You are on page 1of 31

MACROALGAS PROTISTAS

*EUCARONTES *PLURICELULARE *CLOROFILADAS(CLOROPLASTOS) *FOTOSSINTETIZANTES *PRODUAO DE O2 *BASE DA CADEIA ALIMENTAR

Chlorophyta:

clorof.

AeB

Ulva lactuta

alface do mar

Phaeophyta - Sargassum sp Clorof. A e C

Rodophyta Gigartina sp.

clorof. A e D

Rodophyta

Giardia lamblia - GIARDASE

Giardase
CONTGIO DIRETO: gua e alimentos contaminados. Sintomas: clicas, vomitos e diarreia. Profilaxia: saneamento bsico, tratamento dos doentes, higiene, beber gua tratada ou fervida e lavar bem alimentos.

Ameba -

AMEBASE

Entamoeba histoltica

AMEBASE
CONTGIO DIRETO: gua e alimentos contaminados. Sintomas: clicas, vomitos e diarreia. Profilaxia: saneamento bsico, tratamento dos doentes, higiene, beber gua tratada ou fervida e lavar bem alimentos.

Leishmania brasiliensis Leishmaniose tegumentar - L.T.A. lcera de Baur.

Vetor: Flebtomo ( contgio indireto) Lutzomya mosquito palha

Leshimaniose T. A. lcera de baur

Ataca mucosas e pele Profilaxia: combater o mosquito evitar a picada.

Leishmaniose visceral L.V.A ou Calasar


Leishmania chagasi Ataca bao e fgado Contgio indireto Vetor: Lutzomya ( maruim )

Calasar

Trichomonas vaginalis

tricomonase
A tricomonase uma doena sexualmente transmissvel comum, a qual afeta tanto homens quanto mulheres, embora os sintomas sejam mais comuns no sexo feminino. Como as pessoas contraem tricomonase A tricomonase causada por um protozorio parasita chamado Trichomonas vaginalis. A vagina o local mais comum para essa infeco em mulheres, e a uretra (canal da urina) em homens. O parasita transmitido atravs do contato do pnis com a vagina ou vulva com vulva (rea genital externa vagina) com uma pessoa infectada. Mulheres podem contrair tricomonase de homens ou mulheres, porm homens geralmente s a contraem de mulheres infectadas. Sintomas da tricomonase A maioria dos homens com tricomonase no apresenta sinais ou sintomas, porm alguns temporariamente tm irritao dentro do pnis, corrimento moderado ou queimao leve ao urinar ou ejacular. Nas mulheres os sintomas incluem um corrimento vaginal amarelo-esverdeado com forte odor. A infeco tambm pode causar nas mulheres desconforto durante o intercurso sexual e ao urinar, assim como provocar irritao e coceira na rea genital. Em casos raros, a mulher pode sentir dor no abdmen inferior. Os sintomas geralmente aparecem nas mulheres entre 5 e 28 dias depois da exposio.

Tripanosoma crusi

Doena de Chagas vetor: Triatoma infestans - barbeiro

Doena de Chagas
Os sintomas da doena de Chagas podem variar durante o curso da infeco. Nos primeiros anos, na fase aguda, os sintomas so geralmente lentos, pouco mais do que inchao nos locais de infeco. medida que a doena progride, durante at cinquenta anos, os sintomas tornam-se crnicos e graves, tais como insuficincia cardaca e desordens do sistema digestivo. Se no tratada, a doena crnica muitas vezes fatal. Os tratamentos medicamentosos atuais para esta doena so pouco satisfatrios. Os medicamentos tem efeitos colaterais significativos e so, muitas vezes, ineficazes, em especial na fase crnica da doena. Pacientes em estado grave so muitas vezes encaminhados ao transplante cardaco, porm no h cura para a doena.

Plasmdium falciparum, malariae ou vivax

Deus abenoe!!!!!!!!

Vetor: Anopheles

Regioes da Malaria

A malria causada por protozorios do gnero Plasmodium, como o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale: os dois primeiros ocorrem em nosso pas e so mais frequentes na regio amaznica. Essa doena, conhecida tambm pelos nomes impaludismo, febre palustre, maleita e sezo, tem como vetor fmeas de alguns mosquitos do gnero Anopheles. Estas, mais ativas ao entardecer, podem transmitir a doena para indivduos da nossa espcie, uma vez que liberam os parasitas no momento da picada, em sua saliva. Transfuso de sangue sem os devidos critrios de biossegurana, seringas infectadas e mes grvidas adoecidas so outras formas em que h a possibilidade de contgio. No homem, os esporozotos infectantes se direcionam at o fgado, dando incio a um ciclo que dura, aproximadamente, seis dias para P. falciparum, oito dias para a P. vivax e 12 a 15 dias para a P. malariae, reproduzindo-se assexuadamente at rebentarem as clulas deste local (no mosquito, a reproduo destes protozorios sexuada). Aps esses eventos, espalham-se pela corrente sangunea e invadem hemcias, at essas terem o mesmo fim, causando anemia no indivduo. Febre alta, sudorese e calafrios, palidez, cansao, falta de apetite e dores na cabea e em outras regies do corpo so os principais sintomas, que podem se manifestar a cada 48 horas, caso a infeco tenha sido causada pelo P. falciparum ou pelo P. vivax; e a cada 72 horas quando o agente causador o P. malarie (febre quart). Essa primeira espcie pode, ainda, afetar vrios rgos e sistemas do corpo, como o sistema nervoso e aparelho respiratrio.

Toxoplasmose Toxoplasma gondi

DEUS ABENOE!!!!!!!!!!!

You might also like