You are on page 1of 7

Imunodeficincia Secundria

Imunodeficincias Secundrias

Geralmente consequncia de outros doentes e tratamentos (mais comum). As imunodeficincias de causa secundria so muito mais comum do que a de causas primrias

Imunodeficincias Secundrias

Doenas neoplsticas; Doenas infecciosas; Desnutrio (protena e por carncia de alimentos especficos como ferro, zinco e vitaminas); Queimaduras Diarreias; Sndrome Neurtica; Uremia; Problemas psiquitricos.

Imunodeficincias Secundrias

Como referido anteriormente, so infeces adquiridas, muitas vezes possa haver uma certa predisposio gentica para elas, podem advir de traumas, m nutrio. Agentes biolgicos ou qumicos como corticosteroides ou outros agentes imunossupressores que afetam preferencialmente as clulas T. Todo tipo de agentes que causam a susceptibilidade do S.I. a condies adversas. Dentro das imunodeficincias imunossenescncia e a AIDS. secundrias mais importantes temos a

Imunodeficincia Causada por Drogas

As drogas imunomoduladoras podem deprimir significativamente as funes imunes. Os esteroides interferem na circulao celular, induzem leucocitopenia e inibem a sntese de citocinas.

Imunodeficincia Causada por Drogas

Os corticosteroides so poderosos agentes imunomoduladores; Alteraes importantes ocorrem na circulao celular: A administrao de esteroides provoca alteraes drsticas nas populaes leucocitrias circulares, mesmo quando ministrados em pequenas quantidades. H inibio das clulas T e da ativao das clulas B: A ativao e a proliferao das clulas T so inibidas pelos esteroides. A sntese de citocinas inibida Estudos in vitro tm demonstrado que concentraes fisiolgicas e farmacolgicas e de esteroides inibem a sntese de citocinas, mas possuem poucos efeitos nas funes destas molculas.

Imunodeficincia Causada por Drogas

Ciclofosfamida As funes das clulas T e B so afetadas. Azatioprina Os nmeros das clulas T e B so reduzidos. Mofetil micofenolato A proliferao dos linfcitos bloqueada O micofenolaro bloqueia as respostas proliferativas dos linfcitos T e B em doses que aparentemente no tem nenhum efeito em outros tipos de clulas.

You might also like