You are on page 1of 12

A IDEOLOGIA PODE SER DESAFIADA?

De todas essas observaes, poderia ser concludo que, se fosse ministrados cursos sobre questes de comunicao para os professores, ou se tivesse professores aprendendo novas abordagens filosficas da matemtica, como por exemplo, os professores poderiam estudar a abordagem falibilistica da matemtica, como defendido por Ernest (1991), ou mudar as estruturas dos currculos para incorporar trabalhos de projeto, ou enfatizar a necessidade de os alunos escolherem seus prprios problemas como a base para situaes de modelagem. Acredita-se que essas podem ser maneiras de desafiar a ideologia, mais este artigo propem outra forma de abordar o problema. Mostraremos ento um tpico que pode ajudar a quebrar o estilo de comunicao e os elementos do absolutismo que foi a fonte da ideologia da certeza. Este tpico til como exemplo de uma variedade de tpicos, podendo ser considerado quando a ideologia da certeza for desafiada.

Na teoria de votao, a matemtica est claramente relacionada com questes sociais, e no existem solues timas para os problemas. Como relatado por Garfunkel (1991), os matemticos sabem h mais de 40 anos que no existe um sistema perfeito de votao. Entre outros problemas, Banzhaf tratou a questo da exigncia de que a distribuio dos votantes em diferentes distritos estivesse em consonncia com a noo de que o voto de todas as pessoas tivesse o mesmo peso no momento em que a deciso fosse tomada por um corpo de representantes eleitos. Essa teoria pode ser usada para analisar a distribuio de cadeiras, por exemplo no Congresso Brasileiro. Muitos polticos em todo o mundo, incluindo Luis Incio Lula da Silva, presidente do PT no Brasil de 1980 a 1995, tm reclamado da diviso injusta de cadeiras entre os estados. Lula reclama que pequenos estados da regio nordeste do Brasil tm mais cadeiras do que deveriam ter quando comparadas com os estados densamente povoados da regio sudeste. Embora Lula e muitos outros da esquerda possam ter razo em reclamar, j que historicamente a ditadura no Brasil (1964-1984) aumentou o numero de cadeiras no Nordesde como meio de manter seu controle poltico, eles podem ter cado em uma armadilha da ideologia da certeza.

Idias bsicas da teoria de votao podem ser traduzidas para a sala de aula sem nenhuma necessidade de trabalhos introdutrio prolongados, prrequisitos ou notaes matemtica extravagantes. Isso foi feito com sucesso em uma turma de engenharia da Universidade de Cornell, quando o pesquisador apresentou aos alunos uma tabela com a populao de cada estado brasileiro em uma coluna e o nmero de representantes por estado em outra e perguntou a eles se a distribuio de cadeiras era justa ou no, os estudantes reagiram como Lula: usuram o raciocnio proporcional para justificar a resposta NO, por que o nmero de cadeiras por estado no era proporcional populao de cada estado.

Em uma tentativa de desafiar as hipteses dessa soluo matematicamente pura, uma verso mais simples desse problema, inspirada nos trabalhos de Banzhaf e no livro de Garfunkel (1991), foi apresentada aos alunos.
-Os distritos A,B e C tm, respectivamente, as populaes de 50 mil, 20 mil e 10 mil habitantes. Cada distrito elege um representante com o mesmo poder para a Cmara de Deputados de Saint Lawrence. Muitas pessoas, de diferentes distritos, reclamam dessa situao; elas acham que no justa. Quantos representantes cada distrito deve ter se o nmero total de representantes deve ser mantido em um mnimo?

Tendo esses alunos, outros alunos ou professores resolvido tal problema fcil, existe uma compulso irresistvel para usar proporo simples. O raciocnio seria: se as populaes dos distritos tm tamanhos diferentes, possvel corrigir facilmente a situao fixando nmeros proporcionais de cadeiras para cada distrito. Portanto o distrito A deveria ter cinco representantes, B dois e C um. Uma soluo equivalente tambm foi dada por aqueles que tinham mais familiaridade com poltica de congresso: argumentaram que apenas um representante deveria ser eleito por cada distrito (isto economiza impostos), mais o voto de cada representante deveria ter peso diferente. De acordo com esse raciocnio, os representantes A, B e C teriam , respectivamente, cinco, dois e um voto. A tendncia de resolver o problema de uma dessas duas maneiras compreensvel, e experimentamos a mesma compulso quando pensamos na questo brasileira, especialmente por causa da poltica nela envolvida. Entretanto existem muitas solues diferentes para o problema de representatividade no Congresso Brasileiro. No existe portanto, nenhuma soluo objetiva para tais problemas, mesmo se a matemtica for aplicada. A matemtica nesse caso, pode ser usada para construir argumentos da mesma maneira que a sociologia. Em ambos os casos nenhuma pode ser assegurada a palavra final. No existe nenhuma deciso final que possa ser dada pelos nmeros ou por fatos histricos.

Deve-se observar que o uso da teoria de votao na sala de aula no est imune tentao de transformar a matemtica em um corpo de conhecimentos objetivo, mesmo que parea que aquela teoria de votao seja pura. Deveria fazer parte de um currculo da matemtica crtica mostrar as possibilidades e os limites da matemtica e a discusso da dimenso poltica, que a ideologia da certeza. A ideologia da certeza pode ser desafiada por uma abordagem aberta da teoria de votao. Mas no existe nenhuma afirmao que sustente que os alunos que trabalham com um currculo baseado na incerteza no usaro a matemtica para fabricar tecnologias desastrosas. Entretanto, os alunos que trabalharem dentro dessa abordagem iro enxergar-se, mais provavelmente, como atores do processo de construo matemtica e menos provavelmente enxergaro a matemtica como um contexto neutro, que funciona em todo lugar. (Borba 1992, p. 333).

DIFERENTES PAISAGENS DE DISCUSSO


Estruturas de comunicao na sala de aula e elementos absolutistas na filosofia da matemtica vigente podem produzir uma ideologia da certeza. Esses elementos absolutistas no precisam simplesmente ser analisados como aspecto de concepo de matemtica dos professores de matemtica. Em vez disso poderiam ser considerados como parte de uma quadro mais abrangente, que inclui exerccios dados aos alunos, testes, exames, exames nacionais, respostas corretas inquestionveis etc.

Uma concluso parece ser: para desafiar a ideologia da certeza, temos que desafiar suas fontes. Portanto, poder-se-ia sugerir que o professor mudasse sua estratgia de comunicao e, ento, tentar convenc-lo que o absolutismo no precisa ser a nica filosofia da matemtica possvel.
recomendado a interveno direta na prtica da sala de aula para desafiar a ideologia da certeza. A comunicao em sala de aula, assim como a efetiva filosofia da matemtica vigente, est relacionada com o que denominamos paisagem de discusso. Por isso, entendemos o possvel conjunto de referncias que os alunos e o professor poderiam considerar quando discutem e tentam resolver as tarefas com as quais se confortam na prtica da sala de aula.

A paisagem da discusso pode ser de natureza variada: 1) A paisagem vazia e rochosa inclui objetos que so relevantes apenas para a construo lgica dos conceitos matemticos, como estes so conhecidos pelo estruturalismo. 2) A paisagem cultivada compe uma realidade pr-estruturada. A matemtica pode ser aplicada a uma variedade de problemas e um certo contextoproblema pode ser apresentado aos alunos. Uma corrente principal de psestruturalismo tem convidado os alunos a viajar por tais paisagens organizadas. A floresta amaznica representa a paisagem de discusso catica e desorganizada. Aqui, referncias realidade no so pr-estruturadas por nenhuma proposta matemtica simples. Pensamos nas abordagens temticas mais amplas, assim como as muitas formas de educao matemtica baseadas em projetos como exemplos de alunos que tentam encontrar seu caminha atravs de tal floresta.

3)

A primeira sugesto, ento, basear a prtica da sala de aula na paisagem de discusso catica. Na floresta amaznica, difcil preservar a comunicao baseada no verdadeiro-falso e um absolutismo parece impossvel de ser sustentado. Isso parece desafiar a ideologia da certeza. Essa estratgia, entretanto, no simples nem automtica. Um contraargumento poderia enfatizar que a razo pela qual impossvel preservar a comunicao verdadeiro-falso simplesmente que o tpico em discusso no tem nada a ver com a matemtica. Nem toda mudana na paisagem de discusso tem a mesma eficincia para desafiar a ideologia da certeza. Muitos exemplos de trabalho de projeto, em educao matemtica ilustram a paisagem catica, mas poderiam parecer levantar questes fora da matemtica, de tal forma que no exemplificam um forte ataque a ideologia da certeza. Alm disso, a matemtica envolvida no sugere que a incerteza esteja presente dentro da matemtica, da ento o interesse na teoria da votao. Essa no pode ser caracterizada como uma aplicao de frmulas matemticas preestabelecidas.

A paisagem para discusso diz respeito votao e ao processo democrtico, respeito s noes de justia e poder, diz respeito matemtica e enfatiza a noexistncia de solues matemticas perfeitas para um conjunto de problemas. Entretanto, o desafio ideologia da certeza no est garantido por nenhum contexto.

O PODER FORMATADOR DA MATEMTICA, A TEORIA DE VOTAO E A SALA DE AULA.


O poder formatador da matemtica diferente do potencial descritivo da matemtica. A descrio levanta questes de exatido, j a formatao enfatiza as aes tomadas com o objetivo de enquadrar fenmenos. A teoria de votao fornece um exemplo paradigmtico da matemtica usada como um princpio para projetar. Essa teoria no simplesmente aplicada no sentido de alguma parte da realidade ser descrita como um certo grau de aproximidade por meio de algum formalismo matemtico. Quando se fala em um poder formatador da matemtica, antes de mais nada, pensamos na matemtica aplicada, junto com outros instrumentos, como uma estrutura de suporte para ao e projeto. O poder formatador da matemtica um fenmeno comum. O poder tecnolgico, das mais avanadas construes ao projeto para a fila de uma padaria, exemplifica o poder formatador da matemtica. De fato, o projeto de fila um fenmeno comum. Por exemplo, como determinamos prioridades em hospitais? Que operaes vo ser realizadas primeiramente? Essa discusso pode ser direcionada com pesadas referncias ao custo pra o indivduo, para a sociedade etc.

Em uma anlise custo-benefcio, a matemtica desempenha papel importante. A matemtica parte das superestruturas econmicas e esse fenmeno pode ser ilustrado tambm em escala menor. Em Skovsmose, discutido o exemplo assistncia financeira a famlias em uma microssociedade. Foi dada a alunos de uma escola secundria a tarefa de projetar uma maneira de distribuir assistncia financeira a famlias em uma pequena comunidade. Embora baseada em alguns princpios sociais e polticos, necessitava-se de frmulas para calcular quanto dinheiro cada famlia receberia de fato.

Dessa forma, a matemtica torna-se parte da tcnica de distribuir bem estar social em uma microssociedade. Similarmente, Borba (1994) discute a experincia de crianas em uma favela no Brasil, quando usam a matemtica para revolver problemas que parecem ser de grande importncia para suas vidas. Da mesma forma, a matemtica parte daquelas tcnicas econmicas pelas quais a sociedade opera sobre seus cidados.
Questes levantadas pela matemtica formatadora tornam impossvel a crena na ideologia da certeza. Torna-se bvio que as duas hipteses bsicas da ideologia da certeza devem ser desafiadas. J no possvel sustentar que a verdade da matemtica no possa ser influenciada por interesses sociais e polticos. Alm disso, quando levamos em conta o poder formatador da matemtica, a noo de verdade j no a categoria fundamental.

A descrio pode ser acurada ou no e, nesse sentido, h referncia noo de verdade. Mas, quando levamos em conta o poder formatador da matemtica, a discusso tem a ver com funes sociais da tecnologia, e a questo fundamental diz respeito ao valor do que estamos fazendo. Nesse caso, a matemtica no sempre relevante e confivel. Focalizando o poder formatador da matemtica, as duas hipteses bsicas contidas na ideologia da certeza so desafiadas. O que interessante na teoria da votao que ela exemplifica o poder formatador da matemtica de uma forma direta. O que destacamos que uma maneira de desafiar a ideologia da certeza mudar a prtica da sala de aula pela introduo de uma paisagem de discusso de natureza catica, em que a relatividade, os pontos de partida provisrios, dos diferentes pontos de vista e a incerteza so valorizados. Desafiar essa ideologia tambm desafia o prprio poder formatador da matemtica.

You might also like