You are on page 1of 10

Administrao Financeira e Oramentria III

Oramento de Produo

Oramento de Estoques
A Determinao dos Nveis de Estoques - Fatores Envolvidos: Custos de Armazenamento Atendimento das Vendas Capacidade de Produo (sazonalidade / disponibilidade) Eficincia do Processo Produtivo (Just in Time) Know-how Restries Legais Instrumento de Controle

Volume de vendas Estoques Produo


2

Oramento de Estoques

Elementos de Poltica de estoque


Mximos e Mnimos Volume Especfico Taxas de Rotao Determinao da estratgia e polticas Preparao de Plano conforme Polticas Testes de Verificao de viabilidade e adequaes Formalizao e Aprovao
3

Seqncia de Preparao:

Elementos Poltica de Estoques


Est. Mn Vmm TC Est.Mx. Est.Mn LS TC PI PEP PE PP PS LS Vmm PE
Siglas: Est. Min. = Estoque Mnimo; Est. Max.= Estoque Mximo; Vmm = Vendas Mdias Mensais; TC = Taxa de Converso; LS = Lote de Suprimento; PI = Prazo de Informao; PEP = Prazo de entrega dos Pedidos; PE = Prazo de Entrega; PP = Prazo de Preparao; PS = Prazo de Segurana.
4

Oramento de Produo
FINALIDADE: Define as necessidades de Matrias-primas; Visa atender as vendas oradas e definir os nveis de estoques a serem mantidos; Define a necessidade de Mo-de-Obra; Concilia: o atendimento ao oramento de vendas, a otimizao dos custos de produo e a minimizao dos investimentos em estoques; Uma pr-condio para viabilizao das projees de vendas a adequao da capacidade produtiva instalada da planta com o nvel de sadas previstas. Se a capacidade existente for inadequada, podero ser avaliadas as seguintes alternativas: introduo de turnos extras de trabalhos, subcontratao de parte da produo ou locao ou aquisio de novos equipamentos.

Necessidad de Produo Vendas - Estoque Inicial Estoque Final e


5

Oramento de Produo
Para a composio do oramento de produo necessrio obter:

As previses de vendas por perodo; Os nveis de estoques inicial e final; O Mix de produtos a serem elaborados; A capacidade da Mo-de-obra e da estrutura; Capacidade de produo hora/mquina O tempo disponvel para atender a solicitao.
6

Oramento de Matriaprima

Determinao das quantidades de matrias-primas exigidas para o atendimento da produo; Estabelecimento das polticas de estocagem; Elaborao do programa de compras; Determinao do custo estimado das matrias-primas; Gerar informaes de necessidades de caixa de forma programada; Delegao da autoridade e responsabilidade para a execuo do plano;

Para a composio do oramento de matria-prima necessrio obter: A necessidade de produo para o perodo; A composio das matrias-primas por produto e suas propores; As unidades de medidas dos itens a serem adquiridos; Os preos unitrios dos itens;
7

Oramento de Mo-de-obra Direta


Para a composio do oramento de mo-de-obra necessrio obter:

Necessidade de produo por perodo; Capacidade de produo hora/mquina; Capacidade de produo homem/hora; Custo/ homem;

Oramento de Custos Indiretos de Produo


Os Custos Indiretos de Fabricao abrangem todos os custos fabris, com a caracterstica de no haver variao Principais gastos:

Energia/ Telefone; Materiais de escritrio; Depreciao Pessoal administrativo; Aluguel; Outros;

Para a composio do oramento de CIF necessrio obter:

Os gastos identificados acima; Os salrios do pessoal administrativo; As alquotas a serem aplicadas na depreciao;
9

Oramento de Despesas Administrativas


O planejamento das despesas no da nfase na reduo de despesas, mas melhor utilizao dos recursos; O oramento das despesas deve focalizar sua ateno na relao entre despesas e os benefcios ( resultados ) delas decorrentes; O controle de custos deve estar associado a:

Programas futuros e operaes planejadas Responsabilidades administrativas.


A categoria dos custos esto relacionadas ao nvel de atividade como segue: Custos Fixos - so os item que mantm constante seu valor, independente das flutuaes da produo ou do volume de trabalho realizado. Ex: impostos prediais, seguros depreciao, salrios de supervisores, etc.
10

You might also like