You are on page 1of 21

Os Sectores de Actividade o Faa clique para editar

estilo
Prof. Clara de Sousa 8 Ano de Escolaridade

5/3/12

As actividades econmicas

Desde sempre que o Homem explora e utiliza os recursos naturais para os mais variados fins, o que levou ao desenvolvimento de mltiplas actividades as actividades econmicas. Actividade econmica Actividade econmica que os homens desenvolvem nas suas relaes com os bens e servios para satisfao das suas necessidades.

5/3/12

As actividades econmicas

Em qualquer sociedade, a populao dividida em dois grandes conjuntos:

Populao activa conjunto de pessoas que exercem uma actividade remunerada ou procuram emprego Populao no activa conjunto de pessoas que no exerce uma profisso remunerada.

5/3/12

Os sectores de actividade

At ao sc. XIX, a principal distino entre a populao activa era efectuada entre a actividade agrcola e a actividade industrial. Com a evoluo das sociedades, foi necessrio fazer distines mais complexas e assim em meados do sc. XX, surgiu uma classificao das actividades econmicas em trs sectores de actividade.

5/3/12

Os sectores de actividade

Sector primrio (I) explora os recursos naturais Sector secundrio (II) transforma os recursos e matriasprimas Sector tercirio (III)

no produz bens materiais mas assegura a existncia de outras actividades.

5/3/12

Sector Primrio

Engloba as actividades relacionadas com a explorao directa dos recursos que se tiram da natureza:

Agricultura Pecuria Silvicultura Extraco mineira Pesca Aquicultura

5/3/12

Sector Secundrio

Inclui as actividades econmicas que transformam as matrias-primas em produtos acabados ou semi-acabados :


Indstria Construo civil e obras pblicas Produo de energia Fornecimento de gua

5/3/12

Sector Tercirio

Engloba no s as actividades que comercializam os bens produzidos pelos outros dois sectores como oferece servios s populaes e empresas:

Comrcio Sade Transportes Educao Bancos Turismo..


5/3/12

Sector Tercirio

Sendo um sector que engloba actividades com nveis de qualificao muito diferentes, utilizase com frequncia uma subdiviso com base no nvel de qualificao: Baixo Tercirio agrupa a maioria das actividades deste sector, incluindo as que no exigem muitas qualificaes Alto tercirio diz respeito s actividades de prestao de servios que exigem grande qualificao como a investigao cientfica, engenharia, gesto financeira, etc.

5/3/12

Evoluo da estrutura da populao activa

A repartio da populao activa pelos sectores de actividade permite avaliar o grau de desenvolvimento dos pases. At ao sc. XVIII, a maior parte da populao vivia no campo e ocupava-se quase exclusivamente do sector primrio. A indstria e o comrcio ocupava uma reduzida percentagem da populao activa.

5/3/12

Evoluo da estrutura da populao activa

Como a Revoluo Industrial e a mecanizao da agricultura, muitas pessoas abandonaram o campo e procuraram trabalho nas indstrias, aumentando consideravelmente a percentagem da populao activa no sector secundrio. Numa proporo idntica, ocorre uma diminuio da percentagem de activos no sector primrio.

5/3/12

Evoluo da estrutura da populao activa

A partir de meados do sc. XX, com a automatizao dos processos de fabrico, o desenvolvimento das tecnologias de informao e comunicao e o acentuado desenvolvimento dos diversos servios, o sector secundrio seguiu a tendncia do sector primrio, perdendo populao para o sector tercirio.

5/3/12

Evoluo dos sectores de actividade no mundo

5/3/12

As actividades econmicas e o grau de desenvolvimento

A repartio da populao activa por sectores de actividade permite avaliar o grau de desenvolvimento dos pases.

5/3/12

As actividades econmicas e o grau de desenvolvimento

Nos pases em desenvolvimento o sector primrio continua a concentrar a maior percentagem da populao activa devido:

Processo de industrializao atrasado Uma economia orientada para a exportao de matrias-primas a custos baixos Importao de produtos manufacturados e tecnologia a preos elevados.

5/3/12

As actividades econmicas e o grau de desenvolvimento

Nos pases desenvolvidos, com um elevado grau de industrializao e tecnolgico, a maior parte da populao ocupa actividades ligadas aos servios, o que permite falar em terciarizao da economia e da sociedade.

5/3/12

Populao Activa em Portugal

A evoluo da populao em activa em Portugal muito semelhante aos restantes pases europeus, em que mais de 50% da populao activa pertence ao sector tercirio.

5/3/12

Sectogramas

Os sectogramas so grficos circulares utilizados para representar a importncia relativa dos sectores de actividade de uma determinada regio. Como se constri um sectograma ?

5/3/12

Sectogramas

1 - Desenhar um crculo
100% equivale aos 360 do crculo

2 - Transformar os valores em graus


100% 360 83% X= 298,8 299

5/3/12

Sectogramas

3 - Com o transferidor e a rgua marcar os valores dos ngulos, a partir do ponto cardeal norte e no sentido do ponteiro do relgio.

4 - Distinguir os sectores por cores ou tramas.

5/3/12

Vamos praticar..

A) Com base nos dados do quadro, elabora um sectograma para cada pas. B) Ordena os pases por grau de desenvolvimento

Sector Sector Sector Pases primri secundr tercirio o io A B 83 5 25 11 22 43 8 73 32

5/3/12

You might also like