You are on page 1of 36

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

Disciplina: Administrao da Produo

Professora: Adriana Regina Redivo Sinop/MT, 2011.

O planejamento e o controle so muito importantes para uma organizao produtiva j que qualquer operao requer planos e controle para que os objetivos sejam alcanados, nos prazos e com qualidade de produtos.

O planejamento e o controle so necessrios, principalmente porque o projeto da operao produtiva geralmente no se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, ento significam garantir que os recursos produtivos estejam disponveis na quantidade, no momento e no nvel de qualidade adequados.

Natureza do Planejamento e Controle INTRODUO PLANO a formalizao do que se pretende que acontea. uma declarao de intenes baseada em expectativas e esperanas relativas ao futuro. CONTROLE o processo de lidar com as variaes que podem ocorrer entre o que foi planejado e o que est sendo executado. Consiste em fazer os ajustes que permitam a operao atingir os seus objetivos, mesmo que as premissas do plano no se confirmem.

Quanto ao propsito do planejamento e controle, Slack et al. (1997, p. 319) citam que garantir que a produo ocorra eficazmente e produza produtos e servios como deve.

Moreira (1999, p. 7) comenta que o controle envolve a avaliao do desempenho dos empregados, de setores especficos da empresa e da prpria como um bloco, e a conseqente aplicao de medidas corretivas se necessrio.

Limitaes a tarefa de planejamento e controle


Limitaes de custos: os produtos e servios devem ser produzidos dentro de custos determinados. Limitao de capacidade: os produtos e servios devem ser produzidos dentro de limites de capacidade projetados para a operao. Limitao de tempo: os produtos e servios devem ser produzidos dentro de um intervalo de tempo, no qual eles ainda tm valor para o consumidor. Limitao de qualidade: os produtos e servios devem ter conformidade aos dados limites de tolerncia projetados para o produto ou servio.

Planejamento e controle de longo, mdio e curto Prazo

Longo Prazo
Os gerentes de produo criam planos relativos ao que eles pretendem fazer, que recursos eles precisam e quais objetivos ele esperam atingir. Vo utilizar previses da demanda provvel, descritas em termos agregados. Ex.: um hospital vai fazer planos para 2.000 pacientes, sem necessariamente ir aos detalhes da necessidade individual desses pacientes.

Mdio Prazo
Est preocupado com planejar em mais detalhes (replanejar se necessrio). Olha para frente para avaliar a demanda global que a operao deve atingir de uma forma parcialmente desagregada. Ex.: o hospital deve distinguir entre os diferentes tipos de demanda. O nmero de casos de pacientes chegando por acidentes emergncia precisar ser separado do nmero de casos exigindo tratamento de rotina.

Natureza do Planejamento e Controle Plano e controle de curto prazo . Caractersticas: nfase em controlar. Ser mais difcil fazer mudanas de grande escala. Intervenes de curto prazo podero ser feitas. Demanda avaliada de forma totalmente desagregada. Fazer mudanas tentando equilibrar os objetivos de desempenho caso a caso. Conhecer prioridades para tomada de decises. Ex.: no hospital estar tratando de todos os tipos de procedimentos cirrgicos como atividades individuais.

Natureza da demanda e do fornecimento


Planejamento e controle o processo de conciliar demanda e fornecimento . Assim a operao produtiva dependero tanto da natureza demanda como da natureza do fornecimento nessa operao.

Incerteza em fornecimento
Algumas operaes so razoavelmente previsveis e usualmente correm conforme o plano.

Incerteza da Demanda
A demanda pode ser incerta, mas no em todas as operaes; em algumas a demanda razoavelmente previsvel. Ex.: em uma escola, uma vez que as aulas esto fixadas e o perodo, ou semestre, comeou o prof. Sabe quantos alunos tem em sua sala de aula.

Demanda Dependente
aquela que relativamente previsvel devido a sua dependncia em alguns fatores conhecidos. Por ex.: o gerente encarregado de garantir que haja pneus suficientes em uma fbrica de automveis no trata a demanda de pneus como varivel totalmente ao acaso. Ele ser surpreendido pela quantidade exata. Concentra-se nas conseqncias da demanda dentro da operao.

Demanda Independente
Tomar decises baseados em previses de demanda, alm de estarem dispostos a correr o risco de ficar sem estoque.

Resposta a demanda
Tipos de respostas a demanda dependente Podem ocorrer de trs formas: Comear a operao antes de ser demandado: Ex.: construtor de casas padronizadas. Obtm recursos antes da demanda. Plano de fazer a operao contra pedido (make-to-pedido).

Natureza do Planejamento e Controle


Tipos de respostas a demanda dependente Podem ocorrer de trs formas: Ex.: construtor de casas pre-projetadas. Obtm recursos e faz a operao antes da demanda Plano de fazer a operao para estocar A demanda tem que ser alta e reprimida Tem que existir fila

Natureza do planejamento e controle


Razo P:D
a comparao entre o tempo de espera dos consumidores desde o pedido at o recebimento (tempo de demanda D) e o tempo total do Processo P (soma dos tempo de obter, produzir e entregar o produto ou servio). Neste aspecto podem ocorrer trs situaes: P=D fazer contra pedido P>D fazer contra pedido P>> Fazer para estoque

A razo P:D

Observaes: Nas operaes hbridas podem ocorrer os trs tipos de casos de razo P:D para produtos diferentes; A razo P:D indica o grau de risco da operao. Quando P>D ou P>>D algumas operaes no so percebidas (vistas) pelos consumidores, pois so executadas especulatimente na expectativa de recebimento de eventual pedido.

Atividades de planejamento e controle


O plano e o controle requerem a conciliao do suprimento e da demanda em termos de: Volume, TEMPO E QUALIDADE Para conciliar o VOLUME e o TEMPO existem quatro atividades a ser desempenhadas: O Carregamento O seqenciamento A programao O controle

Carregamento
a quantidade de trabalho alocado para um centro de trabalho Neste aspecto o carregamento pode ser: Carregamento finito quando o trabalho alocado ao centro de trabalho respeita um limite estabelecido; O limite estabelecido = capacidade de trabalho estimada, baseada nos tempos disponveis de carga. Carregamento infinito abordagem de carregamento que no limita a quantidade de trabalho alocada, mas tenta corresponder a ele.

O carregamento finito possvel onde: possvel limitar a carga ex.: marcao de consultas para um consultrio mdico ou salo de beleza; necessrio limitar a carga, e Ex.: a quantidade de pessoas e cargas em uma avio so limitados por razes de segurana. O custo da limitao da carga no proibitivo Ex.: o custo de manter uma fila finita de pedidos de um fabricante de carros esportivos no afeta de maneira adversa a demanda e pode mesmo melhor-la.

O carregamento infinito relevante em operaes nas quais: No possvel limitar a carga Ex.: emergncia de um hospital; No necessrio limiar a carga, e Ex.: quiosques de fast-food que so projetados para flexibilizar a capacidade para cima e para baixo, para corresponder as variveis de chegada de consumidores, de acordo com a sua capacidade de espera. O custo da limitao da carga no proibitivo Ex.: O custo de manter uma fila finita de pedidos de um fabricante de carros esportivos no afeta de maneira adversa a demanda e, pode mesmo melhor-la.

As atividades de planejamento e controle O Seqenciamento refere-se a decises que devem ser tomadas em relao a ordem em que as tarefas sero executadas: Neste aspecto tero que ser decidas as prioridades de acordo com um conjunto de regras previamente estabelecidas

Natureza do Planejamento e Controle As atividades de planejamento e controle. Neste aspecto tero que ser decidas as prioridades de acordo com um conjunto de regras previamente estabelecidas. Prioridades estabelecidas por RESTRIO FSICA: A natureza fsica dos materiais determinam a prioridade Ex. tingir os tons claros antes dos tons escuros em uma roupa; A natureza fsica do equipamento pode determinar a seqncia da operao Ex. mquina de corte em uma industria de papel. A combinao dos trabalhos a ser executados podem estabelecer a prioridade Ex. em uma industria de confeces, primeiro fazer os cortes grandes e depois os pequenos.

Natureza do Planejamento e Controle As atividades de planejamento e controle. Neste aspecto tero que ser decidas as prioridades de acordo com um conjunto de regras previamente estabelecidas. Prioridades estabelecidas PELO CONSUMIDOR: As operaes algumas vezes permitem que um consumidor importante, ou temporariamente ofendido, ou um item sejam processados antes de outros, independente da ordem de chegada Ex. Bancos, hotis, servios de emergncia, fora policial, triagem de hospital; Este procedimento pode: 1) baixar a mdia de desempenho da operao e 2) comprometer a qualidade e a produtividade.

Natureza do Planejamento e Controle As atividades de planejamento e controle. Neste aspecto tero que ser decidas as prioridades de acordo com um conjunto de regras previamente estabelecidas. Prioridades estabelecidas POR DATA PROMETDA: Visam melhorar a confiabilidade de entrega de uma operao e a mdia de rapidez de entrega; Este procedimento pode: 1) comprometer a produtividade 2)flexibilizar trabalhos urgentes. Ex. Sistema de triagem de um hospital

Prioridades estabelecidas POR ORDEM INVERSA DE CHEGADA ltimo a entrar e primeiro a sair LIFO (last in first out):
Ex. Descarga de um elevador; Este procedimento pode: 1) ter efeito adverso na rapidez e na confiabilidade da entrega; 2) Comprometer os objetivos de desempenho j que a seqncia no definida por razes de qualidade, flexibilidade ou custo.

Prioridades estabelecidas por ordem direta de chegada primeiro a entrar e primeiro a sair FIFO.

Em operaes de alto contato com o cliente, o momento de chegada pode ser visto pelos consumidores como uma forma justa de seqenciamento, minimizando assim as reclamaes dos consumidores e melhorando o desempenho do servio.

Prioridades estabelecidas por Operao mais longa primeiro: Vantagens: ocupar os centros de trabalho dentro da operao por longos perodos antes de realizar uma nova preparao; Nvel de utilizao mais alto significa custo relativamente mais baixo. Desvantagem: pode prejudicar a rapidez

Prioridades estabelecidas por Operao mais curta primeiro: Vantagens: Este t tio de prioridade pode ser estabelecido quando disponibilidade de caixa baixa, tornando-se urgente fazer dinheiro rapidamente; Tem efeito sobre o melhoramento do desempenho de entre, ou seja, o numero de trabalhos completados aumenta. Desvantagem Pode afetar a produtividade total e prejudicar consumidores maiores.

Importante: Todos os cinco objetivos de desempenho podem ser usados para estabelecer as prioridades de seqenciamento. Entretanto os objetivos de confiabilidade, rapidez e custo so particularmente importantes.

Programao Cronograma detalhado Programas declaraes de volume e horrio Programao - atividade complexa: Lidar com tipos diferentes de recursos simultaneamente Mquinas com diferentes capacidades;. Pessoal com diferentes habilidades Numero de programas grande Para n trabalho h n! maneiras diferentes de programar

Programao Nmero de programaes possveis = n! * m , onde: N = nmero de trabalho M= nmero de mquinas Observao: nem todas as programaes possveis na teoria sero factveis na prtica e pode ser eliminada.

You might also like