You are on page 1of 10

Luiz Felipe Mendes; Ricardo Valrio

O modelo tradicional de ensino ainda amplamente utilizado

por muitos educadores nas nossas escolas de Ensino Fundamental e Mdio. Tal modelo de educao trata o conhecimento como um conjunto de informaes que so simplesmente passadas dos professores para os alunos, o que nem sempre resulta em aprendizado efetivo. Os alunos fazem papel de ouvintes e, na maioria das vezes, os conhecimentos passados pelos professores no so realmente absorvidos por eles, so apenas memorizados por um curto perodo de tempo e, geralmente, esquecidos em poucas semanas ou poucos meses, comprovando a no ocorrncia de um verdadeiro aprendizado. Faz-se necessrio um modelo alternativo, denominado modelo cognitivo, no qual os educadores levantam problemas do cotidiano para que os alunos busquem as solues. Mesmo que a resposta no seja satisfatria para o professor, no se deve descartar o fato de que o aluno tenha raciocinado para chegar concluso. preciso tentar conhecer como o aluno estava pensando, como ela est representando as idias para si.

Desenvolvimento cognitivo: Parte-se da perspectiva de

que a mente humana tende, permanentemente, a aumentar seu grau de organizao interna e de adaptao ao meio. Ao adquirir novas informaes ocorre desequilbrio e posteriormente reestruturao afim de construir novos esquemas de assimilao e atingir um novo equilbrio, garantindo um maior grau de desenvolvimento cognitivo.

Outra implicao na teoria de Piaget que o ensino

deve ser acompanhado de aes e demonstraes juntamente com a argumentao do professor, assim produzindo o conhecimento do aluno. Para que o processo de ensino seja efetivo importante: criar problematizaes do contedo; Assimilar o contedo com o dia-a-dia do aluno. Essas inter-relaes propiciam o contato entre, o aprendiz e os objetos de conhecimento e a prtica e a teoria.

A elaborao de charadas e pardias relacionadas ao contedo propicia ao aluno: Pesquisa sobre o contedo; Interao com os colegas de sala; Decorar ou mesmo aprender com a charada /msica; Obteno de ponto extra para auxilio na nota final.

Pardias

Jogos e Brincadeiras:

Alm ser um local de aprendizagem, o laboratrio um

local de desenvolvimento do aluno como um todo. No laboratrio os alunos exercem a cooperao, concentrao, organizao, manipulao de equipamentos e, por outro, vivenciar o mtodo cientfico, entendendo como tal a observao de fenmenos, o registro sistematizado de dados, a formulao e o teste de hipteses e a inferncia de concluses. Atividades prticas variadas; Roteiro de aula bem explicado; Ambientalizao do laboratrio; Planejamento das aulas prticas.

As idias de Piaget sobre o educador ter um papel no

somente de detentor do conhecimento, mas sim de um guia que estimule o aluno a produzir seu prprio conhecimento atravs da equilibrao, pois o educador pe em questo um problema para ser resolvido no qual o aluno de alguma forma dever chegar a uma resposta que o satisfaa a fim de atingir essa equilibrao interna, nesse caso o educador deve apenas guiar o aluno proporcionando a ele apoio para que se chegue ate o objetivo almejado.

A arte de ensinar a arte de acordar a curiosidade natural nas mentes jovens, com o propsito de serem satisfeitas mais tarde.
(Anatole France, escritor francs)

You might also like