You are on page 1of 26

LGICA ARISTOTLICA

Lgica Aristotlica

Continuao do item 2 Proposio e argumento Quando expomos nossas idias, seja oralmente ou por escrito, s vezes comeamos pela concluso, alm de, com frequncia, omitirmos premissas, deixando-as subentendidas. Por isso, um dos trabalhos do lgico montar o raciocnio redescobrindo sua estrutura e avaliando se a concluso se segue das premissas.

A passagem das premissas para a concluso corresponde inferncia (do latim infere, levar para). A inferncia um processo de pensamento pelo qual, a partir de certas proposies, chegamos a uma concluso. A lgica examina se a estrutura da inferncia vlida ou invlida.

3. Validade e verdade

Ex 4 Todo inseto hexpode. Ora, todo inseto invertebrado. Logo, todo hexpode invertebrado. Esse tipo de argumento chamado por Aristteles de silogismo, que significa ligao a ligao de dois termos por meio de um terceiro. O termo inseto o termo mdio. No entanto, o termo maior hexpode particular na premissa maior. J na concluso, hexpode tomado em toda extenso (todo hexpode), o que significa afirmar no consequente mais do que foi afirmado no antecedente. portanto, invlido.

Podemos

dizer das proposies que elas so verdadeiras ou falsas. Mas quando se trata de argumentos, dizemos que so vlidos ou invlidos. Um argumento vlido quando sua concluso conseqncia lgica de suas premissas.

enunciado da concluso no excede o contedo das premissas, isto , no se diz mais na concluso do que j foi dito. Para justificar que a concluso no excede o que foi dito no antecedente preciso saber que existem proposies gerais e proposies particulares.

Uma proposio geral quando o sujeito da proposio tomado na sua totalidade. Por exemplo: Toda baleia mamfero. Na proposio Os paulistas so brasileiros, no importa que os paulistas sejam uma parte dos brasileiros, mas que nesse caso estamos nos referindo totalidade dos paulistas.

Uma proposio particular quando o sujeito da proposio tomado em apenas uma parte indeterminada: Alguns homens so injustos, Certas pessoas so curiosas. Uma proposio particular pode ser singular, quando o sujeito se refere a um indivduo: Esta flor bonita, So Paulo uma bela cidade, Scrates filsofo.

Ex

3 O mercrio um metal. Ora, o mercrio no slido. Logo, algum metal no slido.

OITO REGRAS DO SILOGISMO:

O silogismo s deve ter trs termos (o maior, o menor e o mdio); De duas premissas particulares nada resulta; De duas premissas negativas nada resulta; O termo mdio nunca entra na concluso; O termo mdio deve ser pelo menos uma vez total; Nenhum termo pode ser total na concluso sem ser nas premissas; De duas premissas afirmativas no se conclui uma negativa; A concluso segue sempre a premissa mais fraca.

4. Tipos de Argumentao

Deduo o enunciado da concluso no excede o contedo das premissas, isto , no se diz mais na concluso do que j foi dito. O silogismo um raciocnio que parte de pelo menos uma proposio geral e cuja concluso pode ser uma proposio geral ou uma proposio particular.

Nos

exemplos a seguir, a primeira deduo parte de premissas gerais e chega a uma concluso tambm geral; no segundo caso, a concluso particular:

Todo brasileiro sul americano. Todo paulista brasileiro. Todo paulista sul americano.

Todo brasileiro sul americano. Algum brasileiro ndio. Algum ndio sul americano.

Induo - uma argumentao pela qual, a partir de diversos dados singulares constatados, chegamos a proposies universais. Enquanto na deduo a concluso deriva de proposies universais j conhecidas, a induo, ao contrrio, chega concluso a partir de evidncias parciais.

Esta

poro de gua ferve a cem graus, e esta outra, e esta outra...; logo, a gua ferve a cem graus. O cobre condutor de eletricidade, e o ouro, e o ferro, e o zinco, e a prata tambm...; logo, o metal (isto , todo metal) condutor de eletricidade.

Analogia uma induo parcial ou imperfeita, na qual passamos de um ou de alguns fatos singulares no a uma concluso universal, mas a uma outra enunciao singular ou particular, inferida em virtude da comparao entre objetos que, embora diferentes, apresentam ponto de semelhana: Paulo sarou de suas dores de cabea com este remdio. Logo, Joo h de sarar de suas dores de cabea com este mesmo remdio.

Falcias um tipo de raciocnio incorreto, apesar de ter a aparncia de correo. conhecida tambm como sofisma ou paralogismo. Muitas falcias decorrem do fato de algumas premissas serem irrelevantes para a aceitao da concluso, mas so usadas com a funo psicolgica de convencer, mobilizando emoes como medo, entusiasmo, hostilidade ou reverncia. Geralmente algo usado para que voc acredite, quando, na verdade, voc est sendo enganado.

Argumento

de autoridade - tratase de recurso desviante, em que usado o prestgio da autoridade para outro setor que no da sua competncia. Ex. quando artistas famosos vendem produtos ou at idias.

Argumento

contra o homem consideramos errada uma concluso porque parte de algum por ns depreciado. Ex. desvalorizar a filosofia de Francis Bacon porque ele perdeu seu cargo de Chanceler da Inglaterra depois de serem constatados atos de desonestidade.

Raciocnio

circular aquele em que se diz a mesma coisa duas vezes, s que dispondo uma das vezes como justificativa da outra. Ex. O biscoito .... vende mais porque fresquinho e fresquinho porque vende mais.

Apelo

ao povo quando buscamos legitimar nossa fala alegando que ela sustentada por todos ou pela maioria. Ex. Todo mundo vai, porque eu no posso ir?

Apelo

piedade quando vale-se da emoo como forma de obter a adeso do auditrio. Ex. No possvel que eu reprove nesta matria, j que passei a semana inteira estudando!

Generalizao apressada quando, a partir de algo que tem como referncia uma coisa especfica, amplia-se e aplicase a todos os casos, incluindo gregos e troianos. Ex. O jornal publicou uma pesquisa afirmando que a maioria dos pobres j cometeu algum tipo de furto na vida. Por isso preciso ter o mximo cuidado com as empregadas l de casa...

Apelo

s conseqncias consiste em nos fazer pensar nas conseqncias de nossas afirmaes e assim balanar nossa adeso. Ex. No se pode aceitar a Teoria da Evoluo como verdadeira, pois, se o fosse, como explicar que somos to superiores aos macacos?

Apelo

fora a fronteira entre o verbal e o braal. muito comum e pode vir mascarado de muitas sutilezas. Ex. importante que voc saiba das conseqncias desagradveis que adviro da sua discordncia dessa opinio.

Atividade:
1.

Produza uma carta de 15 a 20 linhas solicitando algo a algum e, para obt-la, utilize das falcias acima descritas. Em grupos e lida em pblico.

You might also like