You are on page 1of 15

INTEGRAO ENTRE AS CONTABILIDADES

CONTABILIDADE FINANCEIRA Lei 6404/76 Lei 11.638/2007 CONTABILIDADE DE CUSTOS

CONTABILIDADE GERENCIAL

SISTEMA ORAMENTRIO (CONTABILIDADE ORAMENTRIA)

Conceitos iniciais
Segundo Crepaldi(2004, p.227), O Custeio Varivel (tambm conhecido como Custeio Direto) um tipo de custeamento que considera como CUSTO DE PRODUO DO PERODO apenas os Custos Variveis incorridos. Os Custos Fixos, pelo fato de existirem mesmo que no haja produo, no so consideradas como Custos de Produo e sim como Despesas, sendo encerrados diretamente contra o Resultado do Perodo. Desse modo, o Custo dos Produtos e os Estoques Finais de Produtos em Elaborao e Produtos Acabados s contero custos variveis.

CUSTEIO POR ABSORO versus CUSTEIO DIRETO (VARIVEL)


CUSTEIO POR ABOSORO CPP-CUSTO DE PRODUO NO PERODO CUSTEIO DIRETO CPP-CUSTO DE PRODUO NO PERODO

MATERIAIS DIRETOS MO-DE-OBRA DIRETA


CIF-CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAO

MATERIAIS DIRETOS MO-DE-OBRA DIRETA


CIF-CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAO

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS
Diminuio das distores de preos, permitindo uma base de comparao mais slida;
Apurao de preos mais precisa, evitando incluir ineficincias operacionais e rateios duvidosos.

MARGEM DE CONTRIBUIO

MARGEM DE CONTRIBUIO
A Margem de Contribuio determinada pela diferena do Preo de Venda ou Vendas Totais menos Custos e Despesas variveis;
Esta diferena deve suportar os Custos e Despesas fixas e permitir uma margem de lucro.

IMPORTNCIA DA ANLISE
1. Mede o volume necessrio de vendas para cobrir os custos e despesas fixas e atingir o lucro operacional; 2. Permite a fixao do preo de venda de forma mais eficiente porque se baseia nos custos e despesas variveis. 3. Permite a avaliao do risco operacional do negcio atravs da alavancagem operacional (mede o percentual de variao do lucro em relao ao percentual de variao do volume de vendas). 4. Ponto de equilbrio e estruturas dos custos e despesas fixas e variveis. 5. Avaliao da rentabilidade das unidades de negcio atravs da margem de contribuio de cada linha. 6. Poder decisrio sobre as vendas abaixo do custo, mas acima dos custos e despesas variveis. 7. Poder de deciso sobre pedidos adicionais.

O QUE POSSVEL IDENTIFICAR


1. As reais fontes geradoras de custos; 2. O grau de valor agregado de cada atividade; 3. O custo efetivo dos produtos, pois elimina as distores causadas pelo sistema de distribuio (rateios); 4. Permite estabelecer bases de comparao (benchmarking) e custo alvos (target cost) mais eficientes, sem a arbitrariedade dos rateios. 5. Permite o aumento da competividade global, devido a apurao mais precisa do custo e formao do preo.

6. Estabelecendo relao com o mercado;


7. Mais qualidade no gerenciamento do risco, pelas informaes disponveis focalizadas nas estratgias da empresa

O QUE POSSVEL IDENTIFICAR


8. Relao Custo x Volume x Lucro

9. Grau de Alavancagem Operacional


10.Planejamento do Lucro 11.Avaliao de Mark-up

12.Clculo da MC Margem de Contribuio por produto, por linha de produo, por centro de custo.
13.Mix de produo, etc 14.Benchmarking a busca pelas melhores prticas que conduzem uma empresa maximizao da performance empresarial. Uma definio formal dada por David T. Kearns da Xerox Corporation afirma que Benchmarking o processo contnuo de medio de produtos, servios e prticas em relao aos mais fortes concorrentes, ou s empresas reconhecidas como lderes em suas indstrias.

O QUE POSSVEL IDENTIFICAR


15. O processo genrico de benchmarking pode ser dividido em duas partes, prticas e mtricas. As prticas so definidas como os mtodos que so usados; as mtricas so o efeito quantificado da instalao das prticas. O benchmarking deve ser abordado investigando-se inicialmente as prticas da indstria. As mtricas que quantificam o efeito das prticas podem ser obtidas ou sintetizadas em seguida. O benchmarking portanto uma compreenso de prticas e depois sua quantificao para mostrar seu efeito numrico. 16.O custo-meta, tambm conhecido como Target Costing, uma estratgia de gesto de custos que, a partir do preo de mercado e de uma margem de lucro desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou servios. 17.Essa estratgia mais eficaz quando ocorre na fase de projeto do produto. 18.A nfase do custo-meta no projeto do produto decorre do conhecimento de que a maior parcela do custo de certo produto ou servio determinada na fase de projeto. Durante a fase de fabricao melhorias so possveis, porm o maior efeito do custo-meta pode ser obtido na fase de projeto. 19.Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de n vezes x% no lucro bruto. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos e despesas fixas so distribudos por um volume maior de produo, fazendo com que o custo unitrio da mercadoria seja reduzido. 20.O fator n denominado grau de alavancagem operacional.

O QUE POSSVEL IDENTIFICAR

21. Markup um termo usado em Marketing para indicar quanto do preo do produto est acima do seu custo de produo e distribuio. Pode ser expressado como uma quantia fixada ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preo de venda 22. Margem de Contribuio quantia em dinheiro que sobra do preo de venda de um produto, servio ou mercadoria aps retirar o valor do custo varivel unitrio. Esta quantia que ir garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, aps a empresa ter atingido o ponto de equilbrio, ou ponto crtico de vendas (Break-even-point).

INFORMAES GERAIS
Benchmarking a busca pelas melhores prticas que conduzem uma empresa maximizao da performance empresarial. Uma definio formal dada por David T. Kearns da Xerox Corporation afirma que Benchmarking o processo contnuo de medio de produtos, servios e prticas em relao aos mais fortes concorrentes, ou s empresas reconhecidas como lderes em suas indstrias. O processo genrico de benchmarking pode ser dividido em duas partes, prticas e mtricas. As prticas so definidas como os mtodos que so usados; as mtricas so o efeito quantificado da instalao das prticas. O benchmarking deve ser abordado investigando-se inicialmente as prticas da indstria. As mtricas que quantificam o efeito das prticas podem ser obtidas ou sintetizadas em seguida. O benchmarking portanto uma compreenso de prticas e depois sua quantificao para mostrar seu efeito numrico. O custo-meta, tambm conhecido como Target Costing, uma ESTRATGIA de GESTO DE CUSTOS que, a partir do preo de mercado e de uma MARGEM DE LUCRO desejada, estabelece um teto de custo para os produtos ou servios. Essa estratgia mais eficaz quando ocorre na fase de projeto do produto.

INFORMAES GERAIS
A nfase do custo-meta no projeto do produto decorre do conhecimento de que a maior parcela do custo de certo produto ou servio determinada na fase de projeto. Durante a fase de fabricao melhorias so possveis, porm o maior efeito do custo-meta pode ser obtido na fase de projeto. Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas VENDAS provoca um crescimento de n vezes x% no LUCRO BRUTO. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os CUSTOS E DESPESAS FIXAS so distribudos por um volume maior de produo, fazendo com que o custo unitrio da MERCADORIA seja reduzido. O fator n denominado grau de alavancagem operacional. Markup um termo usado em MARKETING para indicar quanto do preo do produto est acima do seu custo de produo e distribuio. Pode ser expressado como uma quantia fixada ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preo de venda

Margem de Contribuio quantia em DINHEIRO que sobra do PREO DE VENDA de um PRODUTO, SERVIO ou MERCADORIA aps retirar o valor do CUSTO VARIVEL UNITRIO. Esta quantia que ir garantir a cobertura do custo fixo e do LUCRO, aps a empresa ter atingido o PONTO DE EQUILBRIO, ou ponto crtico de vendas (Break-even-point).

EXERCCIOS

You might also like