You are on page 1of 16

Trabalho realizado por: Ana Filipa n2 Nuno n18

A arquitectura gtica foi considerada, desde o sculo XIX, a mais espectacular de toda a idade mdia, onde o esprito cavaleiresco to bem simbolizado. A arte Gtica nasceu em Frana, derivada do romnico mas no foi s a sua continuao, foi algo de novo com um esprito muito prprio. Levado pela itinerncia das guildas artess medievais, esse esprito difundiuse rapidamente pela Europa, concedendo as construes europeias uma certa uniformidade. A arte gtica foi a primeira arte do ocidente, uma vez que se definiu com total excluso de influncias orientais (bizantinas), clssicas ou Helensticas.

Tambm chamado de arco quebrado ou arco apontado, o seu aparecimento resultou da necessidade de, um tramo rectangular, elevar os quatro arcos (principais ou torais e formeiros) mesma altura, o que s se poderia fazer agudizando os arcos dos lados menores (os formeiros). Este novo arco, que produz menores presses laterais, permitiu criar novas formas de cobertura: as Abbadas de cruzaria de ogivas.

Como os arcos eram mais fceis de sustentar e com o peso mais bem distribudo, estas abbadas tornaram-se mais elsticas e dinmicas, adaptando-se melhor aos espaos a cobrir (rectangulares, quadrados, ovais, etc.) e facilitando a cobertura de espaos mais amplos, o que permitiu aumentar a rea das construes. Virtualmente mais leves, ou seja, mais fceis de sustentar, as abbadas ogivais puderam ser construdas a nveis cada vez mais altos, o que agradava esttica da poca. No entanto houve necessidade de reforar os apoios exteriores, fazendo aparecer um novo tipo de contraforte.

Este tipo de contraforte era mais esbelto e elegante, era constitudo por: -um elemento macio e vertical, adoado s paredes exteriores, denominado botaru; -os arcobotantes eram uma espcie de meios-arcos construdos por cima da cobertura das naves laterais, entre os extradorsos da abbada central e os botarus. Assim eles transferiam para os botarus e destes para os alicerces, no cho, as presses das abbadas mais altas, tornando possvel o seu equilbrio.

Assim, toda a tcnica de construo da arquitectura gtica consistia nas abbadas de cruzaria ogival, assentes sobre um novo e complexo sistema de pilares e de contrafortes que aguentavam todo o peso daquelesas num perfeito equilbrio de foras que dispensava as paredes do seu tradicional papel de suporte.

Esta nova esttica introduziu alteraes de forma e dimenso na estrutura dos edifcios j conhecidos como os mosteiros, abadias, igrejas e fortalezas e, sobretudo, deu azo a novas construes como os castelos senhoriais, os palcios urbanos e as casas comunais ou das corporaes que respondiam s necessidades concretas do viver da poca. Mas, foi sobretudo nos edifcios religiosos, e mais especialmente na catedral urbana, que melhor se exprimiu.

As catedrais gticas foram quase todas de tipo basilical, com a plantas em cruza latina e o corpo divido, geralmente em trs naves raramente cinco, como nas catedrais de Notre-Dame de Paris e de Colnia, na Alemanha. Principais inovaes: -no transepto, que passa a ser menos, ou nada, saliente, tornando a cruz latina menos explicita na planta; -na cabeceira, que se tornou mais complexa e aumentou de tamanho, chegando a ocupar cerca de um tera da rea total da igreja; -na altura da nave central, que foi sendo progressivamente maior, concretizando o ideal de verticalidade da esttica gtica. A nsia d verticalidade conduziu, ainda, eliminao da galeria do alado interno, o que permitiu em altura das arcadas principais e das janelas do clerestrio, sublinhando as linhas construtivas verticais.

As janelas cresceram em nmero e em superfcie, ocupavam quase toda a largura das paredes entre os pilares, e as rosceas das fachadas tornaram-se impotentes. Preenchidas, umas e outras, por coloridos vitrais, permitiram uma melhor iluminao da igreja. Em conjunto, estas alteraes contriburam para ampliar o espao interior e para inundar a igreja de luz. As entradas das catedrais tornaram-se monumentais em todas as fachadas, enquadrando-se em prticos salientes que as tornavam mais profundas. O portal oeste passou a ser triplo, traduzindo no exterior a estrutura interior.

Contrastando com a decorao interior, o exterior das catedrais gticas era abundantemente decorado com estaturia e relevos que pareciam pousar em todos os lugares: tmpanos, arquivolas, mainis e dintis, colunelos, cornijas, botarus, arcobantes, pinculos; Esta decorao esculpida e pintada, com o seu cinzelado minucioso, contriburam, juntamente com a estrutura irregular da construo, para tornar etrea e quase imaterial a imensa mole das catedrais, erguidas para o cu como verdadeiras preces, exprimindo o Homem na sua constante procura pelo Alm.

A noo de verticalidade que se obtinha no exterior era tambm conseguida pela implementao de torres sineiras e outras, ladeando os portais, ou adoadas ao transepto, ou sobre o cruzeiro. Estas torres , terminadas em telhados cnicos ou em agulhas e pinculos rendilhados, aumentavam o impulso vertical da massa construda.

You might also like