You are on page 1of 36

Arte Grega

O homem a medida de todas as coisas.


(Protgoras de Abdera, 480-410 a.C.)

Introduo
Os gregos foram os primeiros artistas realistas da histria, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela . Para isso foi importante o estudo das propores. Homem = medida de todas as coisas. Distingue-se quatro grandes perodos da arte grega:
Geomtrico: sculos IX e VIII a.C. Arcaico: sculos VII e VI a.C. Clssico: sculos V e IV a.C. Helenstico: sculo III ao I a.C.

Caractersticas gerais
No perodo geomtrico a arte se restringiu decorao de variados utenslios e nforas. Esses objetos eram pintados com motivos circulares e semicirculares, dispostos simetricamente. Essa tcnica foi herdada das culturas cretense e micnica. A partir do sculo VII a.C. (perodo arcaico), a arquitetura e a escultura experimentam um notvel desenvolvimento tambm com influncia dessas e outras culturas mediterrnicas. Ex: estudo e medio do antigo megaron (sala central dos palcios de Micenas). A partir dele tem-se os estilos arquitetnicos do tradicional templo grego. Entre os sculos V e VI a.C. a arte grega consolida suas formas definitivas. Escultura: naturalismo (proporo das figuras + conceito de dinamismo). Ex: Discbolo de Miron. Arquitetura: aperfeioamento da ptica (perspectiva) + fuso do estilo jnico e drico. Ex: Partenon de Atenas.

Caractersticas gerais
No sculo III (perodo helenstico), a cultura grega se difunde graas s conquistas e expanso de Alexandre Magno, por toda a bacia do Mediterrneo e sia Menor.
Enquanto a arte egpcia uma arte ligada ao esprito, a arte grega liga-se inteligncia (razo). Os reis gregos, no eram considerados filhos de deuses, mas homens sbios e justos. Atravs da observao da natureza o artista procura exprimir na arte suas manifestaes. Na constante busca da perfeio (belo filosfico), o artista grego cria uma rede de elaborao intelectual em que predominam ritmo, equilbrio e harmonia ideal. Eles tem como caractersticas: amor pela beleza, interesse pelo homem e sua vida, tambm expressa no cotidiano da plis (cidade-estado) e os ideais da democracia.

Pintura
Principalmente na cermica. Foi na decorao de nforas, pratos e utenslios, (comercializao) que a arte da pintura pode se desenvolver. No comeo os desenhos eram formas geomtricas elementares (perodo geomtrico sculos IX e VIII a.C.) que mal se destacavam na superfcie. Foi com o tempo se enriquecendo, ganhando volume. Surgiram os primeiros desenhos de plantas e animais com adornos chamados meandros. No perodo arcaico (sculos VII e VI a.C.) aparecem nos desenhos a figura humana, que apresentava um grafismo muito estilizado. Com o aparecimento de novas tendncias naturalistas, a pintura comea a ser utilizada nas representaes mitolgicas. As cenas eram apresentadas em faixas horizontais paralelas que podiam ser visualizadas ao se girar a pea de cermica. Substitui-se o cinzel pelo pincel assim os traados se tornaram mais precisos e ricos em detalhes.

Cermica entra em decadncia durante o classicismo (sculos IV e V a.C.) Ressurgem no perodo helenstico (sculo III) renovadas, cheias de cor e ricamente decoradas.

PINTURA

Pintura
Os vasos alm de servir para rituais religiosos, tambm eram usados para armazenar gua, vinho, azeite e mantimentos. A forma correspondia funo.
nfora: vasilha em forma de corao, com o gargalo largo orando com duas asas. Hidra: ydor = gua, tinha trs asas, uma vertical para segurar enquanto corria a gua e duas para levantar. Cratera: tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de um sino invertido, servia para misturar gua com o vinho; os gregos no bebiam vinho puro.

A pintura grega em vasos se divide em trs grupos: 1. Figuras negras sobre o fundo vermelho 2. Figuras vermelhas sobre o fundo negro 3. Figuras vermelhas sobre o fundo branco

Aquiles e Ajax jogando damas, c.540 a.C. Vaso no estilo figuras pretas, assinado por Exekias; altura 61 cm; Museu Etrusco, Vaticano.

nfora de gargalo proto-tica, c. 670 a.C. Altura 142 cm, Eleusis Museu. Cegamento de Polifeno no gargalo e a perseguio de Perseu pelas Grgonas no corpo.

Vaso de Dipilon, sc. VIII a. C. Altura 108 cm. Nova York, Metropotitan Museum (Rogers Fund)

Cpia romana, encontrada em Pompia, de um mural do perodo helenstico, representando a batalha de Isso entre Alexandre e Dario da Prsia.

Retratos

Escultura
As primeiras esculturas gregas (sculo IX a.C.) eram pequenas figuras humanas feitas com materiais fceis de manipular como argila, marfim ou cera. No perodo arcaico (sculos VII e VI a.C.) comearam a trabalhar a pedra. Os motivos eram simples esttuas de rapazes (kouros) e moas (kours). As figuras esculpidas apresentavam formas lisas e arredondadas beleza ideal (semelhantes s esculturas egpcias que lhe serviram de modelo). Com o advento do classicismo (sculos V e IV a.C.) a estaturia grega foi assumindo um carter prprio e abandonou os padres orientais. O estudo das propores veio a oferecer a possibilidade de se copiar fielmente a anatomia humana, e com isso os rostos obtiveram um ganho considervel em expressividade e realismo. Mais tarde introduziu-se o conceito de contraposto posio na qual a escultura se apoiava totalmente numa perna, deixando a outra livre e o princpio de dinamismo tomou forma nas representaes de atletas em plena ao. Entre os grandes artistas do perodo esto Lisipo (criou os primeiros retratos). Policleto, Miron, Praxteles e Fdias.

Kouros. tica, c. 600 a.C. Mrmore, altura 193 cm, Nova York, Metropolitan Museu of Art. Kor. Acrpolis de Atenas, c. 525 a.C.

Kroisos. tica, c.525 a.C. Mrmore, altura 194 cm, Atenas, Museu Nacional.
A base da esttua traz a inscrio: Pare e lamente junto ao sepulcro do falecido Kroisos, arrebatado pelo impetuoso Ares dentre os guerreiros na vanguarda.

Guerreiro agonizando. Do fronto leste do Templo de Afaia em Egina, c. 490 a.C. Mrmore, comprimento 183 cm. Munique, Staatl. Antikensammlungen

Hermes com Dionsio, c. 320-310 a.C. Mrmore, altura 215 cm; Olmpia, Museu Arqueolgico.

Discbulo, c. 450 a.C. Cpia romana em mrmore do original em bronze de Myron, altura 155 cm; Museu Nazionale Romano, Roma

Auriga. Do santurio de Apolo em Delfos, c. 470 a.C. Bronze, altura 180 cm. Museu de Delfos

Vnus de Milo, c. 200 a.C., mrmore, altura 202 cm; Louvre, Paris e Apolo de Belvedere, c. 350 a.C. Cpia romana em mrmore segundo uma esttua grega original, altura 224 cm; Museo Pio Clementino, Vaticano.

Atena e Alcione. Do lado leste do grande friso no altor de Zeus em Prgamo, c. 180 a.C. Mrmore, altura 230 cm. Berlim, Staatliche Museen.

Atena Parthenos, c. 447-432 a.C. Cpia romana em mrmore do original em madeira, ouro e marfim feita por Fdeas, altura 104 cm; Museu Arqueolgico Nacional em Atenas.

Laocoonte e seus filhos, c. 175-50 a.C. De Hagesandro, Atenodoro e Polidoro. Mrmore, altura 242 cm, Museu Pio Clementino, Vaticano.

Mscara de Agamenon (1550 a.C. annimo, ouro, 26,5 x 26 cm, Museu Nacional de Atenas) e Cabea de Alexandre, O Grande (c. 325-300 a.C. Cpia de mrmore segundo original de Lisipo, altura 41 cm; Museu Arqueolgico, Istambul).

Jovem, Slon e Pricles

Arquitetura
Um dos legados mais importantes da arte grega. Origem no megaron micnico aposento retangular simples, se tinha acesso atravs de um pequeno prtico (pronaos), e quatro colunas que sustentavam um teto parecido com o telhado de duas guas. Marcos ou cnones da edificao grega. A partir do aperfeioamento dessa forma bsica que se configurou o templo grego. Primeiros materiais eram o adobe para as paredes e a madeira para as colunas, a partir do perodo arcaico eles foram caindo em desuso, sendo substitudos pela pedra. Essa inovao permitiu que fosse acrescentada uma nova fileira de colunas na parte externa (peristilo) da edificao, fazendo com que o templo obtivesse um ganho no que toca monumentalidade.

Estilos arquitetnicos
As edificaes que despertaram maior interesse so os templos. Caracterstica: simetria entre o prtico de entrada e os dois fundos. Era construdo sobre uma base de trs degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilbata e sobre ele eram erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado de trs partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento eram construdos segundo os modelos da ordem drica, jnica e corntia. ORDEM DRICA = era simples e macia. O fuste d coluna era monoltico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetnicas gregas, por sua simplicidade e severidade, empresta uma idia de solidez e imponncia. ORDEM JNICA = Representava a graa e o feminino. A coluna apresentava fuste mais delgado e no se firmava diretamente sobre o estilbata, mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por duas curvas. A ordem drica traduz a forma do homem e a ordem jnica traduz a forma da mulher.

ORDEM CORNTIA = o capitel era formado com folhas de acanto e quatro espirais simtricas, muito usado no lugar do capitel jnico, de um modo a variar e a enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentao.

Principais monumentos:
Templos: Partenon de Atenas. Na Acrpole tambm se encontram as Caritides que homenageavam as mulheres de Cria. Teatros: eram construdos em lugares abertos (encosta), compunhamse de trs partes: a skene ou cena, para os atores; a konistra ou orquestra, para o coro; o koilon ou arquibancada, para os espectadores. Ex: Teatro de Epidauro, construdo no sculo IV a.C., ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de acordo com uma inclinao perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14 mil espectadores e tornou-se famoso por sua acstica perfeita. Ginsios: edifcios destinados cultura fsica. Praa: gora onde os gregos se reuniam para discutir os mais variados assuntos, entre eles, filosofia.

Capitis

Acrpolis

Templo de Castor e Polux e pedao do palcio de Knossos

Templo de Zeus e Poseidom

Teatro de Epidauro

You might also like