You are on page 1of 39

TA 631 OPERAES UNITRIAS I (Transferncia de quantidade de movimento)

Aula 10: Bombas

As bombas so equipamentos mecnicos que fornecem energia mecnica a um fluido incompressvel. No caso de fluidos compressveis so denominados compressores e ventiladores. Classificao das bombas

Dividem-se em 2 grandes grupos de acordo a forma como a energia fornecida ao fluido. Bombas cinticas (centrfugas)
Bombas de deslocamento positivo

10.1. Bombas centrfugas:

A energia fornecida continuamente ao fluido por um rotor, que gira a alta velocidade aumentando a energia cintica que depois transformada em energia de presso.
Princpio de funcionamento Carcaa
Descarga Voluta
Suco

O lquido succionado pela ao de um impulsor que gira rapidamente dentro da carcaa.


O movimento produz uma zona de vcuo (no centro) e outra de alta presso (na periferia).

Ps Rotor

Bomba com Difusor: o fluido escoa atravs de uma srie de palhetas fixas que formam um anel difusor. Isso aumenta a converso da energia cintica em energia de presso (mais do que na bomba de voluta simples).

Figura 9.2. Escoamento dentro de uma bomba centrfuga. a) Bomba de voluta simples; b) Bomba com difusor.

O fluido descarregado na voluta ou no difusor, onde desacelerado. A energia cintica convertida em energia de presso. Quanto maior o nmero de palhetas menor a perda por turbulncia.

Escoamento Axial: Descarrega o fluido axialmente ( adequado para altas vazes e baixas presses) Escoamento Radial: Descarrega o fluido na periferia radialmente (desenvolve altas presses, adequado para baixas vazes) Misto

Tipos de rotores:
Fechado: Para lquidos sem partculas em suspenso Semi-aberto: Incorpora uma parede no rotor para prevenir que matria estranha se aloje no rotor e interfira na operao. Aberto: Palhetas montadas sobre o eixo. Vantagem: lquidos com slidos em suspenso. Desvantagem: sofrer maior desgaste.

Tipos de entrada:
Simples: Utilizada em pequenas unidades

Dupla: Quando h entradas simtricas em ambos os lados do impulsor. Nesse caso h melhor distribuio dos esforos mecnicos, alm de proporcionar uma rea de suco maior, o que permite trabalhar com uma menor altura positiva na suco (NPSH; Net Positive Suction Head) e Impulsor de uma bomba com suco dupla diminui a possibilidade de cavitao.

Nmero de rotores:
Um rotor: Simples estgio
Vrios rotores: Mltiplos estgios (vrios rotores operando em srie) que permitem o desenvolvimento de altas presses

A bomba centrfuga deve ser escorvada antes de funcionar (a linha de suco deve estar cheia de lquido). Quando a bomba tem ar, a presso desenvolvida muito pequena devido baixa densidade do ar.

Dois tipos de escorva

Bomba auto-escorvante

As bombas centrfugas podem ser :


- Fluxo axial: simples ou mltiplo estgio rotor aberto/fechado - Fluxo misto entrada simples auto-escorvante

estgio simples mltiplo estgio

- Fluxo radial entrada dupla

no-escorvante

Nos dois ltimos casos, o rotor pode ser aberto, semi-aberto ou fechado.

Vantagens das bombas centrfugas:


a) Construo simples e baixo custo b) Fluido descarregado a uma presso uniforme, sem pulsaes c) A linha de descarga pode ser estrangulada (parcialmente fechada) ou completamente fechada sem danificar a bomba d) Permite bombear lquidos com slidos e) Pode ser acoplada diretamente a motores f) No h vlvulas envolvidas na operao de bombeamento

g) Menores custos de manuteno que outros tipos de bombas


h) Operao silenciosa (depende da rotao)

Desvantagens das bombas centrfugas:


a) No servem para altas presses
b) Sujeitas incorporao de ar precisam ser escorvadas c) A mxima eficincia da bomba ocorre dentro de um curto intervalo de condies d) No consegue bombear lquidos muito viscosos (limite 40 cp)

Bomba de turbina regenerativa

Tambm chamada de bomba cintica, ela gera maior presso que as bombas centrifugas

10.2. Bombas de deslocamento positivo


A energia fornecida periodicamente, mediante superfcies slidas mveis, que deslocam pores de fluido desde a suco at a linha de descarga. A presso de sada regulada atravs de vlvulas de descarga unidireccionais. Princpio de funcionamento As bombas de deslocamento positivo liberam um determinado volume de fluido de acordo com a velocidade do sistema. Quando a sada se fecha a presso aumenta e o fluxo da bomba deve ser dirigido para outro lugar, de maneira que se evite a sobre-pressurizao.

Para proteger a bomba, o fluido deve ser desviado por um by-pass, ou por meio da recirculao dentro da prpria bomba (enviando o fluido da zona de alta presso (descarga) para a de baixas presses (suco)). Vlvulas de alvio internas: Muitos fabricantes fornecem bombas que incorporam vlvulas de alvio internas. Quando uma vlvula de alvio interna se aproxima do valor mximo de presso permitido, se abre e o fluido dirigido internamente para a zona de suco. Dessa forma se evita a possibilidade de destruio da bomba e da tubulao e dos acessrios.

Alvio externo e vlvulas de by-pass: No projeto do sistema de escoamento, quando se utilizam bombas de deslocamento positivo e o risco de queda de vazo existe, necessrio considerar um arranjo de by-pass externo que devolva o lquido para a suco. A vlvula do by-pass abrir a uma presso pr-determinada, permitindo que a presso interna no exceda nveis muito altos e evitando tambm que a bomba cavite.

Vlvula reguladora de presso

As vlvulas de alvio internas so projetadas para proteger o sistema por perodos curtos de tempo. Quando o fluido recircula dentro da bomba, a potncia introduzida pela bomba se dissipa na forma de calor, aumentando a temperatura do produto. Mesmo se o perodo de tempo curto, a temperatura do produto pode subir Cavitao em uma at o ponto de evaporao na zona de bomba de deslocamento baixas presses. Quando h positivo com dispositivo cavitao na zona de baixas presses de segurana pode ocorrer a destruio da bomba. temporrio.

A cavitao uma situao que pode ocorrer em qualquer tipo de bomba.

Acontece quando h falta de fornecimento de lquido e a bomba trabalha com uma vazo menor daquela para a qual foi projetada.
As causas comuns da cavitao so a diminuio da presso de suco, NPSH insuficiente, ou operao a velocidades muito altas. A cavitao diminui a eficincia, desgasta os metais das ps do rotor, gera vibrao mecnica e rudo. O NPSH do sistema tambm depende da velocidade do rotor.

10.3. Bombas alternativas

10.3.1. Bombas tipo pisto, com vlvulas de reteno


Quando o pisto se desloca para a esquerda, a presso no cilindro se reduz, a vlvula de reteno na linha de suco se abre e o lquido entra. Quando o pisto chega ao final do cilindro, o movimento se inverte e o pisto se desloca para a direita. Aumenta a presso no cilindro e a vlvula de admisso fecha. A presso aumenta e a vlvula de descarga se abre e o lquido sai pressurizado.
Linha de descarga Pisto Vlvulas de reteno cilindro Linha de suco

10.3.2. Bombas de diafragma

Funcionam como bombas de pisto. O movimento alternativo e provocado por um elemento flexvel de metal, borracha ou plstico. adequada para fludos txicos e corrosivos pois se elimina o contato do lquido com os selos mecnicos.

Bombas de diafragma

10.3.3. Bombas rotativas Na figura abaixo pode-se observar o princpio de funcionamento das bombas rotativas. Dentre as bombas rotativas, a de lbulos a mais amplamente usada na indstria de alimentos.

a)

b)

c)

Posio 0: O fluido escoa atravs do lbulo superior. O selo no lbulo inferior. Posio 90: O fluido escoa atravs do lbulo inferior. O selo no lbulo superior. Movimento reverso

Exemplos de bombas rotativas

10.3.4. Bombas sanitrias


As bombas sanitrias so especificamente projetadas para manusear alimentos. Conseqentemente devem preencher uma srie de requisitos para serem adequadas: Altamente resistentes corroso Facilmente desmontveis para limpeza No provocam a formao de espuma O sistema de lubrificao no deve contaminar o alimento O atrito entre as partes internas deve ser mnimo para no haver incorporao de elementos metlicos no alimento

O desenho mecnico das superfcies deve apresentar curvas suaves, sem espaos mortos, nos quais o alimento possa acumular-se. O sistema de gaxetas ou o selo mecnico deve vedar perfeitamente a carcaa

Bomba de lbulos sanitria.

10.4. Condies timas de utilizao das bombas


Todas as bombas tm condies timas de utilizao, ou seja, so mais adequadas para um determinado tipo de fluido, em uma faixa de presso e a uma dada vazo volumtrica. As bombas centrfugas so construdas de modo a fornecerem uma ampla faixa de vazes, desde uns poucos l/min at 3.104 l/min. As presses de descarga podem atingir algumas centenas de atmosferas. Elas trabalham com lquidos lmpidos, lquidos com slidos abrasivos ou ainda, com alto contedo de slidos, desde que o lquido no seja muito viscoso (500 centi-Stokes de viscosidade cinemtica). 1 Stoke = 100 centistokes = 1 cm2/s = 0.0001 m2/s).

As bombas alternativas de pisto s podem ser utilizadas para deslocamento de fluidos clarificados e limpos, no podendo manusear fluidos abrasivos. So utilizadas para altas presses, que somente so alcanadas para esses tipos de bombas, porm fornecem baixas vazes.
Por outro lado, as bombas de diafragma e as peristlticas so especficas para lquidos corrosivos, solues alcalinas, polpas, lquidos biolgicos, etc. As bombas rotativas so especificamente indicadas para fluidos viscosos, porm no abrasivos. Por isso so usadas, especialmente, com sucos concentrados, chocolate e gelias.

Algumas caractersticas das bombas:


Bombas Centrifuga radial Centrifuga axial
Estacionria

Caractersticas
Vazo na descarga NPSH: altura de suco mxima permitida Lquidos Faixa de presso
Estacionria

Rotatria, Alternativas parafuso, engrenagens


Estacionria Pulsante

5m

5m

6,5 m

6,5 m

Claros, limpos Abrasivos, sujos

Viscosos no abrasivos

Limpos e claros

Baixa - alta

Baixa Pequena mxima

Baixa- Mdia Baixa at mxima Pequena mdia Pequena

Faixa de vazo Pequena mxima

You might also like