao, o msculo cardaco sofre pela falta de sangue/oxignio e comea a morrer. Outra causa relacionada ao infarto agudo do miocrdio a ocorrncia de um severo espasmo coronariano. O espasmo coronariano se refere ao colabamento das paredes das artrias coronrias, impedindo o fluxo sanguneo ao corao

QUADRO CLNICO
De acordo Goldman e Ausielo (2005), as manifestaes clnicas do IAM consistem na trade: desconforto tracico, anormalidades do ECG e marcadores cardacos sricos elevados; sendo que os dois ltimos desses sintomas apresentados considera-se sugestivo de IAM. O desconforto torcico considerado o sintoma mais comum entre os pacientes acometidos.

FATORES DE RISCO
Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver uma doena arterial coronariana (DAC) e ter um infarto do corao. Tabagismo ou hbito de fumar. Hipertenso arterial. Colesterol alto. Sobrepeso e obesidade. Sedentarismo. Diabetes Mellitus.

SINTOMAS
Dor no peito ou desconforto torcico: so os sintomas mais

comuns do infarto. A dor ou desconforto ocorrem geralmente no centro do peito, com caractersticas do tipo presso ou aperto, de grau moderado a intenso. Geralmente, a dor pode durar por vrios minutos ou parar e voltar novamente. Em alguns casos, a dor do infarto pode parecer com um tipo de indigesto, queimao no estmago ou azia. Outros sintomas observados durante um infarto so: Sensao de desconforto nos ombros, braos, dorso (costas), pescoo, mandbula ou no estmago. Algumas pessoas podem ainda sentir uma sensao de dor tipo aperto nos braos e sensao de incmodo na lngua ou no queixo. Palidez da pele, suor frio pelo corpo, inquietao, palpitaes e respirao curta; Nuseas, vmitos, tonturas, confuso mental e desmaios

TRATAMENTO
Uma vez feito o diagnstico de infarto do miocrdio (ou quando a suspeita muito forte) so iniciados tratamentos mais especficos para tentar restaurar fluxo sanguneo para o corao o mais rpido possvel. Os tratamentos incluem medicamentos e procedimentos mdicos. Os medicamentos mais utilizados pelos mdicos so: Trombolticos: medicaes que dissolvem o trombo ou cogulo no interior das coronrias. Beta-bloqueadores: diminuem a sobrecarga do corao.

TRATAMENTO
Inibidores da enzima de converso da angiotensina

(IECA): controlam a presso arterial e reduzem a tenso do msculo cardaco. Anticoagulantes: previnem a formao de trombos ou cogulos. Antiagregantes plaquetrios: tambm previnem a formao de trombos. Outras medicaes para reduzir a dor, ansiedade ou tratar arritmias.

TRATAMENTO
Quando as medicaes no conseguem parar o processo de infarto, so necessrios procedimentos mdicos para melhor tratamento. Os procedimentos mais utilizados para desobstruir as coronrias so a angioplastia e procedimentos do tipo ponte de safena (a safena uma veia da perna que transplantada para o corao no lugar da artria coronria obstruda).

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Administrar oxignio a 2 ou 4 L/min nas primeiras

12 horas ou por perodo maior conforme prescrio mdica; usar mscara ou cateter nasal; Providenciar ECG; Puncionar acesso calibroso hidrolisado; administrar medicaes conforme prescrio mdica; Proporcionar repouso no leito; Oferecer dieta de acordo prescrio, normalmente dieta zero nas primeiras 12 horas;

CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Monitorao cardaca e nvel de conscincia,

comunicando qualquer alterao pois alteraes no nvel de conscincia pode ser indicio de choque cardiognico, m perfuso cerebral ou ainda, conseqncia de medicaes; Aferir sinais vitais estando atento hipotenso, depresso respiratria e freqncia e ritmo cardaco; Atentar-se, comunicar e anotar inicio e durao de dor torcica , palpitaes, dispnia, sncope ou sudorese; Fazer balano hdrico devido a necessidade de evitar sobrecarga cardaca e pulmonar;

You might also like