You are on page 1of 30

Fsica das Radiaes

RADIAO

Fsica das Radiaes

O que radiao ?
Radiao Ionizante ou simplesmente radiao, para fins de Proteo Radiolgica qualquer partcula ou radiao eletromagntica que ao interagir com a matria biolgica ioniza seus tomos ou molculas. toda desintegrao espontnea do ncleo do tomo pela emisso de partculas subatmicas chamadas de partculas Alfa, Beta, raios-x ou raios gama (Ftons) Ionizar Converter um tomo ou molcula em ion. Ion- tomo ou molcula carregado de eletricidade. Molcula- Partcula elementar de um corpo composta de um ou mais tomos.

Fsica das Radiaes


Radiao

Os fenmenos biolgicos da radiao so uma conseqncia dos fenmenos fsicos e qumicos. Alteram as funes especficas das clulas e so responsveis pela diminuio da atividade da substncia viva, por exemplo: perda das propriedades caractersticas dos msculos. Estas constituem as primeiras reaes do organismo ao das radiaes e surgem geralmente para doses relativamente baixas.

Fsica das Radiaes


RADIAO

Alm destas alteraes funcionais os efeitos biolgicos caracterizam-se tambm pelas variaes morfolgicas. Entende-se como variaes morfolgicas as alteraes em certas funes essenciais ou a morte imediata da clula, isto , dano na estrutura celular. assim que as funes metablicas podem ser modificadas ao ponto da clula perder sua capacidade de efetuar as snteses necessrias sua sobrevivncia.

Fsica das Radiaes


RADIAO

A radiao nuclear no algo que passou a existir nos ltimos 150 anos. Ela faz parte de nossa vida. A luz solar uma fonte natural radioativa. Est na areia da praia, na loua domstica, nos alimentos, na televiso quando est ligada. Por ano, um ser humano absorve entre 110 milirem a 150 milirem de radiao de fontes diversas

Fsica das Radiaes


RADIAO

Os raios ultravioletas (UV) penetram na pele de forma diferente: os tipo A so mais penetrantes e os tipo B mais superficiais.

Fsica das Radiaes


RADIAO

Os raios ultravioletas tipo A (UVA) compem a maior parte do espectro ultravioleta (formado por raios tipo A, B e C) e possuem intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o vero.

Fsica das Radiaes


Radiao UVB

Os raios ultravioletas tipo B (UVB) tm comprimento de onda entre 290 e 320 nm, penetram superficialmente na pele e so absorvidos pelo vidro das janelas. Sua incidncia aumenta muito durante o vero, especialmente nos horrios entre 10 e 16 horas, quando a intensidade dos raios atinge o seu mximo. So os responsveis pelas queimaduras solares e pelo cncer de pele.

Fsica das Radiaes


RADIAO

Sua intensidade tambm no varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horrios do dia.

Fsica das Radiaes


RADIAO

Tem importante participao nas fotoalergias e tambm predispe o indivduo ao surgimento do cancer de pele. Penetram profundamente na pele (vide figura acima), sendo o principal responsvel pelo fotoenvelhecimento.

Fsica das Radiaes

Agora vejamos um dos cnceres de pele mais comuns, conhecido como Carcinoma basocelular. Apesar de ser o mais frequente, o menos perigoso de todos. Seu crescimento lento e muito raramente se espalha. Pode se manifestar de vrias maneiras. Feridas que no cicatrizam ou leses que sangram com facilidade quando nelas se esbarra, podem ser um carcinoma basocelular.

RADIAO

Fsica das Radiaes


RADIAO

Por ser um tumor de crescimento muito lento e que no d metstases (no envia clulas para outros rgos), o de melhor prognstico entre os cnceres da pele. No entanto, pode apresentar caracterstica invasiva e, com o seu crescimento, destruir os tecidos que o rodeiam atingindo at a cartilagem e os ossos.

Fsica das Radiaes


RADIAO

O segundo cncer de pele mais comum o Carcinoma espinocelular. Apresenta um crescimento mais rpido que o basocelular e as leses maiores podem se espalhar pelo corpo. Tambm conhecido como carcinoma epidermide, bem menos frequente que o basocelular. Aparece mais na boca, lbios e reas de mucosa.

Fsica das Radiaes


RADIAO

E, finalmente, o temvel Cncer de pele malgno ou melanoma. um tumor muito grave que se origina das clulas que produzem o pigmento da pele: melancitos. Frequentemente se espalha para outros rgos (crebro, inclusive), sendo de extrema importncia o diagnstico precoce para a sua cura. Pessoas que possuem sinais escuros na pele devem se proteger dos raios ultravioletas do sol, que podem estimular a sua transformao. A figura abaixo mostra um melanoma em fase inicial, ainda restrito camada mais superficial da pele, podendo ser retirado por cirurgia.

Fsica das Radiaes

Efeitos combinados com outros agentes podem agravar o trabalho sob o sol: agrotxicos, gua salgada, claridade excessiva ou ofuscamento (fadiga visual), o calor das mquinas (o trator, por ex.), umidade relativa do ar elevada (dificulta a evaporao do suor), obesidade (dificulta a manuteno da temperatura corporal normal), o uso de medicamentos como a sulfa e a tetraciclina (so sensibilizantes a alergias), a proximidade dos trpicos (maior incidncia dos raios solares), a altitude elevada (aumenta a incidncia de radiaes ultra-violetas), etc.

Fsica das Radiaes


RADIAO

Radiao pode afetar DNA e causar cncer TQUIO - Um acidente radioativo produz efeitos que variam segundo a dose, a durao e a distncia da fonte radioativa. As irradiaes podem causar leses nas clulas e em especial alteraes no DNA, ocorrendo mutaes do patrimnio gentico e risco de cncer. Numa forte irradiao, os mecanismos de reparao do DNA so afetados. A medula, responsvel pela produo de glbulos brancos e vermelhos, a parte mais sensvel. Sua destruio deixa o organismo totalmente indefeso. (France Presse)

Fsica das Radiaes

ACIDENTES NO MUNDO SEQUELAS

Fsica das Radiaes

Vamos ver os principais acidentes nucleares at hoje registrados (abril de 1998): Em 1957 escapa radioatividade de uma usina inglesa situada na cidade de Liverpool. Somente em 1983 o governo britnico admitiria que pelo menos 39 pessoas morreram de cncer, em decorrncia da radioatividade liberada no acidente. Documentos secretos recentemente divulgados indicam que pelo menos quatro acidentes nucleares ocorreram no Reino Unido em fins da dcada de 50.

Fsica das Radiaes


Em

setembro de 1957, um vazamento de radioatividade na usina russa de Tcheliabinski contamina 270 mil pessoas.

Fsica das Radiaes

Em dezembro de 1957, o superaquecimento de um tanque para resduos nucleares causa uma exploso que libera compostos radioativos numa rea de 23 mil km2. Mais de 30 pequenas comunidades, numa rea de 1.200 km, foram riscadas do mapa na antiga Unio Sovitica e 17.200 pessoas foram evacuadas. Um relatrio de 1992 informava que 8.015 pessoas j haviam morrido at aquele ano em decorrncia dos efeitos do acidente. Em janeiro de 1961, trs operadores de um reator experimental nos Estados Unidos morrem devido alta radiao.

Fsica das Radiaes

Em outubro de 1966, o mau funcionamento do sistema de refrigerao de uma usina de Detroit causa o derretimento parcial do ncleo do reator. Em janeiro de 1969, o mau funcionamento do refrigerante utilizado num reator experimental na Sua, inunda de radioatividade a caverna subterrnea em que este se encontrava. A caverna foi lacrada. Em maro de 1975, um incndio atinge uma usina nuclear americana do Alabama, queimando os controles eltricos e fazendo baixar o volume de gua de resfriamento do reator a nveis perigosos.

Fsica das Radiaes


Em

maro de 1979, a usina americana de Three Mile Island, na Pensilvnia, palco do pior acidente nuclear registrado at ento, quando a perda de refrigerante fez parte do ncleo do reator derreter.

Fsica das Radiaes

Em fevereiro de 1981, oito trabalhadores americanos so contaminados, quando cerca de 100 mil gales de refrigerante radioativo vazam de um prdio de armazenamento do produto. Durante a Guerra das Malvinas, em maio de 1982, o destrier britnico Sheffield afundou depois de ser atingido pela aviao argentina. De acordo com um relatrio da Agncia Internacional de Energia Atmica, o navio estava carregado com armas nucleares, o que pe em risco as guas do Oceano Atlntico prximas costa argentina.

Fsica das Radiaes


Em

janeiro de 1986, um cilindro de material nuclear queima aps ter sido inadvertidamente aquecido numa usina de Oklahoma, Estados Unidos.

Fsica das Radiaes

Em abril de 1986 ocorre o maior acidente nuclear da histria (at agora), quando explode um dos quatro reatores da usina nuclear sovitica de Chernobyl, lanando na atmosfera uma nuvem radioativa de cem milhes de curies (nvel de radiao 6 milhes de vezes maior do que o que escapara da usina de Three Mile Island), cobrindo todo o centro-sul da Europa. Metade das substncias radioativas volteis que existiam no ncleo do reator foram lanadas na atmosfera (principalmente iodo e csio).

Fsica das Radiaes


A

Ucrnia, a Bielorssia e o oeste da Rssia foram atingidas por uma precipitao radioativa de mais de 50 toneladas. As autoridades informaram na poca que 31 pessoas morreram, 200 ficaram feridas e 135 mil habitantes prximos usina tiveram de abandonar suas casas. Esses nmeros se mostrariam depois absurdamente distantes da realidade, como se ver mais adiante.

Fsica das Radiaes

Em setembro de 1987, a violao de uma cpsula de csio-137 por sucateiros da cidade de Goinia, no Brasil, mata quatro pessoas e contamina 249. Trs outras pessoas morreriam mais tarde de doenas degenerativas relacionadas radiao. Em junho de 1996 acontece um vazamento de material radioativo de uma central nuclear de Crdoba, Argentina, que contamina o sistema de gua potvel da usina. Em dezembro de 1996, o jornal San Francisco Examiner informa que uma quantidade no especificada de plutnio havia vazado de ogivas nucleares a bordo de um submarino russo, acidentado no Oceano Atlntico em 1986. O submarino estava carregado com 32 ogivas quando afundou.

Fsica das Radiaes

Em maro de 1997, uma exploso numa usina de processamento de combustvel nuclear na cidade de Tokai, Japo, contamina 35 empregados com radioatividade. Em maio de 1997, uma exploso num depsito da Unidade de Processamento de Plutnio da Reserva Nuclear Hanford, nos Estados Unidos, libera radioatividade na atmosfera (a bomba jogada sobre a cidade de Nagasaki na Segunda Guerra mundial foi construda com o plutnio produzido em Hanford). Em junho de 1997, um funcionrio afetado gravemente por um vazamento radioativo no Centro de Pesquisas de Arzamas, na Rssia, que produz armas nucleares.

Fsica das Radiaes

Em julho de 1997, o reator nuclear de Angra 1, no Brasil, desligado por defeito numa vlvula. Segundo o fsico Luiz Pinguelli Rosa, foi "um problema semelhante ao ocorrido na usina de Three Mile Island", nos Estados Unidos, em 1979. Em outubro de 1997, o fsico Luiz Pinguelli adverte que estava ocorrendo vazamento na usina de Angra 1, em razo de falhas nas varetas de combustvel. Na poca ele declara: "Est ocorrendo vazamento h muito tempo. O nvel de radioatividade atual progressivo e est crtico."

Fsica das Radiaes

O mau uso feito da energia nuclear, tanto para "fins pacficos" como para uso militar, tornou-se maldio para a humanidade. A esse respeito, diz Roselis von Sass em sua obra O Livro do Juzo Final: "Tudo foi dado humanidade. Assim tambm a chave para essa inesgotvel fonte de energia. Riqussimas bnos poderia ela ter colhido, se no se tivesse colocado sempre e sempre de novo contra a Vontade de Deus. Assim, tambm a energia atmica contribuir para a purificao no Juzo."

You might also like