You are on page 1of 42

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

FISIOLOGIA

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

constitudo por: uma vulva (genitlia externa), uma vagina, um tero, duas tubas uterinas (ovidutos ou trompas de Falpio), dois ovrios. Est localizado no interior da cavidade plvica.

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

Vulva (Genitlia Externa)

Delimitada e protegida por duas pregas cutneo-mucosas intensamente irrigadas e inervadas - os grandes lbios recobertos por plos pubianos na mulher reprodutivamente madura. Mais internamente, outra prega cutneomucosa envolve a abertura da vagina os pequenos lbios protegem a abertura da uretra e da vagina. Na vulva tambm est o clitris, formado por tecido esponjoso ertil homlogo ao pnis do homem.

Vulva (Genitlia Externa)


Prepcio do clitris (clitoriano): dobra de pele que envolve o clitris. Monte de Vnus: coxim gorduroso, que diminui o impacto durante a relao sexual localizado acima do prepcio clitoriano. stio (meato) uretral externo: orifcio por onde sai a urina localizado entre os pequenos lbios. Vestbulo da vagina: um espao localizado entre os pequenos lbios.

Vulva (Genitlia Externa)

Vulva (Genitlia Externa)

Hmen: membrana circular que protege a entrada (stio) da vagina fecha parcialmente o orifcio vulvo-vaginal e perfurado no centro, podendo ter diversas formas geralmente se rompe nas primeiras relaes sexuais. Carncula himenal: o que restou do hmen aps vrias relaes sexuais principalmente aps o parto.

HOMOLOGIA DOS RGOS GENITAIS EXTERNOS

Vagina

Canal de 8 a 10 cm de comprimento, de paredes elsticas, que liga o colo do tero aos genitais externos o rgo feminino de cpula. Contm de cada lado de sua abertura, porm internamente, duas glndulas denominadas glndulas de Bartholin secretam um muco lubrificante. Possibilita tambm a expulso da menstruao e, na hora do parto, a sada do beb.

tero

rgo oco situado na cavidade plvica anteriormente bexiga e posteriormente ao reto, de parede muscular espessa (miomtrio) e com formato de pra invertida. revestido internamente por um tecido vascularizado rico em glndulas - o endomtrio. Est subdividido em fundo, corpo, istmo e crvix (colo do tero).

Tubas uterinas

Tambm chamadas ovidutos ou trompas de Falpio. Dois ductos com cerca de 10 cm de comprimento que unem o ovrio ao tero. Seu epitlio de revestimento formados por clulas ciliadas batimentos dos clios microscpicos e movimentos peristlticos impelem o gameta feminino at o tero. Est subdividida em 4 partes, desde o tero at ovrio: parte uterina, istmo, ampola e infundbulo.

Ovrios

So as gnadas femininas responsveis pela produo dos gametas femininos ovognese. Produzem estrgeno e progesterona hormnios sexuais femininos.

OVOGNESE

Perodo fetal:
1- Multiplicao (perodo germinativo): ovognias sofrem vrias divises meiticas novas ovognias. 2- Crescimento: ovognias crescem e sofrem modificaes graduais ovcitos I.

A partir da puberdade:
3- Maturao: Ovcitos I sofrem 1 diviso meitica ovcitos II. Ovcitos II iniciam 2 diviso meitica, parando em metfase II ovulao.

Se ocorrer fecundao:
4- Ovcitos II completam a 2 diviso meitica vulo.

OVOGNESE

OVCITO II

Camada cortical: bem prxima membrana plasmtica, no interior da clula numerosas vesculas secretoras grnulos corticais. Zona pelcida: revestimento externo composto principalmente de glicoprotenas proteo mecnica. Corona radiata: camada externa zona pelcida formada por clulas foliculares fornecem molculas precursoras de macromolculas que sero sintetizadas no interior do ovcito.

CIRCUITO HIPOTLAMO/HIPFISE

Freqentemente o sistema nervoso interage com o endcrino formando mecanismos reguladores bastante precisos. Hipotlamo: localizado no encfalo diretamente acima da hipfise, conhecido por exercer controle sobre ela por meios de conexes neurais e substncias semelhantes a hormnios chamados fatores desencadeadores (ou de liberao).

HORMNIOS FEMININOS
HIPOTLAMO Fatores liberadores de gonadotrofinas PUBERDADE

ADENOHIPFISE Liberao de gonadotrofinas

FSH

LH

Estimula o desenvolvimento dos folculos ovarianos

Estimula a ovulao

HORMNIOS OVARIANOS FEMININOS

A- Que apresentam secreo controlada pelos hormnios gonadotrficos da hipfise:


1- Estrognio (estrgeno): secretado pelo folculo ovariano controla o desenvolvimento das caractersticas sexuais secundrias, inicia o crescimento do endomtrio durante o ciclo menstrual. 2- Progesterona: secretada pelo corpo lteo indispensvel para a implantao do vulo fertilizado e para o desenvolvimento inicial do embrio.

B- Relaxina: secretada pelo corpo lteo e pela placenta durante a gravidez:


aumenta o nmero de receptores para ocitocina preparao para o trabalho de parto. produz ligeiro amolecimento das articulaes plvicas e de suas cpsulas articulares flexibilidade necessria para o parto.

HORMNIOS FEMININOS

- Estrognio Caractersticas Sexuais Secundrias

Aumento da musculatura lisa do tero e mais...

Progesterona

Relacionada com a preparao das mamas para a secreo lctea.

Progesterona

Relacionada com a preparao do tero para a aceitao do embrio.

CICLO MENSTRUAL

CICLO MENSTRUAL

1 dia do ciclo 1 dia da menstruao. Ovulao ocorre sempre por volta do 14 dia antes da prxima menstruao dia da menstruao (n) 14 = dia da ovulao.

Perodo frtil geralmente entre 7 e 9 dias no ms 3 a 4 dias antes da ovulao + ovulao + 3 a 4 dias aps a ovulao viabilidade dos gametas.

CICLO MENSTRUAL

Ex.: Uma mulher com ciclo regular de 28 dias, menstruou no dia 22 de setembro. Qual a data provvel da prxima ovulao e do prximo perodo frtil? Considere o perodo frtil como sendo de 9 dias. 22 23 24 03 25 04 26 05 27 06 28 07 29 08 30 09]

[01 02

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

ATO SEXUAL

Ereo e lubrificao.

ESTIMULAO SEXUAL
Toque, estimulao genital, massagem, sonhos, viso, pensamentos, cheiro, audio etc.

ESTIMULAO PARASSIMPTICA: poro caudal da medula espinhal

Ingurgitamento (ereo) das massas de tecido ertil ao redor da vagina

Secreo de muco pelas glndulas de Bartholin

abertura do canal vaginal

lubrificao

ATO SEXUAL

ATO SEXUAL

Orgasmo: quando o grau de estimulao sexual (maior na rea do clitris) atinge intensidade suficiente, o tero e as tubas uterinas iniciam contraes peristlticas rtmicas, em direo cavidade abdominal (orgasmo). Acredita-se que as contraes peristlticas impulsionem o smen para as tubas uterinas.

FECUNDAO

1- Espermatozide atravessa a corona radiata. 2- Cabea do espermatozide adere zona pelcida.

FECUNDAO

3- Reao acrossmica: o contedo do acrossomo liberado do espermatozide enzimas digerem a zona pelcida naquele ponto de contato. 4- Fuso das membranas plasmticas (espermatozide e ovcito) cabea e cauda do espermatozide penetram no ovcito.

FECUNDAO

5- Reao cortical ou zonal: contedo das vesculas corticais liberado do ovcito por exocitose alteram as propriedades da zona pelcida impede penetrao de outros espermatozides. 6- Ovcito completa a segunda diviso meitica vulo ncleo chamado proncleo feminino. 7- Cauda do espermatozide degenera no interior do vulo cabea aumenta de volume proncleo masculino.

FECUNDAO

8- Proncleos aproximam-se, tomam contato e perdem sua membrana plasmtica anfimixia (fuso dos proncleos masculino e feminino) zigoto.

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO EMBRIO

OVULAO, FECUNDAO, DESENVOLVIMENTO INICIAL E NIDAO

NIDAO

HORMNIOS DA GRAVIDEZ

1- Gonadotrofina corinica humana (HCG): hormnio glicoproteco, secretado pelas clulas do trofoblasto aps nidao mantm o corpo lteo manuteno das taxas de progesterona e estrognio manuteno da gravidez, inibio da menstruao e ausncia de nova ovulao.

HCG

Concede imunossupresso mulher no rejeio do embrio. Tem atividade tireotrfica. Estimula a produo de testosterona pelas clulas de Leydig do testculo fetal diferenciao sexual do feto do sexo masculino. Por volta da 15 semana de gestao, com a placenta j formada e madura produzindo estrgeno e progesterona, ocorre declnio acentuado na concentrao de HCG e involuo do corpo lteo.

HORMNIOS DA GRAVIDEZ

2- Hormnio lactognico placentrio humano: hormnio protico encontrado no plasma da gestante a partir da 4 semana de gestao efeito lipoltico, aumenta a resistncia materna ao da insulina e estimula o pncreas na secreo de insulina, ajudando no crescimento fetal maior quantidade de glicose e de nutrientes para o feto em desenvolvimento. 3- Aldosterona: mantm o equilbrio de sdio progesterona estimula eliminao e aldosterona promove reabsoro. 4- Progesterona: estimula o centro respiratrio, fazendo com que aumente a ventilao me manda mais oxignio para o feto.

HORMNIOS DA GRAVIDEZ

FINAL DA GESTAO
FINAL DA GESTAO
ESTRGENO aumenta mais do que a progesterona RELAXINA (corpo lteo) Aumenta ao mximo antes do parto e depois cai rapidamente

Estimula a contrao da musculatura uterina

aumenta o nmero de receptores para ocitocina

produz ligeiro amolecimento das articulaes plvicas e de suas cpsulas articulares

Flexibilidade necessria para o parto

TRABALHO DE PARTO
HIPOTLAMO DO FETO

Hormnio liberador de corticotrofina - CRH

ADENOHIPFISE (Hipfise anterior)

ACTH (adrenocorticotrofina)

Secreo de cortisol (Crtex das adrenais)

Sntese de estrgenos

Estimulam a contrao da musculatura uterina

Estimulam a placenta a secretar prostaglandinas

Estimulam a liberao de ocitocina pela neurohipfise

Estimula a contrao da musculatura uterina

Estimula a contrao da musculatura uterina

LACTAO
Suco dos mamilos pelo beb
HIPOTLAMO
Fator liberador de prolactina NEUROHIPFISE

ADENOHIPFISE

OCITOCINA

PROLACTINA

Ejeo do leite

Produo de leite

You might also like