You are on page 1of 16

Componentes do Grupo

Carlos Vinicius Bizinotto Prates Cezar Junior Amaral Moraes Rocha Flaviano

Introduo
Nesta apresentao iremos expor um pouco sobre rgos da administrao. Onde ira mostrar um pouco do que cada rgo representa e o que significa.

rgos da Administrao Pblica (Federal, Estadual e Municipal)


CONCEITO DE ADMINISTRAAO PBLICA a gesto de bens e interesses qualificados da comunidade no mbito dos trs nveis organizacionais de governo (federal, estadual ou municipal), segundo preceitos de Direito e da Moral, visando o bem comum.

CONCEITO DE ADMINISTRAAO PBLICA O que hoje entendemos como Administrao Pblica consiste em um conjunto de agncias e de servidores profissionais, mantidos com recursos pblicos e encarregados da deciso e implementao das normas necessrias ao bemestar social e das aes necessrias gesto da coisa pblica.

CONCEITO DE ORGANIZAO

Conceito rgos pblicos


rgos pblicos : So centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem. So unidades de ao com atribuies especficas na organizao estatal. Cada rgo, como centro de competncia governamental ou administrativa, tem necessariamente funes, cargos e agentes, mas distinto desses elementos, que podem ser modificados, substitudos ou retirados sem supresso da unidade orgnica.

COMPOSIO:
imputada a diversas entidades governamentais autnomas, da porque temos as organizaes: A Adm. Pblica Federal (da Unio) A Adm. Pblica Estadual (de cada Estado) A Adm. Pblica municipal ou local (do DF e de cada Municpio).

ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA FEDERAL


A Administrao Pblica Federal brasileira composta pelos trs Poderes: Executivo Legislativo - Judicirio
Executivo: administrao direta e indireta

Administrao Pblica Federal


A Administrao Direta constituida pelos Ministrios Regulares e Extraordinrios, os quais so dotados de: Secretarias Executivas, Consultorias Jurdicas (que so orgos da Advocacia Geral da Unio), Secretaria de Controle Interno (CISET), Secretarias especficas,Departamentos, Coordenaes e Divises

Administrao Pblica Federal


Administrao Indireta o conjunto de entidades personalizadas, vinculadas normalmente a um rgo da Administrao Direta (Ministrio ou Secretaria): autarquias; fundaes pblicas; empresas pblicas; sociedades de economia mista.

ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA ESTADUAL


ADMINISTRAO PBLICA ESTADUAL
Administrao pblica todo o aparelhamento do Estado, preordenado realizao de suas aes, visando satisfao das necessidades coletivas. A administrao pblica estadual compreende os poderes do Estado, seus rgos da administrao direta e as entidades da administrao indireta dotadas de personalidade jurdica prpria.

ADMINISTRAO PBLICA ESTADUAL

ADMINISTRAO DIRETA OU CENTRALIZADA Administrao direta ou centralizada do Poder Executivo a constituda dos servios integrados na estrutura administrativa do Gabinete do Governador e Secretarias de Estado. aquela que se encontra integrada e ligada, na estrutura organizacional, diretamente ao Chefe do Poder Executivo.

ADMINISTRAO PBLICA ESTADUAL


ADMINISTRAO INDIRETA OU DESCENTRALIZADA Administrao indireta ou descentralizada aquela atividade administrativa, caracterizada como servio pblico ou de interesse pblico, transferida ou deslocada do Estado, para outra entidade por ele criada ou cuja criao por ele autorizada.

ORGANIZAO DA ADMINISTRAO PBLICA MUNICIPAL


O municpio formado pela Prefeitura (rgo executivo) e pela Cmara municipal (rgo legislativo), sendo considerado um terceiro ente federativo; Municpio a menor unidade polticoadministrativa no Brasil, estando abaixo das unidades federativas (UF ou Estados). Possui apenas dois poderes: o Executivo (prefeitura) e o Legislativo (cmara municipal).

o municpio quem cuida diretamente de vrios aspectos prticos da vida da populao, como registro de imveis, de logradouros pblicos menos importantes (ruas), asfaltamento das vias locais, a fiscalizao do trnsito nos logradouros sob sua jurisdio, embora a legislao do trnsito seja federal. Prov tambm o ensino bsico em suas escolas. Mantm postos de sade para a sua populao. Controla e fiscaliza o transporte pblico municipal (txis, nibus urbanos e outros meios de transporte coletivo). Prov e/ou fiscaliza a coleta de lixo domiciliar. Controla e fiscaliza as feiras livres.

ADMINISTRAO PPLUCA MUNICIPAL

Bibliografia Manual Tcnico de Oramento Secretaria de Estado do Planejamento, Oramento e Gesto do Estado.

You might also like