You are on page 1of 18

Edgard Morin:

Crtico da perda da viso geral


Estgio Curricular Supervisionado em Qumica V gueda Cardoso de Aguiar Leandro Silveira Michele da Rosa kopschina

Biografia:
Paris : 8 de julho de 1921; Antroplogo, socilogo e filsofo francs; Judeu de origem sefardita; Pesquisador emrito da CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique ) Formado em Direito, Histria e Geografia, realizou estudos em Filosofia, Sociologia e Epistemologia. Autor de mais de trinta livros, entre eles: O mtodo (6 volumes), Introduo ao pensamento complexo, Cincia com conscincia e Os sete saberes necessrios para a educao do futuro.

Complexidade = Tecido em conjunto

Religao dos saberes...


No rever doutrinas e mtodos, mas sim elaborar uma nova concepo de conhecimento; Proposta de complexidade; Aquilo que tecido em conjunto; Fundamentos: cincias exatas e naturais; Superar froneteiras entre as disciplinas.

O Pensamento Complexo
... no visa substituir a idia de desordem por aquela de ordem, no substitui a separabilidade pela inseparabilidade. Visa, colocar em dialgica a ordem, a desordem e a organizao, convoca uma dialgica que utiliza o separavl, mas o insere na inseparabilidade.

O Pensamento Complexo
O pensamento complexo , essencialmente, o pensamento que trata com incerteza o que incapaz de conceber a organizao. o pensamento capaz de reunir, de contextualizar, de globalizar, mas ao mesmo tempo, capaz de reconhecer o singular, o individual, o concreto. Edgard Morin.

Complexidade e Educao: Interdisciplinaridade

Pensamento crtico...
Sobre o prprio pensar e seus mtodos, voltar sempre ao comeo; Procedimento espiral que amplia o conhecimento a cada retorno, e coloca o fato do homem ser sempre incompleto e que o aprendizado para toda a vida; A reforma do pensamento pressupe a conscincia de s e do mundo; A escola em sua singularidade contm em s a presena da sociedade como um todo.

Homens complexos, habitantes de uma sociedade complexa, s se tornaro homens completos com uma postura educacional que permita compreender: contextualizao e informao

Ordem, desordem e organizao...


Comportamento emergente, diferencia o todo da soma das partes. Auto-eco-organizar: a transformao extrapola o indivduo, se estendendo ao ambiente circundante; A cincia no teria sido cincia se no tivesse sido transdisciplinar!; Desconsidera a idia de limitao intelectual.

Ouvir os jovens...
Escola: fragmentao dos conhecimentos parcelamento de tempos, disciplinas; Diversidades de indivduos, objetos em busca de conexo sala de aula = a fenmeno complexo, mudar a mentalidade.

S convencido de que tudo se liga a tudo e que urgente aprender a aprender, o educador adquirir uma nova postura diante da realidade, necessria para uma prtica pedaggica libertadora.

O Pensador: Edgard Morin


considerado um dos principais pensadores contemporneos e um dos principais tericos da complexidade;
Defensor da incorporao dos problemas cotidianos ao currculo e a interligao dos saberes. Critico do ensino fragmentado.

O Pensador: Edgard Morin


"Devemos contextualizar cada acontecimento, pois as coisas no acontecem separadamente. Os tomos surgidos nos primeiros segundos do Universo tm relao com cada um de ns".

O Pensador: Edgard Morin


preciso efetivamente recompor o todo para conhecer as partes

Os Sete Saberes
... dizem respeito aos setes buracos negros da educao, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que, em sua opinio, devem ser colocados no centro das preocupaes sobre a formao dos jovens, futuros cidados.

Os Sete Saberes
1: O Conhecimento 2: O Conhecimento Pertinente 3: A Identidade Humana

4: A Compreenso Humana

Os Sete Saberes
5: A incertezas 6: A Condio Planetria 7: A Antropo - tica

You might also like