You are on page 1of 23

Unidade II

DIDTICA ESPECFICA

Profa. Dra. Marta Scarpato

A educao fsica na LDBEN (9394/96)


LDBEN - art. 26, pargrafo 3o Educao Fsica deve estar integrada proposta pedaggica da escola e ser um componente curricular obrigatrio na educao bsica.

Educao Fsica sendo reconhecida como uma disciplina na educao bsica. um componente curricular importncia dessa disciplina com todo o seu campo de conhecimento produzido.

A educao fsica na LDBEN (9394/96)


LDBEN art. 21, pargrafo 1o - Educao Bsica: trs nveis de ensino: educao infantil, ensino fundamental e ensino mdio. Educao Fsica ser oferecida para os 3 nveis de ensino nas escolas pblicas e privadas.

A educao fsica na LDBEN (9394/96)


A educao fsica ainda precisa se fazer mais presente no contexto escolar; Mostrar seu verdadeiro valor pedaggico; Estar articulada proposta pedaggica da escola

Nveis do planejamento da educao escolar


Planejamento do Sistema de Educao

Planejamento da Escola
Planejamento Curricular Planejamento de Ensino

Planejamento de Aula
Nveis do Planejamento da Educao precisam estar articulados para um bom funcionamento da escola

Nveis do planejamento da educao escolar


O planejamento de ensino de Educao Fsica - ir ao encontro do Planejamento da Escola. LDBEN art. 13. - professores devem participar da elaborao do planejamento da escola e segui-lo em suas aulas. Saber qual tendncia pedaggica que a escola acredita, que tipo de aluno ela quer formar, para que o planejamento de ensino daquele determinado ano escolar esteja adequado e v ao encontro desses princpios filosficos e pedaggicos.

Interatividade
A Educao fsica integrada proposta pedaggica da escola, componente curricular obrigatrio da Educao Bsica, (Art. 26, 3 LDBEN). Essa indicao prev: I. Que a Educao Fsica na escola passa a ser considerada obrigatria como as outras matrias do ncleo comum e deve, juntamente a elas, assumir o papel previsto pela Lei no currculo da escola II. Que a Educao Fsica integrada ao currculo da escola deve contribuir para o desenvolvimento e a formao do indivduo diante das finalidades educacionais previstas na Lei III. Que a Educao Fsica integrada ao currculo da escola deve ser definida a partir de metas que visam melhorar as habilidades e capacidades do aluno diante dos contedos e finalidades educacionais que so diferenciadas das demais matrias do ncleo comum da escola a) As questes I e II esto corretas b) As questes II e III esto corretas c) Somente a questo I est correta d) As questes I, II e III esto corretas e) As questes I e III esto incorretas

Resposta
Resposta correta a a.

A educao fsica como qualquer outra disciplina deve contribuir para a formao dos alunos, e ao ser reconhecida na LDB como componente curricular ganha uma fora maior no contexto escolar.

O ato de planejar
Planejar algo que faz parte do cotidiano humano; Descrena; (Lopes, 2005; Vasconcellos, 2002; Fusari, 1984); Antes da elaborao preciso conhecer a realidade da Instituio e do aluno; Professor: profissional da educao e autor do Planejamento de Ensino ; Pensar, planejar e prever o que vamos ensinar aos alunos; Etapas sequenciadas e contnuas;

O planejamento de ensino
Planejar o qu vamos ensinar aos nossos alunos; Buscar os objetivos almejados com aquela determinada disciplina e com os alunos;

Aprender a superar as dificuldades surgidas;

O planejamento de ensino
Compreender as etapas do Planejamento de Ensino: Objetivos de ensino para qu vou ensinar? Contedos de ensino o qu vou ensinar? Procedimentos de ensino como vou ensinar? Recursos didticos com qu vou ensinar? Avaliao da aprendizagem - o qu, como e para qu avaliar o que foi ensinado

Interatividade
Planejar uma atividade que faz parte do ser humano, antecipar mentalmente uma ao a ser realizada e agir de acordo com o previsto. Nesse sentido, a atividade pedaggica de planejar dever ser considerada uma atividade a) Individual, pois as parcerias s ocorrem nas aes para alm da sala de aula. b) Individual, pois os professores agem sozinhos, como especialistas que so. c) Coletiva, pois o ato de ensinar um ato coletivo que envolve planejar o processo de ensinoaprendizagem. d) Coletiva, que s ocorre nos perodos destinados ao processo de planejamento, no incio e final do semestre letivo. e) Imposta aos professores pelas Secretarias da Educao e coordenaes pedaggicas como medida de controle.

Resposta
A alternativa correta a c.

O ato de planejar envolve pensar tanto o processo de ensino- como vou ensinar?, para que vou ensinar ? como o processo de aprendizagem como os alunos aprendem? qual a realidade desses alunos?

Objetivos de ensino
Para que vou ensinar?

Expressar o que se pretende alcanar;


Dois nveis: Geral: Prev alcanar a longo prazo.

Especficos: o que deve ser atingido ao trmino de cada Planejamento de aula ou unidade

Contedos de ensino
O que vou ensinar?

Selecionar;
Significativos, relacionados realidade e aos interesses dos alunos; PCNs (1997) : Esportes, jogos, lutas e ginstica, Atividades rtmicas e expressivas, Conhecimento sobre o corpo; Esporte como nico contedo; Temas Transversais: tica, sade, orientao sexual, etc.

Procedimentos de ensino
Como vou ensinar?

Ato de escolha;
Ensinar do mesmo modo? Considerar a diversidade dos alunos: Teoria das Inteligncias Mltiplas do Gardner; Desenvolver as diferentes habilidades para aprendizagem integral;

Interatividade
Ao selecionar, na elaborao do planejamento de ensino, quais contedos de ensino sero desenvolvidos com aquele determinado ano escolar, o professor precisa a) Ver quais temas que os alunos aprendero, pois a proposta sempre vem imposta pela coordenao da escola e cabe ao professor somente transmitir os contedos.

b) Conhecer a fase de desenvolvimento dos alunos e propor contedos que facilitem a aquisio do conhecimento. c) Somente escolher os contedos, afinal o professor quem deve saber o que ser mais adequado para os alunos aprenderem independente de seus interesses e necessidades.

d) Escolher os contedos mais significativos, que estejam relacionados realidade e aos interesses dos alunos, levando em conta a realidade onde a escola est situada, o momento histrico vivido e principalmente que eles possam ser desenvolvidos durante o ano letivo com flexibilidade, caso haja necessidade de fazer alteraes. e) Durante o ano letivo, apenas, comunicar os alunos que aqueles contedos sero estudados.

Resposta
Resposta correta a d.

O professor precisa conhecer a realidade da escola, os interesses dos alunos para que o contedo aprendido seja significativo e transformador, pois

Recursos didticos
Com que vou ensinar?

Os materiais utilizados para estimular o ambiente de aprendizagem;


Apoiam e facilitam o processo de ensinoaprendizagem; Educao dos sentidos; Variedade de recursos, levar os alunos a confeccionarem os materiais.

Avaliao da aprendizagem
O que, como e para que avaliar?

Diagnosticar o processo de ensinoaprendizagem;


Acolher o conhecimento do aluno; contnua, a cada aula, a cada fechamento de Unidade; Usar diferentes instrumentos: trabalho individual, em grupo, relatrios escritos, prova oral, auto-avaliao, etc.

Interatividade
Dentre as etapas de um Planejamento de Ensino, h o objetivo geral e os objetivos especficos. a) O objetivo geral e os especficos descrevem o que o professor pretende desenvolver ao longo do ano com os alunos. b) O objetivo geral apresenta o que se prev alcanar durante o ano com os alunos e os objetivos especficos onde se pretende chegar ao trmino de cada aula ou de unidade de ensino. c) Tanto o objetivo geral quanto o especfico precisam modificar o comportamento dos alunos. d) Os objetivos especficos so o mais importante na elaborao do planejamento de ensino. e) O objetivo geral e os especficos so comuns a todas as disciplinas da escola.

Resposta
Resposta correta a b.

A prpria nomenclatura j explicita porm importante compreender que so fases distintas e o professor precisa ter clareza de cada uma delas no decorrer de suas aulas.

AT A PRXIMA!

You might also like